Guia Completo para Escolher a Mesa de Jantar Perfeita: 4 Cadeiras vs. 6 Cadeiras

As mesas de jantar estão entre os itens mais importantes de uma casa, pois é nela que as refeições são consumidas. Mesas de 4 e 6 lugares possuem diferenças para o uso diário e podem afetar a decoração da sua residência. Compare e veja qual modelo faz mais sentido para você!

rich-text-image

mesa de jantar em uma cozinha

As mesas de jantar desempenham um papel muito importante na casa de grande parte das pessoas, já que a maioria das refeições são feitas com todos sentados nelas. Além disso, muitas mesas também não cumprem apenas a função prática, mas também acumulam uma função decorativa que contribui para harmonia de todo o ambiente.

Mas a decisão entre escolher uma mesa de jantar de 4 cadeiras ou de 6 cadeiras pode ser complicada para grande parte das pessoas. Afinal, quais os benefícios de ambas? Em quais situações uma deve ser escolhida sobre a outra?

Para te ajudar nessa questão, preparamos abaixo um guia completo onde exploraremos as características de cada tipo de mesa, compararemos modelos e os motivos para escolher cada uma delas. Assim você pode tomar a decisão acertada na hora de escolher o móvel para sua casa.

Confira. 

Quanto espaço uma mesa de jantar deve ter?

O espaço de uma

mesa de jantar

depende do tamanho, do formato e do número de lugares que ela oferece. Também é importante considerar o espaço que sobrará ao redor da mesa, para que ela não atrapalhe as pessoas andarem dentro da casa.

É recomendável que cada pessoa na mesa tenha entre 60 e 70 cm de largura de espaço, para que todos possam se mover e se alimentar de forma confortável. 

Por que escolher uma mesa de 4 cadeiras?

As

mesas de 4 cadeiras

são populares e não é para menos, já que elas oferecem várias vantagens e suprem diferentes necessidades da residência. Veja abaixo alguns dos motivos que podem fazer você considerar adquirir uma mesa com 4 cadeiras. 

  • Economia de espaço: uma mesa de quatro cadeiras ocupa um espaço relativamente pequeno quando comparada a modelos maiores. Elas podem ser ideais para ambientes menores ou apartamentos mais compactos, por exemplo.

  • Redução de custos: justamente por serem menores, as mesas com quatro cadeiras costumam ser mais baratas que modelos maiores. Por consequência, a manutenção desse tipo de móvel também é mais acessível.

  • Pode agradar apreciadores do minimalismo: uma mesa que possui apenas quatro cadeiras contribui para criar um clima mais aconchegante em certos ambientes, justamente por não ocupar muito espaço e ter um design um pouco mais comedido. A interação entre as quatro pessoas sentadas na mesa também é mais próxima, já que o espaço é reduzido. 

Por que escolher uma mesa de 6 cadeiras?

Para quem busca uma opção de mesa com mais alguns lugares para receber família e amigos, as

mesas de 6 cadeiras

podem ser a opção ideal.  Vamos conferir abaixo alguns benefícios de optar por esse tipo de móvel.

  • Acomoda mais pessoas: os seis lugares permitem que mais convidados sejam recepcionados na casa. Caso seis pessoas não estejam presentes para preencher todos os lugares, os ocupantes da mesa terão um espaço a mais para se movimentar mediante as cadeiras vazias.

  • Pode servir como item de decoração: algumas mesas vão além de cumprir apenas o propósito prático e passam a fazer parte da decoração do ambiente como um todo. As mesas de seis cadeiras normalmente possuem um formato retangular mais elegante e podem ser encontradas em diversas cores e fabricadas em diferentes materiais.

  • Comporta mais pratos: além de ter espaço para mais gente, uma mesa de seis cadeiras oferece mais espaço para as comidas que ali serão expostas. Portanto, se você tem a tradição de cozinhar muitos pratos, esse tipo de mesa pode ser uma opção. 

Mesa de jantar com 4 lugares

Para ajudar em sua pesquisa, listamos abaixo alguns modelos de mesas de jantar com quatro lugares. Cada uma possui suas próprias características e estilo para você comparar e decidir qual mais combina com a sua casa.

Mesa De Vidro Jantar 4 Lugares Textura Quadrada Cor Craqueado

  • Essa

    mesa de vidro

    tem a sua estrutura fabricada em aço, material que garante durabilidade e resistência para o móvel.

