Guia completo: como escolher o melhor monitor gamer

Um bom

monitor gamer

proporciona experiência ainda mais emocionante e imersiva, possibilitando até o avanço do jogador em títulos mais competitivos. Isso porque, com uma experiência de imersão e envolvimento com o jogo, é possível aprimorar conhecimento e reflexos decisivos para competições. Jogar fica ainda mais agradável com melhor qualidade de imagens e cores.

rich-text-image

Jovem jogando online

A boa escolha está relacionada às especificações do próprio

monitor

, sua configuração e detalhes relativos ao processamento e geração de imagens (como baixo tempo de resposta e alta taxa de atualização), além de seu tamanho total. Listamos algumas opções de monitor gamer e suas características, para a escolha ser adequada às suas necessidades. 

Qual o melhor monitor gamer em 2023?

A resposta é relativa, pois depende de fatores que estão além das configurações e da capacidade do

monitor gamer

. Ainda assim, é possível destacar modelos e marcas de monitores que apresentam altos valores para taxas de atualização e resolução, além de recursos extras que trazem ainda mais imersão para quem joga.

Além da variedade de especificações, há também a opção de escolher entre monitores com a tela plana (tipo mais tradicional) e

monitor gamer curvo

, com a tela côncava (com a curvatura para dentro), que oferece imagem mais ampla e presente em diferentes ângulos.

Na sequência, você confere algumas opções de

monitores

considerando as especificações como taxa de atualização e resolução, o custo-benefício e a versatilidade.

Monitor custo-benefício

Diversas marcas conhecidas apresentam monitores com custo relativo baixo. Dentre muitas, deixamos um destaque para o

monitor gamer AOC

Hero 24G2. Ele traz especificações e um preço adequado para quem visa ter qualidade de imagem sem um investimento tão alto.

O monitor conta com:

  • Tela: LCD de 24 polegadas e proporção 16:9, tamanho que oferece comodidade ao usar o monitor.

  • Resolução: Full HD de 1920x1080 pixels, gerando imagens de alta definição e qualidade.

  • Taxa de atualização: 144 Hz. É a velocidade de atualização da imagem no monitor, com boa frequência que proporciona imagens e transições mais suaves e naturais. Quanto maior o valor, com mais frequência a imagem é atualizada. Para jogos, uma boa taxa de atualização é um fator determinante para a fluidez da experiência.

  • Painel: tipo IPS, que possibilita cores vivas e reais em qualquer ângulo em que o monitor for visto. A sigla IPS vem do inglês In Plane Switching e representa com leds alinhados de forma horizontal e bastante precisa. Como os leds são os formadores do pixel, que por sua vez gera a imagem, esse monitor proporciona as cores mais vivas e o maior contraste entre elas. 

  • Tempo de resposta: nesse caso, medido em MPR. É o tempo que um pixel fica visível na tela em meio a trocas de imagem. Em jogos, o movimento é constante, seja pelos planos principais de visão ou pelos planos de fundo e cenários. O tempo de resposta no AOC Hero 24G2 é de 1 ms (milisegundo), bastante rápido que proporciona muita fluidez na imagem.

  • Conexões: 2 HDMI 1.4, 1 conexão DisplayPort 1.2 (para periféricos), 1 VGA/D-Sub e 1 Jack de 3.5 mm.

  • Dimensões (altura x comprimento x largura) e peso: com suporte, tem 504.61 mm x 227.36 mm x 539.05 mm. Sem suporte tem 322.1 mm x 47.2 mm x 539 mm. Peso com suporte, pronto para uso, de 9.37 kg

Além disso, o monitor pode ser usado na horizontal ou na vertical, ambas com ângulo de visão de até 178°. Possui redução de luz azul, ideal para o uso noturno e descanso dos olhos.

O monitor está disponível na combinação preto com vermelho e conta com tecnologia FreeSync Premium, que alinha o funcionamento do monitor com o da placa de vídeo AMD para evitar travamentos. 

Monitor gamer 4K

A resolução 4K traz qualidade de ultra definição da imagem e aspecto realista e cinematográfico. O

monitor gamer 4K

proporciona uma experiência ainda mais rica para o jogador e com até 4 vezes mais de pixels. 

Alinhada à resolução, os demais parâmetros também funcionam para proporcionar imagem viva, fluída e agradável.

