Os melhores aparelhos para transformar a TV em Smart

rich-text-image

Um casal assiste TV em uma sala

Ter um aparelho que transforma a TV em Smart é uma boa solução para aproveitar aquela

televisão

sem tantas funcionalidades e ter acesso fácil a filmes e séries nas mais diversas plataformas digitais.

Hoje, existem soluções para ampliar a vida útil de um televisor mais antigo ou de uma

Smart TV

cujo software já não se atualiza. Confira:

  • Stick (bastão): também chamado de dongle, liga-se à TV como um pen drive e permite o acesso aos recursos com um smartphone ou apps instalados;

  • TV Box (caixa de TV): é parecida com os decodificadores de TV por assinatura e parabólicas que trazem os aplicativos de streaming;

Por isso, este texto explica como funciona cada um deles e dá as dicas para ter um aparelho que transforme a sua TV em

smart

de forma segura.

Qual é a função de uma TV box?

A

TV Box

faz com que uma TV comum tenha funções de uma Smart TV, como navegar pelas plataformas de streaming. A maioria dos sticks também, mas alguns deles são mais limitados. Com isso, não é preciso conectar um computador ou o smartphone para ter acesso a filmes e séries. Eles se conectam à Internet usando um WiFi ou um cabo Ethernet.

Para ligar na TV, usa-se uma entrada HDMI, nas mais novas, ou AV, nas televisões mais antigas. A imagem precisa ser ajustada de acordo com a tela (16:9, padrão digital, ou 4:3, maioria entre as analógicas). Já a qualidade da imagem vai depender da internet, da conexão com a TV e da tela. Ou seja, filmes e games serão exibidos em uma TV de tubo com a resolução máxima do analógico, mesmo que seja uma

TV box 4K

.

O que influencia a imagem?

  • Internet: WiFi, sem fio, o que é mais instável e sujeito a interferências e cabo Ethernet, que é com fio.

  • TV: HDMI, para TVs e monitores digitais RCA, aparelhos de tubo analógicos.

  • Formato da tela: 16:9 para as digitais e 4:3 , no caso das analógicas.

  • Resolução: SD de 480p para TVs de tubo, HD de 720p, para os primeiros aparelhos de tela plana, Full HD de 1080p, que é a maioria das telas novas, UHD 4K de 2160p, TVs novas mais caras.

Quem tem TV box tem que pagar mensalidade?

Nem todos os aplicativos que vêm instalados nas

TV

Boxes e nos sticks são de graça. Em alguns, é preciso assinar (e pagar a mensalidade) para ver os conteúdos. Logo, legalmente não existe TV box com tudo liberado.

As assinaturas são a única forma permitida pela lei de ver filmes e séries. O risco de pirataria no streaming é um dos motivos pelos quais esta lista só traz dispositivos homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O outro ponto é a segurança dos dados. Para ser colocado à venda no Brasil, o aparelho precisa se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ou seja, a marca tem a obrigação legal de proteger as informações registradas na TV box.

Todos os aparelhos de fabricantes autorizados e importados oficialmente vêm com um selo da Anatel. A autenticidade pode ser comprovada no site da agência. Quem usar um aparelho não homologado estará sujeito a multa e apreensão. 

Agora que já se sabe como funcionam e que benefícios elas trazem, chegou a hora de ver 10 aparelhos para transformar a TV em Smart, três sticks e sete TV boxes, e curtir os melhores filmes e séries com navegação fácil e segurança.

rich-text-image

Homem comanda TV através do telefone celular

Google Chromecast com Google TV

O Chromecast está na sua quarta geração e tem duas novidades que facilitam o seu uso. É o primeiro

Google Chromecast com Google TV

, sistema que permite o acesso a filmes e séries dos canais de streaming sem precisar trocar de aplicativo, como nas Smart TVs mais recentes.

Pela primeira vez ele tem um

controle remoto

, fazendo com que o celular não seja a única forma de acessar os recursos do stick. O dispositivo tem acesso ao Google Assistente e vem na cor do aparelho, que continua sendo conectado à TV com um cabo HDMI, mas agora é oval. Para vincular mais dispositivos à transmissão, como soundbars, usa-se o Bluetooth.

Em sua avaliação, o site TechRadar elogiou o uso intuitivo do

Google TV

e a qualidade das cores e da nitidez da imagem em 4K transmitida pelo aparelho, mesmo com internet sem fio, considerando-a boa para um produto do seu segmento.

- Resolução máxima: 4K com 60 fps ou quadros por segundo, que é a mesma dos filmes mais recentes.

