Aprenda como usar uma parafusadeira ou furadeira: dicas e passo a passo

As parafusadeiras e furadeiras são ferramentas essenciais, principalmente quando se deseja fazer reparos profissionais ou domésticos ou instalar aparelhos em casa ou em outros locais.

rich-text-image

FERRAMENTAS

Por serem ferramentas muito versáteis, elas permitem cortar diferentes materiais, desde madeira, alvenaria, aço, entre outros. É importante ter um bom conhecimento sobre o manuseio dessas

ferramentas

para que sejam usadas com mais eficiência e segurança. 

Descubra as melhores dicas e instruções passo a passo sobre como usar uma furadeira/parafusadeira de 

bateria

corretamente. Confira agora!

Como escolher a melhor parafusadeira?

Se estiver procurando uma

furadeira e uma parafusadeira

, é importante considerar certos recursos para fazer a melhor escolha possível. Isso é importante quando se trata de saber se a ferramenta será capaz de atender às necessidades do trabalho que você precisa fazer.

Entre essas características estão a potência, o número de níveis de torque, a capacidade da bateria, a velocidade, entre outras. Você poderá observar as dicas a seguir para ajudar na compra da sua furadeira

parafusadeira

Níveis de torque e torque

"Torque" é a função que faz com que a máquina tenha uma determinada potência de rotação. Isso tem uma influência direta no trabalho que a furadeira fará e ao parafusar. É o fator que é implementado quando é necessário controlar e aplicar força com a máquina.

Esse fator é medido em Nm (Newton metros) e, quanto maior o valor, mais responsivo será o motor à rotação. Alguns modelos também vêm com controles de nível de torque, que são usados ao parafusar. 

Assim, é possível aumentar ou diminuir a rotação de acordo com o tipo de superfície que receberá o parafuso. 

Rotação do motor

A velocidade que o motor da ferramenta atinge é outra característica que você terá de considerar, pois influencia o desempenho que ela terá. Alguns modelos vêm com duas velocidades diferentes e você pode mudar a velocidade a qualquer momento pressionando um botão.

Cada modelo vem com um nível específico de velocidade do motor, que pode ser, por exemplo, de 0 a 400 por minuto ou de 0 a 1400 por minuto, dependendo da velocidade. 

Existem alguns modelos, que são os chamados modelos de "impacto", que vêm com uma velocidade de rotação mais alta, que pode chegar a até 2.700 por minuto. Se você acrescentar a isso a potência do motor, a perfuração em superfícies mais sólidas, como rochas, será favorecida. 

rich-text-image

DEWALT

Acessórios e duração da bateria

Se quiser escolher a melhor furadeira para suas necessidades, a bateria é um fator muito importante a ser considerado. É ela que fará com que a ferramenta tenha uma boa capacidade de autonomia. 

Há alguns

modelos de furadeiras/parafusadeiras

que vêm com uma bateria de íons de lítio, o que proporcionará maior durabilidade e desempenho. Até mesmo outros recursos da furadeira farão com que o trabalho seja melhor realizado.

Os acessórios que acompanham a furadeira ajudam a fazer mudanças eficientes e tornam a ferramenta mais confortável para trabalhar. Um exemplo disso são: o cabo de borracha, o indicador de carga da bateria ou a luz auxiliar. 

Parafusadeira elétrica com fio ou sem fio: qual é a melhor?

Existem dois tipos de parafusadeiras elétricas no mercado: as parafusadeiras com fio e as

furadeiras a bateria

. Se você quiser saber qual é a mais adequada para suas necessidades, aqui estão alguns pontos a serem considerados.

Parafusadeira com fio

As parafusadeiras elétricas com fio geralmente são mais potentes e também mais econômicas. Outra vantagem é que você não precisa carregá-la antes de usar, pois ela é conectada diretamente à fonte de alimentação. 

A principal desvantagem é que o cabo pode ser um pouco incômodo quando se trata de limitar seus movimentos e, se você quiser levá-la para um local distante de uma tomada elétrica, terá de usar uma extensão.

Parafusadeira a bateria

A parafusadeira a bateria permite que você tenha mais liberdade de movimento ao usar a ferramenta, e você pode levá-la para qualquer lugar. No entanto, você deve estar ciente de que esse tipo de ferramenta custa mais do que uma com fio, e a potência pode ser um pouco menor.

Como usar uma parafusadeira elétrica?