Alguns exemplos de

monitor gamer 4k

custo-benefício: 

O

monitor gamer LG

27UL650, está disponível na cor branca e traz consigo a ultra resolução como diferencial. Mesmo tendo um valor elevado, é uma opção se a busca está na relação custo-benefício do produto. 

Ele conta com o seguinte:

  • Tela: LED de 27 polegadas. A tecnologia LED proporciona cores e imagens mais nítidas, a emissão de luz para a tela é feita individualmente por cada um dos leds que compõem o display. Proporção da tela de 16:9.

  • Resolução: 4K Ultra HD de 3840x2160 pixels. A resolução proporciona imagens com alto nível de detalhe e definição. O computador precisa de uma boa placa de vídeo para obter o melhor rendimento possível.

  • Taxa de atualização: 60 Hz.

  • Painel: IPS, proporcionando imagens definidas e cores constantes em diversos ângulos.

  • Tempo de resposta: medido em GTG, mostra o tempo necessário para um pixel mudar de cor. É uma medição que toma um parâmetro diferente da medição MPR. No LG 27UL650, o tempo de resposta GTG é de 5 ms.

  • Conexões: 2 HDMI, 1 DisplayPort 1.4 e 1 Jack de 3.5 mm

  • Dimensões (altura x comprimento x largura) e peso: com suporte, 567.3 mm x 230 mm x 613.1 mm. Sem suporte, 364.4 mm x 44.6 mm x 613.1 mm. Peso sem suporte de 4.4 kg e com suporte de 6.1 kg. 

O ângulo de visão, tanto vertical quanto horizontal, é de 178°. Assim, é possível ver detalhes e nitidez mesmo estando posicionado quase ao lado do monitor. Conta com tecnologia Dynamic Action Sync e FreeSync.

rich-text-image

Sala de gamer

Outro modelo é o

monitor gamer Samsung

UHD U32J590UQ de 32 polegadas. Ele possui ultra resolução com boa velocidade de resposta, ideal para quem visa jogar com níveis de detalhes altos, uma tela grande e com um preço acessível. 

Tem como especificações:

  • Tela: LED de 32 polegadas com proporção de 16:9. Telas em LED proporcionam balanceamento de cores e nitidez melhores na imagem gerada no monitor. 

  • Resolução: 4K Ultra HD de 3840x2160 pixels. Alta resolução e um minucioso nível de detalhes, também utilizada para filmes e séries. Como ocorre com outros monitores 4K, é necessário ter uma boa placa de vídeo para conseguir o máximo desempenho e qualidade de imagem do monitor. 

  • Taxa de atualização: 60 Hz.

  • Painel: painel VA, com cristais líquidos colocados e alinhados em sentido vertical. A sigla VA vem do termo Vertical Aligned, que denota o modo de alinhamento dos cristais. Isso resulta em uma relação direta da distância e do ângulo de visão para a qualidade de imagem do monitor. Possui contrastes de qualidade e definição e tempo de resposta geral. Um detalhe é que quanto mais longe, mais distorcida fica a imagem. 

  • Tempo de resposta: medido em GTG, tem valor de 4 ms.

  • Conexões: DisplayPort 1.2, HDMI 1.4 (1) HDMI 2.0 (1) e Jack 3.5 mm 

  • Dimensões (altura x comprimento x largura) e peso: com suporte, 534.5 mm x 250.5 mm x 729.5 mm. Sem suporte, 427.8 mm x 56.4 mm x 729.5 mm. Peso sem suporte de 5.5 kg e com suporte de 6.3 kg.

O monitor está disponível em preto, não é giratório e tem ângulo de visão de 178°. Também conta com tecnologia FreeSync.

Monitor gamer Alta definição

O Samsung

Odyssey 49 Neo G9 33708

é um modelo curvo, com 49 polegadas e qualidade de resolução DQHD, sendo uma tela mais larga com imagens detalhadas e rápido tempo de resposta, tornando-se um monitor completo para gamers.

Contém um preço elevado, sendo destinado para quem busca um investimento considerável e a longo prazo, com uso específico e contínuo de um monitor de alta qualidade.

O

monitor Samsung

Odyssey 49 Neo G9 conta com:

  • Tela: LCD de 49 polegadas e proporção 32:9. 