  • A mesa possui 75 cm de altura, 62 cm de comprimento e 62 cm de largura. O tamanho é suficiente para comportar as quatro pessoas de forma confortável.

  • A estrutura da mesa é compatível com tampas de vidro, madeira ou pedra, caso você queira trazer um estilo ainda mais único para ela.

Mesa De Jantar Industrial Pé Metal 120x80 Sacada Gourmet

  • A

    mesa tem um formato retangular

    e conta com um estilo nórdico em um acabamento semi fosco em toda sua estrutura.

  • O tampo da mesa é feito de MDP, um material altamente resistente à água e ao calor. Já a base da mesa é feita de aço e coberta com uma pintura que evita ferrugem e que não descasca com o tempo.

  • A mesa tem as dimensões de 80 cm de largura, 120 cm de profundidade e 74 cm de altura.

Conjunto Mesa Eiffel 4 Lugares Preto Madeira Mdf Eames

  • A

    mesa

    tem um tampo feito do material MDF, que é derivado da madeira e apresenta uma grande resistência e durabilidade.

  • A mesa tem 90 cm de diâmetro e 74 cm de altura. Além disso, ela também já vem equipada com quatro cadeiras.

  • As cadeiras são feitas de um plástico leve e flexível, com sua base feita de madeira e metal que garantem firmeza para quem está sentado. 

Mesa de jantar de 6 lugares

Para quem busca mais espaço e área útil, uma mesa de jantar de seis lugares pode ser a opção perfeita para sua residência. Confira abaixo três modelos do tipo e avalie qual mais combina com a sua casa. 

Mesa De Jantar Tampo Mdf E 6 Cadeiras Atlanta Chanfro Gd

  • Esse conjunto é composto por uma

    mesa retangular e por seis cadeiras

    estofadas com espuma e revestidas em suede, um material confortável.

  • A mesa possui um tampo de vidro e a estrutura é feita em material MDF na cor branca, e a base em MDF da cor marrom.

  • A mesa possui 80 cm de altura, 90 cm de largura e 180 cm de comprimento. Toda essa estrutura suporta até 50 kg. 

rich-text-image

mesa de jantar 6 lugares

Mesa Eames 6 Lugares Base Madeira Tampo Vidro Retangular 120

  • A

    mesa

    conta com um tampo de vidro temperado transparente que oferece resistência.

  • A base da mesa é feita de madeira na cor castanho com os pés em formato cruzado para garantir estabilidade e design minimalista.

  • As dimensões da mesa são: 76 cm de altura, 120 cm de largura e 75 cm de profundidade. Tudo isso consegue suportar até 40 kg. 

Mesa De Jantar 6 Lugares Poliana

  • A

    mesa de jantar

    tem um tampo retangular de MDP e pintura brilhante. Já a base da mesa é feita de MDF e possui um design moderno e elegante.

  • As cadeiras acompanham a mesa e possuem estofado em veludo cinza medindo cerca de 98 cm de altura e 42  de largura cada uma.

  • A mesa tem 80 cm de altura, 90 cm de largura e 180 cm de comprimento no total.

Qual tipo de mesa de jantar ocupa menos espaço?

O tanto de espaço que a mesa de jantar ocupará irá depender de quantos lugares ela possui. No entanto, é possível dizer que normalmente as

mesas redondas

possuem uma área de superfície menor, o que ocupa menos espaço nos ambientes. 

As mesas quadradas ou retangulares também podem favorecer a economia de espaço, pois podem ser encostadas em cantos com ângulos de 90 graus. Tudo dependerá da disposição do espaço onde a mesa será instalada.

Conclusão

Sendo um item primordial na casa de todos nós, escolher uma mesa de jantar adequada para sua residência pode fazer toda a diferença. Nesse texto falamos um pouco das vantagens das mesas de 4 e 6 lugares. Com os modelos que citamos aqui, esperamos que você possa fazer uma comparação inteligente e escolher de forma assertiva a mesa que mais combina com a sua residência.

Precisa melhorar seu espaço de trabalho? Descubra também qual é a

melhor cadeira para escritório

em nosso blog do Mercado Livre. 

E se você está procurando o melhor lugar para adquirir mesas e outros tipos de móveis,  não deixe de conferir as ofertas e condições especiais do Mercado Livre.