Piscinas com Filtro: Como Garantir a Qualidade da Água

Mergulhe em momentos de relax e lazer na piscina de forma saudável e segura. Descubra tudo o que você precisa saber sobre filtros de piscina em nosso guia completo.

rich-text-image

PISCINA

A regulamentação do tratamento da água de piscinas

em residências

, clubes, hotéis e academias é fundamental para garantir um entretenimento seguro. A qualidade de uma

piscina com filtro

proporciona cuidados com o bem-estar e a saúde dos nadadores.  

É por isso que a implementação de um sistema de filtragem garante uma constante purificação e limpeza da água, excluindo qualquer tipo de sujeira, para que ela fique livre de impurezas e adequada para usufruir de seu uso.  

Por esse motivo, se você tem uma piscina ou a utiliza em suas atividades, é essencial que esteja atento a esse aspecto. A seguir, explicaremos a importância e os cuidados ao escolher uma piscina com filtro. 

Importância do filtro na manutenção da qualidade da água

Uma piscina desarrumada pode se tornar um ambiente ideal para a multiplicação de bactérias e organismos prejudiciais à saúde, comprometendo a durabilidade da estrutura e a qualidade da água. 

A presença de microrganismos pode causar riscos à saúde, como problemas gastrointestinais e respiratórios, irritação nos olhos e na pele, além de sintomas na garganta e nos ouvidos. 

O filtro de piscina é uma unidade que serve para reter as impurezas insolúveis na água, mantendo a piscina limpa e apta para uso. Embora existam diferentes tipos de filtros, eles se diferenciam pelo tipo de elemento filtrante que implementam. 

Características dos filtros

Além de evitar que a água da piscina fique turva, purificando as partículas em suspensão, os filtros são parte integrante do sistema hidráulico, facilitando assim o trabalho do

medidor

, da bomba e do dreno. 

Entre as principais características do filtro, podemos encontrar: 

Remoção de impurezas por filtragem  

O principal objetivo do filtro é

purificar a água da piscina

, eliminando as partículas impuras em suspensão. Dessa forma, a bomba suga o líquido que vai para o filtro e a água contaminada passa por ele, ficando retida no elemento filtrante. Após a conclusão desse processo, a água purificada retorna à piscina. 

Realização do processo de retrolavagem

Função fundamental para que o filtro funcione de forma correta, mantendo o equipamento limpo. Em comparação com o processo anterior, nesse tipo de procedimento, o fluxo de água funciona de forma inversa. Portanto, é a água que desinfeta o elemento filtrante, que depois é descartado. 

Pré-filtragem

Após cada retrolavagem, é realizada uma pré-filtragem para remover os resíduos deixados no filtro. Nesse processo, a circulação da água continua na mesma direção. Ao contrário da filtragem normal, ela não retorna para a piscina, mas é direcionada para o esgoto. O procedimento deve ser interrompido quando a água estiver limpa. 

Recirculação da água

Esse é um dos processos básicos para manter a piscina limpa. Nesse caso, o objetivo é que a água circule constantemente: ela não passa pelo filtro, mas é sugada pela bomba até ser devolvida à piscina. Essa funcionalidade básica permite uma distribuição equilibrada do

cloro

e dos produtos químicos a serem usados durante o tratamento. 

rich-text-image

CLORO

Tipos de filtro

Geralmente, os filtros funcionam de forma semelhante. No entanto, eles diferem no tipo de material usado durante o processo de filtragem

Cada piscina tem uma bomba motorizada e um sistema de purificação de filtragem. No entanto, a escolha do tipo de filtro pode variar de acordo com vários fatores, incluindo praticidade, custo e manutenção, além da capacidade de filtragem. 

Também é importante considerar a potência da bomba e o tamanho da piscina, pois o desempenho do filtro varia de acordo com o fluxo de água. 

Atualmente, existem três tipos de sistemas de filtragem. São eles: 

Sistema de cartucho

Nesse caso, o elemento filtrante é um pano. Sua função é reter as partículas impuras que aparecem na água. Um de seus benefícios é a durabilidade de mais de uma década. 

Embora sua capacidade de retenção seja menor, esse sistema de filtragem é mais fácil de manter e mais econômico. Além disso, a troca do filtro é um procedimento simples e rápido. 

