Anel de Noivado: tendências atuais e dicas para a escolha certa

Descubra as tendências atuais em anéis de noivado e receba dicas valiosas para escolher a joia perfeita que celebra o amor e a singularidade do seu relacionamento.

O

anel de noivado

é uma joia que representa o amor, a devoção e o compromisso de um casal que decide se casar. Ele é entregue pelo noivo à noiva no momento do pedido de casamento, como uma forma de demonstrar sua intenção de construir uma vida a dois. 

Esse tipo de

anel

tem um significado simbólico muito profundo, pois o formato circular do anel, sem começo nem fim, representa um amor infinito e eterno que une o casal. 

Em alguns casos, o

anel de noivado

pode ser feito com uma pedra preciosa, como o diamante, que simboliza a pureza, a beleza e a durabilidade do relacionamento. 

Quanto ao uso, o anel de noivado é usado no dedo anelar da mão esquerda, que, segundo a mitologia grega, é a vena amoris, onde passaria a veia do amor, que liga ao coração. 

O uso e a troca dos anéis de noivado é uma tradição antiga, que remonta à época da nobreza, mas que ainda hoje é muito valorizada pelos casais que sonham em se casar. 

É uma joia única e especial, que marca o início de uma nova fase na vida do casal, cheia de expectativas, planos e felicidade.

rich-text-image

Anel de Noivado

Importância de se escolher o anel de noivado ideal

Escolher o anel de noivado perfeito é um momento especial e importante para o casal. O anel simboliza o amor, compromisso e união entre duas pessoas, por isso precisa refletir a personalidade e os gostos da noiva. 

Ao escolher a joia, o noivo deve levar em conta o estilo da noiva, se é mais clássica ou moderna, discreta ou ousada. Além disso, avaliar o tamanho e formato da pedra que combinam com a mão e dedos dela. A montagem do anel, em ouro amarelo, branco ou rosa, também deve agradar ao gosto feminino.

Entregar o anel perfeito para sua amada significa que você se atentou e dedicou tempo para conhecê-la verdadeiramente. É um gesto de carinho, afeto e reconhecimento da personalidade única dela. 

Escolher a

aliança de noivado

ideal é um passo realmente importante para esse momento tão especial na vida de vocês! Escolha com carinho e amor!

Tendências atuais em anéis de noivado

As tendências em anéis de noivado estão mudando. Se antes o tradicional solitário em ouro amarelo reinava supremo, hoje as noivas buscam modelos mais ousados, que refletem seu estilo pessoal.

Pedras grandes e em formatos incomuns estão em alta. As noivas não têm medo de usar esmeraldas, rubis e outras pedras coloridas em seus anéis. Silhuetas assimétricas, com contornos não convencionais, são uma opção para as mais modernas

Os anéis estão ficando mais grossos e vistosos. Não só as pedras, mas também as próprias alianças possuem mais volume, conferindo presença única para as mãos. 

Outras tendências são os anéis quadrados, que lembram um pouco alianças de casamento, e os modelos cravejados com vários diamantes em corte esmeralda.

Para as românticas, inspirações vintage com pedras em formato de gota fazem sucesso. Já as mais ousadas podem usar pedras raras, como diamantes em formato de coração ou estrela. Anéis de halo, com delicados diamantes em volta da pedra central, também são desejados por seu efeito suntuoso.

E para aquelas que querem um toque realmente exclusivo, a pedida são os anéis solitários personalizados, feitos sob medida para o dedo da noiva. As possibilidades são infinitas na hora de escolher a joia perfeita para selar a união com a pessoa amada.

Anéis de noivado 

Os

anéis de noivado

são uma tradição antiga que representa a promessa de amor e compromisso entre um casal. E como as joias são uma expressão de estilo pessoal, as tendências em alianças de noivado mudam com o passar do tempo e evolução da moda.

Atualmente, as noivas buscam modelos de anéis de noivado que traduzam seus gostos, personalidade e estilo de vida. As tradicionais alianças solitárias em ouro amarelo ainda fazem sucesso entre casais clássicos, mas alternativas com design moderno, pedras coloridas e acabamentos exclusivos estão em alta.

