Mundo das guitarras: marcas, modelos e complementos

Conheça agora o mundo da

guitarra

: as principais marcas, modelos icônicos, pedais de efeito, amplificadores e como escolher o equipamento ideal para o seu estilo de música.

A história da guitarra elétrica remonta ao início do século XX, quando os músicos buscavam formas de aumentar o volume de seus instrumentos em apresentações ao vivo e em estúdio. Antes da invenção da guitarra elétrica, as guitarras acústicas eram a principal escolha dos músicos, mas tinham limitações em termos de volume e projeção sonora, especialmente em ambientes barulhentos ou grandes espaços. Foi então que, em 1920, o músico e inventor norte-americano George Beauchamp começou a desenvolver a primeira guitarra elétrica. 

Ele trabalhou em parceria com o fabricante de instrumentos Adolph

Rickenbacker

para criar um modelo viável. Em 1931, eles lançaram a "Frying Pan" (frigideira), assim chamada devido ao seu formato oval e plano. Esta foi a primeira guitarra elétrica de corpo sólido produzida em massa, e marcou o início de uma revolução na música popular.

rich-text-image

Descubra tudo o que você precisa sobre guitarras e seus acessórios

Década de 1940

A "Frying Pan" foi seguida por outras inovações, como a guitarra

Gibson

ES-150, lançada em 1936. Este modelo popularizou a guitarra elétrica entre os músicos de jazz, oferecendo um som mais suave e encorpado do que as guitarras acústicas. Durante a década de 1940, a guitarra elétrica continuou a evoluir, com a introdução de captadores de bobina única e dupla, que ajudaram a melhorar a qualidade do som e reduzir interferências elétricas.

Década de 1950

Na década de 1950, a guitarra elétrica se tornou um ícone da cultura pop, graças a músicos como Chuck Berry, Bo Diddley e Scotty Moore, que usavam o instrumento para criar sons inovadores e empolgantes. Foi nessa época que a

Fender

lançou a lendária Stratocaster, que se tornaria uma das guitarras mais icônicas da história da música.

Nos anos seguintes, a guitarra elétrica continuou a evoluir, com novas tecnologias e designs sendo introduzidos regularmente. Hoje, existem inúmeros tipos de guitarras elétricas, cada uma com seu próprio som e estilo únicos, e seus variados complementos, como pedais e amplificadores. 

Principais tipos de guitarra

As guitarras são produzidas em tipos e formatos diferentes, sendo que cada um apresenta uma sonoridade característica. A seguir, listamos os principais:

Stratocaster

A

Stratocaster

, frequentemente chamada de Strat, é uma guitarra icônica conhecida por seu design elegante e inovador. Introduzida pela primeira vez em 1954, revolucionou a música popular com seu corpo contornado e seu braço aparafusado, que permitiam maior conforto e acesso às notas mais altas do braço da guitarra.

O corpo da Stratocaster é geralmente feito de alder ou ash, o que contribui para seu timbre característico e sua durabilidade. Uma das suas características mais distintivas são seus três captadores single-coil, posicionados de forma estratégica para produzir um som brilhante e nítido. Além disso, a Strat é equipada com uma ponte tremolo, que permite aos músicos fazerem efeitos de vibrato e bends suaves nas cordas, expandindo ainda mais suas capacidades expressivas.

Devido ao seu som versátil e à sua estética clássica, tornou-se uma das guitarras mais populares da história da música, sendo usada em uma ampla variedade de estilos musicais, incluindo rock, blues, pop e muito mais. Músicos lendários como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan são apenas alguns dos muitos artistas que ajudaram a solidificar a reputação da Stratocaster como um ícone da música moderna.

Semi-acústica

As guitarras semi-acústicas, também conhecidas como guitarras oco-corpo, combinam elementos de guitarras elétricas sólidas e violões acústicos para criar um instrumento com um som único e versátil. O corpo oco ou semi-oco das guitarras semi-acústicas contribui para seu timbre distintivo, oferecendo uma qualidade sonora mais "quente" e ressonante do que as guitarras elétricas sólidas.

