Como cuidar da barba? Guia prático para uma barba mais macia e sem falhas!

Conheça o porquê cuidar da barba é tão importante para a saúde e bem-estar, além de manter os pelos hidratados e macios, para um aspecto saudável e elegante a quem deseja manter a barba conservada e sem falhas.

rich-text-image

homem cuidando da barba com o filho

Um dos elementos que se destacam para a composição de um visual elegante é a

barba

. Pessoas que não têm muitas vezes desejam desenvolver e quem já possui, deseja manter uma boa aparência nos pelos e na pele ao redor.

Assim como acontece com os cabelos, o segmento de cuidados com a barba é composto por diversos produtos que possuem funções diferentes, mas que, no fim, convergem para o mesmo objetivo que é trazer maciez, hidratação, pelos fortes e saudáveis.

Por isso, respondemos algumas perguntas pertinentes aos cuidados com a barba, como produtos e ingredientes que ajudam neste tipo de processo. E para facilitar a pesquisa, listamos diferentes produtos com funções específicas, que podem se complementar e ajudar a manter a barba de forma saudável, macia e sem falhas. 

Confira abaixo!

Por que cuidar da barba?

Criar uma rotina de cuidados com a barba é importante para manter a saúde e a boa aparência dos pelos e da pele que está por baixo dela.  Além de dar um aspecto mais uniforme e jovial, também ajuda a prevenir problemas como:

  • Pelos encravados: é uma situação que acontece quando os fios crescem com formato mais curvado e penetram a pele. É uma situação que causa desconforto, inflamação e dor na região.

  • Pele ressecada: a pele começa a apresentar um aspecto mais ressecado quando sua hidratação natural é afetada de alguma forma. Para que a pele sob a barba não sofra esse tipo de problema, é recomendado utilizar produtos como shampoos e hidratantes que beneficiam tanto a barba quanto a pele.

  • Oleosidade: é uma condição relativamente comum que ocorre quando as glândulas da pele produzem uma quantidade a mais de sebo do que o necessário, o que pode ocasionar em um aspecto mais oleoso para os seus da barba e até mau cheiro em alguns casos.

  • Caspa: a caspa é um tipo de descamação que pode ser causada por uma grande variedade de fatores e que pode atingir a barba e o cabelo. O uso dos produtos adequados ajuda a prevenir o surgimento desse problema. 

Quais são os tipos de produtos para cuidar da barba?

Incluir diferentes tipos de produtos no cuidado com a barba pode trazer vários benefícios para a aparência dos pelos faciais. Alguns produtos foram feitos para uso diário e outros para usos ocasionais, por isso é importante entender o papel de cada um e as diferenças de suas composições.

Veja abaixo os principais tipos de produtos para cuidados da barba. 

Shampoo para barba

O

Shampoo para barba

é o produto mais básico para cuidado com a barba, já que remove as impurezas, controla o excesso de oleosidade, elimina possíveis maus odores, entre outros. A recomendação é que sejam usados de forma diária, com a barba molhada.

Balm

Este tipo de produto funciona como hidratante, que protege os fios de irritações e ressecamentos. Também é possível encontrar

balms

que modelam e alinham a barba.

Óleo

Os

óleos

são normalmente usados para trazer às barbas um aspecto mais brilhoso e macio. Esse tipo de produto também funciona bem para evitar as pontas duplas.

Produtos de estímulo de crescimento

Os produtos voltados para o

crescimento de barba

são recomendados para pessoas que possuem algumas falhas em regiões específicas da barba, já que estimulam o crescimento dos fios.

Pente

Adquirir um

pente

focado para barbas pode ser importante para alinhar e desembaraçar os fios, evitando nós que podem prejudicar o aspecto visual e gerar incômodos. 

Quais ingredientes são mais comumente usados para cuidar da barba?

Por mais que os diferentes

produtos para barba

tenham suas próprias composições, alguns elementos estão presentes na maioria deles. Um dos maiores exemplos disso são os óleos vegetais, que são ricos em ácidos, vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer os fios da barba, deixando-os mais macios e brilhantes.

Também é possível encontrar ingredientes como iogurte, mel, aloe vera e vários outros ingredientes nas composições de shampoos, óleos, hidratantes e outros tipos de produtos de aplicação na barba, que ajudam a hidratar e nutrir os fios, para um crescimento saudável e macio.

