Os melhores tablets para jogar e trabalhar em 2023

Os tablets são um dos dispositivos preferidos para jogos de videogame. No mercado há modelos robustos específicos para garantir uma experiência online completa.

O universo dos games atravessa gerações e conquista cada vez mais adeptos de todas as idades. Se antigamente dependíamos de consoles para jogar, hoje temos à disposição diversos aparelhos onde é possível iniciar uma partida. 

E quando pensamos em gadgets para jogos, logo associamos a dispositivos reforçados, capazes de rodar aplicativos mais pesados. Isso significa que, além de entretenimento, esses equipamentos também funcionam perfeitamente para outras atividades profissionais. 

A seguir vamos conhecer os melhores tablets para jogar e trabalhar em 2023, como o iPad Pro, iPad Air e

Galaxy Tab S8

Ultra!

rich-text-image

Tablet para jogar

Melhores tablets para jogar e trabalhar em 2023

Escolher aparelhos eletrônicos sempre causa dúvida, principalmente, em usuários desacostumados com os termos técnicos da tecnologia. Para facilitar essa missão, separamos uma relação com os melhores tablets para quem busca um item prático e de alta performance para jogos e trabalho.

Qual tablet é bom para jogar?

Antes de adquirir um

tablet

potente para rodar os seus jogos preferidos, alguns aspectos devem ser levados em consideração.

  • Qualidade de tela: Não muito pequena, não muito grande. A partir de 10 polegadas é o tamanho ideal para visualizar todos os detalhes do cenário do jogo. Mas é o tamanho somado a resolução da tela e a taxa de atualização que irão criar a experiência visual que seu jogo exige. Alta resolução de imagem garante cores precisas. Enquanto a taxa de atualização indica quanto tempo a imagem exibida leva para ser atualizada, medida em Hertz, são os frames por segundo. Para evitar que apareçam borrões e atrasos visuais, o recomendado é ter a partir de 120 Hz.

  • Memória RAM e Armazenamento: Caso você goste de vários jogos, então procure por tablets com, no mínimo, espaço de armazenamento de 64 GB e pelo menos 4GB de memória RAM.

  • Processador: Este, com certeza, é um dos principais aspectos para encontrar um bom tablet gamer. O processador é o que vai determinar o desempenho do aparelho, o quanto ele é capaz de receber dados e executar tarefas simultaneamente. Dê preferência por processadores octa-core (com 8 núcleos), eles conseguem rodar aplicativos mais pesados com velocidade. 

  • Bateria: Por fim, não adianta ter todos os requisitos anteriores e uma bateria que não aguenta muito tempo. Para uma boa autonomia de recarga, o recomendado são baterias com no mínimo de 5.000 mAh. 

Após esclarecer esses pontos importantes, vamos descobrir quais são os melhores tablets dentro dos critérios mencionados.

Tab A7 Lite

O

Tab A7 Lite

é um tablet da Samsung projetado para oferecer uma experiência de uso básica e acessível. Possui uma tela de 8,7 polegadas com tecnologia TFT que, apesar de compacta, tem espaço suficiente para visualização de conteúdo e realização de tarefas.

Equipado com um processador quad-core, garante uma operação fluida em atividades diárias e aplicativos de jogos mais leves. Sua memória RAM varia entre 2 GB ou 3 GB, com a possibilidade de 32 GB ou 64 GB de espaço interno – sua capacidade de armazenamento pode ser ampliada com um cartão microSD.

O Tab A7 Lite também é compatível com a caneta S Pen, permitindo conectividade como Wi-Fi e 4G LTE para acesso à internet em movimento. Além disso, traz a tranquilidade de uso prolongado sem se preocupar em recarregá-lo, graças a sua bateria de longa duração.

iPad 10ª Geração

O

iPad 10ª Geração

possui um chip A14 Bionic, que permite rodar jogos com gráficos pesados sem travar. Sua tela Liquid Retina de 10,9 polegadas reproduz imagens de alta resolução melhores que Full HD, ela também torna este modelo um dos melhores para desenhar. Então, se você gosta de design ou ilustrações, essa é uma ótima opção!

O tablet é compatível com Apple Pencil,

Magic Keyboard

e funciona sincronizado a outros aparelhos da marca. 

rich-text-image

Ipad 10° 

Galaxy Tab S7 FE

O

Galaxy Tab S7 FE

possui um processador octa-core com 2,2 GHz. Espaço para baixar seus games não vai ser problema com esse aparelho. Ele contém 6 GB de memória RAM e armazenamento interno de 64 ou 128 GB – com a possibilidade de expandir para até 1 TB. 

Sua tela de 12,4 polegadas Full

HD

garante o tamanho ideal para jogar, mantendo a praticidade do produto. O modelo ainda acompanha a caneta S Pen que facilita o manuseio do tablet durante o trabalho ou diversão. 

Vale destacar que o

Galaxy Tab S7

mantém o carregamento rápido de 45W da categoria da marca, suporte, Samsung DeX e acabamento em metal. Mas o grande ponto forte é a sua bateria de 10.090 mAh.

