Como escolher a cama ideal para você?

A

 cama

é um dos móveis mais importantes em uma casa, não é novidade. É nela que conseguimos descansar, relaxar e principalmente, dormir. 

Escolher uma boa cama, que se adapte às suas necessidades não é só importante, mas fará toda a diferença na qualidade do seu sono e, inclusive, na sua saúde, no seu humor e até na sua energia e disposição.

Mas como escolher a cama ideal para você? Entre tantas opções existentes e disponíveis no mercado, neste artigo te ajudaremos a escolher a cama ideal de acordo com o seu perfil, espaço e necessidade de conforto.

rich-text-image

como escolher a cama ideal

O que você deve considerar antes de comprar uma cama?

Existem vários pontos que você deve considerar antes de fazer o investimento por uma cama que proporcionará horas de descanso reparador. Em primeira instância, a questão estética e a praticidade desse móvel.

Dentro do quesito praticidade, podemos ressaltar a ergonomia. A altura, comprimento e largura têm grande importância na sua escolha. Você deve ser capaz de poder se levantar com facilidade da sua cama.

Considere também o espaço disponível no seu quarto. A cama deve se encaixar de maneira harmoniosa no ambiente e permitir a circulação livre e sem dificuldade.

A praticidade também se estende diretamente à facilidade de limpeza e manutenção, que são dois aspectos que contribuirão para a durabilidade desse móvel.

Já a estética envolve o estilo e design da cama, que devem estar alinhados com a decoração do seu quarto. Escolha um estilo que seja visualmente agradável e que complemente a atmosfera desse ambiente.

Você também deve considerar a questão do conforto. Avalie também se o tipo de colchão escolhido atende às suas preferências. Considere pontos como a firmeza do material, a maneira como foi confeccionado, etc.

Principais tamanhos de camas

É possível encontrar vários tamanhos de camas que atendem às mais variadas necessidades.

  • Cama de solteiro: geralmente são indicadas para crianças, adolescentes ou adultos que dormem sozinhos e preferem

    camas menores

    . As medidas, em média, são: 0,90 x 1,90m;

  • Cama de casal: indicada para

    casais

    adultos ou até mesmo adultos que dormem sozinhos e preferem camas maiores. As medidas, em média, são: 1,38 x 1,91m;

  • Cama queen: oferecendo um espaço maior que uma cama convencional de casal,

    a queen

    geralmente tem as medidas 1,58 x 1,98m, e é uma escolha popular entre casais.

  • Cama king:

    esse modelo

    é o maior entre todas as opções de cama. Com medidas de 1,93 x 2,03m, ela requer um maior espaço no quarto.

Conjunto box e colchão king size Hellen

Com molas cervicais

ensacadas individualmente, esse conjunto oferece suporte até 120kg mantendo total estabilidade no molejo do colchão.

Seu acabamento em vermelho traz um toque moderno e torna o design atrativo, contribuindo para a beleza do seu quarto.

  • Medidas: 203cm x 193cm x 71cm (C x L x A)

  • Material da base: madeira, eucalipto

  • Enchimento: molas

  • Antiácaros: sim

  • Peso: 80,45kg

  • Peso suportado: 120kg

rich-text-image

Conjunto box e colchão king size Hellen

Tipos de camas

Entre as opções encontradas, estão as camas box conjugadas ou de colchão e base separados. A

cama box conjugada

é aquela que tem o colchão e a base unidos em uma única peça, sendo uma opção mais econômica.

Já a cama box de colchão e base separados é aquela que tem o colchão e a base independentes, que é uma opção que oferece maior praticidade. A escolha dependerá muito do seu gosto e também do seu orçamento disponível.

Também existem as

camas beliche

, que são uma opção bastante popular para quartos compartilhados e que otimizam o espaço disponível, ao ser duas camas empilhadas verticalmente.

Outra opção são as

camas retráteis

, que podem ser facilmente dobradas ou recolhidas na parede. Quando não estão em uso, elas economizam o espaço.

Para quem busca versatilidade, existem as

camas estilo futon

, que são inspiradas no estilo japonês. Elas podem ser facilmente convertidas em sofá, dando um ar mais despojado ao ambiente.

Cama box Ducci conjugado casal

Com base feita em madeira eucalipto,

essa cama

tem propriedades bactericidas naturais e previne a proliferação de cupins, brocas e traças.

Esse modelo possui uma camada de espuma ortopédica de alta resistência e oferece pleno conforto e suporte, além de garantir a durabilidade. O revestimento tem tratamento antialérgico e antiácaro, o que faz dele a escolha perfeita para toda a família.

  • Medidas: 188cm x 128cm x 45cm (C x L x A)

  • Material da base: madeira, eucalipto

  • Enchimento: espuma

  • Antiácaros: sim

  • Peso suportado: 100kg

  • Tecido: suede

  • Ortopédico: sim

rich-text-image

Cama box Ducci conjugado casal

Estrutura do colchão

A estrutura do

colchão

também deve ser considerada na hora de escolher a cama ideal. Você pode escolher com ou sem molas, além da densidade da espuma do colchão.

Os tradicionais colchões de molas ensacadas são projetados para oferecer um melhor suporte aos quadris e ombros, contribuindo para evitar potenciais problemas de postura.

Para casais, os modelos que apresentam molas ensacadas individuais garantem que os movimentos de um não perturbem o sono do outro durante a noite.

Quanto às espumas, elas proporcionam maior firmeza ao colchão. A escolha da densidade deve estar alinhada com o peso suportado pela peça.