Essas guitarras são frequentemente usadas em estilos musicais como jazz, blues e rockabilly, devido à sua capacidade de produzir tons ricos e encorpados. Seus captadores são frequentemente do tipo humbucker, projetados para minimizar a interferência e produzir um som mais limpo e poderoso.

Telecaster

A Telecaster, frequentemente chamada de Tele, é uma das guitarras mais icônicas já criadas. Introduzida pela primeira vez em 1950 pela Fender, foi a primeira guitarra sólida de corpo inteiro a ser produzida em massa, estabelecendo o padrão para todas as guitarras elétricas que se seguiram.

A Telecaster é conhecida por seu design simples e funcional, com um corpo geralmente feito de ash ou alder e um único cutaway. Equipada com dois captadores single-coil, produz um som nítido e brilhante que a tornou uma escolha popular em uma variedade de gêneros musicais, incluindo country, rock e blues.

Les Paul

A Les Paul é outra guitarra lendária que deixou uma marca indelével na história da música. Introduzida em 1952, a Les Paul foi uma das primeiras guitarras elétricas sólidas a ganhar popularidade e é conhecida por seu corpo sólido e pesado, geralmente feito de mogno com um tampo de maple.

Ela é equipada com captadores humbucker, que proporcionam um som encorpado e potente. Amplamente utilizada no rock e no blues, a Les Paul é conhecida por sua sustentação prolongada e sua capacidade de produzir timbres ricos e cheios que são instantaneamente reconhecíveis.

SG

SG é uma variação da Les Paul que se tornou extremamente popular por seu design elegante e som poderoso. Introduzida pela primeira vez em 1961 pela Gibson como uma reformulação da Les Paul, a SG possui um corpo fino e leve, geralmente feito de mahogany, tornando-a mais confortável de se tocar por longos períodos.

Equipada com captadores humbucker, produz um som poderoso e agressivo que a tornou uma escolha popular em estilos como rock e metal. Sua ergonomia e versatilidade a tornam uma guitarra altamente procurada por músicos de todos os níveis de habilidade e em uma ampla variedade de gêneros musicais.

Marcas de guitarras de sucesso

Existem várias marcas renomadas de guitarras no mercado, cada uma com sua história, qualidade e características únicas. Aqui estão algumas das principais marcas:

Fender

Fundada em 1946, a Fender é uma das marcas mais icônicas de guitarras do mundo. Seus modelos, como a Stratocaster e a Telecaster, são verdadeiros ícones da música, utilizados por músicos de todos os estilos e gerações. O design clássico das guitarras Fender, aliado à qualidade de construção e à versatilidade tonal, as tornam instrumentos desejados por muitos guitarristas. 

A Stratocaster, por exemplo, é conhecida por seu som brilhante e versátil, enquanto a Telecaster é valorizada por seu timbre claro e distintivo. Essas guitarras são verdadeiras lendas no mundo da música, e a Fender continua a ser uma marca de referência para músicos em todo o mundo.

rich-text-image

Guitarra elétrica Fender Player Stratocaster de amieiro 2010 polar white

Gibson

Com uma história que remonta a 1902, a Gibson é uma das marcas mais respeitadas no universo das guitarras. Seus modelos, como a Les Paul e a SG, são verdadeiros clássicos que definiram o som do rock e do blues. A Gibson é conhecida por sua construção robusta e pela qualidade excepcional de seus instrumentos. 

As guitarras Gibson são valorizadas por seus timbres encorpados,

sustain

excepcional e pela sensação única de tocar um instrumento de alta qualidade. Muitos dos maiores guitarristas da história, como Jimmy Page, Slash e Eric Clapton, optaram por guitarras Gibson, o que reforça a reputação da marca como uma das melhores fabricantes de guitarras do mundo.

rich-text-image

Guitarra elétrica Gibson Modern Collection Les Paul Studio de bordo/mogno

Ibanez

A Ibanez é uma marca japonesa conhecida por sua ampla gama de guitarras, que vão desde modelos acessíveis para iniciantes até instrumentos de alta qualidade para músicos profissionais. A marca se destaca por suas guitarras de corpo sólido, que oferecem excelente tocabilidade e versatilidade tonal. 