Sistema de filtro de areia

É o mais comum, acessível e facilmente disponível no mercado. Nesse sistema, a areia é o elemento filtrante, retendo qualquer tipo de impureza. Seu valor não é alto e é um dos filtros mais eficientes para eliminar resíduos da água. 

Para uso residencial, deve ser trocado a cada dois anos e para um uso mais comercial, seja um hotel ou um clube, a cada dois anos. Sua principal vantagem? A relação custo-benefício, sendo um dos sistemas mais baratos de manter.  

Sistema de filtro de zeólita

Seu funcionamento é semelhante ao do filtro de areia. A diferença está no fato de que ele garante uma filtragem mais eficaz, pois usa um material mais poroso.

A zeólita é muito eficaz e tem a virtude de reter partículas menores. Além disso, seu uso evita irritações na pele causadas por cloraminas na água. Por último, reduz o desperdício de água tratada e o uso de produtos químicos, pois não é necessário realizar processos sistemáticos de retrolavagem. 

Cuidados necessários para garantir a eficiência do filtro

Do total da limpeza da água da piscina, o uso de um filtro é responsável por 50% da limpeza. Para isso, é essencial manter os elementos filtrantes em ótimas condições. Isso garantirá um desempenho mais do que eficaz na higienização da piscina. 

Os especialistas recomendam que o ciclo completo de filtragem seja realizado diariamente. Por motivos de segurança, é importante que, no momento da limpeza, nenhum usuário esteja nadando na piscina. 

Uma das

vantagens dos filtros

é que eles podem manter suas boas condições por anos. Portanto, é essencial prestar atenção à sua manutenção e, se necessário, substituir os elementos quando o desgaste for evidente. 

Outros elementos para manter o cuidado e otimizar os cuidados com a piscina

  • Peneira: é uma ferramenta fácil de manusear e muito útil para remover detritos que ficam na superfície da água. 

  • Escova: além de filtrar e peneirar, a escova é essencial para remover manchas das paredes e bordas da piscina. 

  • Cloro: usado para eliminar micro-organismos. Pode ser usado na forma de pastilhas, líquido ou granulado. Ao usar, é preciso considerar o tamanho da piscina. 

  • Clarificador: Depois que o cloro tiver sido usado, o clarificador deve ser adicionado. Esse tipo de produto permite que a água permaneça cristalina. 

  • Algicidas: as piscinas que têm coloração verde devem adicionar algicidas. O melhor momento para fazer isso é diariamente, à noite.

  • Redutor de pH ou intensificador de pH: mantém o pH da água entre 7,0 e 7,6. Se o valor for superior a 7,6, a água pode ficar turva. Por outro lado, se ficar abaixo de 7,0, a água se tornará corrosiva. 

  • Limpador de bordas: evita que as laterais da piscina fiquem escorregadias. 

rich-text-image

AGUA

Outras medidas para garantir a qualidade da água da piscina

Além do uso do filtro e dos produtos químicos, existem pequenas ações que podem manter a piscina livre de impurezas, garantindo a segurança e a saúde de quem a utiliza. Para isso, é fundamental implementar os cuidados corretos. São eles: 

Coberta

Uma delas é o uso de uma

coberta

. Cobrir a piscina quando ela não estiver sendo usada ajuda a evitar o acúmulo de sujeira. Ela também ajuda a manter a temperatura da água, reduzindo a perda de calor.

Hábitos de higiene

Um bom hábito a ser implementado para ajudar a manter a piscina limpa é tomar uma

ducha

antes de entrar na piscina. Esse tipo de medida de higiene ajuda a cuidar da qualidade da água, evitando que ela fique com uma textura gordurosa e oleosa por causa de cremes, loções e xampus. 

Uso da peneira

Outro tipo de ação é passar a peneira diariamente, limpando e varrendo a superfície e os arredores da piscina. Não se esqueça de que, quanto menos sujar, menos terá de limpar. 

Conclusão

Como dissemos, o filtro de piscina tem um papel fundamental na preservação da água, pois aumenta a durabilidade dos equipamentos de tratamento e evita possíveis problemas de saúde. 

Se você tem uma piscina, sugerimos que aplique essas dicas. Não se esqueça de que no Mercado Livre você pode encontrar o filtro adequado para sua piscina, bem como os diferentes produtos e elementos para sua manutenção. 

Dessa forma, você garantirá que sua piscina esteja limpa, segura e sempre pronta para ser curtida com a família e os amigos.