Tudo o que você precisa saber sobre os tablets: Modelos, recursos e vantagens

Prepare-se para compreender tudo sobre o mundo dos

tablets

a partir da explicativa leitura deste artigo. Aqui você vai ficar por dentro de várias temáticas envolvendo os tablets, bem como recursos e modelos disponíveis à venda.

Tablets são dispositivos eletrônicos portáteis, finos e retangulares, com ecrã táctil, usado para visualização e arquivo de vários tipos de ficheiros digitais, comunicação móvel,

entretenimento

, entre outras coisas.

O tablet é ideal para ser usado em apresentações, fazer anotações a mão ou, até mesmo, para ser uma solução multitarefa na rotina de trabalho. Com tamanhos de tela que variam de 7 até quase 15 polegadas, o dispositivo é uma opção mais leve do que um notebook e com recursos mais atrativos do que celular convencional.

Quando perguntam qual é a diferença entre o tablet e o celular ou então qual dos dois é melhor, a resposta é bem simples. Devido ao tamanho da tela, os tablets são uma boa alternativa para reproduzir conteúdo audiovisual, como séries e filmes, ou para editar imagens e vídeos. Já o celular permite realizar tarefas como editar arquivos, responder e-mails e verificar a agenda, de forma mais confortável e sem exigir esforço.

Existem modelos que só navegam com wi-fi, enquanto outros podem usar a tecnologia 4G e 5G, igualzinho a smartphones. Nesse caso, assim como os celulares, os tablets precisam de espaço para chip e você tem que contratar um plano de internet móvel com a operadora de telefonia que preferir.

rich-text-image

  tudo sobre o mundo dos tablets

Evolução tecnológica

 Antes de falar sobre a  evolução dos tablets, precisamos saber que o computador nasceu no final da década de 70 e ele ocupava prédios inteiros, mas graças a Steve Jobs e Steve Wozniak, não demorou muito para que pouco tempo depois o primeiro “computador pessoal” chegasse ao mercado.

Na época foi uma revolução que mudou a história, e olha que naquele tempo a mobilidade já era um sonho de consumo de todo mundo.

A partir de então a morte do computador pessoal,  já estava anunciada, os Smartphones, notebooks, e tablets estavam para chegar, e tudo foi acontecendo muito mais rápido do que as pessoas esperavam.

O primeiro tablet lançado comercialmente chegou ao mercado em 1987 pela companhia americana Linus Technologies. O Write-Top, no entanto, era muito diferente do que conhecemos por esse tipo de tecnologia hoje. Pesando aproximadamente quatro quilos, sua principal função era poder escrever com uma caneta stylus na tela. O dispositivo convertia a letra cursiva do usuário em texto. Para isso, era preciso treinar o tablet, de forma que reconhecesse a letra de cada pessoa. A conversão era de cinco letras por segundo.

O Apple Graphics Tablet surgiu em 1979 e talvez seja o primeiro conceito do que é hoje o iPad. Naquela época a Apple já trabalhava duro para alcançar o sucesso conquistado hoje. Mas em seguida foi Alan Kay, cientista da computação norte-americano, o primeiro a propor a ideia de um computador em formato tablet. Pioneiro em áreas como interfaces gráficas e programação, descreveu o conceito do Dynabook, um “computador pessoal para crianças de todas as idades”.

Em 1983, a Apple contratou uma empresa chamada Frog Design para dar vida ao conceito de um tablet computer. O protótipo foi apelidado de “Bashful” (“Dengoso”), em referência ao projeto Snow White (“Branca de Neve”), uma nova identidade visual que estava sendo desenvolvida para os produtos da Apple e que chegou ao mercado em 1984 com o Apple IIc.

O primeiro tablet como atualmente conhecemos a chegar ao mercado foi o GRiDpad Pen Computer, da norte-americana GRiD Systems em 1989, uma empresa pioneira que também foi responsável pelo primeiro “laptop” como o conhecemos, o GRiD Compass, de 1982, ele pesava 2kg.

Dos anos 90 para cá

A Knight-Ridder, produzido em 1994, um dos autores do vídeo, o visionário Roger Fidler, explica como o conceito de tablet que criou funciona. E perceba como a ideia é muito semelhante com o que a gente considera ser um tablet hoje em dia.

Em 2001, a Microsoft tentou emplacar a ideia dos Tablet PC, portáteis equipados com telas sensíveis ao toque que rodavam uma versão modificada do Windows XP, preparada para operação via caneta e com alguns utilitários extras como ferramentas de reconhecimento de escrita. O Tablet PC não era um produto, mas sim um conceito, ao qual vários fabricantes aderiram.

O Origami, anunciado no início de 2006, foi uma evolução da ideia do Tablet PC, só que mais portáteis e em um formato menor. Eram PCs com baixo poder de processamento (e baixo consumo de energia) equipados com uma tela de 7 polegadas (geralmente sensível ao toque), rodando o Windows XP.