Além disso, a Ibanez é reconhecida por seus modelos signature, desenvolvidos em colaboração com artistas renomados. Essas guitarras são projetadas para atender às demandas específicas dos músicos e oferecem uma combinação única de qualidade, estilo e desempenho. A Ibanez é uma escolha popular entre guitarristas de rock e metal, graças à sua capacidade de produzir timbres pesados e agressivos.

Epiphone

A

<a id="search-term-link" href="https://lista.mercadolivre.com.br/epiphone">Epiphone

é uma marca subsidiária da Gibson, conhecida por oferecer guitarras de qualidade a preços mais acessíveis. Muitos dos modelos da Epiphone são versões mais acessíveis de guitarras Gibson clássicas, o que as torna uma ótima opção para músicos que buscam um som semelhante a um preço mais acessível. As guitarras Epiphone são valorizadas por sua qualidade de construção, timbres sólidos e excelente relação custo-benefício.

 A marca oferece uma ampla variedade de modelos, desde guitarras elétricas até acústicas, atendendo às necessidades e preferências de diferentes tipos de músicos. A Epiphone continua a ser uma escolha popular entre músicos de todos os níveis, graças à sua reputação de qualidade e confiabilidade.

Tagima

A Tagima é uma marca brasileira conhecida por oferecer guitarras de qualidade a preços acessíveis. Fundada em 1986, a empresa rapidamente se tornou uma das marcas mais populares entre os músicos brasileiros, graças à sua boa relação custo-benefício e à qualidade de seus instrumentos. A Tagima produz uma variedade de modelos, desde guitarras elétricas até acústicas, atendendo às necessidades de músicos de todos os estilos. 

A empresa também é reconhecida por sua atenção aos detalhes e pelo acabamento de alta qualidade de seus instrumentos. A Tagima continua a ser uma escolha popular entre músicos brasileiros, tanto iniciantes quanto profissionais, que buscam instrumentos de qualidade a preços acessíveis.

Modelos de destaque no mercado

No universo das guitarras, alguns modelos se destacam não apenas pela qualidade de construção e sonoridade, mas, às vezes, pelo bom custo-benefício. Confira:

  • Fender Player Telecaster: A Fender Player Telecaster é uma guitarra clássica da Fender, conhecida por seu som brilhante e versátil. Possui um corpo em alder ou ash, dependendo da cor, e um braço em maple com escala em pau-rosa ou maple, dependendo do acabamento. Os captadores são single-coil Telecaster, proporcionando o tradicional timbre Telecaster, perfeito para uma variedade de estilos musicais.

  • Tagima Blues 3000: A Tagima Blues 3000 é uma guitarra que homenageia o estilo e a sonoridade dos modelos clássicos de blues. Ela possui um corpo em basswood, braço em maple com escala em rosewood, e dois captadores humbucker Tagima Alnico Blues, que oferecem um som encorpado e cheio de personalidade. Seu design vintage e acabamento cuidadoso a tornam uma ótima opção para os amantes do blues e estilos musicais relacionados.

  • PRS Silver Sky John Mayer Signature: A PRS Silver Sky é uma guitarra desenvolvida em parceria com o renomado músico John Mayer. Inspirada nos modelos clássicos de stratocaster, ela possui um corpo em mogno, braço em maple e escala em pau-rosa. Os captadores são PRS 635JM single-coils, projetados para oferecer o som vintage e versátil dos modelos stratocaster. 

  • Squier Affinity Telecaster: A Squier Affinity Telecaster é uma guitarra acessível da linha Squier, que oferece o design clássico da Telecaster a um preço acessível. Ela possui um corpo em alder, braço em maple e escala em pau-rosa ou maple, dependendo do acabamento. Os captadores são single-coil, proporcionando o timbre característico da Telecaster. 

  • Fender American Professional II Stratocaster: A Fender American Professional II Stratocaster é uma guitarra de alta qualidade da Fender, projetada para músicos profissionais. Ela possui um corpo em alder ou ash, dependendo da cor, braço em maple com escala em maple ou rosewood, e os captadores são os novos V-Mod II single-coil, projetados para oferecer um som vintage com um toque moderno. 

