Dicas e Passo a Passo para Aplicar Papel de Parede Lavável Vinílico na Cozinha

Transforme sua cozinha gastando pouco! Aprenda como aplicar o Papel de Parede Lavável de forma prática e renove seu ambiente.

rich-text-image

PAPEL

Nos últimos anos, o papel de parede voltou a ganhar popularidade no

setor de decoração

devido à sua resistência, facilidade de manutenção e múltiplas texturas. Se você está procurando uma mudança na sua cozinha sem a necessidade de investir em grandes obras, a aplicação de papel de parede vinílico é a solução certa.

Esse tipo de material, além de transmitir limpeza e elegância, é uma opção altamente recomendada para esconder as pequenas imperfeições que aparecem na

parede

com o passar dos anos. Além de sua durabilidade e resistência, sua virtude é a facilidade de manutenção e limpeza. 

Destacar uma área da cozinha é uma maneira engenhosa de acrescentar interesse e focar a atenção nesse espaço, seja a barra do café da manhã, a sala de jantar ou a cozinha. O restante das paredes pode ser pintado em uma gama semelhante, em contraste ou com uma das cores de destaque do estampado. 

A seguir, algumas dicas para ajudar você a escolher o

papel de parede

certo para dar à sua cozinha uma aparência elegante, moderna e totalmente renovada. 

Qual é o melhor papel de parede para usar na cozinha?

Quando você optar por reformar a cozinha usando

papel de parede

, é essencial prestar atenção na hora da compra. Nem todos os tipos de papel de parede são adequados para esse ambiente, portanto, é fundamental procurar opções que sejam laváveis. 

Há diferentes tipos de papel de

parede

pintado para uso na cozinha. Entre eles estão o papel de parede tecido, que tem uma base de algodão ou seda e é perfeito para combinar com móveis de madeira; o TNT (tecido não tecido), que é composto por uma camada de vinil impermeável e uma base têxtil; e, por último, o papel de parede vinílico, que tem um revestimento pesado e resistente à umidade. 

Entre essas três possibilidades existentes no mercado, a mais usada e recomendada é o

papel de parede adesivo

, que é reconhecido pelos decoradores por sua qualidade lavável. Esse tipo de papel de parede tem características benéficas, pois é possível molhar e limpar a superfície com um pano úmido e sabão neutro, sem danificar a qualidade do papel. 

Esse tipo de papel é feito de vinil adesivo, um material derivado do

PVC

, um tipo de papel plastificado. Uma de suas vantagens é que cada rolo já inclui a cola necessária, facilitando o processo de aplicação. 

Densidade de selagem

Não existe uma única opção de papel de parede lavável para cozinha. Existem diferentes graus específicos de permeabilidade à umidade, sendo que quanto mais densa for a vedação da superfície, maior será a capacidade de limpeza. Compartilhamos com você as capacidades existentes. 

Lavável com esponja

Em termos de durabilidade, os papéis de parede laváveis com esponja absorvem umidade, o que é prejudicial no futuro. Eles não têm revestimento sintético ou selante, o que impede que sejam limpos com uma esponja ou pano úmido. 

Lavável

Se a categoria do papel disser "lavável", isso significa que a superfície do papel foi trabalhada com um revestimento denso, o que permite que a sujeira ou as manchas do dia a dia sejam removidas com uma esponja úmida ou uma esponja. Se for necessário remover manchas de graxa, um revestimento protetor adicional deverá ser aplicado. 

Altamente lavável

Esse tipo de modelo tem uma vedação de superfície superior, permitindo a eliminação de manchas de gordura. Para a limpeza, podem ser usados produtos com mais sabão. 

Resistente à abrasão

Esse é o modelo ideal. Eles têm um revestimento sintético resistente que oferece proteção máxima contra a umidade. Ao contrário dos outros, eles podem ser limpos com esponjas, detergentes e escovas úmidas. 

É possível colocar papel de parede sobre o azulejo? 

Uma das vantagens de usar

papel de parede vinilico

na cozinha é que ele pode ser aplicado diretamente no azulejo sem danificar a superfície.

Essa qualidade o torna uma excelente opção para quem está reformando a cozinha com um orçamento apertado ou para quem está alugando um apartamento temporário. 

Um dos cuidados que se deve ter é que, quando aplicado sobre os azulejos, o

rejunte

(massa de cimento que une os azulejos) pode gerar uma leve depressão no papel. Uma opção para evitar esse efeito é usar massa acrílica na junta para nivelar a superfície como um todo. 

Uma última dica! No caso de realizar essa alternativa e considerando que a cola não adere em áreas porosas, é necessário selar a massa com um material acrílico que não gere resíduos. 