O primeiro Mac tablet não foi produzido pela Apple. Criado pela Axiotron o Modbook era, como diz o nome, uma “modificação” dos notebooks PowerBook G4. A empresa comprava os notebooks da Apple, desmontava e remontava os componentes em um novo chassis, eliminando o teclado e adicionando uma tela sensível ao toque (com caneta) sobre o painel LCD.

Após meses de boatos e especulações, apresentado como mágico e revolucionário, a Apple anunciou oficialmente, a chegada do iPad, seu primeiro computador em formato de prancheta digital, ao mercado em janeiro de 2010.

Durante um evento realizado em São Francisco, nos EUA, o fundador e então presidente da companhia, Steve Jobs, apresentou o produto – que une computador, videogame, leitor de músicas e vídeo, além de leitor de livros digitais.

Até hoje as novidades que permeiam o mundo dos tablets não param de surgir.

Sistemas operacionais

Os sistemas operacionais são um conjunto de programas que gerenciam qual programa deve ter prioridade junto ao processador, fornece também uma interface gráfica onde o usuário pode trabalhar com programas.

  • iOS: Sistema Operacional desenvolvido pela Apple em seus dispositivos móveis, como o Ipad2, Iphone e Ipod, é baseado no formato de manipulação direta do usuário à tela multi-touch. Foi lançado no dia 29 de junho de 2007 e, em sua primeira versão, permitia a aplicações de terceiros em seus processos, o que atualmente é proibido pela Apple, ou seja, os aplicativos são criados exclusivamente pela empresa.

  • Android: Desenvolvido em julho de 2005 pelo Google, o sistema operacional Android funciona em dispositivos móveis baseado no Linux. Ao contrário do IOS da Apple, o Android aceita aplicativos de terceiros com a finalidade de melhorar o sistema e fazer a interatividade entre a empresa e os usuários.

  • Windows: Já conhecido Sistema Operacional da Microsoft desenvolvido por Bill Gates e Paul Allen que inicialmente era utilizado como uma interface gráfica para o sistema MS-DOS. Existem Tablets que usam o Windows como S.O e costumam utilizar a última versão, que é a 7.

Modelos de tablets

Sabemos que hoje em dia existem no mercado - tanto virtuais, que são os sites, quanto nas lojas físicas, que são mais tradicionais -, uma variedade imensa de modelos de tablets. 

Acreditamos que todos concordam que atualmente há muitas opções de tablets para cada tipo de perfil e necessidade também. É nítida a diferença entre a necessidade e preferências de uma pessoa que utiliza o tablet para trabalhar, ainda mais se esse profissional for da área de marketing e audiovisual, por exemplo, e precisa fazer uso do tablet para descarregar arquivos bem pesados e trabalhar imagens e vídeos. Já uma pessoa que usa um tablet apenas para o lazer e entretenimento, na teoria não necessita de um aparelho altamente potente e de última geração. 

  • Tablet Multilaser M7

    : Esse modelo é um dispositivo eletrônico que possui tela touch de 7 polegadas, conectividade 3G e capacidade de armazenamento interno de 32GB, além da possibilidade de expansão através de cartão micro SD. Ele é um aparelho versátil e portátil, ideal para quem precisa acessar a internet, jogar games e ainda realizar tarefas do dia a dia, como ler e-mails e assistir vídeos.

rich-text-image

Tablet Multilaser M7

  • Samsung Galaxy Tab A8: Essa opção possui um design moderno e elegante, com corpo de metal e perfil ultrafino de apenas 6,9 mm, disponível na cor grafite. Possui conexão móvel 4G e Wi-Fi, quatro alto-falantes e som com assinatura Dolby Atmos, oferecendo clareza e profundidade excepcionais no áudio. Equipado com processador Octa-core, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, esse

    tablet da Samsung

    é capaz de realizar tarefas diárias com eficiência. A bateria suporta carregamento rápido de 15 W. O gravador de tela integrado facilita a criação de conteúdos ou a gravação de aulas online, permitindo marcar pontos importantes durante a gravação.

rich-text-image

Samsung Galaxy Tab A8

  • iPad 10ª geração: Esse iPad é a combinação perfeita de desempenho e versatilidade, ideal para acompanhar todas as suas

    atividades do cotidiano

    . Com ele é totalmente viável transferir, sincronizar e acessar os seus dispositivos quantas vezes quiser na hora que você precisar. Suas conexões wi-fi + celular permitem que você maximize suas funções no instante preciso.

Autonomia da bateria

Por ser um dispositivo móvel, os tablets possuem componentes de hardware que consomem menos energia do que aqueles especificados em notebooks, por exemplo. Mesmo com baterias maiores, esses dispositivos precisam de mais energia para o funcionamento da máquina, tornando necessária a sua carga pelo menos uma vez ao dia. Por outro lado, alguns modelos duram entre três e quatro horas de bateria, tempo bastante inferior se comparado a uma jornada de trabalho ou de estudo.

Vantagens de possuir um tablet

Na hora de escolher um tablet para chamar de seu, é necessário definir os seus principais objetivos com o uso do dispositivo e qual deles será ideal para alcançar os melhores resultados, a partir de suas características e funcionalidades. A seguir, confira as principais vantagens de optar por um tablet.

