Notebook 2 em 1 ou Tablet: qual a melhor escolha em termos de praticidade e produtividade?

Veja os prós e os contras de ambos os dispositivos e escolha a opção ideal para suas necessidades.

A escolha entre um tablet ou um

notebook

2 em 1 pode ser uma tarefa difícil. Contar com um único aparelho que seja capaz de desempenhar várias funções torna a experiência do usuário mais prática e conveniente.  

Pensando nisso, vamos analisar nesse artigo as principais vantagens de ambos os dispositivos, de grande utilidade no âmbito profissional para ter todas as informações à mão em qualquer lugar.

Confira abaixo esse breve guia de vantagens e desvantagens desses aparelhos para que possa avaliar suas necessidades e orçamento a fim de optar pelo mais conveniente.

rich-text-image

tablet

Priorizando a portabilidade

Os

tablets

e os notebooks 2 em 1 são dispositivos portáteis, que oferecem a conveniência de realizar diversas tarefas em qualquer lugar, seja fora de casa ou do escritório. No caso dos tablets, a portabilidade é ainda maior do que no segundo, devido ao tamanho das telas, que variam de 8 a 13 polegadas.

Os notebooks 2 em 1 são dispositivos híbridos que combinam os recursos e o tamanho de um laptop convencional e oferecem a possibilidade de posicionar a tela sobre o

teclado

, podendo ser utilizados como um tablet, ideal para quem prioriza portabilidade.

Essa opção de transformar o

notebook

em um tablet possui a desvantagem de consumir muita energia, além de que as telas dos computadores costumam ser de mais de 13 polegadas, o que torna o dispositivo mais pesado e volumoso, dificultando o transporte. 

Apesar dos notebooks 2 em 1 e os tablets serem considerados

dispositivos portáteis

, a conveniência de carregar um tablet é maior, devido ao seu tamanho reduzido e à maior duração da bateria, que proporcionam uma experiência ainda mais prática para atividades em movimento.

Vantagens dos tablets

Uma das principais vantagens dos tablets em relação aos notebooks 2 em 1 é o tamanho da tela. Como mencionado, dependendo das diferentes versões, marcas e preços, os tablets possuem telas que variam de 8 a 13 polegadas, um tamanho intermediário entre os celulares e a maioria dos notebooks.

Outra vantagem é a duração da bateria. Em geral, os dispositivos oferecem uma maior autonomia de bateria do que os

notebook

, o que os torna ideais para trabalhar ou assistir conteúdo sem a necessidade de estar próximo a uma tomada elétrica.

Além disso, os tablets possuem interfaces simples e intuitivas, semelhantes às dos smartphones. Isso se traduz em uma ótima experiência de usuário (UX), facilitando o uso dos aplicativos instalados. 

A outra vantagem dos tablets em relação aos notebooks 2 em 1 é o preço. Em geral, os tablets costumam ser mais acessíveis, em comparação com os notebooks 2 em 1 com recursos e componentes semelhantes. Além disso, existem muitas mais versões desses dispositivos no mercado, para atender às diferentes necessidades dos consumidores.

Vantagens dos Notebooks 2 em 1

Uma das principais vantagens deste dispositivo é sua versatilidade, que permite transformar um

laptop

em um tablet de tela ampla. Essa característica é ideal para pessoas que precisam de um dispositivo capaz de se adaptar a diferentes situações de uso, com funcionalidades específicas conforme a necessidade.

Outra vantagem importante é sua adequação à produtividade. A presença de um

teclado

físico facilita a redação de conteúdo e a edição de arquivos e imagens. 

Além disso, esses dispositivos costumam ser mais potentes do que os tablets, com componentes de hardware mais avançados e sistemas operacionais que permitem multitarefa e execução simultânea de diversos programas. 

Por fim, eles oferecem melhor conectividade por meio de portas

USB

e HDMI, permitindo a conexão de periféricos externos, e apresentam maior espaço de armazenamento para guardar arquivos e aplicativos, sem depender exclusivamente de serviços baseados na nuvem.

rich-text-image

notebook

Desvantagens dos Tablets

Uma das desvantagens dos tablets é sua produtividade limitada em comparação com os dispositivos 2-em-1. Embora seja possível incorporar teclados periféricos, esses

acessórios

geralmente são menos ergonômicos e confortáveis do que os embutidos nos notebooks.

Outra desvantagem é que, dependendo do modelo escolhido, os tablets possuem menor potência de desempenho do que os notebooks 2 em 1. Isso dificulta a realização de tarefas complexas ou a execução de aplicativos pesados com facilidade.

Por fim, os sistemas operacionais, tanto o Android quanto o iOS, têm algumas limitações em comparação com o

Windows

e o MacOS, disponíveis apenas para notebooks 2 em 1.

Desvantagens dos Notebooks 2 em 1

A principal desvantagem dos notebooks 2 em 1 em relação aos tablets é o preço. Esse fator é ainda mais relevante nos aparelhos de última geração, que, em alguns casos, podem custar o dobro dos tablets da mesma categoria.

