Guia Prático: como descobrir o tamanho perfeito do seu anel

Os anéis são acessórios importantes para a composição de qualquer visual, mas encontrar o tamanho deles pode ser difícil. Aprenda a como medir seus dedos e seus anéis para encontrar acessórios confortáveis e seguros.

rich-text-image

mão com anel

Os anéis são acessórios muito importantes para várias pessoas, mas adquirir um pode ser um desafio, especialmente quando a questão é o tamanho. Para roupas e calçados, saber o tamanho da peça que você utiliza e qual comprar é bem mais fácil, mas como medir o tamanho do dedo?

É importante saber esse tipo de informação para que na hora de comprar o seu

anel

, você opte por um modelo confortável e que não tenha risco de cair durante o uso. 

Para te ajudar nisso, preparamos um guia completo com os melhores equipamentos de medição e com dicas práticas de como você pode realizar esse processo da melhor maneira.

Confira!

Como medir o tamanho do dedo para um anel em casa?

Tirar a medida do seu dedo para um

anel

em casa pode parecer uma tarefa complexa, mas não é. Existem diversas maneiras de você saber o tamanho do seu dedo sem precisar comprar nenhum tipo de equipamento, utilizando apenas objetos da sua casa. Confira abaixo.

  1. Com fita crepe e régua: corte um pedaço de fita crepe e enrole em volta da região do seu dedo que você quer medir. Corte a fita assim que as pontas se encontrarem e depois cole sobre uma superfície plana. Meça o comprimento da fita com uma régua ou fita métrica e compare o tamanho com uma tabela de medidas de anéis.

  2. Com barbante: corte um pedaço de barbante e o enrole em volta do dedo na região onde você quer medir. Marque com uma caneta onde as pontas se encontrarem e em seguida, estique o barbante ao lado de uma régua. Veja quantos centímetros tem um barbante e depois compare com uma tabela para medidas de anéis.

  3. Com fita métrica: utilizando de uma fita métrica flexível, enrole-a ao redor da região do dedo que você quer medir e faça um ponto ou algum sinal onde as extremidades da fita se encontram. Veja quantos centímetros a distância entre os pontos possuem e compare com uma tabela de medidas de anéis.

Qual é o momento ideal para medir o tamanho do dedo?

O momento ideal para medir o tamanho do dedo pode variar dependendo de diferentes circunstâncias, já que diversos fatores podem alterar a espessura deles. Veja abaixo algumas dicas do que fazer e do que evitar na hora de medir o seu dedo.

  1. Tente fazer a medição pela manhã: logo no começo do dia os dedos estão ligeiramente mais finos, pois o corpo ainda não começou o processo de retenção de líquidos que acontece ao longo do dia.

  2. Em condições normais: tente evitar medir o seu dedo em condições extremas de temperatura, especialmente quando elas estão muito altas. Isso porque o calor pode fazer com que os dedos inchem.

  3. Após exercícios físicos: a mesma coisa acontece após a realização de atividades físicas mais intensas, portanto evite realizar a medição dos seus dedos logo depois de um treino.

  4. Evite momentos de estresse: quando você estiver se sentindo tenso ou ansioso, evite medir os seus dedos, pois níveis altos de estresse podem causar uma maior retenção de líquidos e influenciar temporariamente no tamanho dos seus dedos. 

Ferramentas para Descobrir o Tamanho Perfeito do Seu Anel

Como vimos, medir o tamanho do dedo em casa não é uma tarefa tão difícil, porém é necessário ter o auxílio das ferramentas certas para que as medidas tiradas sejam precisas e que seu futuro

anel

se encaixe perfeitamente nos dedos.

Vamos conferir abaixo algumas das melhores ferramentas que ajudam a descobrir o tamanho perfeito do seu anel. 

Fita Métrica

  • A

    fita métrica

    é uma ferramenta para medir o dedo porque ela é flexível e maleável, o que permite com que ela se adapte ao formato do dedo sem causar nenhum tipo de desconforto ou apertos. 

  • Ela também conta com marcas de milímetros, centímetros e metros que facilita muito a leitura das medidas e a comparação com outras unidades de medida caso necessário.

  • Normalmente as fitas podem ser encontradas por um custo bem acessível e são muito portáteis, se tornando um acessório prático tanto para ter em casa quanto para transportar.

Medidor de Anel de Plástico

  • Um

    medidor de anel de plástico

    é uma ferramenta que serve para determinar o tamanho do anel e que consegue se ajustar ao dedo de uma pessoa.