  • Resolução: DQHD de 5120x1440 pixels. Alto nível de detalhe, nitidez, cores e uma imagem realista. O termo DQHD é a sigla para Dual Quad HD, e equivale a duas telas de resolução QHD colocadas lado a lado. Por sua vez, QHD significa Quad HD, também conhecido como 2K, com resolução de 2560x1440 pixels. 

  • Taxa de atualização: 240 Hz. Valor alto que faz com que o movimento e as alterações de imagem na tela sejam rápidas, eficientes e sutis, sendo agradáveis aos olhos. 

  • Painel: VA, com cristais líquidos colocados verticalmente. A sigla VA significa Vertical Aligned, que proporciona contrastes de alta qualidade e detalhes.

  • Tempo de resposta: medido em GTG, tem valor de 1 ms.

  • Conexões: DisplayPort 1.4, 2 HDMI 2.1 e 2 USB 3.0, permitindo conexões com periféricos e outros dispositivos.

  • Dimensões (altura x comprimento x largura) e peso: com suporte, 537.2 mm x 418.3 mm x 1149.5 mm. Sem suporte, 363.5 mm x 287.4 mm x 1149.5 mm. Peso com suporte de 14.5 kg e sem suporte de 11.9 kg. 

É um modelo giratório, reclinável, com ângulo de visão disponível de 178°. É branco na parte de trás e preto na parte da frente. Conta com as tecnologias FreeSync Premium Pro, G-Sync e Adaptive-Sync.

Como escolher um bom monitor para jogos?

Além das especificações dos monitores, outros fatores devem ser considerados no momento de escolher o monitor ideal. Por isso, listamos 7 dicas que podem auxiliar no processo, sendo:

Conheça seu computador e notebook

Você pode escolher o monitor com as mais altas especificações e faixa de preço do mercado, mas se não possuir uma placa de vídeo e processador com boas configurações, não terá o rendimento máximo e possível do display. Então, saiba as especificações do

computador

, principalmente da placa de vídeo e do processador, para comprar um monitor compatível.

Saiba o tamanho e a proporção do monitor

Saber as dimensões é fundamental para ver se o monitor é compatível com o espaço disponibilizado para o uso do computador, ou seja, o lugar onde o monitor estará. Telas muito grandes, como a do

Samsung Odyssey

de 49 polegadas, necessitam de bom espaço para serem usadas da forma correta. 

Há telas retas e curvas, display retangulares e ultra-wide, e tudo isso deve ser analisado antes de se escolher o novo monitor.

Confira a compatibilidade dos jogos

Além disso, há jogos que não são pensados para telas ultra-wide, por isso, também é interessante conferir a compatibilidade de cada título e a resolução e proporção ideal para o aproveitamento do jogo. 

Escolha pela resolução

Quanto maior a resolução, mais nítida e real será a imagem. Porém, também será maior a demanda do monitor, o que exigirá um setup mais avançado e placa de vídeo com boa configuração. Por isso, veja a real necessidade e qual resolução você busca. 

Verifique a taxa de atualização

Aqui vale a mesma regra de quanto maior o valor, melhor a imagem e mais exigências o monitor fará para sua placa de vídeo. A taxa de atualização, medida em Hertz, faz referência aos quadros por segundo que o monitor consegue reproduzir. Por isso, quanto maior a taxa, mais quadros serão processados e mais fluida será a imagem. Os valores podem ser de 30, 60, 120, 144, 240 e mais Hz de frequência.

Confira o tempo de atualização

Faz referência ao tempo que um pixel alterna de cor ou pode ficar visível (medição GTG e MPR, em ordem). Quanto menor o valor, mais rápido será processada a alternância na imagem. Há monitores de 8 ms a 0,5 ms de tempo de resposta.

rich-text-image

mulher jogando esports

Procure tecnologias G-Sync e FreeSync

São tecnologias que alinham o funcionamento do monitor com a placa de vídeo, lançadas pela Nvidia e AMD, respectivamente. 

Conclusão

Existem muitas opções para monitor gamer, que contemplam diversos estilos de jogadores e suprem demandas distintas. É possível encontrar qualidade alinhada a orçamentos curtos e poder desfrutar de bons monitores. A escolha por um monitor gamer fará com que você jogue de outra forma, experimente cores e jogabilidades diferentes. A imersão é maior e o jogo mais emocionante.