Guia completo: como saber se a bota é de couro?

As botas de couro são um calçado clássico que pode ser apresentado em vários modelos. Mas como saber se é couro mesmo ou um material similar?

rich-text-image

Homem fazendo botas de couro

As botas são calçados presentes há muito tempo em nossa sociedade, usadas para proteger os pés nas mais diferentes ocasiões e permitir a realização de atividades em diferentes locais e terrenos. Além de sua função utilitária e de proteção, as botas também compõem muitos figurinos e trazem aspectos exclusivos que tornam o visual mais charmoso e estiloso, principalmente se falamos de botas de couro.

O material é tradicional e também faz parte do uso pelo ser humano há muito tempo. Mas, com os avanços da tecnologia e a descoberta de novos materiais, é comum encontrar calçados que simulam o couro. Para ajudar você a identificar se o couro é legítimo ou não, criamos esse guia completo para saber se a bota é de couro.

Qual é a diferença de couro para corino?

Quando queremos diferenciar os materiais, precisamos, antes, saber algumas características de cada um deles. Um ponto importante que deve ser destacado é que essas diferenças são melhor reconhecidas quando temos o contato direto com o calçado, ou seja, quando podemos ver, presencialmente, as botas. Isso se explica pelo aspecto que cada material apresenta, desde textura, cor e até o cheiro que emite quando nos aproximamos do calçado. 

Bem, o primeiro ponto é saber que a

bota de couro

, independente do modelo, tem revestimento de origem animal, onde o couro de vaca costuma ser o mais utilizado. Assim, o material será visível no cabedal e todo o revestimento principal da bota. O couro é altamente resistente com alta capacidade de expansão, que faz com que o calçado se molde ao pé dos usuários. 

O corino, por sua parte, é um material sintético, que costuma ter uma base de tecido revestida por materiais que se assemelha ao couro, como camadas de poliuretano ou vinil. A

bota de corino

é, portanto, um calçado de origem sintética, já que os produtos são derivados do petróleo. Podemos destacar algumas diferenças marcantes entre os dois materiais:

  • O couro tem origem animal, principalmente do gado, mas pode ser exótico e extraído de cabras, cobras e jacarés. O corino, por sua vez, é um material sintético derivado do petróleo. 

  • O couro apresenta textura variada, que dá aspecto mais natural e irregular, com a presença de poros e imperfeições. O corino tem textura menos uniforme, é mais brilhante. 

  • O couro animal é resistente e pode durar por muitos anos, mesmo com pequenos rasgos, desgaste e marcas de uso. O corino é facilmente lavável, é econômico, e apresenta um visual similar ao de couro. 

  • O couro é um material respirável, que ajuda na respirabilidade dos pés, enquanto o corino é sintético e completamente impermeável. 

  • Rugas e marcas estão presentes no couro legítimo. Assim, se se apresenta muito simétrica e sem marcas de tratamento, é possível que ela seja de corino. 

  • O couro, quando dobrado, cria vincos e mostra sua elasticidade única. O corino mantém o mesmo formato e cor, o que é uma característica do material sintético. 

  • O couro pode ser tratado de diferentes formas, e aparece como camurça ou nobuck, por exemplo. É o material utilizado em calçados elegantes e casuais, como a

    bota Chelsea

    e alguns modelos de

    coturno

Qual é a diferença entre couro natural e legítimo?

Na verdade, ambos os termos são usados para designar o couro verdadeiro, ou seja, aquele material com origem animal. Assim, se o calçado tem etiqueta que indica sua fabricação em couro natural ou legítimo, significa que ele foi confeccionado em couro. Isso independe se você busca uma

bota cano alto

ou

bota cano baixo

, pois o material é o mesmo. 

A diferença entre os termos pode, em alguns casos, designar a forma e a qualidade com as quais o material foi tratado. Assim, é possível considerar, em alguns casos, distinções entre os termos: 

  • Couro natural: pode ser usado para produtos em que o couro não passou por processos de correção significativos, assim, podem ter marcas e manchas da pele do animal. Além disso, tem aparência mais rústica, mais “ao natural”, e por isso leva esse nome. 

  • Couro legítimo: o termo é usado para indicar que o couro é original, ou seja, tem origem animal e não é um produto sintético. Porém, não indica a qualidade do material ou seu tratamento, sendo apenas usado para comprovar a originalidade do couro. Com isso, você pode encontrar botas de couro legítimo com qualidades distintas. 

Como saber se a bota é de couro mesmo?