Abaixo, apresentamos uma tabela com as densidades recomendadas para diferentes perfis. Confira:

  • D18: indicada para recém-nascidos e crianças até 3 anos;

  • D23: ideal para indivíduos com peso de até 60kg;

  • D28: recomendada para pessoas pesando até 80kg;

  • D33: ideal para quem pesa até 100kg;

  • D45: indicada para pessoas com peso de até 150kg.

Colchão casal molas ensacadas pillow up Umaflex

Para quem quer acordar revigorado, é necessário ter um bom colchão. Esse colchão da Umaflex é confeccionado com material de alta qualidade e assegura uma noite tranquila e revitalizadora.

O pillow up é um revestimento de espuma que envolve a superfície do produto e que melhora suas propriedades de uso, proporcionando maior conforto e suavidade.

  • Medidas: 138cm x 188cm x 26cm (L x C x A)

  • Peso máximo suportado: 240kg

  • Firmeza do colchão: macio

  • Enchimento: molas ensacadas

Qual o tipo de cama mais confortável?

A escolha depende muito das preferências individuais ou do casal, e tende a passar pelas necessidades específicas até mesmo do estilo de sono de cada pessoa. 

Entre as opções disponíveis no mercado, estão os colchões de espuma viscoelástica, que são conhecidas como espuma de memória e são consideradas confortáveis, já que se moldam facilmente ao contorno do corpo.

Colchões de molas ensacadas também são uma opção popular, principalmente os com zona de suporte diferenciados para áreas como quadris e ombros.

A escolha entre firmeza e maciez também é bastante subjetiva. É recomendado sempre testar diferentes tipos de colchões para encontrar o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

A inclusão do pillow top pode trazer uma camada extra de conforto ao colchão.

Sempre avalie com calma todos os pontos necessários para você encontrar a cama ideal para você.

Quais são as vantagens da cama box em comparação a uma cama tradicional?

Algumas das vantagens são:

  • Armazenamento integrado: Uma das principais vantagens da cama box é a presença de um compartimento de armazenamento integrado na base. Isso proporciona espaço adicional para guardar roupas de cama, travesseiros e outros itens, contribuindo para a organização do quarto.

  • Estética moderna: A cama box possui um design mais moderno e limpo em comparação com as camas tradicionais com estrado. A base uniforme e reta confere um visual mais contemporâneo ao ambiente.

  • Facilidade na limpeza: Por não possuir espaços abertos sob a cama, a cama box é mais fácil de limpar em comparação com camas tradicionais, onde o espaço abaixo do estrado pode acumular poeira e sujeira.

  • Conforto: Muitas camas box vêm com um colchão integrado, eliminando a necessidade de adquirir um estrado separado. Isso proporciona uma superfície de sono uniforme e contribui para um maior conforto.

  • Compatibilidade com diferentes tipos de colchões: A estrutura plana da cama box é compatível com diversos tipos de colchões, incluindo colchões de molas, espuma e látex, oferecendo versatilidade na escolha do colchão ideal para o conforto pessoal.

  • Redução de ruídos: Como a cama box elimina a presença de estrados e peças soltas, há uma redução significativa de ruídos, proporcionando um ambiente de sono mais silencioso.

  • Facilidade na movimentação: Devido ao seu formato compacto e base única, a cama box é mais fácil de movimentar e transportar em comparação com camas tradicionais, especialmente durante mudanças ou rearranjos no quarto.

  • Adaptação a diferentes estilos de quarto: A cama box está disponível em uma variedade de tamanhos e estilos, tornando-a adequada para diferentes tipos de decoração e layouts de quarto.

Qual é a importância da densidade do colchão em relação ao peso?

A densidade do colchão é um dos fatores principais a serem também considerados na escolha da sua cama. A densidade, como você pode ler ao longo deste texto, refere-se à quantidade de material presente no colchão e está diretamente ligada ao suporte que o colchão oferece.

Para quem pesa menos, colchões com menor densidade, como D18 ou D23, podem ser mais adequados, proporcionando um suporte suficiente sem ser excessivamente firme. 

Já para pessoas mais pesadas, colchões com densidades mais altas, como D33 e D45, são recomendados, pois oferecem um suporte adicional para evitar afundamentos excessivos e problemas de coluna.

A escolha correta da densidade também impacta na durabilidade do colchão. Pessoas mais pesadas podem comprimir colchões com densidade inferior mais rapidamente, levando a uma redução da vida útil do produto. Da mesma forma, um colchão com densidade excessiva para o peso do usuário pode resultar em desconforto.

Ao escolher a densidade adequada para o seu corpo, você estará contribuindo de maneira significativa para sua qualidade de sono, saúde da coluna e durabilidade do colchão.

Conclusão

Escolher a cama ideal pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser. Com as dicas que demos neste artigo, você pode encontrar a cama que melhor se adapta ao seu perfil, ao seu espaço, ao seu conforto e ao seu estilo.

Você pode considerar o tamanho, o tipo, o colchão, os acessórios e o design da cama, de acordo com as suas necessidades e preferências. Também é necessário comparar os diferentes modelos, preços e marcas de camas disponíveis no mercado, e escolher o que mais te agrada e cabe no seu bolso.

Uma boa cama pode fazer toda a diferença na qualidade do seu sono, na sua saúde, no seu humor e na sua energia.

Por isso, não deixe de investir na sua cama ideal, e transforme o seu quarto em um lugar de bem-estar e aconchego aqui no Mercado Livre!