Mesa redonda vs mesa quadrada: qual é o melhor modelo para sua casa.

Quando se trata de formatos, cabe a você decidir em casa. Quer se trate de uma mesa redonda ou quadrada, cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

rich-text-image

MESA

Pense por um momento em que peças de mobília são essenciais em qualquer casa ou apartamento, por menor que seja. Certamente, se você pensou em três ou quatro elementos, um deles é uma mesa. Seja para um lar ou para uma casa de repouso, essa peça de mobiliário permite que você realize diferentes atividades, seja para trabalhar ou estudar. Além disso, ela também permite gerar reuniões com uma refeição como desculpa ou uma bebida que serve para conversar por um longo tempo.

De fato, a mesa após o jantar é o momento em que todos os tipos de posições podem ser abordados. Assim como há diferentes tipos de opiniões, há

diferentes tipos de mesas

para escolher, cada uma com suas próprias vantagens. Do mais vanguardista ao mais clássico ou tradicional, cada modelo procura se adaptar às necessidades da decoração de cada espaço.

Portanto, ao decidir entre uma mesa redonda ou uma

mesa quadrada

, você deve considerar o uso que pretende fazer dela, bem como o local onde pretende colocar a mesa.

Em termos de formato e espaço, bem como do uso que pretende fazer dela, você pode comparar os dois tipos de mesa e tirar sua própria conclusão sobre qual é a melhor opção.

Mesa redonda vs. mesa quadrada: qual delas você deve escolher?

Como em outras áreas da vida, seu gosto também desempenhará um papel importante na direção que deseja tomar com sua compra.

Quer você se sinta mais atraído por curvas ou ângulos, você concentrará sua atenção em um ou outro

tipo de mesa

. Pode parecer simples, mas a partir daí uma ampla gama de opções se abrirá!

No entanto, embora a localização dos pés seja a principal diferença entre as principais características, há outros detalhes que fazem com que cada mesa se destaque em sua casa. Entre uma mesa redonda e uma mesa quadrada, você pode escolher a que mais lhe agrada.

rich-text-image

CADEIRAS

Mesa redonda

Sem dúvida, ela simboliza a forma mais abrangente dos tipos de mesa existentes. Esse formato de mesa, sem cantos e sem lados retos, permite que todas as opiniões sejam ouvidas igualmente na mesma perspectiva. Que espírito mais democrático do que esse para criar um canto de livre troca! E não é só isso. Ela também tem outras vantagens que a tornam um dos tipos de mesa mais procurados.

Design

Costumam ser mais modernas e até minimalistas, o que as torna facilmente adaptáveis a qualquer estilo de decoração. Também são mais atraentes a olho nu, dando a sensação de uma fluidez perceptível e o poder de gerar a perspectiva de um espaço maior no ambiente em que estão centralizados. Nesse sentido, o fato de acomodar mais ou menos pessoas ao seu redor não implica que, quando não estiver sendo usada, ela atrapalhe o restante dos móveis; ela se complementa da melhor forma com outros móveis!

Usos

Com seu pé centralizado, pode haver espaço para seis pessoas em distâncias iguais, o que incentiva e estimula a conversa. Em ambientes médios ou pequenos, é a melhor alternativa, pois seu formato não é invasivo e se adapta bem a qualquer espaço. Além disso, podem ser funcionais, seja na

sala

de jantar ou nos quartos dos adolescentes que vão à escola ou das crianças mais novas que estão começando a escrever e desenhar.

Vantagens

Como não tem cantos, permite a circulação de pessoas ao seu redor, além de economizar espaço ao se adaptar a qualquer ambiente da casa. Ela também se torna o centro das atenções ao entrar em um ambiente, portanto, é sólida o suficiente para ser a peça central do ambiente.

rich-text-image

MESA QUADRADA

Mesa quadrada

Com uma tradição mais longa, as

mesas quadradas

são as que você pode encontrar nas casas de seus avós ou parentes que moram em uma casa clássica.  É claro que sua memória emocional desempenha um papel fundamental quando se trata de escolher os móveis de sua nova casa e, nesse caso, a lembrança de suas experiências mais calorosas pode ser muito importante. Se deixe levar por seus sentimentos mais profundos!