Pedais de efeito

Os pedais de efeito para guitarra são dispositivos eletrônicos que alteram o som do instrumento, proporcionando uma ampla variedade de tonalidades e efeitos sonoros. Eles são essenciais para guitarristas de todos os estilos musicais, permitindo-lhes criar texturas sonoras únicas e expressivas. 

Pedal de distorção

Um dos tipos mais comuns de pedais de efeito para guitarra é o pedal de distorção. Este pedal adiciona saturação ao som da guitarra, criando um timbre mais agressivo e potente. Muito utilizado em estilos como rock e metal, o pedal de distorção é essencial para criar riffs e solos marcantes.

Pedal de delay

Outro pedal popular é o pedal de delay. Este pedal reproduz o som da guitarra em um intervalo de tempo definido, criando um efeito de eco. O pedal de delay é utilizado para adicionar profundidade e dimensão ao som, criando atmosferas sonoras envolventes. 

Pedal de reverb

O pedal de reverb é outro efeito comum encontrado no

pedalboard

de guitarristas. Este pedal simula o som de um ambiente amplo, como uma sala de concerto ou um espaço aberto. O pedal de reverb é utilizado para adicionar espaço e profundidade ao som da guitarra, criando uma sensação de imersão.

Outras opções

Além desses, existem uma variedade de outros pedais de efeito disponíveis para guitarristas. O pedal de chorus adiciona um efeito de "ondas" ao som, enquanto o pedal de flanger cria um efeito semelhante ao de um avião a jato passando. O pedal de wah-wah altera a frequência do som da guitarra, criando um efeito vocalizado característico. 

Os pedais de efeito para guitarra são utilizados de diversas maneiras, seja para realçar partes específicas de uma música, para criar atmosferas sonoras únicas, ou para modificar completamente o som da guitarra. Muitos guitarristas utilizam uma combinação de diferentes pedais para alcançar o timbre desejado, criando uma paleta sonora personalizada e expressiva. 

Em resumo, são ferramentas essenciais para guitarristas que buscam explorar novas possibilidades sonoras e expressivas. Com uma ampla variedade de opções disponíveis, esses pedais continuam a desempenhar um papel fundamental na criação e inovação musical, inspirando guitarristas a experimentar e expandir seus horizontes musicais.

Amplificadores de guitarra

Amplificadores de guitarra

são equipamentos essenciais para músicos que desejam amplificar o som de suas guitarras elétricas. Eles funcionam amplificando o sinal elétrico gerado pelas cordas da guitarra, permitindo que o som seja projetado através de um alto-falante. Os amplificadores de guitarra variam em tamanho, potência, recursos e estilo de som, oferecendo uma ampla gama de opções para os músicos.

Existem diferentes tipos de amplificadores de guitarra, como amplificadores de válvulas (também conhecidos como amplificadores a vácuo ou amplificadores de tubo), amplificadores de estado sólido (transistorizados) e amplificadores híbridos, que combinam elementos de ambos. Cada tipo tem suas próprias características sonoras e é preferido por diferentes músicos com base em suas preferências de som e estilo musical.

Os amplificadores de guitarra também podem ter diferentes configurações de controles, como ganho, volume, equalização (graves, médios, agudos), efeitos embutidos (como reverb, chorus, delay) e até mesmo recursos de modelagem digital que podem emular o som de amplificadores clássicos ou adicionar efeitos digitais.

Conclusão

As guitarras elétricas são instrumentos que transcendem a mera função musical, tornando-se ícones culturais que refletem períodos inteiros da história da música. Desde o surgimento das primeiras guitarras elétricas no início do século XX, com inventores e luthiers experimentando novos designs e sons, até os modelos modernos que incorporam tecnologia de ponta, esses instrumentos têm evoluído constantemente, moldando e sendo moldados pelos músicos que os usam. 

Sua sonoridade única e versátil as tornou indispensáveis em uma variedade de gêneros musicais, desde o rock 'n' roll e o blues até o jazz, o pop e o heavy metal. Com sua capacidade de produzir uma ampla gama de tons, do suave e melódico ao agressivo e distorcido, as guitarras elétricas oferecem aos músicos uma paleta sonora infinita, que pode ser somada a pedais e amplificadores.