  • Ele consiste em um bastão cilíndrico de plástico que possui numerações que correspondem aos padrões de medida dos anéis do Brasil.

  • Para utilizar o medidor de anel de plástico basta colocar o anel sobre o bastão e verificar qual número se alinha com a parte mais larga do anel. Dessa forma, é possível saber com precisão o número do seu dedo.

  • Ele é muito fácil de usar e não requer nenhum tipo de equipamento adicional.

  • A medição é muito precisa e confiável, e esse tipo de equipamento é utilizado por joalherias.

rich-text-image

medidor de anel de plastico

Fio Dental ou Barbante

  • Utilizar

    fio dental

    ou

    barbante

    para medir o tamanho do seu dedo também é possível, pois eles são equipamentos acessíveis e muito fáceis de se encontrar em qualquer lugar.

  • Eles também são versáteis e podem ser utilizados de forma rápida para medir o tamanho do seu dedo.

  • Eles são descartáveis e não precisam ser guardados ou ocupar espaço depois de utilizados. 

Anel Ajustável Temporário

  • O

    anel ajustável temporário

    é uma ferramenta que serve para testar o tamanho do anel e que se adapta ao dedo de uma pessoa.

  • Ele basicamente consiste em um anel feito de metal ou plástico e que possui uma abertura no aro, permitindo ajustar o diâmetro de acordo com o dedo.

  • O uso desse equipamento é muito prático e rápido, permitindo uma medição sem precisar de fita métrica, fio dental ou outro medidor.

  • Ele é totalmente seguro e confortável, pois não machuca nem aperta o dedo durante a medição. Graças a sua abertura ele pode ser facilmente removido.

  • Ele é econômico e reutilizável, já que pode ser utilizado várias vezes para testar diferentes anéis em diferentes dedos. 

Massa modeladora

  • A

    massa modeladora

    é um material facilmente ajustável e que se adere bem à forma do dedo. Toda a maleabilidade do material permite com que a massa assuma as curvaturas únicas de cada dedo, proporcionando assim uma representação muito precisa da circunferência. 

  • A massa modeladora pode ser encontrada facilmente e normalmente possui um custo acessível. Sua disponibilidade faz com que esse método de medição de dedos se torne uma opção prática para quem busca uma solução rápida.

  • A facilidade de marcação e medição é outro ponto positivo da massa modeladora. Uma vez no dedo, é bem simples realizar uma marca ou corte no local onde a circunferência está completa. Isso faz com que essa seja uma maneira simples e muito eficaz de medir o tamanho do dedo, pois a marca formada pela massa modeladora pode ser comparada a anéis ou até guias de tamanhos. 

rich-text-image

massa de EVA 

Os anéis largos e estreitos têm tamanhos diferentes?

Os

anéis largos

e estreitos geralmente possuem tamanhos diferentes. O fator mais determinante para definir o tamanho de um anel é o seu diâmetro interno, ou seja, a medida da parte interna do anel. Os anéis largos tendem a ter um ajuste mais apertados do que os anéis estreitos.

Isso acontece porque a largura do anel afeta a forma como ele se encaixa no dedo. Os anéis largos ocupam uma área maior do dedo, o que pode tornar o ajuste mais apertado. Tanto que uma das principais recomendações ao adquirir anéis largos é você considerar escolher o tamanho um pouco maior do que o que você usaria normalmente, como os anéis estreitos. Dessa forma você garante que o ajuste sempre será confortável.

Vale lembrar que é sempre recomendado que você experimente o anel antes de realizar a compra ou utilize as dicas que temos aqui para encontrar um medidor de anéis que te ajude nessa tarefa. Caso não seja possível, experimente o anel de algum familiar ou amigo que saiba a numeração adequada, assim você tem uma referência da circunferência.

O Mercado Libre e seu blog têm tudo sobre os

relógios Patek Philippe

. O que você estava procurando está a apenas um clique de distância.

Conclusão

Os anéis são acessórios estilosos importantes na composição de um bom look. Além disso, eles podem ter significados e simbolizar a união entre as pessoas. Mas para que os anéis sejam bem utilizados e não apresentem desconforto ou até riscos à saúde, é importante que eles tenham o tamanho certo.

Neste texto entramos em detalhes sobre os diferentes formas com que você pode medir tanto o seu dedo quanto os anéis antes de adquirir o seu. Assim você consegue comprar o acessório perfeito para você.

Se você está procurando um lugar para adquirir tanto os

equipamentos de medição

quanto

anéis estilosos

e modernos, não deixe de conferir o Mercado Livre, que além de opções para todos os gostos, oferece condições de pagamentos e ofertas especiais!