9 ideias de decoração com fita led

Confira algumas ideias de decoração com fitas LED, que podem deixar o seu lar mais aconchegante e proporcionar iluminação suave, além de estilo para o lugar. Conte com sugestões para diferentes níveis de conhecimento de DIY (Do it Yourself ou, faça você mesmo).

rich-text-image

Sala com fitas LED posicionadas abaixo de prateleiras

Uma tendência em alta para decoração e que pode ser utilizada em diferentes contextos é o uso das fitas de LED. Com facilidade na instalação, permite proporcionar sensações de aconchego e beleza para o lar.

Separamos 9 ideias de decoração com fita LED, fáceis de serem feitas, até mesmo por quem não tem experiência com trabalhos manuais. Podem ser adotadas em diversos cômodos, na área externa e, até mesmo, como decoração para eventos e datas comemorativas.

Confira a seguir!

Quais são os tipos de fitas LED?

Primeiro, é preciso conhecer os tipos de

fitas LED

existentes e identificar quais delas podem ficar melhor na sua decoração. Estão entre elas:

  • Fitas de baixa tensão: sua instalação precisa de um transformador para passar a carga de energia da sua residência, que é de alta tensão (110V ou 220V) para baixa tensão e evitar que ela queime. As fitas convencionais são as de baixa tensão e podem ser compradas em rolos de 5 m.

  • Fitas de alta tensão: são aquelas que podem ser ligadas diretamente na fonte de energia, sem precisar de um transformador para isso. Elas possuem um alimentador próprio. É importante conferir se a voltagem escolhida está alinhada com o da residência.

  • Fita LED Neon: os LEDS ficam dentro de um compartimento de silicone fosco, gerando uma iluminação vibrante, remetendo ao neon.

Como colocar fita LED na parede sem furar?

Em alguns casos, não será possível (ou, então, a pessoa não deseja mesmo) furar a parede para fazer a instalação da fita LED. Nesse caso, uma opção interessante é contar com os modelos que possuem

fita dupla face.

Basta tirar a proteção da segunda face e colar a fita no espaço desejado. Após passar o período festivo, é só removê-la. Não ficam marcas ou manchas e, também, não há necessidade de tampar furos posteriormente.

Nos casos em que a fita LED desejada não tiver a dupla face disponível, há duas outras opções com as quais pode contar:

  • Aplicar a fita dupla face diretamente na fita LED. Caso você não encontre modelos na mesma espessura dela, basta cortar as rebarbas antes da instalação.

  • Contar com

    cola instantânea

    . Contudo, neste caso, as chances de estragar a fita ou precisar de um removedor para tirar a cola dos ambientes nos quais for instalar são grandes.

9 ideias de como colocar fita LED na parede para decoração

Separamos 9 ideias de decoração com fita LED para deixar seu lar bonito e moderno, alinhado com as tendências atuais. Pensamos em dicas voltadas tanto para quem tem mais desenvoltura com trabalhos manuais quanto, também, para quem vai fazer isso pela primeira vez.

1. Decore o quarto das crianças

A decoração com fita LED pode ser uma opção para proporcionar uma iluminação indireta para as crianças, sem incomodá-las com a luz de forma intensa. Isso porque nessa fase, o excesso de estímulo visual pode prejudicar o sono e deixá-los irritados.

Por exemplo, você pode formar um arco com a fita, próximo à parede na qual está o

berço

, como se estivesse emoldurando ele. Além disso, com a possibilidade de poder escolher a cor da fita, é possível harmonizá-la com a decoração.

Se o papel de parede for uma representação do céu, por exemplo, pode ser interessante contar com uma

fita de LED azul

para combinar. Outras sugestões de locais para instalação são:

  • Estantes

  • Prateleiras

  • Nichos

2. Ilumine a cabeceira da sua cama

Seu quarto possui mobiliário em tons mais escuros e deseja dar um destaque maior para quebrar um pouco isso? Ou, ainda, destacar, por exemplo, a região da cabeceira da cama ou em torno de um espelho?

Fitas LED em tons quentes

(como vermelho, amarelo, laranja, âmbar, entre outros) trazem o tom de conforto e aconchego necessário para esse cômodo e ajuda a dar destaque para móveis e itens do seu interesse.

rich-text-image

fita led

3. Instale nos móveis da cozinha

É possível proporcionar uma iluminação diferenciada para cozinha com as fitas de LED. Uma tendência é instalá-la na parte inferior dos

armários

que ficam em cima da bancada ou da pia.

A sensação que provocará é que a iluminação está dentro dos móveis. É uma decoração sofisticada para cozinha e pode ajudar a destacar pontos de interesse, além de auxiliar na visualização ao cozinhar a noite.

