Como aplicar papel de parede em paredes de cimento: guia completo e passo a passo

Saiba como aplicar papel de parede em paredes de cimento. Descubra dicas e técnicas para uma instalação perfeita e transforme sua decoração.

rich-text-image

PAPEL DE PAREDE

Renovar um escritório, uma sala de estar ou um quarto pode ser uma tarefa desafiadora se você quiser que ele tenha uma aparência harmoniosa e confortável. Você pode decorar com quadros, plantas ou móveis novos, mas nunca deve se esquecer das paredes. 

Uma alternativa econômica e rápida para renovar um espaço é o uso de

papel de parede

. Esse tipo de papel está na moda devido aos seus inúmeros benefícios. 

Embora pintar as paredes seja uma opção possível, colocar papel de parede autoadesivo nas paredes é muito mais prático e esteticamente agradável. 

A instalação é simples e fácil, pois não requer pessoal especializado, já que pode ser feita por você mesmo. Por outro lado, a aplicação do papel de parede pode funcionar como uma camada protetora para a parede real, evitando a sujeira do dia a dia e os danos domésticos causados por crianças e animais de estimação. 

Os 10 melhores papéis de parede autoadesivos

Atualmente, os papéis de parede autoadesivos são fabricados com texturas e gramaturas de alta qualidade, o que garante resistência e durabilidade. A seguir, mencionaremos uma variedade de modelos de papel de

parede

, que darão à sua casa o toque de design, textura ou cor que você precisa. 

Papel de parede 3D

Pensado para aqueles que desejam cobrir e decorar suas paredes de cimento com um estilo minimalista e moderno. São impressões de alta resolução que simulam e imitam um efeito tridimensional, substituindo o uso tradicional de materiais como plástico, concreto ou gesso. Suas vantagens? É fácil de instalar, pois não usa cola, e os preços são acessíveis devido ao seu baixo custo. 

Papel de parede arabesco

O estilo arabesco é amplamente usado na Itália. Misturando elegância, sutileza e delicadeza, ele é inspirado no tecido criado pelos muçulmanos e bizantinos na Idade Média. 

Se destaca por imitar estampas com cores monocromáticas, desenhos de flores e frutas ou teares jacquard. São ideais para uso em salas de estar, banheiros, corredores e quartos. Trazem um ar clássico e nobre à decoração. 

Papel de parede Chevron 

Conhecido desde 1970 como estilo Missoni, o Chevron (espinha de peixe em francês) é um tipo de padrão de listras em Zig Zag, criado pelo designer italiano Ottavio Missoni. 

Esse tipo de papel, que imita uma cadeia de montanhas, se adapta a qualquer espaço e é muito charmoso. 

Especialistas em decoração de papel de parede confirmam que a listra Chevron é um desenho geométrico fino, que dá dinamismo e energia ao ambiente, graças às suas linhas em ziguezague em forma de V invertido. 

Papel de parede de madeira

Uma opção para reavivar uma parede sem investir em materiais rústicos é decorar com papel de parede de madeira de verdade. Um revestimento atemporal e elegante que simula o estilo e a aparência da madeira.  

Uma sugestão de uso é que o papel de parede não cubra todo o ambiente. O ideal é poder destacar pequenos detalhes do espaço, seja uma parede, um painel, os degraus ou detalhes dos móveis, sem ser invasivo. 

Papel de parede tropical

Se você quiser incorporar uma parede que evoque a natureza e dê uma vibração diferente ao seu espaço, o 

papel de parede de vinil

tropical é o ideal para incorporar tons brilhantes de verde e uma energia relaxante e zen. 

Devido à sua versatilidade e às cores vivas, é sugerido combinar com estampas ou paredes que apresentem uma gama de cores que partam do bege, uma cor quente que compensa o visual vibrante proporcionado pelos verdes. 

Texturas de tijolo

Esse tipo de placa adesiva é uma ideia original e econômica para quem sempre quis reformar com tijolos, mas não quer ser invadido por uma obra estrutural. 

Embora exista uma variedade de modelos com diferentes tipos de tijolos, o

tijolinho branco

é o mais usado porque dá um estilo industrial ou nórdico ao espaço.

Sugerimos usar aqueles que têm uma base em relevo revestida com verniz ou vinil. Suas vantagens são óbvias: são fáceis de lavar e resistem à umidade da parede original. 

Papel de parede de provençal Toile de Jouy

Criada na França, a coleção Toile de Jouy é inspirada nos costumes da era vitoriana e em suas cenas cotidianas da cidade e do campo. É um estilo delicado, romântico e clássico, que traz nobreza e refinamento a todas as paredes. 

