As 5 melhores Smart TVs para comprar em 2024

rich-text-image

Televisão na parede de uma sala

Qualidade e conectividade são duas palavras que andam juntas, quando o assunto é qual é a melhor

Smart TV

para comprar. Para escolher a melhor, é fundamental considerar alguns critérios, como a nitidez da imagem e o acesso a canais de TV, streaming, aplicativos e video games. 

O primeiro passo é estudar o local onde a

TV

será instalada, qual a finalidade do uso e a tecnologia do modelo. As medidas dependem da distância da tela para quem vê e onde ela será instalada. Por exemplo:

  • 32”: tem 73 cm de comprimento por 44 cm de largura, e deve ficar a 98 cm dos olhos do espectador. É o suficiente para ser colocada na parede de um espaço de 2 m de largura, em um quarto ou escritório.

  • 43”: tem 94 cm de comprimento por 53 cm de largura, e deve ficar a 1,31 m dos olhos do espectador. Funciona em espaços de 3 m de largura, como a sala de um apartamento pequeno ou um salão de jogos.

  • 50”: tem 1,12 m de comprimento por 65 cm de largura, e deve ficar a 1,52 m dos olhos do espectador. É indicada para espaços um pouco maiores, de 4 m de largura, como uma sala de estar.

A altura também é importante e a

TV

deve ser instalada com o centro da tela na altura dos olhos de quem vê. Se está em um sofá, deve-se calcular a altura de quem assiste nessa posição.

Como saber que a Smart TV é boa?

Para saber se a

Smart

TV é boa para o uso desejado, deve-se avaliar os seus componentes de funcionamento e a estrutura do fabricante. Aqui, alguns pontos importantes: 

  • Processador: controla todo o funcionamento da Smart TV. Quanto mais alta a sua frequência, mais rápido ele executa as tarefas.

  • Sistema operacional: há marcas com sistema próprio e outras usam programas como Google TV e Roku. Alguns são mais fáceis de usar, e outros priorizam a personalização.

  • Internet: normalmente trazem WiFi e entrada para cabo Ethernet que são melhores de acordo com a versão.

  • Conexão com outros aparelhos: a ligação mais comum é usando cabos com entrada HDMI, que têm dois tipos: o HDMI 1 (compatível com HD e Full HD) e o HDMI 2.1 (adaptado para 4K e 8K).

  • Assistência técnica: assim como qualquer produto eletrônico, é importante estar protegido se as coisas não saírem tão bem.

Qual Smart TV escolher em 2024?

Do ponto de vista técnico, a resolução determina a escolha da melhor

Smart TV

. Ela é medida pelo tamanho da imagem (em pixels) e pelo número de linhas horizontais da tela, que fazem uma varredura progressiva mostrando a imagem. Quanto mais linhas, melhor a imagem. 

No entanto, nem sempre a tecnologia mais avançada está disponível ou vale a pena para telas menores. Isso porque as linhas ficam mais comprimidas na exibição. Conheça as resoluções disponíveis:

  • HD: com 720p (número de linhas horizontais de resolução da tela), predomina entre as TVs de linha de entrada e as Smart TVs menores. 

  • Full HD (ou 2K): com 1080p, é a padrão nas Smart TVs básicas de maior tamanho e nas linhas superiores de telas pequenas.

  • Ultra HD 4K: com 2160p, é a resolução máxima da TV por assinatura, das plataformas de streaming e dos videogames no Brasil; domina a linha intermediária e avançada das Smart TVs.

  • UHD 8K: com 4320p, só está disponível em Smart TVs grandes de alta performance e apenas blu-rays podem reproduzi-la.

Por isso, este comparativo traz quatro das melhores

Smart

TVs de 4K, maioria entre as TV Smart de 50 polegadas e quatro das melhores Smart TVs de 32 polegadas, todas com HD. É importante lembrar que a qualidade da imagem depende de outros fatores

  • Resolução da gravação: filmes do passado não serão exibidos em 4K na Smart TV se não estiverem remasterizados.

  • Equipamentos: decodificadores, tocadores de Blu-Ray e videogames devem estar preparados para a resolução mais alta da TV.

  • Conexão: as resoluções mais altas só aparecem se houver uma internet rápida e estável e conectada com os cabos corretos.

Quais são as melhores Smart TVs em 2024?

Este comparativo foi realizado após verificar as listas de TVs mais vendidas no Brasil e também resenhas e premiações realizadas por especialistas dentro e fora do país. Tem aparelhos da

Samsung

, da

LG

, da

TCL

e da

Philco

. Confira abaixo os detalhes.