Para saber se a bota é mesmo de couro, basta estar atento às características que destacamos antes. Assim, se o material não apresenta marcas, sulcos naturais da pele do animal e tem textura muito brilhosa, pode não ser feito de couro legítimo. Além disso, botas com a indicação PU ou couro vegetal indicam que o produto é feito de corino, ou algum outro material sintético similar ao couro. 

Em alguns casos, pode parecer difícil encontrar as diferenças entre o material sintético e o couro natural. Mas, existem pontos que podem dar a resposta para você se forem notados com a atenção devida. Por isso, na sequência separamos o que você pode fazer para identificar se a bota é ou não de couro:

  • Cheiro: o couro legítimo tem um cheiro muito característico, agradável ao nosso nariz. Se, no lugar de um odor agradável, você sentir cheiro forte de produtos químicos e mesmo plástico, é um indício de que a bota foi feita em couro sintético. 

  • Costuras e bordas do calçado: as bordas e costuras das botas em couro legítimo tem aspecto natural, com imperfeições e rugas, além de um bom nível de flexibilidade. Já as botas de couro sintético apresentam costuras e bordas mais uniformes e alinhadas, dada à facilidade de manipulação do material. 

  • Marcas: o couro genuíno traz marcas e “imperfeições”, como poros, rugas, partes com tons ligeiramente diferentes. O material sintético será padrão e não apresenta essas variações em cor e textura. 

  • Maciez: o couro natural é macio e suave, enquanto o material sintético tende a ser mais rígido e frio.

  • Etiqueta de fabricação: as botas devem vir com identificação que garanta a natureza do couro legítimo, se for esse o material utilizado. Assim, se o produto apresenta etiqueta com símbolos como PU (poliuretano), a bota é feita em couro sintético.

  • Preço da bota: produtos em couro legítimo são mais caros que os feitos em material sintético. Assim, se uma bota estiver muito barata para o que ela oferece, o material de confecção pode ser sintético. 

Qual é a cor natural do couro?

A cor do material pode mudar conforme espécie do animal e o tratamento dado ao couro após seu processo para ser usado na confecção de roupas e calçados. Também há cores diferentes para animais diferentes, como, por exemplo, o couro de gado que tende a ser mais escuro que o de porco. Quando falamos no uso pela indústria, vale lembrar que o couro bovino é o mais utilizado.

De forma geral, o couro de vaca costuma ter cores naturais, que variam de um creme ao marrom escuro. Quando tratados e tingidos, podem aparecer em tons de preto e outras tonalidades afins, como marrom avermelhado ou cinza. Assim, a cor natural do produto não é a mesma que a do couro já tratado e pronto para ser usado em calçados e outras peças de roupa.

Vale lembrar também que existe uma cor que se chama couro, a qual normalmente traz um tom pálido de amarelo e castanho misturados. Porém, quando tratado, esse tom pode realçar ou escurecer. 

Quanto tempo dura uma bota de couro?

O tempo de duração da bota de couro é variável e depende diretamente do uso que você dará ao calçado, além, é claro, dos cuidados com a limpeza e armazenamento correto. Porém, o couro não é um material sensível, que necessita de cuidados extremos para não se danificar; ao contrário, ele é conhecido por sua resistência e flexibilidade que se adapta, a longo prazo, ao formato dos pés de cada um. 

Porém, se bem cuidada e armazenada de forma correta, a bota de couro pode durar mais de uma década. Claro que, para isso, você deve evitar contato prolongado ao sol (e nunca deixá-la sem uso com contato direto da luz solar), que resseca e desbota o couro. O mesmo vale para condições de muita umidade ou água, que podem até mofar o material. 

Além disso, é importante saber que você deve hidratar seus produtos feitos em couro, inclusive as botas. O couro é respirável e resseca ao longo do tempo, já que absorve água e umidade, o que o faz desgastar naturalmente. Você pode hidratar suas botas com produtos específicos pensados para calçados. 

Bota de couro: conforto e resistência por muito tempo

A bota de couro legítimo é um calçado confortável que dura por mais de uma década, adaptando-se perfeitamente ao formato e tamanho do seu pé. Com cheiro agradável e maciez, as botas de couro são tradicionais e marca garantida para quem busca segurança e conforto. Para diferenciá-las das botas de corino, basta ver detalhes na textura, cor e flexibilidade do calçado.

Talvez você também se interesse em saber

como usar botas sem alto

da melhor maneira possível. Visite nosso blog.

Porém, o corino é uma boa opção para quem busca estilo e versatilidade por um preço mais econômico. Assim, saiba quais são suas necessidades e encontre o produto ideal. Acesse no Mercado livre e confira as

botas

disponíveis, de todos os estilos.