Que haja luz: saiba como fazer uma iluminação de led

Disponível em distintos formatos, como a própria lâmpada, fita e outros, a luz de LED é categorizada como um componente eletrônico, utilizado para transformar energia elétrica em energia luminosa.

rich-text-image

múltiplas lâmpadas de luzes brancas

Você sabia que hoje há uma ampla variedade de luzes de LED, disponíveis em vários formatos e oferecendo maior versatilidade? Conhecidas por serem mais econômicas, a luz de LED se destaca pela sua múltipla tipologia e por sua eficiência, quando comparada aos modelos mais antigos.  Ou seja, gastam uma menor quantidade de energia e iluminam tão bem como qualquer outra opção.

Dentre uma lista completa de recursos, como a baixa emissão de calor, é reciclável e não emite raios ultravioleta e infravermelho, o seu grande diferencial é a extensa variedade. Neste artigo, você confere os diferentes tipos de luz LED, disponíveis no site do Mercado Livre. Levamos em consideração tamanhos, cores, intensidade e funções específicas. 

Não deixe de conferir abaixo! 

O que é iluminação em LED?

De forma geral, o LED é um dispositivo capaz de emitir luz de uma forma mais econômica e eficiente. Sendo categorizado como um semicondutor, emitindo luz pela chamada eletroluminescência, ou passagem de corrente elétrica; essa característica faz com que ela se difere das fontes tradicionais. 

Descubra também

como funciona a fita de led

em nosso blog do Mercado Livre. 

Quais são os recursos das lâmpadas de LED?

As lâmpadas LED possuem características únicas e alguns recursos especiais, sendo eles:

  • Emite mais luz: comparada com as lâmpadas convencionais, como as fluorescentes e halógenas, a lâmpada de LED não só possui maior intensidade de iluminação, como também gasta menos energia.

  • Manutenção: a lâmpada de LED é mais resistente e possui menor falha, isso devido aos seus componentes.

  • Meio ambiente: não são nocivas ao meio ambiente, uma vez que cerca de 98% do material utilizado são recicláveis. Além disso, ela pode ser descartada em lixo comum. 

  • Distintas voltagens: a lâmpada de LED está disponível em 12 V, 110 V, 200 V ou ainda bivolt.

Diferentes tipos de iluminação de LED

Com o intuito de trazer distintos formatos de iluminação LED, reunimos alguns modelos, disponíveis no Mercado Livre, que podem melhor lhe atender. Levamos em consideração temperaturas de cores, tipos de soquetes, uso de acordo com o ambiente, entre outros. Confira abaixo! 

LED Bulbo

  • Com design similar aos modelos antigos (formato arredondado e rosca metálica na ponta) e a mais comum, a lâmpada

    LED bulbo

    é ideal para recriar um espaço agradável e funcional, seja para momentos de estudo, trabalho e descontração.

  • É encontrada em diferentes potências, como 10W, 15W, 40W e outros.

  • É ideal para diferentes ambientes, como casa, loja, galpão, por exemplo.

  • De acordo com o modelo, possui soquete e27, que está responsável pela fixação da lâmpada, como também pela conexão com a rede elétrica. 

  • Não emite luz ultravioleta e ultravermelha.

  • Possui alto fluxo luminoso e pode ser adquirida em diferentes temperaturas de cor, como a 6500K, que equivale ao branco frio. 

rich-text-image

Lâmpada LED do tipo Bulbo

LED Tubular

  • A

    lâmpada LED tubular

    possui o mesmo formato das já conhecidas tubulares fluorescentes. Sua principal característica é que além de serem cilíndricas, são também compridas.

  • Fornece iluminação ideal para o dia-a-dia. 

  • Normalmente, são mais procuradas nas cores frias e podem ser encontradas em distintos tamanhos, como 55 cm, 60 cm, 90 cm, 120 cm e outros,  fabricadas, normalmente, em vidro 1850 Lm. 

  • Possui alto fluxo luminoso com potência que pode variar de acordo com o modelo; 20 W, 40 W são as mais comuns. Além disso,  podem ser encontradas em distintas temperaturas de cor.

  • Pode ser encontrada nas voltagens 110 V, 120 V ou bivolt.

  • Há também algumas opções de soquete, como o g13, responsável pela fixação da lâmpada e a conexão de rede elétrica. 

LED Milho

  • A lâmpada

    LED milho

    é muito similar à florescente em luminárias padrão, com base de rosquear. Sua diferença, no entanto, é a sua economia.

  • Ideal para o dia a dia, este modelo possui soquete e27 e pode ser adquirido em distintas temperaturas de cor, como a 3000k, que equivale ao branco quente ou a branco frio, de 6500k.

  • Assim como os demais modelos, conta diferentes potências como 12 W, 18 W, 24 W, 36 W e outros. 

  • Pode ser encontrada nas classificações 110 V, 120 V e bivolt.

  • Com alto fluxo de luminosidade, a lâmpada milho pode ter em torno de 60 LEDs e uma vida útil de 25.000 horas. 

LED Vela

  • Como o próprio nome indica, esse formato de lâmpada traz o

    formato de uma vela

    . Com design diferenciado, fornece um charme a mais ao ambiente. 