Top 6 produtos para cuidar da barba

Para manter uma barba saudável, macia e sem falhas, são necessários cuidados diários, com produtos adequados para diferentes funcionalidades, mas que juntos se completam e tornam os fios fortes e macios. Para isso, listamos alguns produtos que oferecem diferentes cuidados com a barba, que podem auxiliar no processo de mantê-la saudável.  Confira abaixo. 

Shampoo para barba O Boticário MEN

  • O

    shampoo MEN do Boticário

    pode ser usado tanto no cabelo quanto na barba.

  • Sua fórmula é feita com componentes de mentol, o que entrega uma sensação de frescor e deixa os pelos macios.

  • Essa composição também gera um aroma agradável.

  • O shampoo limpa, remove a oleosidade e facilita o processo de pentear tanto da barba quanto do cabelo.

rich-text-image

shampoo para barba em bisnaga

Fator de crescimento para barba Don Alcides

  • Este

    fator de crescimento da Don Alcides

    vem em formato de gel, que deve ser aplicado nas falhas da barba.

  • Segundo a fabricante, o produto contém um nanofactor biotecnológico que estimula o crescimento dos fios e promove a saúde da barba que já existe.

  • A Don Alcides também informa que o produto foi testado de forma dermatológica e conta com  92% de aprovação.

rich-text-image

frasco para crescimento de barba

Balm para barba NIVEA MEN

  • O

    Balm da Nivea Men

    funciona como um creme suave que hidrata a pele logo após o barbear.

  • A Nívea informa que a composição do produto conta com camomila e vitamina E, dois elementos que acalmam e fortalecem a pele.

  • Conta com uma textura leve que facilita a absorção, e não contém nenhum tipo de corante, conservante, álcool ou outros ingredientes que podem causar problemas.

Óleo para barba Femmeverso

  • É um

    óleo para barba

    que traz benefícios importantes para a pele, já que contém vitaminas B e C, que hidratam e fortalecem toda a pele e os pelos da região da barba.

  • É um produto versátil, pois possui ação condicionadora, antioxidante e tônica que, segundo a fabricante, ajuda no fortalecimento dos fios e na prevenção da queda.

  • Conta com uma fragrância leve, porém refrescante.

Vitamina para barba Gummy Men

  • Essa vitamina da

    Gummy Men

    vem em formato de pequenas gomas saborizadas com blueberry, que auxilia no crescimento e nutrição dos fios.

  • Esse suplemento é composto por vitaminas do complexo A, D, E, C e B, todas muito importantes para a saúde da barba e dos cabelos. 

  • Não contém lactose, açúcar, glúten ou ingredientes de origem animal, podendo ser usado mesmo por pessoas que contenham intolerâncias ou sejam adeptas ao veganismo.

Pente para barba de madeira

  • É um

    pente

    feito de madeira artesanal, que possui o formato curvo feito para acompanhar o contorno do rosto e facilitar o uso.

  • Ao longo de sua extensão, ele possui dois tipos de espaçamento entre os dentes, sendo um mais largo e o outro mais fino, se adaptando a diferentes tipos de pelos e barbas.

  • Conta com duas versões: uma maior que mede 14,5 cm e uma versão pocket de 9 cm, que é mais recomendada para viagens e compromissos no geral.

Conclusão

A barba é um elemento primordial no visual de muitas pessoas e deve ser tratada da forma certa para que todo o potencial dela seja atingido. Similar ao que acontece com os cabelos, existem muitos produtos que podem ser utilizados para melhorar o visual e a saúde dos pelos da barba.

Você também pode saber mais sobre

Como fazer Skin Care

em nosso post especial.

Neste texto respondemos algumas perguntas muito pertinentes sobre o tema e também apresentamos alguns produtos que valem a pena serem analisados. Cada um conta com suas particularidades e usos específicos, porém todos contribuem para uma barba mais saudável e macia.

Se você está procurando o melhor lugar para adquirir seus

produtos de cuidado com a barba

, não deixe de conferir as melhores ofertas e condições do Mercado Livre, que oferece diferentes produtos e especificações para todas as necessidades da barba.