-

Som

: Dolby Atmos, que é mais envolvente, presente em gravações mais novas.

- Conexão: WiFi, com 2,4 GHz ou 5 GHz, este último mais rápido.

- Armazenamento: 8 GB.

Amazon Fire TV Stick 4K

O

Amazon Fire TV Stick 4K

conta com atualizações no sistema operacional e mudanças no controle remoto, além de ser compatível com a resolução UHD 4K. Com as alterações, porém, o stick da Amazon ainda é referência no custo-benefício.

A navegação é mais intuitiva e rápida e incorpora os conteúdos de plataformas não nativas, que passam a ser acessíveis da tela inicial. Se for necessário entrar nos aplicativos delas, o carregamento e a usabilidade também foram otimizados em relação à versão anterior.

Para os sites Tech Radar e Olhar Digital, a conectividade com a

Alexa

é o destaque. O controle remoto traz um botão para a assistente e, com ela, controlam-se os aparelhos vinculados e o sistema operacional. O design continua o mesmo: parece um pen drive.

- Resolução Máxima: 4K, que é a mesma de filmes, séries e videogames mais recentes.

- Som: Dolby Atmos, que é mais envolvente, existente em filmes e vídeos mais recentes.

- Conexão: WiFi, com 2,4 GHz ou 5 GHz, este último mais rápido

- Armazenamento: 8 GB.

Xiaomi Mi TV Stick 4K

O

Xiaomi Mi TV Stick 4K

é a versão mais recente do aparelho que transforma a TV em Smart da Xiaomi. Além da resolução mais alta, ele vem com um processador novo, mais potente, e mudanças no sistema operacional Android TV.

Em sua avaliação, o site Droid News considerou que a navegação e o acesso aos aplicativos ficaram mais fluidos que nas versões anteriores. Também destacou a paridade com iPhones, inexistente até então, e a mudança no controle remoto para dar destaque ao

assistente Google

.

O sistema operacional é o Android TV 11 e tem menos limitações aos aplicativos de streaming mais usados. Também possui um controle que funciona por

Bluetooth

, facilitando o posicionamento. Trata-se de uma opção de preço intermediário entre os sticks.

- Resolução Máxima: 4K , que é usada nos filmes, séries e videogames mais recentes.

- Som: Dolby Atmos, que é mais nítido e envolvente, presente nos vídeos mais novos.

- Conexão: WiFi de 2,4 GHz e 5 GHz, este último mais rápido.

- Armazenamento: 8 GB.

Apple TV 4K

A

Apple TV 4K

é a TV Box preparada para dar a melhor experiência na televisão para quem é fã do fabricante. Assim como outros produtos da marca da maçã, as funções do aparelho são levadas ao máximo com gadgets como o iPhone, o iMac e o Apple Watch.

Dentre eles, estão os filmes e as séries da Apple TV, os jogos do Apple Arcade e as séries de exercícios do Apple Fitness+. Para as plataformas locais e de terceiros funcionarem bem, a Apple TV 4K tem um

processador

Bionic A15, o mesmo do iPhone 13.

A revista The Verge chamou o aparelho de “uma smartbox com a velocidade de um demônio” para ter a melhor experiência de streaming possível. A revista ainda considerou a performance estupenda que, para eles, compensa o preço a pagar.

- Resolução Máxima:  4K  - Dolby Vision e HDR10+.

- Som: Dolby Atmos.

- Conexão: WiFi, de 2,4 GHz e de 5 GHz, e Ethernet  - Gigabit Ethernet, com suporte à rede Thread, específica para equipamentos Apple.

- Armazenamento: 64 GB ou 128 GB.

Xiaomi Mi Box S 4K

A

Xiaomi Mi Box S 4K

é a versão em caixa do aparelho para transformar a TV em Smart da marca chinesa. Tem como principal atrativo o Android TV, que é intuitivo para iniciantes e permite a personalização para quem conhece mais.

O controle remoto tem as funções básicas, mas inclui o assistente do Google, que pode ser acessado com um toque no botão. Apesar de não ter uma entrada para cabo Ethernet, permite a conexão com fio com um adaptador USB.

Em sua avaliação, o site TechRadar destaca a facilidade de instalação, feita com apenas um login, a simplicidade da navegação com o Android TV e a presença de apps regionais na lista da Google Play Store.

- Resolução Máxima:  4K e HDR10+

- Som: Dolby Digital Audio e DTS 2.0.

- Conexão: WiFi, de 2,4 GHz e de 5 GHz, e cabo via entrada USB.

- Armazenamento: 8 GB.