Outra desvantagem está relacionada ao peso e à portabilidade. Os tablets são mais leves, possuem telas menores e são mais fáceis de transportar.

Por último, a duração da bateria é uma das desvantagens dos notebooks dos 2-em-1 em comparação com os tablets. Devido à tela maior e à presença de componentes mais potentes, a autonomia da bateria pode ser reduzida.

Para quais casos cada um deles é adequado?

Os notebooks 2 em 1 são ideais para os profissionais que trabalham em escritórios ou em casa e precisam ocasionalmente levar seus arquivos e informações para continuar o trabalho remotamente. Além disso, são ótimos para tarefas que exigem rapidez, como verificar uma agenda ou editar um documento durante uma viagem ou deslocamento. 

Esses dispositivos também são perfeitos para aqueles que requerem a potência de um

computador

com boa memória RAM, bom armazenamento e um sistema operacional adequado para executar várias tarefas em simultâneo.

Por outro lado, os tablets são ideais para aqueles que precisam trabalhar com aplicativos mais simples ou que desejam realizar tarefas extensas em viagens longas.

Além disso, são ótimos para leitura e para reprodução de conteúdo multimídia ou jogos, o que faz desses aparelhos uma excelente opção de entretenimento.

Principais usos

A fim de eliminar dúvidas frequentes sobre as necessidades individuais de cada usuário e os requisitos na hora de escolher entre um tablet ou um

notebook 2 em 1

, vamos analisar alguns dos usos cotidianos dos aparelhos e definir qual o dispositivo que melhor se adapta a cada situação:

- Assistir filmes e séries em casa ou durante viagens: O

tablet

é a melhor opção, graças à sua portabilidade e à longa duração da bateria.

- Para trabalhar com programas pesados e grande capacidade de armazenamento: O

notebook 2 em 1

é a escolha mais adequada, porque seu sistema operacional possui melhores recursos que superam as capacidades dos tablets.

- Para jogar games: Para quem ama gaming, os tablets são perfeitos. Existe uma grande variedade de opções disponíveis de jogos nas lojas Android e iOS para esse tipo de dispositivo.

- Para criar conteúdo, editar imagens e vídeos: Nesta categoria, a resposta é dividida. Por um lado, o

tablet

pode ser uma ótima opção para filmar ou tirar fotos, enquanto o notebook 2 em 1 é ideal para executar programas de edição. Embora também seja possível utilizar programas de edição em um tablet sem inconvenientes.

- Para ler livros e escrever: O tablet é perfeito para leitura. Existem aplicativos de leitura específicos que regulam o brilho e a iluminação de acordo com o gosto de cada leitor. Já para escrever, um notebook 2 em 1 é mais adequado e confortável.

Por que não os dois?

Comprar um tablet não exclui a possibilidade de adquirir um notebook 2 em 1 no futuro, e vice-versa. Embora sejam dispositivos semelhantes que compartilham várias características, não são produtos idênticos.

Assim, a escolha entre tablet e notebook 2 em 1 depende das

necessidades individuais

de cada usuário, considerando as diferenças em termos de portabilidade e produtividade. Em alguns casos, um notebook 2 em 1 pode ser a melhor opção, enquanto em outros, um tablet pode ser a mais adequada.

Os pontos em comum entre ambos os dispositivos podem gerar dúvidas. No entanto, um estudo das necessidades e dos usos pretendidos pode ajudar a esclarecer qual o aparelho mais adequado.

Outro aspecto determinante na escolha é a relação entre preço e recursos. Esse fator pode inclinar a balança para um dos lados, mas para isso é necessário um conhecimento aprofundado das funcionalidades de cada produto e realizar uma comparação adequada.

rich-text-image

ipad

Conclusões

Tendo analisado as vantagens oferecidas pelos tablets e notebooks 2 em 1, levando em consideração a praticidade e a produtividade de ambos os aparelhos, podemos concluir que possuem características semelhantes, porém também algumas diferenças. 

Como pontos a favor dos tablets, sua portabilidade e a facilidade de transportá-los de um lugar para outro devido ao seu tamanho, com boa autonomia e sem a necessidade de recarregar a bateria. Isso os torna ideais para entretenimento.

Os pontos positivos dos tablets são principalmente a portabilidade e facilidade de transporte, graças ao seu tamanho compacto e boa autonomia de bateria, que fazem desses aparelhos a opção ideal para entretenimento em qualquer lugar.

Por outro lado, os notebooks 2 em 1 se destacam pelo melhor desempenho em produtividade impulsionado pelos componentes e sistemas operacionais desses dispositivos. São certamente a escolha perfeita para profissionais que trabalham durante longas horas e, eventualmente, precisam lidar com tarefas em viagens ou deslocamentos.

Conhecendo as principais vantagens dos notebooks e tablets 2 em 1, entre no Mercado Livre e escolha o dispositivo que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.