A primeira coisa que você precisa saber ao usar uma

parafusadeira elétrica

é o tipo de parafuso de que vai precisar, pois é a partir dessa informação que você poderá saber o diâmetro indicado da ponta que vai usar e quanta força e potência serão necessárias para realizar a tarefa da melhor forma possível.

Aqui está um resumo passo a passo para que você possa ter uma ideia mais clara do que está envolvido no uso de uma parafusadeira elétrica.

Montagem da parafusadeira elétrica

A parafusadeira elétrica não precisa de um conjunto gigante de chaves para ser montada, mas essa ferramenta substitui todas as outras, você só precisará dos bits da sua parafusadeira.

Os diferentes modelos de chaves, como torx, fenda simples, hexagonal ou philips, por exemplo, podem ser encaixados no soquete de sua parafusadeira, sendo utilizados de acordo com seu diâmetro e a necessidade do parafuso. 

A grande maioria das chaves de fenda do mercado vem com um ímã que facilita a fixação das peças na ferramenta. 

Uso da parafusadeira elétrica

Depois de ter a peça correspondente no bocal, você precisará ir até o batente. Como se trata de uma peça que vem motorizada, é muito comum que, ao utilizá-la, o gatilho seja apertado até o fundo, forçando a saída do parafuso.

Aconselhamos que você acalme sua ansiedade e mantenha a calma. As chaves de fenda geralmente vêm com um gatilho ajustável, portanto, é recomendável que você comece com uma pressão suave e, quando tiver uma aderência boa o suficiente na peça de trabalho, comece a forçá-la, se necessário.

Recomendamos que você use o mesmo movimento para qualquer peça que estiver desparafusando. Também é importante que você mantenha uma pressão constante da parafusadeira sobre o parafuso, para evitar danificar a superfície ou arrancar a peça. 

rich-text-image

FUSADEIRA

Algumas perguntas frequentes sobre o uso de parafusadeiras e furadeiras elétricas

  • Como usar uma parafusadeira e uma furadeira na perfuração?

Para perfurar, você precisará usar a furadeira na função de perfuração. Elas geralmente vêm em diferentes espessuras, e é recomendável usá-las em superfícies como madeira ou paredes. Dessa forma, você só precisa escolher a broca para perfurar a superfície que deseja perfurar. 

  • Como usar uma parafusadeira ou furadeira elétrica para montar ou desmontar um móvel?

Se precisar montar ou desmontar um móvel, você precisará usar a função de parafusadeira, na qual precisará usar diferentes bits. As brocas vêm em diferentes tipos, como Phillips, por exemplo, e em diferentes tamanhos, que dependem do tamanho do parafuso que você precisa colocar ou retirar. 

  • Que tipo de superfície pode ser perfurada com uma parafusadeira ou furadeira elétrica?

Tanto a furadeira quanto a parafusadeira elétrica permitem perfurar até cerca de 10 mm de aço, aproximadamente 35 mm de madeira e em torno de 12 mm de alvenaria. Isso é em termos gerais e para os modelos mais comuns que você encontrará no mercado.

  • Como saber se a parafusadeira é resistente?

Quando quiser escolher sua parafusadeira elétrica, é sempre aconselhável observar o torque que ela tem, pois é aí que está a medida da força que a ferramenta terá. 

Também é necessário avaliar o controle de torque, pois de nada adiantará ter grande força e potência se não souber como aplicá-las de forma eficiente. É esse controle que modera a força aplicada à ponta da ferramenta, reduzindo os danos que podem ser causados à parafusadeira. 

  • Qual é a diferença entre uma parafusadeira de 12V e uma de 20V?

A fonte de alimentação da parafusadeira elétrica é sempre um fator importante a ser considerado. Isso ocorre porque há alguns modelos que você encontrará no mercado com uma fonte de alimentação de 12 V ou com uma fonte de alimentação de 20 V. 

Se você usa apenas uma parafusadeira em sua casa, o modelo que vem com uma fonte de alimentação de 12 V será suficiente para atender às suas principais necessidades em casa. Com esse tipo de parafusadeira, você poderá remover ou inserir parafusos, fazer manutenções ocasionais e perfurar superfícies que causam menos impacto.

No entanto, se você precisar de uma parafusadeira elétrica para uso profissional, será melhor comprar uma parafusadeira de 20 V, pois ela será uma ferramenta mais robusta e capaz de perfurar uma ampla gama de diferentes tipos de estruturas.

Com toda essa informação em mãos, agora você pode ir ao Mercado Livre e escolher aquela que será sua nova parafusadeira e furadeira elétrica.