  • Podendo ser visualizada como um objeto vintage, é ideal para espaços como salas e quartos. Importante ressaltar que o seu uso é apenas para ambiente interno, já que não pode ser exposta à umidade. 

  • A lâmpada LED Vela possui distintas potências, como 4W, por exemplo.

  • Normalmente, tem as duas opções de voltagem 120V e 220V, ou alimentação bivolt automática. 

  • A lâmpada LED de vela tem como soquete do tipo e14, que é responsável pela conexão com a energia elétrica.

  • Possui diferentes temperaturas de cor, como as opções quente (luz amarelada) e fria (luz branca). 

rich-text-image

Lâmpada LED do tipo Vela

Qual melhor luz de LED para sala?

A melhor lâmpada para sala pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Há quem prefira a iluminação da luz mais intensa; já outros algo mais intimista. No entanto, para além de preferências, é possível identificar qual é a melhor opção do produto, de acordo com o ambiente.

A sala por ser um lugar de descanso, de encontros, bate-papos e também de lazer, normalmente, possui iluminação LED em tom amarelado, tida como morna ou quente. Essa característica traz ao ambiente a sensação de calmaria e aconchego, e por isso tende ser uma opção.

Como saber qual lâmpada de led ilumina mais?

A iluminação de qualquer ambiente tende a ser um dos principais recursos e demandas. Afinal, ninguém quer ficar no escuro, não é mesmo? Pensando nisso, para te ajudar nessa empreitada, reunimos alguns fatores-chave que devem ser levados em consideração, sendo:

  • Lumens: você sabia que a luz de uma lâmpada é medida em médiuns? Pois então, quanto maior o número de lumens, maior será a luminosidade. Para informações mais palpáveis, sempre verifique a embalagem da lâmpada e suas ramificações

  • Eficiência energética: lâmpadas de LED são mais eficientes e são responsáveis por converter mais energia em luz e menor calor. Além disso, possui alta eficiência energética e é ideal para quem busca iluminação brilhante. 

  • Tonalidade de cor: a temperatura da cor da lâmpada é responsável por impactar a percepção do brilho. Ou seja, lâmpadas que possuem uma temperatura de cor mais elevada, fornecem iluminação mais intensa e brilhante; enquanto opções de temperatura de cor mais baixa são mais intimistas e suaves.

Qual fita de led que não precisa ligar na tomada?

Conhecida também como

mangueira de LED

e cortina, essa variação é usual em decorações de festas em geral, sobretudo natalinas. Sua principal característica é a ausência da fonte, conector responsável por passar a energia necessária. 

A fita de led pode ser encontrada em diferentes marcas, tamanhos e materiais de fabricação; o mais comum é o nylon  e o 100% silicone, acompanhado por, em média, 240 lâmpadas com distintas funções de iluminação e variedade de cores, a depender do modelo. Além disso, oferece durabilidade e economia, bem como a sensação de modernidade e sofisticação.

Como escolher a melhor luz de LED?

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor luz de LED, ainda mais quando se há tantas opções. Com o intuito de te auxiliar neste processo, reunimos algumas dicas de ouro para não errar no momento da compra. Veja abaixo. 

  • Formato das lâmpadas: as opções são muitas e variam entre design vintages e modernos. Para uma boa escolha, faça uma curadoria dos tipos que mais lhe agradam e como eles podem conversar com os ambientes.

  • Temperatura de cor da lâmpada: as lâmpadas de LED trazem diferentes cores, que possuem melhor luminosidade de acordo com o local, trazendo recursos para a decoração. As lâmpadas de LED amarelas e âmbar, por exemplo, vistas como cores quentes, proporcionam uma sensação de aconchego, logo, são perfeitas para salas de jantar e salas de estar. Ter essa consciência em relação ao jogo de cores, fará com você não faça escolhas erradas e nem coloque uma lâmpada que não combina com determinado espaço. 

  • Esteja atento a potência: assim como a temperatura de cores, a potência de uma lâmpada de LED também deve ser escolhida a dedo e com muito rigor. Afinal, elas são responsáveis por trazerem melhorias para o ambiente. Aqui, portanto, deve-se considerar o tamanho do cômodo e do seu objetivo com a iluminação. A exemplo de locais de trabalho que demandam maior iluminação, para não comprometer o conforto visual.

Conclusão

Neste artigo, vimos um pouco mais sobre a luz de LED e as diferentes opções, entendemos como cada uma delas casa melhor com os distintos ambientes, assim como a importância de se atentar a potência e a temperatura das cores. Afinal, todas essas informações são responsáveis por fornecer a melhor iluminação, levando em consideração o que você deseja proporcionar com o objeto.

Cientes de que a escolha pela lâmpada de LED pode ser uma tarefa difícil, devido a ampla variedade, você esteve a par de algumas dicas que podem otimizar esse processo, reunimos pontos de atenção e alguns fatores que não podem ser colocados de lado. 

Com uma ótima reputação devido à economia no gasto de energia e com bom fluxo de luminosidade, no site do Mercado Livre você confere com profundidade outros modelos de

iluminação de LED