Pele oleosa: rotina completa de cuidados em 4 passos

Aprenda o que é skincare, qual o passo a passo para garantir uma pele saudável, fresca e hidratada e ainda de quebra, combater a oleosidade.

rich-text-image

Mulher realiza rotina de cuidados com a pele em um quarto

Poros dilatados, brilho excessivo e propensão à acne. Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados por quem tem a pele oleosa. O que pouca gente sabe, é que com uma rotina de cuidados adequada, é possível adquirir uma pele equilibrada, saudável e com aparência fresca durante todo o dia.

O combate à oleosidade pode ser feito através de alguns passos simples de limpeza, esfoliação, hidratação e proteção. Além de controlar a oleosidade, é possível ainda combater o envelhecimento precoce e ainda manter uma pele saudável e firme, bastando para isso, investir em um

skincare

completo, fácil e rápido. Confira abaixo.

Para que serve o skincare?

O skincare é um termo em inglês que na tradução para o português significa cuidados com a pele. Consiste em uma série de práticas que visam manter a saúde, beleza e qualidade da pele, auxiliando no combate aos danos causados pelo sol, estresse e poluição, na prevenção de problemas e doenças de pele, e no retardamento do envelhecimento precoce.

Geralmente, essa rotina envolve uma série de passos como limpar, hidratar, nutrir ou tratar a pele, com produtos específicos para este fim. Como cada pessoa é única, essa rotina pode variar. Geralmente ela é montada de acordo com o tipo de pele:

  • Pele Normal: é equilibrada e saudável, com uma aparência suave e textura uniforme. Ela não é excessivamente oleosa nem seca, e geralmente não apresenta problemas como acne ou sensibilidade. Pessoas com pele normal têm uma produção de óleo equilibrada e poucas imperfeições visíveis.

  • Pele Oleosa: a pele oleosa tem uma produção excessiva de óleo (sebo) pelas glândulas sebáceas. Isso resulta em um brilho excessivo na pele, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). Pessoas com pele oleosa podem ter poros dilatados, propensão à acne e tendência a desenvolver cravos e espinhas.

  • Pele Seca: neste tipo de pele existe a falta de umidade e óleo, resultando em uma aparência opaca e uma sensação de repuxamento. Ela pode ser mais propensa a rugas, linhas finas e descamação. Pessoas com pele seca podem precisar de hidratação extra para manter a pele saudável e evitar o ressecamento.

  • Pele Mista: é uma combinação de pele oleosa e pele seca. Geralmente, a zona T é mais oleosa, enquanto as bochechas e outras áreas podem ser mais secas. Pessoas com pele mista podem precisar de cuidados específicos para equilibrar a oleosidade nas áreas mais oleosas e fornecer hidratação nas áreas mais secas.

  • Pele Sensível: essa pele é facilmente irritada e reativa a certos ingredientes, produtos ou condições ambientais. Pessoas com pele sensível podem experimentar vermelhidão, coceira, queimação ou descamação quando expostas a certos fatores desencadeantes. É importante usar produtos suaves e adequados para pele sensível.

Quem pode fazer o skincare?

Qualquer pessoa pode fazer skincare, já que se trata de um combo de cuidados pessoais para manter a boa saúde e a aparência da pele. É importante lembrar que cada um tem as suas necessidades individuais e pode precisar de produtos e abordagens diferentes para cuidar da sua pele.

De maneira geral, a rotina básica de skincare pode envolver etapas como limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. 

Como fazer skincare na pele oleosa?

No caso das peles oleosas, o investimento em um skincare de qualidade pode trazer uma série de benefícios. O uso de produtos específicos para este tipo de pele pode ajudar a equilibrar a produção de sebo, reduzindo o excesso de brilho e oleosidade ao longo do dia.

Embora a pele oleosa produza mais óleo naturalmente, isso não significa que ela esteja hidratada. Muitas vezes, a pele oleosa pode ser desidratada, o que pode levar a um aumento na produção de óleo para compensar a falta de hidratação. Utilizar produtos leves e hidratantes adequados pode ajudar a manter a pele equilibrada e hidratada.

Além disso, quem tem esta pele tem maior propensão a desenvolver problemas como cravos e espinhas. Investir em cuidados regulares, como a limpeza adequada, a esfoliação suave e o uso de produtos específicos, podem ajudar a prevenir esses problemas, mantendo a pele mais saudável.

O uso regular de

protetor solar

também é fundamental para todos os tipos de pele, inclusive a oleosa. O motivo é que o sol pode causar danos à pele, como envelhecimento precoce e aumento da produção de sebo. Ter sempre à mão um bom protetor solar pode fazer a diferença. Veja agora qual a ordem certa para aplicar todos estes cuidados e como escolher o produto correto para a pele oleosa.

Passo 1: Limpeza diária

A pele deve ser limpa diariamente com um

sabonete

ou

gel de limpeza

. Esse passo ajuda a remover o excesso de óleo, sujeira e impurezas que podem bloquear poros e transformá-los em cravos ou espinhas.

  • Escolha um produto apropriado para pele oleosa e lave o rosto, pelo menos, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. 

  • Caso perceba necessidade, aumente esse número. 

rich-text-image

Sabonete líquido Nivea Controle do Brilho em gel 150 ml

Passo 2: Esfoliação

A

esfoliação

é uma limpeza mais profunda da pele que, com a ajuda de partículas granulares ou enzimas suaves, ajudam a remover a camada superficial de células mortas da pele, ajudando a desobstruir os poros e revelando uma pele mais suave e renovada.

  • Escolha um esfoliante adequado para a pele oleosa e evite esfregar com muita força, pois isso pode ajudar a irritar a pele e, em caso de espinhas, piorar a situação. 

  • A esfoliação deve ser feita no máximo duas vezes por semana.

Passo 3: Hidratação

Hidratar também é importante para quem tem a pele oleosa. Isso irá ajudar a equilibrar a produção de óleo da própria pele, regulando sua aparência e minimizando a abertura dos poros.

  • Opte por um hidratante leve, específico para peles oleosas. Procure por produtos com selos como "não comedogênico.” Este termo é usado para descrever produtos formulados de maneira a minimizar a obstrução dos poros e a formação de comedões, que são os cravos e espinhas. 

  • Opte por hidratantes na forma de gel ou sérum.

  • A hidratação pode ser feita após a limpeza, de dia e/ou à noite.

Passo 4: Proteção solar

Também é necessário proteger a pele oleosa dos raios UV do sol. Para este tipo de pele é indicado um

protetor solar leve

, em gel ou

oil-free

, e com um fator de proteção a partir de 30 FPS. Alguns ainda contam com

uma leve base matizadora

, capaz de tirar o aspecto brilhoso da pele.

  • É importante passar o protetor solar pelas manhãs e reaplicá-lo durante o dia para maior proteção.

rich-text-image

Protetor Solar Pele Oleosa Sunsec Gel Fluid Fps 50

Agora que você já aprendeu o passo a passo da rotina de cuidados com a pele oleosa, será muito mais fácil investir num skincare mais efetivo. Com essas orientações, com certeza você terá mais facilidade na hora de escolher e usar cada produto. O resultado será menos brilho e poros visíveis, além de uma pele saudável, mais bonita e radiante.