Uma tendência forte são os anéis mais ousados e vistosos, com pedras grandes, em formatos assimétricos e não convencionais. Silhuetas com curvas e ângulos marcantes dão personalidade única para as criações.

As alianças também estão mais grossas e impactantes. Além do tamanho maior das joias, os próprios anéis possuem mais volume, conferindo presença única para as mãos.

Outra característica atual é o uso de metais diversos, além dos tradicionais ouro amarelo e branco. O ouro rosa e combinações com

prata

estão em evidência, assim como acabamentos foscos, rosé e dourados.

As possibilidades para criar um anel único e com significado especial são infinitas. As noivas de hoje querem joias que falem de suas histórias de amor e seus estilos na hora de selar a união com seus parceiros.

Anel de noivado com inspiração vintage

O

estilo vintage

está em alta no mundo da moda, decoração e também joias. Por isso, os anéis de noivado com inspiração vintage são uma tendência crescente entre casais que apreciam o romantismo de outras eras.

Esses anéis trazem o glamour e nostalgia do passado, lembrando desenhos antigos das décadas de 1920, 1930 e 1940. Muitos modelos possuem a delicadeza e trabalho manual de joias de outras gerações.

Pedras como esmeraldas, safiras e rubis em cortes clássicos como em formato de gota, oval, esmeralda e quadrado são comuns. Diamantes também aparecem em cortes menos modernos e mais tradicionais.

Filigranas e outros detalhes requintados em ouro amarelo, branco ou mesmo platina complementam o visual retrô. Alguns anéis possuem pequenos diamantes em anéis largos e maciços ou hastes finas e delicadas.

O charme vintage transmite elegância e sofisticação sem ser datado. É um estilo favorito de noivas femininas, fãs de história e com apreço por trabalho artesanal em joias e ourivesaria.

O anel de noivado ideal para casais modernos com alma romântica e nostálgica. Uma joia emblemática para mulheres que adoram referências do passado e desejam um símbolo de amor eterno para guardar para sempre.

Anel de noivado Tot et Moi

Esse estilo leva

duas pedras preciosas

, geralmente de tipos e cores diferentes, que representam o amor do casal. O nome vem do francês que significa “você e eu”, nada mais romântico que isso, não é mesmo?

Esse tipo de anel é uma tradição antiga, que começou em 1796, quando Napoleão Bonaparte deu um anel de

safira

e diamante para Josephine de Beauharnais

Desde então, muitas celebridades e personalidades históricas usaram esse estilo de anel, como Jackie Kennedy, Emily Ratajkowski, Ariana Grande e Megan Fox.

Um anel de noivado Toi et Moi é uma joia única e romântica, que simboliza a complementaridade, a harmonia e a cumplicidade do casal. As pedras podem ter diferentes formatos, tamanhos e cortes, mas geralmente são colocadas lado a lado ou em ângulo, formando um coração ou um laço. 

As pedras também podem ter um significado especial, como a pedra de nascimento do casal, ou uma cor que remeta a algum momento marcante da relação. O anel pode ser feito de diferentes metais, como ouro, prata ou platina, e pode ter outros detalhes, como diamantes menores ou gravuras.

Anel de noivado de diamante com lapidação pera

A lapidação pera é uma das mais clássicas e elegantes para diamantes em joias. Com formato semelhante à fruta pera, esse corte é também conhecido como pendeloque ou gota. Ele realça o brilho e a alta refração de luz que os diamantes possuem.

Os anéis de noivado com diamantes lapidados em formato pera estão entre os favoritos de noivas que apreciam designs atemporais e glamour. Esses anéis combinam tradição e estilo marcante, já que a silhueta alongada da pera confere personalidade única.

Essa joia é indicada para mulheres românticas, que adoram joias statement, com presença e charme. O formato traz o requinte dos anos 20, 30 e 40. Ele cai bem em mãos pequenas e elegantes.

O design clássico permite usar o anel do noivado ao dia ou em ocasiões especiais, combinando com diferentes estilos de roupa. Além de solitário, esse modelo de diamante harmoniza em montagens com outras pedras complementares. 