  • Aplicativos específicos para cada demanda: Assim como os smartphones, os tablets também contam com diversos aplicativos em suas lojas que atendem a demandas específicas. Desta forma, caso queira assistir a um filme ou uma série, você pode selecionar o serviço de streaming desejado, a partir de seu aplicativo. Para acessar o seu e-mail ou as suas redes sociais, o tablet também disponibiliza cada um destes aplicativos.

  • Mais dinâmicos para estudo e leitura: Os tablets são grandes aliados para estudantes e leitores assíduos. A qualidade da tela é superior em pixels que a de um notebook básico, já que apresentam grande foco na exibição de vídeos e no consumo de streaming. Suas dimensões também se ajustam melhor aos olhos e à palma da mão do usuário. Além disso, as suas funcionalidades e apps também favorecem a produtividade nos estudos, a partir de técnicas de aprendizado e da leitura ativa.

  • Podem ser mais intuitivos: Os tablets costumam ser bastante utilizados por crianças para jogar ou assistir a desenhos, o que demonstra a facilidade do uso. Os gadgets são bastante intuitivos e permitem que qualquer pessoa utilize suas funcionalidades, até mesmo pela semelhança com os sistemas operacionais dos celulares. Os tablets também apresentam interface touchscreen para todas as suas ações, a partir do toque na tela ou da utilização do teclado virtual, diferente dos notebooks que exigem a utilização do mouse pad ou de um mouse externo.

  • Peso e dimensões menores: Como um dispositivo móvel, o tablet tem uma estrutura que favorece o transporte para qualquer lugar a qualquer hora. Isto porque eles geralmente apresentam peso e dimensões menores em relação a um notebook. Os pequenos aparelhos pesam entre 300 g e 500 g, com telas de 11 a 13 polegadas, em média, enquanto os notebooks possuem em torno de 1,5 kg a 2,5 kg e variam entre 13 e 17 polegadas. Até mesmo o Galaxy Tab S8 Ultra, um dos mais modernos e completos, pesa 728 g, consideravelmente menor se comparado aos laptops.

Recursos

Na hora de adquirir um tablet, vale muito a pena ficar de olho em todos os recursos que o mesmo tem a oferecer. Fique atento ao processador, quantidade de RAM e espaço de armazenamento interno. Quanto à câmera, se você pretende utilizar o tablet para tirar fotos ou gravar vídeos, a qualidade da câmera é um fator importante a ser considerado. Confira a resolução da câmera traseira e frontal, bem como a qualidade e abertura das lentes. Preste atenção em todos os detalhes para que não haja nenhum imprevisto futuro após a compra do aparelho.

  • Realizar ligações: Uma das funcionalidades que você pode encontrar em um tablet é a de telefonia celular. Sendo assim, alguns fabricantes oferecem modelos que fazem ligações como qualquer smartphone. Na prática, você tem um tablet com celular, com espaço para chip da operadora, para também fazer e receber ligações.

  • Durabilidade: Essa questão vai depender muito da

    marca escolhida

    , mas estima-se que a durabilidade média desses aparelhos seja de cerca de 4 anos. Esse quesito também vai depender muito do bom uso por parte do dono do aparelho. Alguns chegam a durar até 5 ou 6 anos, se alguns cuidados forem tomados. Cuidados com a umidade perto do tablet é um exemplo de precaução diária.

  • Autonomia da bateria: A resposta para essa pergunta também depende muito do tablet em questão. Geralmente esses aparelhos precisam de 2 a 4 horas para completar totalmente as suas cargas.

  • Caneta touch screen: As canetas touch são projetadas para serem compatíveis com diversos modelos e marcas de celulares que possuem telas sensíveis ao toque. Isso significa que, na maioria dos casos, você pode usar uma caneta touch em qualquer tablet com tela touch, independentemente do fabricante.

Conclusão

De modo geral, tablets são boas escolhas para quem quer realizar atividades simples e cotidianas de estudo, trabalho ou lazer por meio de um dispositivo portátil, versátil e eficiente. Os tablets e os notebooks são dispositivos tecnológicos utilizados para realizar tarefas do dia a dia, como estudar, trabalhar e se divertir.

Com o tablet você pode personalizar sua experiência, baixando aplicativos que se encaixam nas suas necessidades diárias. Atrelado a softwares de processamento em nuvem, os tablets podem ser usados também para compartilhar e trabalhar com seu parceiro, colegas de trabalho e membros da família com um toque na tela.

Além de serem excelentes aliados na hora de descansar e se entreter, os tablets também são fenomenais no auxílio dos estudos. Como a mobilidade, a praticidade, a capacidade de armazenamento e a variedade de recursos são questões mais que necessárias na hora de estudar, os tablets (que possuem tudo isso) são a opção certa para quem quer alavancar na vida acadêmica. O tablet também pode ser utilizado como caderno e sincronizar todas as anotações para outros dispositivos.