Como escolher seu modelos de sofá

O sofá é protagonista em momentos de descanso e lazer ao longo do dia, sendo um móvel importante para a pessoa, família e convidados. Além de fazer parte da decoração do lar, é também um ponto de referência da sala ou ambiente em que se encontra, podendo ser combinado com outros objetos do espaço. 

rich-text-image

pai e filho sentados no sofá

As variações dos tipos de sofá são diversas, bem como seu aspecto, material de revestimento e tipo de espuma de preenchimento interno. Com tantas variedades, é preciso compreender os modelos de sofá e o espaço que ocupam para fazer a escolha adequada para suas necessidades. Afinal, um sofá harmônico é sinônimo de descanso, conforto e equilíbrio visual para seu lar. 

Por isso, neste artigo, separamos informações sobre os tipos de sofás e as diferenças entre eles. Na sequência, você saberá as características que cada um possui e como fazer a escolha certa.

Qual o tipo de sofá mais confortável?

O formato e o tipo do material revestido influenciam para que um sofá seja confortável, podendo variar de acordo com o seu uso e de pessoa para pessoa.

Os sofás podem ser feitos de diversos materiais, como veludo, couro, suede, chenille ou

linho

. Além disso, serão preenchidos por espumas com valores de densidade D23, D26, D28 e D33. Quanto maior a densidade, menor será a maciez. 

Se levarmos em consideração a versatilidade, o sofá retrátil e reclinável pode ser uma opção confortável, pois ele permite ajustes e regulagens que o tornam adequado para pessoas com diversas estaturas. Mas, também dependerá dos materiais em que é composto e se estão de acordo com as suas necessidades. Por isso, separamos alguns tipos de formatos, de acordo com o site Casa e Construção, que podem auxiliar na hora de escolher: 

  • Sofá de canto

O

Sofá de Canto

é ideal para otimização do espaço, oferece conforto e comodidade ao permitir posições variadas, já que seu

formato é em “L”

.

  • Sofá-cama

É um

Sofá

que pode se transformar em cama, oferece conforto para quem busca duas funções distintas: deitar e sentar. Também pode ser usado como móvel de dupla função para locais pequenos, sendo sofá em alguns momentos e cama nas horas de sono. 

  • Sofás convencionais

São modelos que não apresentam opções de regulagem. Podem ser confortáveis em função dos materiais em que são construídos, além de possuir diversos tamanhos com lugares para 2 ou mais pessoas.

Qual o tipo de sofá mais resistente?

A resistência está diretamente ligada à qualidade das madeiras que formam o esqueleto de sustentação do sofá, bem como dos materiais de revestimento, preenchimento e de regulagens (se o sofá possuir). 

Se considerarmos o material de preenchimento, a espuma com densidade D33 oferece maior durabilidade, de acordo com o site Estadão Imóveis. Assim como a fibra sintética para o revestimento e o couro sintético ou natural, que segundo o site Portal Vida Livre, são materiais que apresentam maiores resistências.

rich-text-image

Mulheres sentadas no sofá

Quais as características de um bom sofá?

Um bom sofá deve apresentar aspectos que proporcionam maior conforto e durabilidade. Por isso, selecionamos algumas características seguindo as dicas informadas pela revista Casa e Jardim, sendo: 

  • Apresentar um material de revestimento durável e confortável, como por exemplo a fibra sintética, pois outros materiais como linho, mesmo que confortáveis, sofrem mais com a ação do tempo. O couro sintético e natural (mais resistente) também são materiais que estão presentes em alguns tipos de sofás.

  • Espumas ou assentos com mola ensacada (molas que são costuradas, uma a uma, juntamente com o tecido de preenchimento). Que ofereçam equilíbrio entre o assento e apoios, ou seja, um assento com densidades D28 e D33, são mais firmes e podem durar mais tempo. Porém, para o encosto de braços e pernas e para o apoio da coluna, a densidade da espuma pode variar de D23, D26 e D28. Assim, deixam os apoios mais macios e confortáveis, e o assento mais estável para diversos tipos de corpos.

  • Se há recursos de ajustes disponíveis, como opções para maior ângulo e extensão, podendo variar de acordo com a sua preferência. 