Geralmente é encontrado em fundos brancos ou claros e em cores monocromáticas pastéis ou marrons. 

Papel de parede de mármore adesivo

Um dos materiais mais populares para a decoração de cozinhas e banheiros é o mármore. Entretanto, é um tipo de pedra que não está ao alcance de todos os orçamentos devido ao seu valor de mercado. Hoje em dia, isso não é mais um problema graças à existência do

papel de parede mármore

, um adesivo que dá glamour e elegância a todas as paredes, sem gastar um milhão de dólares. 

Uma dica: para criar ambientes modernos e exclusivos, combinar o papel de parede com materiais como madeira ou cimento alisado.

Papel de parede de cimento queimado

O concreto é a tendência de construção para quem gosta do estilo urbano, industrial e moderno. Nos últimos anos, esse tipo de material também se tornou um revestimento decorativo. 

Se você deseja dar um toque urbano ao interior de sua casa, o papel de parede de cimento queimado é o papel de parede perfeito para obter uma atmosfera de loft nova-iorquino. 

Ele vem em diferentes modelos: irregular ou polido, escuro ou claro, com textura grossa ou fina, marrom ou acinzentado. Sua grande virtude é a versatilidade, ideal para decorar ambientes como escritórios, banheiros, salas de estar e lounges onde abundam as plantas. 

Papel de parede geométrico

Esse tipo de coleção é composto por linhas, quadrados, trapézios, triângulos, círculos e losangos. São fáceis de combinar, minimalistas e com tons de cores simples e sóbrios.  

É

ideal para decorações

de interiores mais formais e recepções para socialização. Reunindo elementos do Art Déco, são voltados para ambientes como grandes salas de estar, quartos e escritórios. 

Diretrizes e materiais para instalar corretamente o papel de parede autoadesivo 

Como dissemos anteriormente, uma das vantagens de decorar com esse tipo de papel de parede autoadesivo é que você mesmo pode fazer isso, sem precisar chamar um especialista. Para fazer isso, você precisará de uma fita adesiva comum, uma agulha, uma espátula ou régua de silicone e seguir as instruções de instalação do papel de parede, que estão incluídas no verso de cada rolo ou painel. 

A seguir, veremos as instruções passo a passo para a instalação: 

Verificar o produto

O primeiro passo é verificar o tamanho da parede e do produto. Há tipos de papel que exigem tratamento específico prévio para que a instalação seja excelente. Também é importante verificar se a quantidade necessária é adequada. 

Limpar a parede

Você deve se certificar de que a parede não tenha nenhum desnível, irregularidade ou imperfeição. A sujeira e a poeira prejudicam a aderência do produto. Para isso, é essencial preparar a parede com lixa ou produto de revestimento e, em seguida, limpá-la com um pano úmido e limpo, ficando pronta para a instalação. 

Posicionamento do produto

Depois que a área estiver pronta e com a ajuda de uma régua, você deve posicionar o produto onde deseja. Coloque marcas em linhas verticais na área onde você vai colar o primeiro adesivo. Sugerimos também que você as prenda com fitas adesivas com cola, para que suas mãos possam manipular as folhas sem dificuldade. Essa é uma das etapas mais importantes, pois determinará a limpeza dos papéis restantes. 

Remoção do filme e fixação inicial

No chão, você vai

desenrolar o papel

. Em seguida, com o produto posicionado e mantido no local que marcamos na etapa anterior, você removerá a película protetora. Você fixará apenas uma tira do produto, alinhando o papel com a linha vertical que fez anteriormente. Dessa forma, você terá fixado a margem superior da folha. 

Fixação completa

O produto está agora no lugar. Agora você pode remover com cuidado o restante da película protetora, desenrolando lentamente a folha. É importante que, ao remover a película, você coloque o produto. As duas ações devem ser feitas ao mesmo tempo, para evitar que o adesivo do papel entre em contato com outras superfícies. Para evitar bolhas ou imperfeições, você pode usar um pincel seco. Quando chegar ao final da parede, corte o excesso com um cortador. 

Faça as modificações

Coloque as folhas restantes e verifique se o design está limpo e harmonioso. Cada folha fixa deve estar perfeitamente alinhada com uma sobreposição de alguns milímetros. Depois de alinhar as dobras, repita as etapas anteriores: remova o filme e faça a fixação inicial e completa. Sempre use o cortador ou uma faca para fazer o acabamento.

É hora de escolher o papel de parede para interiores perfeito para sua casa. No Mercado Livre você encontra uma grande variedade de modelos de papel de parede para interiores com características diferentes para todos os estilos e ambientes!