Controle remoto é acionado para comandar a TV

Aquário STV-3000 4K

A

Aquário STV-3000 4K

é uma TV box com bom custo-benefício para quem quer uma das resoluções mais altas disponíveis. O aparelho da marca paranaense vem equipado também com Android TV, que promete uma navegação mais intuitiva.

Uma das principais novidades fica por conta do controle remoto, mais próximo dos streamings. Também é uma das poucas TV boxes com conexão de internet com fio, mais estável em ambientes em que o WiFi é acessado por muitos equipamentos.

Para quem tem a sua TV de tubo, a TV Box da Aquário ainda tem uma entrada AV, que permite a ligação com aparelhos analógicos usando uma saída RCA (a colorida de três canais).

- Resolução Máxima: 4K, com 30 fps ou quadros por segundo. Quanto maior o número de quadros, maior a resolução.

- Som: Áudio 5.1 , com resolução não disponível.

- Conexão: WiFi de 2,4 GHz e Ethernet.

- Armazenamento: 8 GB.

Inova Box 4K

A

Inova TV Box 4K

é mais uma TV box 4K acessível e de um fabricante nacional. Possui um armazenamento de 16 GB e uma memória RAM de 4 GB, além de ser compatível com cartão SD. Com isso, tem mais espaço para aplicativos e o sistema operacional Android TV.

Do ponto de vista da conectividade, tem a opção de cabo de rede para a internet e traz entradas para áudio de

home theater

e AV, permitindo transformar uma TV de tubo em Smart.

- Resolução Máxima: 4K, com 30 fps ou quadros por segundo. Quanto maior o número de quadros, maior a resolução. 

- Som: Áudio 5.1, com resolução não disponível.

- Conexão: WiFi de 2,4 GHz e Ethernet.

- Armazenamento: 16 GB, expansível com cartão.

Roku Express

O

Roku Express

é a TV Box de entrada da Roku, marca elogiada por especialistas devido à facilidade de uso e à rapidez com que carrega os conteúdos. Também vem com cerca de 100 mil filmes e séries próprias, embora a maioria esteja em inglês.

Em sua avaliação, o site especializado Cnet enfatizou como o sistema é intuitivo e destacou o fato de que ele não prioriza nenhuma plataforma de streaming. Já o design do

Roku Express

é simples, sendo uma das menores TV boxes.

O dispositivo vem com resolução Full HD, que atende às TVs novas menores ou maiores antigas, mas traz o Dolby Atmos, um dos níveis mais altos de experiência de áudio. Dá para ver com a qualidade de som dos home theaters mais recentes.

- Resolução Máxima: Full HD.

- Som: Dolby Atmos e DTS Surround.

- Conexão: WiFi de 2,4 GHz e 5 GHz, o último mais rápido.

- Armazenamento: 8 GB.

Intelbras IzyPlay

A

IzyPlay

é a TV Box da Intelbras, uma das principais marcas brasileiras de rede e eletrônicos. A resolução máxima é o Full HD, mas traz versão atualizada do Android TV e o Chromecast, que facilita a navegação pelos aplicativos. Permite ainda a ligação com outros equipamentos de casa inteligente da marca.

Algumas das plataformas mais usadas no Brasil têm botão dedicado no controle remoto, que funciona com comando de voz pelo assistente do Google. Além do

cabo HDMI

, tem entrada AV, para quem quiser comprar uma TV Box de uma marca tradicional para uma TV de tubo.

- Resolução Máxima: Full HD.

- Som: Áudio 5.1 - não informado.

- Conexão: WiFi de 2,4 GHz e Ethernet.

- Armazenamento: 8 GB.

Elsys Smarty ETRI01 

O

Elsys Smarty

é uma TV box nacional a mais no mercado. O sistema operacional é também o Android TV, o que traz compatibilidade com um maior número de aplicativos e a personalização. Ainda vem com o assistente do Google no seu controle remoto, que condiz com o seu segmento.

Seu design é mais parecido com os sticks, embora seja conectado com um cabo HDMI. Traz ainda conexões por WiFi e Bluetooth, que permite parear ele a outros dispositivos na sala, como fones de ouvido e joysticks.

- Resolução Máxima: Full HD

- Som: não divulgado

- Conexão: WiFi (2,4 GHz)

- Armazenamento: 8 GB

Antes de comprar o aparelho que transforma a TV em Smart, é preciso ver se ele é compatível com a TV onde ele será instalado. Outros passos importantes são verificar a autenticidade do dispositivo. Com isso, torna-se possível escolher uma das opções desta lista e aproveitar os filmes, as séries e os shows de forma segura e com alta qualidade de imagem e som.