Monitor para PC: Diferenças entre 144 Hz e 240 Hz

A taxa de atualização de um monitor (medida em Hz) representa a frequência com que a tela pode exibir quadros diferentes por segundo. Por exemplo, um monitor de 144 Hz permite atualizar a tela completa aproximadamente 144 vezes por segundo, enquanto um monitor de 240 Hz faz isso 240 vezes por segundo.

Quando lançado, o padrão de 144 Hz causou polêmica no mercado pois muitos argumentavam que não era possível perceber a diferença além de 30 FPS. No entanto, ficou evidente que a diferença em 144 Hz é perceptível. Posteriormente, surgiram os

monitores

com 240 Hz.

Conheça abaixo as diferenças entre as duas taxas de atualização de tela e escolha a que melhor atende ao seu estilo. 

rich-text-image

gaming

De 60 Hz a 144 Hz

Antes do padrão de taxa de atualização atingir 140 Hz, as pessoas acreditavam que o olho humano não poderia perceber nada além de 60 Hz. No entanto, com o

lançamento dos monitores

de 144 Hz, ficou demonstrado que o olho humano é capaz de distinguir a diferença entre essas duas frequências.

O primeiro aspecto a destacar é que os jogos parecem muito mais fluidos e suaves, uma grande vantagem especialmente em games competitivos como Valorant ou o CS: GO. Essa melhoria resulta em tempos de resposta mais curtos e maior agilidade nos jogos. 

Maior realismo nos movimentos do jogo

Se está acostumado a jogar em

monitores

com uma taxa de atualização de 60 Hz ou menos, a transição para um monitor de 144 Hz pode ser fascinante e extremamente realista. Inclusive, pode até perceber uma diferença notável na fluidez dos movimentos, comparados ao movimento real de uma pessoa.

Muitos gamers valorizam esse aspecto, principalmente em jogos de esporte como FIFA 21 ou NBA 2K21, bem como em alguns jogos de corrida. São títulos nos quais a atenção aos detalhes de movimento, ou os frames, é fundamental para apreciar a jogabilidade completa.

Maior velocidade de reação

A capacidade de jogar títulos que exigem alta velocidade sem problemas de frames é um grande avanço para qualquer gamer. Em alguns vídeo games como Counter Strike: GO ou Fornite, por exemplo, onde a velocidade é essencial, é fundamental uma sincronização precisa entre a visualização e o controle.

A informação que chega ao cérebro através da visão envia sinais lógicos para realizar manobras precisas com os controles. Portanto, com informações visuais completas, as respostas se tornam eficazes.  

Maior fluidez nos detalhes

O realismo nos jogos não se limita apenas ao movimento nos personagens. Em títulos como o Horizon Zero Dawn ou o The Last of Us I e II, os cenários possuem um grau de detalhe muito perceptível.

Um monitor de 144Hz pode reproduzir FPS renderizados pelo

computador

para capturar o movimento realista dos elementos do jogo da forma mais suave possível. Isso inclui a forma como a luz atravessa os objetos, as ondas do mar, a grama, o movimento das árvores, o efeito do vento nas roupas, entre outros detalhes. 

O hardware ideal

Na hora de comprar um

monitor

de 144Hz, é importante prestar atenção ao tipo de hardware do PC, para garantir que possa atingir uma taxa de atualização de 144Hz ou mais.  

Se a GPU não é capaz de renderizar os gráficos com qualidade e velocidade suficientes para atingir uma boa taxa de FPS, as vantagens e melhorias oferecidas por esse tipo de monitor serão desperdiçadas.

rich-text-image

monitor

De 144 Hz a 240 Hz

Ao mudar de um

monitor de 144 Hz

para um monitor de 240 Hz, a diferença pode não ser tão abismal quanto a transição de um monitor de 60 Hz ou 120 Hz para um de 240 Hz. Normalmente, as pessoas se adaptam rapidamente aos 240 Hz. Porém, jogando em um monitor de 144 Hz, a diferença na taxa de atualização é importante, e notável.

Tire o máximo proveito da placa gráfica

Se possui uma configuração de PC com uma placa

RTX

4070 para jogos e usa um monitor de 165 Hz com resolução de 1440p, certamente desperdiçará o potencial da sua nova placa, especialmente em jogos com resolução de 1440p e taxas de atualização mais altas do que 165Hz.

Quanto maior a taxa de atualização disponível no monitor, melhor será a experiência de visualização. 