Tipos de designs

Atualmente, há inúmeros designs tentadores para renovar sua cozinha. No entanto, é necessário não se deixar levar pelas tendências e avaliar qual é o melhor padrão para suas paredes. Aqui estão alguns estilos: 

Rústico

De múltiplas variantes, eles são compostos de padrões de flores naturais, bem como a imitação de materiais de estilo de casa de campo, como tijolos, azulejos e madeira. 

Moderno

São aqueles que rompem com estilos ou padrões específicos. Aqui você encontrará de tudo, desde animais exóticos até padrões do mundo aquático, como peixes e lagostas. Também são explorados motivos como geometria 3D, flores abstratas e paredes em escala. O Boho chic predomina. 

Vintage e retrô 

Representam uma viagem nostálgica aos padrões geométricos em grande escala e aos designs artísticos modernos feitos entre as décadas de 1950 e 1970. Hexágonos e tons pastéis são os grandes destaques. 

Imitação de pedra

Dentro desse tipo de vinil, encontramos modelos de papel de parede que simulam arenito, concreto e pedra. Eles transmitem uma sensação de durabilidade e estabilidade. São muito utilizados em ambientes de construções contemporâneas e minimalistas. 

Imitação de mármore

Os modelos de

papel de parede de mármore

representam luxo e sutileza. Se você deseja dar à sua cozinha um visual glamoroso e elegante, esse é o material perfeito para as paredes. Além disso, eles combinam muito bem com as bancadas. 

Imitação de azulejo

Essa é uma das inspirações mais populares dos últimos anos. Eles servem para destacar um canto. Cada estilo de azulejo lembra ornamentos orientais, azulejos delft ou majólica espanhola. 

Passo a passo: Como aplicar papel de parede lavável na cozinha?

Uma das vantagens da aplicação de papel de parede lavável é o fato de não ser uma tarefa complexa. A seguir, cinco dicas de como fazer isso você mesmo: 

Em primeiro lugar, é essencial preencher todos os buracos, rachaduras visíveis e rejunte para uniformizar a superfície. Depois que o preenchimento estiver seco, a superfície deve ser polida ou lixada para remover a poeira ou qualquer resíduo que dificulte a adesão. 

Em segundo lugar, você fará uma limpeza completa para que o adesivo de dispersão possa ser aplicado. Uma das maneiras de melhorar a superfície previamente preparada é aplicar papel de revestimento, que cobrirá pequenos danos e equilibrará as cores. 

Na terceira etapa, você aplicará o papel de parede com desenho sobre o papel de revestimento. Sugerimos usar o adesivo indicado na etiqueta de cada

rolo de papel de parede

 e adicionar 20% de cola de dispersão. Se o modelo de papel de parede escolhido for mais pesado, aumente a porcentagem de adesivo. 

A quarta etapa é colocar a tira de papel pintado a partir da linha de nível do chão ao teto ou começando pelo canto. Você deve fixar e colar a parte superior da tira de cima para baixo e do centro para as laterais. Para esticar, passe um pano macio em cada lado. Repita o processo e use um rolo entre as juntas para confirmar que o papel está bem fixado. 

Por último, corrija todas as imperfeições com uma régua e um cortador para garantir um ajuste exato. É aconselhável que o papel esteja seco e não muito úmido, para evitar rasgos. 

Como manter a durabilidade do papel?

Para conseguir uma cozinha renovada, sem investir muito dinheiro e sem danificar os azulejos originais, a seguir estão cinco dicas para proteger e preservar a durabilidade do papel de parede da cozinha: 

  1. A

    superfície da parede deve estar limpa

    , sem vestígios de sabão, graxa, poeira ou outras impurezas. Após a limpeza e antes de aplicar o papel de parede, é essencial aguardar até que a superfície esteja completamente seca. 

  1. Se a parede estiver úmida, evite aplicar o papel de parede. O vazamento da superfície será direcionado para o adesivo, causando o descolamento do papel de parede. 

  1. Considere que o lado visível do papel de parede pode ficar molhado, mas o lado posterior com o adesivo não deve ser exposto à umidade. Portanto, não se deve deixar rachaduras ou lacunas que permitam que a água chegue à parte de trás do papel de parede. Para evitar isso, é recomendado usar silicone nas bordas do papel. 

  1. Depois que o papel tiver sido aplicado e, se necessário, umedeça-o com um pano úmido e sabão. Para não danificar a impressão, nunca use produtos abrasivos, como álcool, limpadores de uso geral, desengordurantes fortes e esponjas.

  1. Após cada limpeza, seque o papel cuidadosamente. Embora ele possa ser lavado, sugerimos evitar a exposição constante. Isso também ajudará a evitar que a estampa fique manchada. 

Esperamos ter ajudado você a escolher o papel de parede vinílico que melhor se adapta à sua cozinha. No Mercado Livre, você encontrará um mundo infinito de estampas para seus ambientes, nós convidamos a descobri-las!