Dicas e guia completo para comprar e calcular papel de parede

O uso de papel nas paredes é uma técnica usada há muitos anos para substituir a pintura e ter paredes com estilos diferentes e até mesmo estampas ou desenhos.

rich-text-image

PAREDE

Essa ferramenta voltou à moda e é uma das opções mais populares para pessoas que desejam renovar uma

parede

em sua casa ou mudar o estilo de um espaço ou quarto.

Descubra como calcular corretamente o comprimento e a quantidade necessários de

papel de parede

. Use nossa calculadora e saiba como comprar com precisão. Confira agora!

O que é papel de parede?

O

papel de parede

é um papel pintado usado como elemento decorativo para transformar rápida e facilmente qualquer cômodo ou parede que você queira renovar em sua casa ou até mesmo em seu escritório.

Esse tipo de papel de parede foi criado na China, aproximadamente 200 anos antes de Cristo, sendo inicialmente um artigo de luxo. Atualmente, no Brasil, é um elemento muito presente na decoração de muitos lares. 

Como calcular a quantidade de papel de parede necessária?

Para saber a quantidade de papel de parede necessária para decorar sua parede, você deve primeiro calcular quantos metros tem na parede para cobrir, depois escolher o papel de parede que mais gosta e calcular o tamanho do papel, para saber quanto papel precisará comprar para cobrir completamente a superfície em que deseja colocá-lo.

Depois de escolher o desenho que melhor se adapta ao seu estilo e ao seu espaço, é hora de comprar o papel. Recomendamos que, antes de comprá-lo, você meça o papel de parede e a parede para saber quantos rolos de papel de parede precisará comprar para que a decoração fique impecável.

Calcule quantos metros tem a parede.

Como mencionamos, a primeira coisa que você deve fazer é medir a parede para ter certeza da largura e da altura da parede na qual você aplicará o papel de parede desejado. 

Depois de obter as medidas de altura e largura, você deve medir os metros quadrados da área. Para fazer isso, basta calcular a largura x altura. 

Escolha do papel de parede desejado

Quando você souber o tamanho da parede onde colocará o papel de parede, poderá escolher o papel que deseja colocar e, em seguida, descobrir o tamanho do rolo. Você perceberá que há diferentes tamanhos de

rolos de papel de parede

no mercado, alguns com até 10 metros, por exemplo. 

Calcule o tamanho do seu papel de parede

Para ter uma boa ideia do tamanho do seu papel de parede, você pode multiplicar o comprimento do papel de parede pela largura. Se você comprar um papel de parede com um padrão detalhado, que precisa se encaixar exatamente na parede ao ser colado, será necessário considerar um uso maior do papel de parede.

Portanto, ao calcular a quantidade de papel necessária, você deve considerar adicionar alguns centímetros a mais do que a altura da parede, para compensar o papel que terá de gastar. 

Calcular o número de rolos que você precisará comprar

Para saber a quantidade total de rolos de papel de parede que você precisará comprar para cobrir sua parede adequadamente, você deve dividir os metros quadrados da área da parede pelos metros quadrados do

rolo de papel de parede

.

Informação a ser levada em consideração antes de comprar papel de parede

Os papéis de parede são fornecidos em rolos, e cada papel pode ter um tamanho diferente, mas, na maioria das vezes, os rolos são fornecidos em determinados tamanhos padrão de aproximadamente 10 metros por 53 centímetros, com os quais é possível cobrir até 4,5 metros quadrados da parede. 

É importante que você compre a quantidade certa de rolos para poder cobrir sua parede corretamente e não ficar "aquém". 

Impressões de papel de parede e medidas em relação ao tamanho

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de papéis de parede com estampas e, ao medir a quantidade de papel de parede necessária para a sua parede, é importante considerar a medida da proporção do papel de parede. Você saberá essa medida pela distância entre uma combinação e outra, pois é possível combinar papéis de parede com estampas detalhadas. 

Você encontrará as medidas mais importantes em uma etiqueta no rolo de papel ou poderá solicitá-las ao vendedor quando comprar o papel. 

Onde você pode aplicar o papel de parede?

Há vários lugares e espaços em que o papel de parede decorado pode ser uma boa ideia. Alguns deles são:

  • No seu quarto: o papel de parede é comumente usado para cobrir as paredes do quarto, pois confere personalidade e estilo ao ambiente. Você verá que há muitos designs disponíveis e poderá escolher o que melhor se adapta ao seu gosto e ao seu espaço.

  • Na sala de estar: a área onde você recebe convidados ou onde relaxa assistindo à TV é sempre um dos espaços mais memoráveis da casa. Você pode cobrir toda ou apenas uma parede da sua sala com papel de parede para dar um toque especial. 