O corte pera valoriza a qualidade e pureza do diamante. Como ele é alto e pontiagudo, reflete muita luz, criando um efeito deslumbrante único. É uma ótima pedida para noivas antenadas nas tendências vintage de joalheria e nossa história.

Anel de noivado com diamante salt & pepper

Um

anel de noivado

com diamante salt & pepper é uma escolha ousada e original para quem quer fugir do tradicional

Esse tipo de diamante tem uma mistura de inclusões brancas e pretas, que lembram os grãos de sal e pimenta, e que dão um aspecto único e rústico à pedra. Essas inclusões são consideradas imperfeições, mas também conferem personalidade e charme ao diamante, que não tem dois iguais.

Um anel de noivado com diamante salt & pepper pode ter diferentes formatos, tamanhos e cortes, mas geralmente são colocados em um aro simples, de ouro ou prata, para destacar a beleza da pedra. 

O diamante salt & pepper pode ter uma coloração cinza, marrom ou preta, dependendo da quantidade e da distribuição das inclusões. Alguns podem ter até reflexos coloridos, como rosa, verde ou azul. O diamante salt & pepper é uma pedra que simboliza a aceitação e a singularidade do amor.

Um anel de noivado com diamante salt & pepper é uma joia que expressa a individualidade, o estilo e a história do casal, e que pode ser usado no dedo anelar da mão esquerda, onde passa a veia do amor. É um anel que encanta pela sua beleza, originalidade e significado.

Pedras preciosas: opções populares e seus significados simbólicos

As

pedras preciosas

para anéis de noivado são gemas que possuem cores, brilhos e significados especiais, que podem expressar o amor, o compromisso e a personalidade do casal. 

Existem muitas opções de pedras preciosas para anéis de noivado, mas algumas das mais populares e seus significados simbólicos são:

Diamante

É a pedra mais tradicional e desejada para anéis de noivado, pois representa a eternidade, a fidelidade, a pureza e a perfeição do amor. O diamante tem uma dureza incomparável, que simboliza a resistência e a durabilidade do relacionamento. 

O diamante pode ser encontrado em diversas cores, como amarelo, rosa, verde, preto e azul, que podem ter valores diferentes e significados adicionais.

Safira

É uma pedra que simboliza a nobreza, a lealdade, a fé e o romance. A safira é muito associada à realeza, pois foi usada por muitas princesas e rainhas em seus anéis de noivado, como Diana, Josephine de Beauharnais e Kate Middleton. 

A safira tem uma cor azul profunda e intensa, que pode variar de tonalidade e apresentar efeitos ópticos, como a mudança de cor. 

Esmeralda

É uma pedra que simboliza o amor, a proteção, o renascimento e a cura. A esmeralda tem uma cor verde vibrante e única, que pode ter inclusões e fraturas que a tornam mais singular e charmosa. 

A esmeralda é uma pedra muito antiga e valiosa, que era apreciada pelos egípcios e gregos, que acreditavam em seu poder de fertilidade e regeneração. 

Rubí

É uma pedra que simboliza o fogo, a paixão, a coragem e o poder. O

rubi

tem uma cor vermelha intensa e brilhante, que pode variar de tonalidade e apresentar efeitos ópticos. 

O rubi é uma pedra muito rara e preciosa, que era usada por reis e guerreiros, que acreditavam em seu poder de proteção e vitória. 

Topázio

É uma pedra que simboliza a luz, a alegria, a abundância e a espiritualidade. O topázio tem uma grande variedade de cores, como amarelo, laranja, rosa, azul, verde e incolor, que podem ter diferentes origens e significados. 

Turmalina

É uma pedra que simboliza a criatividade, a diversidade, a harmonia e o equilíbrio. A

turmalina

tem uma grande variedade de cores, como rosa, verde, azul, vermelho, preto e multicolorido, que podem ocorrer na mesma pedra, formando combinações únicas e belas. 

Algumas orientações para escolher o tamanho e a qualidade da pedra para o anel de noivado

O tamanho da pedra depende do orçamento, da preferência e do conforto do casal. Pedras maiores tendem a ser mais caras, mas também mais chamativas e impressionantes. Pedras menores tendem a ser mais discretas, delicadas e elegantes. 