Pode, também, ser instalada na lateral da bancada ou da pia, também cumprindo a dupla função de proporcionar uma melhor iluminação e deixar o cômodo decorado.  Além de se destacarem em festas comemorativas, como Natal e Ano novo.

4. Destaque a árvore de Natal

A fita LED pode ser utilizada para dar um destaque para sua

árvore de Natal

, principalmente, se desejar fazer um contraste no visual, combinando luzes frias com decoração em tons quentes e vice-versa.

Por exemplo, se escolheu uma árvore de Natal tradicional, com decoração em vermelho e dourado, pode criar uma iluminação indireta próximo à parede em que ela ficará, com

fita de LED branco

. Ajuda a dar maior destaque para o famoso pinheiro, carro-chefe da decoração natalina.

5. Decore a área externa da residência

Essa é uma opção muito utilizada, também durante o Natal, pela intensidade da iluminação e destacar a residência na vizinhança, mas não se limita a esse momento.

Uma das formas mais utilizadas é contornar paredes, janelas e portas com a fita ou, então, fazendo um desenho. Pode ser temático, como um pinheiro no Natal ou, então, formatos geométricos para decoração, por exemplo.

Porém, é importante saber posicionar, também, a caixinha de transformador do LED quando for instalar na área externa. Ela deve ficar preferencialmente protegida da ação de chuva, possibilidade de raio e excesso de sol para evitar danos.

6. Destaque colunas e grades

Se a residência tem colunas, pilastras internas ou, ainda, queira dar destaque para essa estrutura em varandas e sacadas, uma dica é contorná-la com a fita LED. Se ficar em área externa, lembre-se de separar o espaço para a posição do transformador.

Essa é uma opção que faz um combo atrativo junto com

cascatas de luz LED

. Também é uma decoração bastante utilizada na área de lazer, como piscinas e churrasqueiras, destacando esse ambiente.

7. Iluminar fotos da família e de momentos especiais

Para quem gosta de ter registrado os momentos importantes da vida e trazer para próximo os familiares e pessoas queridas que moram distantes, uma possibilidade é criar um mural de fotos. Uma opção interessante é utilizar grades de metal para

Memory Board

e

mini-pregadores

para exibi-las.

Para tornar esse espaço ainda mais chamativo e destacado, passe a fita de LED ao redor da grade, iluminando o painel de fotos e dando um toque especial para o espaço. E pode ser aplicado, também, em

varais de fotos

, que também são uma tendência atual.

Portanto, separe as fotos de momentos inesquecíveis e compre serviços de

revelação de fotos

. É uma oportunidade de registrar, de forma física, lembranças de dias importantes.

rich-text-image

memory board painel de fotos

8. Ilumine a mesa de jantar em momentos especiais

A fita de LED pode proporcionar uma atmosfera mais intimista quando é aplicada na parte debaixo da mesa em que acontecerá jantares e confraternizações, criando uma iluminação indireta. Ajuda a dar destaque para ela, chamando atenção assim que as pessoas entrarem no ambiente.

Caso opte por modelos que tenham controle de luz, é possível mudá-la de tons de branco para tons quentes, criando uma sensação de aconchego no momento da refeição. Isso porque luzes em tons avermelhados e alaranjados trazem sensação de conforto e intimidade.

Ao longo do evento, é possível deixar a iluminação branca, para dar destaque à

mesa posta e decorada

e, no momento da refeição, mudá-la para esses tons. Ao apagar as luzes, o efeito será semelhante ao de uma iluminação com luz de velas.

9. Destaque as sancas de gesso

Em residências com teto rebaixado de gesso, as fitas de LED podem auxiliar a dar um destaque a mais na região e ainda promover uma iluminação indireta no cômodo.

A instalação nas sancas é feita na parte interna, sem que as fitas fiquem aparentes. Proporciona uma decoração elegante e suave para o ambiente e permite que, ao desligar as luzes principais, fique um efeito de meia luz, proporcionando uma sensação confortável e intimista.

Quanto de energia consome uma fita LED?

Modelos de entrada (ou seja, que não são profissionais e possuem potência mais baixa) possuem consumo de 4,8 watts/metro. Já outros com potência mais robusta consomem, em média, 14,4 watts/metro.

Conclusão

Essas dicas ajudarão a deixar o lar aconchegante e confortável para celebrar diferentes tipos de momentos e festas, com familiares e pessoas queridas. Mesmo não sendo expert em trabalhos manuais, elas podem ser feitas de forma tranquila, sem maiores problemas na instalação. Além de promover um estilo moderno para o ambiente.

Se você está procurando mais ideias para decorar sua casa, em nosso blog você pode encontrar

como decorar e modernizar sua sala de estar

E, para encontrar os melhores modelos de

fitas LED

, acesse o Mercado Livre e deixe a sua casa mais aconchegante com decorações para momentos e datas especiais.