Escolha o monitor IPS ideal

Um

monitor a 240 Hz

é excelente para jogos de tiro, mas isso não significa que esteja limitado a apenas esse tipo de games. 

O importante a levar em consideração é que um monitor que opera a 240 Hz é igualmente funcional em taxas de atualização mais baixas, o que o torna super versátil. Nesse sentido, é essencial escolher uma tela de qualidade, com um painel IPS.

Os monitores mais antigos costumavam usar painéis TN, destacados por sua velocidade, porém com pouca fidelidade de cor. Com as inovações tecnológicas, os painéis IPS fazem com que os jogos se destaquem em brilho e cor, oferecendo taxas de atualização de até 240 Hz, ideais para jogos. 

HDRi, Black eQualizer e áudio com 2.1 canais

Grande parte dos

monitores

que são equipados com taxas de atualização de 240 Hz também incluem melhorias de qualidade que tornam a experiência de jogo ainda mais realista. Um exemplo disso é o HDRi inteligente, que funciona otimizando o conteúdo HDR e adicionando simulação HDR em conteúdo SDR. 

Os recursos Black eQualizer e Light Turner ajudam a equilibrar brilho, contraste e temperatura de cor, garantindo que áreas mais escuras e brilhantes mantenham os detalhes. Isso é essencial para jogadores competitivos que não querem perder nenhum detalhe em qualquer canto da tela.

Existem também monitores que oferecem áudio embutido de qualidade para uma experiência de som superior. Com alto-falantes de canal de áudio 2.1, por exemplo, é possível tirar o máximo proveito do som imersivo no ambiente.

240 Hz para PC

Atualmente, a taxa de atualização 240 Hz está disponível para

PC

, enquanto os consoles ainda estão limitados a 120 Hz. Se possui um monitor de 240 Hz, o ideal é optar por uma resolução 1080p ou 1440p, e se possível, uma conexão DisplayPort 1.4 para melhor desempenho. 

Esses

tipos de resoluções

não são tão difíceis de alcançar com placas gráficas modernas. Mesmo placas gráficas de gama média podem lidar facilmente com 1080p, enquanto modelos mais recentes podem suportar até 240 Hz ou 144 Hz.

Com um hardware mais potente, como as placas da série RTX 40 da NVIDIA ou a RDNA 3 da AMD, é possível aproveitar ao máximo os 240Hz, com maior velocidade e desempenho. No entanto, atualmente, monitores de 240 Hz com definição 4K não são recomendados, já que não existem jogos compatíveis com essa resolução, tornando essa configuração um desperdiço de dinheiro.

É necessário trocar um monitor de 144Hz por um monitor de 240Hz?

Para quem se considera um

gamer

competitivo, essa diferença na taxa de atualização é importante, pois pode influenciar muito no desempenho como jogador. O padrão atual para jogos de console é de 60 FPS.

No entanto, ao fazer essa transição em um PC, é essencial verificar que o computador possa rodar jogos a 240 FPS. Caso contrário, investir em um monitor de 240Hz não faz sentido, porque a taxa de atualização não será aproveitada.

Também é recomendável atualizar os componentes do PC até garantir que possa rodar os jogos favoritos a pelo menos 240 FPS. Existe uma diferença clara entre um monitor de 144Hz e um de 240Hz. 

Além disso, é provável que os preços dos monitores com taxas de atualização mais altas fiquem mais acessíveis com o passar do tempo.

rich-text-image

pc

Conclusão

A escolha por uma tela de 240 Hz vai depender do tipo de jogador e do orçamento disponível para a compra. Para quem joga com console, uma tela de 240 Hz não é necessária, sendo mais do que suficiente uma de 144 Hz.

Para gamers ocasionais, um

monitor

de 144 Hz é super adequado, especialmente para jogar games de ação ou aventura, que não exigem uma taxa de atualização muito alta. 

No entanto, para jogadores competitivos, que adoram jogos de tiro em primeira ou terceira pessoa em tempo real, investir em um monitor de 240 Hz pode melhorar consideravelmente a qualidade e experiência de jogo. Monitores de alta taxa de atualização podem fazer uma grande diferença no desempenho do jogador, oferecendo uma vantagem competitiva. 

Com todas essas informações sobre as diferenças entre um monitor de 144 Hz e um de 240 Hz, é hora de entrar no MercadoLivre, comparar preços e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades de jogo!