  • No hall: essa é a área que geralmente liga a sala de estar aos quartos ou à porta de entrada, e aproveitar esse espaço para colocar papel de parede decorativo pode ser uma boa ferramenta para criar uma melhor harmonia nas transições entre os ambientes. 

  • No banheiro: é comum pensar que o banheiro não é um bom lugar para colocar papel de parede, mas, na verdade, é bastante apropriado colocar papel de parede no banheiro, pois é possível criar uma atmosfera mais discreta, íntima e relaxante. 

  • No escritório: é uma ótima ideia cobrir as paredes de seu escritório com papel de parede, pois isso tornará a tarefa de pintar as paredes de seu local de trabalho muito mais simples. Você encontrará estilos de papel de parede adequados para um escritório de advocacia, um consultório médico, uma clínica etc.

  • Na sua sala de reuniões: decorar uma sala de reuniões pode ser difícil às vezes, mas, ao escolher o papel de parede certo, você descobrirá que é muito mais simples e poderá criar a atmosfera que deseja mais rapidamente. 

  • No quarto do seu bebê: se você tem um bebê ainda não nascido, colocar papel de parede na

    parede do quarto

    dele é uma boa maneira de preparar o cenário para a chegada do recém-nascido e você pode mudar o estilo à medida que ele cresce. 

As vantagens de decorar a parede com papel de parede pintado

O papel de parede é uma ferramenta ideal para renovar seus espaços, decorar ambientes e dar estilo a qualquer ambiente, de forma simples e rápida, sem passar dias pintando ou esperando a tinta secar. 

Os papéis de parede são muito versáteis quando se trata de decoração e preenchem os cômodos rapidamente. Eles são ideais para decorar espaços em que você deseja dar a eles um tema específico, pois é possível obter uma grande variedade de papéis de parede com padrões. 

Além disso, se você cuidar deles adequadamente, os papéis de parede têm uma longa vida útil, chegando a até 15 anos de durabilidade. Eles são fáceis de aplicar e você tem todas as opções que pode imaginar, incluindo diferentes cores, padrões e texturas. 

  • Eles têm uma ótima relação custo-benefício;

  • Se adaptam ao seu estilo de forma simples;

  • São muito fáceis de limpar e manter;

  • São fáceis de aplicar.

Diferentes tipos de papel de parede

Entre os diferentes tipos de papel de parede, há o

papel de parede adesivo

e o papel de parede com cola.

Papel de parede adesivo

O

papel de parede adesivo

geralmente é mais barato porque tem um acabamento um pouco mais simples e é um pouco menos durável. Ele também tende a vir em rolos menores, geralmente não mais do que 3 metros.

É muito perceptível quando a qualidade do material é inferior. No papel de parede adesivo, isso pode ser facilmente percebido e muitas pessoas podem acabar comprando sem saber, por isso é importante estar atento ao

escolher seu papel de parede

.

Papel de parede com cola

Os

papéis de parede com cola

têm uma vida útil mais longa, pois os materiais com os quais são feitos são muito mais resistentes, e você terá uma variedade maior de texturas e padrões. 

Além disso, eles vêm em tamanhos maiores e os rolos vêm em quantidades maiores. Sua qualidade e durabilidade são maiores, e é por isso que acabam sendo menos econômicos do que os papéis de parede adesivos, mas você ganhará em vida útil. 

Perguntas frequentes

Algumas perguntas comuns quando se trata de aplicar papel de parede são:

Onde é aconselhável aplicar papel de parede?

Os locais mais adequados para a aplicação de papel de parede são quartos, salas de estar, salas de jantar, corredores e vários ambientes de escritório. Os quartos de bebês também costumam ser

decorados com papel de parede

. Isso porque geralmente são ambientes sem luz solar forte que possa danificá-los, limpos e sem umidade. 

Posso colocar papel de parede em uma parede com portas e tomadas?

A resposta a essa pergunta é: sim. Os papéis de parede podem ser facilmente cortados para que você possa colocá-los em uma parte onde há uma porta ou

janela

aberta e onde há tomadas.

É recomendável que você faça isso com uma faca ou lâmina afiada depois de pendurar o papel de parede, para que fique limpo e preciso.  

Conclusão

O papel de parede é um recurso extremamente útil e econômico para revestir suas paredes sem muitas complicações e com um investimento menor de tempo, de modo que seus espaços ficarão prontos muito mais rapidamente. 

Agora, você pode acessar o catálogo do Mercado Livre e escolher o papel de parede que melhor se adapta aos espaços de sua casa e ao seu estilo de decoração.