Samsung QN90B

A

Samsung QN90B

é a Smart TV 4K topo de linha da Samsung. Seu principal chamariz são os mini-LED, que substituem o LED convencional por outros 40. Eles ajudam a dar cores mais vibrantes e realistas. Também traz uma taxa de atualização de 144 Hz, mais que os 120 Hz do 4K dos videogames. Não por acaso a sua propaganda é focada no gaming, já que, com atualização mais alta, as reações no jogo são mais rápidas.

Devido à qualidade da tela, ela está entre as melhores TVs para se comprar em 2024 do site Cnet, especializado em tecnologia, e do jornal The New York Times. Também recebeu menção honrosa no CES 2022.

Ela ainda traz o

som

multidimensional Dolby Atmos e um design fino. É a escolha da marca para quem deseja ou precisa de alta performance, e pode pagar por isso.

  • Tecnologia mini-LED, que dá mais precisão às cores e nitidez às imagens.

  • Taxa de atualização de 144 Hz, elevando a eficiência do gaming

  • Versões de 43” a 65”.

LG OLED EVO C2

A

OLED EVO C2

é a Smart TV 4K de alta performance da LG e conta com uma versão atualizada da tecnologia OLED, que ilumina cada filamento da tela. O resultado é o de uma imagem com contraste superior.

Destaca-se o seu design superfino, com profundidade máxima de 4,5 cm na versão de 55”, ideal para colocar na parede. Em termos de conectividade, tem quatro entradas HDMI 2.1, compatíveis com 4K.

Assim como outras TVs da LG, traz o webOS, que concentra a conexão das plataformas de streaming. Possui ainda Dolby Vision Gaming, especial para jogos. A capacidade de imersão é elogiada pelos especialistas. 

Foi considerada pelo site Cnet a melhor compra entre as Smart TVs topo de linha. Segundo a página, o aparelho teve a melhor experiência gaming e contraste excelente mesmo vendo a

televisão

de lado.

Também recebeu cinco estrelas do site TechRadar, que destacou a conectividade, o design e a luminosidade da tela. Qualidade elevada para quem deseja (e pode pagar por) seu alto desempenho.

  • OLED: iluminação de alta performance que assegura maior nitidez.

  • Tela superfina: 4,5 cm na parte mais larga, na versão de 55”.

  • Tamanhos de 42” a 83”.

TCL RP630

A

TCL RP630

é a Smart TVs 4K intermediária da fabricante chinesa, que comprou a Semp. Ela foi bem avaliada por sites especializados, mas tem um custo-benefício comparável à linha de entrada de outros fabricantes.

A sua série, a

TCL

6-Series, foi escolhida pelo site Cnet como a melhor compra entre as TVs 4K. No teste, os técnicos destacaram o alto contraste, o brilho e o bom desempenho da imagem em ambientes mais claros.

Já o TechRadar elogia a performance dos mini-LEDs, principalmente em taxas de atualização mais altas, que melhoram a experiência gaming. Ela está disponível com diferentes sistemas operacionais.

Os avaliadores optaram pelo Roku TV, que mostra os canais de forma dinâmica e intuitiva. Ela ainda dá acesso a mais de 100 mil filmes e séries próprias. A TV ainda está disponível no Brasil com

Google TV

.

  • Alto contraste e brilho em todos os ambientes.

  • Possibilidade de escolher plataforma (Roku TV ou Android TV).

  • Tamanhos de 43” a 65”.

Philco 4K com Roku TV

A

TV Philco 4K com Roku TV

é a Smart TV 4K da marca brasileira que usa a conhecida plataforma de streaming Roku. Disponível em versões de 43 a 65 polegadas, traz um design ultrafino similar ao das TVs mais caras, aproximando-se ao de um quadro.

Após realizar um teste, o site brasileiro Tecnoblog elogiou a conectividade do aparelho, tanto pelo número de entradas HDMI quanto pela velocidade máxima do WiFi. Também foi destacada a boa performance de cores e o contraste, considerando o seu segmento.

O principal chamariz, no entanto, ficou pela facilidade de uso da TV com a tecnologia Roku, que tem modos personalizáveis e é intuitivo. É uma alternativa para quem procura a sua primeira Smart

TV 4K

e quer ir além das opções dos principais fabricantes.

  • Design ultrafino para uma Smart TV de entrada.