A qualidade da pedra depende do tipo, da cor, da pureza, do corte e do brilho da gema. Cada pedra tem suas características próprias, que podem influenciar no seu valor e na sua beleza. Algumas pedras são mais raras, duras e resistentes, como o diamante, o rubi, a safira e a esmeralda. Enquanto outras pedras, mais comuns, são mais macias e frágeis, como a turmalina, o topázio e a

ametista

Para fazer a melhor escolha para o anel de noivado, é importante pesquisar sobre as características, os significados e os preços das diferentes pedras, e também levar em conta o gosto e o estilo do casal que usará a joia

O anel de noivado é uma peça especial, que representa o amor, o compromisso e a intenção de se casar com alguém. Por isso, a pedra deve ser escolhida com cuidado e carinho, para que seja uma fonte de felicidade e orgulho para o casal.

Dicas para manter o anel em bom estado ao longo do tempo

O anel de noivado é uma joia que simboliza o amor, o compromisso e a intenção de se casar com alguém. Por isso, é importante cuidar bem dele, para que ele mantenha sua beleza e seu valor ao longo do tempo. 

Aqui estão algumas dicas para manter o seu anel de noivado em bom estado:

  • Guarde o seu anel de noivado separadamente de outras joias, pois o diamante pode riscar ou danificar outros materiais, como o ouro, a prata e outras gemas.

  • Retire o seu anel de noivado antes de realizar qualquer trabalho pesado, como atividades esportivas, serviços domésticos, jardinagem, limpeza e cozinha, pois essas atividades podem causar impactos, arranhões, deformações ou perda de pedras no seu anel.

  • Retire o seu anel de noivado antes de usar cremes hidratantes, maquiagens e outros cosméticos, pois esses produtos podem acumular gordura e sujeira no seu anel, tirando o brilho e a transparência do diamante.

  • Prefira a limpeza profissional à caseira, pois a limpeza caseira pode ser feita de forma incorreta, causando danos irreversíveis ao seu anel. Procure um joalheiro de confiança para fazer a limpeza e a manutenção do seu anel periodicamente, verificando o estado das garras, das pedras e do metal.

  • Evite o contato do seu anel de noivado com produtos químicos, como cloro, álcool, acetona, amônia e detergentes, pois esses produtos podem corroer, manchar ou alterar a cor do metal e das pedras do seu anel.

  • Evite expor o seu anel de noivado a altas temperaturas, como fogo, água fervente, forno e micro-ondas, pois essas temperaturas podem causar dilatações, contrações, fissuras ou quebras no metal e nas pedras do seu anel.

  • Evite tirar o seu anel de noivado em locais públicos, como banheiros, restaurantes, academias e praias, pois você pode perder, esquecer ou ter o seu anel roubado. Se precisar tirar o seu anel, guarde-o em um local seguro, como a sua carteira, o seu bolso ou o seu estojo.

Seguindo essas dicas, você poderá preservar o seu anel de noivado por muitos anos, mantendo o seu significado e a sua beleza. Lembre-se que o seu anel de noivado é uma joia especial, que representa o seu amor e a sua história com a pessoa que você escolheu para se casar. Por isso, trate-o com carinho e cuidado.

Conclusão

Como você pode ler, o anel de noivado é uma joia que representa o amor, o compromisso e a promessa de um futuro a dois. Escolher o anel de noivado ideal é uma tarefa que exige atenção, cuidado e muito carinho.

Neste texto, você pode ler sobre as tendências em joias de ouro, que podem inspirar você a encontrar a peça que combina com a personalidade do casal, além do estilo e gosto da sua futura noiva.

Lembre-se que acima de tudo, é importante conhecer bem sua noiva, observar suas preferências ou até mesmo pedir ajuda a amigos e familiares, e até profissionais mais qualificados, no momento de escolher a joia que representará o amor de vocês dois.

Assim, você conseguirá surpreender sua amada com um anel que seja não só a cara dela, mas que traga à tona toda a história de vocês dois.

Encontre a inspiração perfeita para seu anel de noivado aqui no Mercado Livre!