  • Acessórios extras como almofadas para melhor postura e conforto da parte lombar e da cervical. Sofás que têm esses itens na estrutura do móvel auxiliam para uma postura mais correta. 

Como saber se o sofá é de boa qualidade?

Analisando os materiais do sofá, se são de chenille, sintéticos e couro, que apresentam maior durabilidade, se cuidados adequadamente, assim como se são feitos de madeira maciça ou metal. Além disso, o fabricante também pode influenciar por oferecer materiais de boa qualidade, seja pelo material de acabamento como o de revestimento. 

Verificar comentários de outros usuários do produto, pode ser uma opção para avaliar se o sofá é de boa qualidade, mas lembre-se que cada um possui sua própria experiência.

Como escolher o sofá da sala?

Para fazer a escolha correta do

sofá da sala

, é necessário ter a clara noção do espaço disponível. Além disso, deve-se levar em conta todos os demais parâmetros, como o tipo de revestimento e densidade das espumas das distintas partes do sofá. 

Um sofá que combine com as cores das paredes do cômodo e que possua materiais resistentes e fáceis de limpar, pode facilitar no dia a dia.

rich-text-image

Homem lendo uma revista no sofá

Como escolher a cor do sofá da sala?

A cor deve ser escolhida conforme o destaque que se pretende dar ao móvel. E, mesmo assim, é interessante pensar em como o sofá irá harmonizar com os demais móveis para compor a estética da sala. 

Cores mais escuras favorecem o uso mais contínuo do sofá, pois escondem marcas de uso e sujeiras, sendo recomendadas para quem tem crianças ou animais em casa (porém, se o pelo do animal for claro, terá maior destaque em um sofá escuro). 

Lembre-se da cor do piso, das paredes e portas do ambiente, isso também influenciará no destaque do sofá.

Sofás de cores neutras tendem a combinar com todo tipo de ambiente. Assim, são cores indicadas se a intenção não é dar tanto destaque ao móvel. Já, se o sofá é pensado como o grande protagonista, é aconselhável escolhê-lo antes de qualquer outro móvel ou objeto de decoração. 

Qual tipo de sofá está na moda 2023?

Segundo o site Home It, os sofás arredondados, reclináveis e retráteis, com armações de bambu e revestimentos em algodão e linho, são grandes referências para 2023, pois proporcionam um design dinâmico e moderno para o ambiente. Se tratando de cores, a tendência está em tons de roxo, dado à sutileza que essa coloração oferece. Além disso, cores vivas e fortes que destacam o móvel. 

Como escolher um sofá na internet?

A escolha deve ser feita  de acordo com o espaço destinado ao sofá, o destaque que o móvel terá e também o orçamento disponível. É necessário analisar a necessidade de uso, se será um sofá-

cama

, de 2 lugares ou mais. Os materiais que compõem o móvel, também influenciam na durabilidade e estética do ambiente.  Por isso, selecionamos modelos de sofá de acordo com as informações citadas: 

  • Sofá retrátil e reclinável

O

sofá retrátil

permite ajustar e

inclinar

, havendo modelos para 2 ou mais lugares.

  • Sofá de 2 e 3 lugares 

Possui o Kit que vem com um

sofá de 2 lugares

e outro com 3, mas também há

sofás de 3 lugares

que vendem separados.

  • Sofá de 4 lugares

O

sofá de 4 lugares

possui um formato maior, havendo modelos que contém chaises que possibilitam maior conforto para deitar ou esticar os pés. 

  • Sofá namoradeira

Com um design sofisticado, o

sofá namoradeira

é ideal para o descanso e para diversos ambientes, como sala de estar e áreas de jardim. São bastante versáteis e dão um charme especial para o local.

  • Sofá Chesterfield

Neste modelo, o

sofá Chesterfield

possui braços mais arredondados, com versões em couro e também em outros tipos de tecidos.

Conclusão

Com muitos tipos e variedades de sofá, é necessário escolher o que mais se adapta às suas necessidades. Para isso, basta enquadrar o orçamento com o espaço disponível para o móvel e o uso que se pretende dar. Há muitos materiais diferentes, regulagens distintas e, com uma busca tranquila com nossas dicas em mente, a escolha certa para um sofá que atenda às suas necessidades será rápida.