  • Conectividade diversa, que inclui entradas mais antigas.

  • Tamanhos de 43” a 65”.

Qual é a melhor Smart TV de 32”?

As melhores marcas continuam a ter TVs Smart de 32 polegadas. Neste caso, a resolução mais comum é a HD, porque os efeitos do 4K não são tão perceptíveis como em telas maiores.

Aqui estão quatro opções para quem quer uma TV para um espaço menor ou não pode gastar muito. Algumas delas também foram avaliadas por sites especializados.

Samsung T4300

A

Samsung T4300

é a TV Smart de 32 polegadas da Samsung com melhor custo-benefício. Traz a confiabilidade da marca, que lidera a venda de televisores no mundo há mais de dez anos, e especificações de acordo com o segmento básico. Este aparelho foi premiado em inovação no CES 2017 e, de lá pra cá, recebeu vários outros prêmios e menções honrosas neste mesmo evento.

A imagem é HD e permite elevar a resolução a HDR. Conta ainda com Dolby Digital Pro, assistência que melhora a qualidade do

som

, e duas entradas HDMI de primeira geração, condizentes com um aparelho de sua categoria.

Se a intenção é ter uma televisão pequena, mas com alta qualidade de imagem e design ultrafino, na própria Samsung ainda é possível encontrar a

Samsung The Frame

, que pertence à outra categoria. Basta ter orçamento para isso.

  • Tela HD com possibilidade de melhorar resolução a HDR.

  • Dolby Digital Pro, que melhora qualidade do som.

  • TV Samsung com preço competitivo.

LG 32LQ620

A

32LQ620

é uma TV Smart de 32 polegadas que mantém a tradição da LG de controles rápidos e fáceis, som de alta qualidade e uma imagem de alta nitidez. É a única deste levantamento que traz um mecanismo para mostrar resoluções até HDR 10 Pro.

O site TechRadar coloca como destaque o

processador

dessa TV, capaz de transformar as imagens em HD para resoluções próximas ao HDR. O resultado, para o site, é de imagens com cores mais acentuadas.

Ela ainda vem com o sistema webOS, que administra os recursos, e compatibilidade com

Alexa

, Siri e Google. As assistências tecnológicas, no entanto, a colocam como uma das TVs mais caras da categoria.

  • Tela HD que converte para HDR10 Pro, elevando a resolução.

  • Sistema webOS, intuitivo, rápido e de fácil manejo.

  • Sincronização com smartphones e assistentes.

TCL Roku TV RS530/Semp Roku TV R6500

A

TCL Roku TV RS530

e a

Semp Roku TV R6500

são Smart TVs 32” com bom custo-benefício, rodam com a plataforma Roku TV e fazem parte de uma linha elogiada em resenhas no exterior. Mas elas não só têm isso em comum: elas são a mesma TV.

A facilidade de uso, a capacidade de personalização e a adaptabilidade para smartphones são alguns dos atrativos do

Roku

. Ela permite conexão com HDMI e USB, é compatível com os controles de Siri, Google e Alexa e o espelha de tela do iPhone.

As últimas TVs da

TCL

nos EUA são a melhor compra das TVs smart de 32 polegadas para os jornais The New York Times e USA Today e o site Cnet. 

  • Sistema Roku, de fácil gerenciamento, e controle no celular.

  • Tela HD, com modos de imagem especiais para cada evento.

  • Compatível com assistentes do Google, Alexa e Siri.

Fast Smart TV Philco Roku

A

Fast Smart TV Philco Roku

é outra TV Smart de 32 polegadas com bom custo-benefício e o sistema Roku, líder nos EUA, que permite um controle intuitivo e personalizado dos recursos da TV, como os canais por assinatura e streaming.

Ela é chamada pela

Philco

de Fast (rápido, em inglês) por trazer um processador novo, que a fabricante afirma ter o dobro da velocidade do anterior e um processador gráfico de três núcleos. Também vem com Dolby Audio, que promete um som mais limpo e vibrante.

  • Processadores mais potentes, permitindo fácil manejo.

  • Sistema Roku, com fácil manejo e acesso a 100 mil filmes e séries.

  • Dolby Audio, som em canais 5.1, com qualidade elevada.

Com as informações deste texto, é possível escolher a melhor Smart TV para o momento e a atividade adequada, dependendo do orçamento disponível. E agora? Chegou a hora de comprar o aparelho para jogar, ver os melhores filmes ou assistir ao time de coração.