Design

Um design mais versátil com uma apresentação que ganha elegância com seus cantos possibilita ter mais coisas à sua disposição do que uma

mesa redonda

Elas também são mais flexíveis quando se trata de adicionar comensais e podem ser colocadas ao lado da parede para otimizar as dimensões do espaço. É a solução que você precisa para esquecer os cantos que só atraem aranhas!

Usos

Nesse sentido, uma mesa desse tipo estimula um uso mais social, pois pode ser acoplada a outra mesa quadrada para permitir a participação de mais pessoas. Ao mesmo tempo, sem deixar espaços vazios, seu formato sólido favorece uma certa intimidade e proximidade entre os que estão em lados opostos da mesa, como um face a face, ideal para não desperdiçar.

Ela foi criada para uso em espaços de médio a grande porte, pois não só permite que um número maior de pessoas se sente à mesa, mas também proporciona uma melhor visão do todo.

Vantagens

Sua base larga a torna muito estável. Quando colocada contra uma parede, esse tipo de mesa também resolve o problema do que fazer com aqueles espaços que você quer esconder e que, muitas vezes, são uma fonte de dúvidas quando se trata de aproveitar ao máximo. 

É claro que você não precisa de uma mesa quadrada grande. Se tiver uma ideia clara do uso que fará dela, você pode optar por uma mesa pequena que possa ser usada somente para tarefas que exijam estudo ou concentração, ou para resolver questões de consulta com certo grau de diligência. 

Outros tipos de mesas

Mesa oval

Do mesmo estilo da mesa retangular, mas com muito menos espaço para seu uso, esse é um modelo muito procurado pelos arquitetos, pois combina modernidade e estilo. 

No estilo dos grandes escritórios do poder, em todas as casas onde as decisões são tomadas diariamente, é aconselhável que no interior use luminárias lineares sem eixos que tornem a superfície de sua mesa claramente visível.

Mesa extensível

Um espaço pequeno não deve ser uma barreira para imaginar grandes reuniões familiares ou fantasiar sobre a chegada de convidados surpresa. Seja para uma refeição ou para um longo dia de jogos de tabuleiro, ter uma mesa que possa ser dobrada e estendida para uso é uma opção muito prática, pois ocupa apenas o espaço necessário, garantindo um local próximo para ser guardada e ficar à sua disposição! 

Espaços para curtir as mesas 

Sala de jantar

Para uma

mesa de jantar

para qualquer refeição, as mesas quadradas são mais comuns, pois promovem maior proximidade e equidistância entre os comensais. Esse não é um aspecto menor, pois favorece o uso de diferentes condimentos e utensílios necessários para enriquecer esse momento de prazer.

Sala de estar

Já a sala de estar pode favorecer o uso de pequenas mesas redondas ou quadradas para duas pessoas relaxarem entre as refeições ou ao chegarem do trabalho. O foco é curtir uma série ou transmissão esportiva, além de ler ou usar o notebook para ficar por dentro do que acontece no mundo. Uma mesa redonda de tamanho médio será perfeita para esse momento de lazer!  

Pátio 

Em espaços externos, as mesas redondas de plástico são a escolha perfeita para estimular o encontro depois de um mergulho na piscina ou para compartilhar um pôr do sol com chás quentes ou bebidas refrescantes. Não se esqueça de que o clima está se tornando cada vez mais imprevisível, portanto, é melhor garantir uma mesa que não seja muito sofisticada, mas que garanta um apoio confortável.

Você já sabe qual será o formato de sua próxima mesa?

Se você decidiu adicionar uma mesa para ter mais conforto ou renovar a que já tem para dar um novo visual ao ambiente, você pode escolher entre uma mesa redonda ou uma mesa quadrada. Considere o espaço que você precisa decorar, bem como o número de pessoas que espera receber.

Essa não é apenas uma expressão de desejo, mas também uma visão realista dos móveis que sua casa precisa. Caso esteja indeciso, basta ir ao site do Mercado Livre para comparar as diferentes linhas e tamanhos antes de

comprar a mesa

que melhor se adapta a você para aproveitar cada momento. Com mais ou menos pessoas ao seu redor, o mais importante é que você não se sinta sozinho.