Tab S8 Ultra

O

Tab S8

Ultra está no pódio dos tablets da Samsung. Um dos destaques que tornam esse modelo especial é a sua tela de 14,6 polegadas – a maior da marca! –, com uma taxa de atualização de até 120 Hz. Além disso, ela é produzida com tecnologia Super Amoled e HDR10+.

A alta performance fica por conta do processador Snapdragon 8 Gen 1, que vem acompanhado de 16 GB de memória RAM e armazenamento de até 512 GB. Esse conjunto de capacidade interna torna o

Tab S8 Ultra

um candidato de peso, para quem busca desempenho e qualidade de tela para jogar ou trabalhar.

Outro ponto importante é o seu conjunto duplo de câmeras que produz vídeos em 4K, suporte a rede 5G, caneta inteligente S Pen e a bateria de 11.2000 mAh com carregamento turbo de 45W.

iPad Mini 6ª Geração

O que pode parecer uma desvantagem à primeira vista, na verdade, é o charme do

iPad Mini 6ª Geração

. Seu tamanho compacto torna o dispositivo mais confortável e leve de usar. 

Sua tela de 8,3 polegadas possui tecnologia Liquid Retina, True Tone e resolução de 2266 x 1488 pixels. Você ainda pode fazer gravações com qualidade 4K, jogar, trabalhar e usar seu aparelho com autonomia de bateria por até 9 horas. 

Ele vai ser um grande parceiro para jogos, por causa do seu chip A15 Bionic, que é o mesmo processador do iPhone 13. O

iPad Mini

também conta com acesso à rede 5G, com duas versões de memória interna, 64 GB e 256 GB, para baixar todos os seus apps preferidos.  

O produto possui suporte para

Apple Pencil

e sincronização com outros aparelhos da marca. 

Galaxy Tab S7

O

Galaxy Tab S7

possui uma tela de 11 polegadas com tecnologia Super Amoled, resolução de 2560 x 1600 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. A performance fica em função do seu processador Snapdragon 865, que vem acompanhado de 8 GB de memória RAM e 256 GB de espaço interno.   

Com a autonomia de bateria, você pode aproveitar todas as funcionalidades do Tab S7 durante 15 horas contínuas. Além de ser compatível com a S Pen, a caneta stylus avançada da Samsung que oferece uma experiência de escrita e desenho natural e precisa. Sendo ideal para notas rápidas, ilustrações, edição de documentos e outras atividades criativas.

iPad 9ª Geração

O

iPad 9ª Geração

é um pacote completo de versatilidade, experiência visual e potência. Tudo graças ao seu processador A13 Bionic que oferece a velocidade ultrarrápida de um CPU. 

Sua tela de 10,2 polegadas com recurso TrueTone garante alta resolução de imagem. Você também pode gravar suas melhores partidas com a câmera frontal ultra-angular de 12MP e a câmera traseira de 8MP.

Para desfrutar todas as possibilidades do

iPad

9ª Geração com tranquilidade, pode confiar na bateria que tem autonomia de até horas na reprodução de vídeos. 

Vale ressaltar também que o modelo está disponível nas versões de 64 GB e 256 GB de memória interna.

Qual o melhor tablet para instalar jogos?

O iPad Pro e o

Galaxy Tab

S8 Ultra são excelentes opções para instalar jogos devido ao seu desempenho e qualidade de tela.

O

iPad Pro

é conhecido por sua poderosa performance, alimentada pelos processadores A-series da Apple. Esses processadores são projetados especificamente para proporcionar um desempenho rápido e suave, tornando-o ideal para jogos mais exigentes. Além disso, a Apple costuma otimizar seus dispositivos para obter o máximo proveito dos jogos disponíveis em sua App Store.

Já o Galaxy

Tab S8

Ultra, como o nome sugere, é uma versão avançada dos tablets Samsung Galaxy. Com um processador potente e recursos gráficos de alta qualidade, ele também oferece uma experiência de jogo impressionante. Além disso, a tela Super AMOLED de alta resolução e a taxa de atualização de 120 Hz garantem uma visualização vívida e suave, aumentando ainda mais a experiência de jogo.

Ambos os tablets também costumam oferecer suporte a controladores de jogos externos e recursos adicionais de jogos, proporcionando uma experiência de jogo ainda mais agradável.

rich-text-image

Qual o melhor tablet para jogos?

Qual o melhor iPad para jogos?

O iPad Pro e o

iPad Air

são considerados os melhores iPads para jogos, levando em consideração sua qualidade de processamento e recursos avançados.

O iPad Pro é o modelo mais avançado da linha iPad, e geralmente é equipado com os mais recentes processadores da Apple, que são altamente potentes e projetados para oferecer um desempenho excepcional. Além disso, ele possui uma tela grande e de alta resolução, o que proporciona uma experiência de jogo imersiva e visualmente impressionante.

Por sua vez, o iPad Air também é uma excelente opção para jogos. Ele costuma ser equipado com processadores de série A. Sendo capaz de executar jogos complexos e exigentes com facilidade. Ele também possui uma tela de alta qualidade que garante uma experiência de jogo agradável.

Ambos os modelos, iPad Pro e iPad Air, são compatíveis com a Apple Pencil, o que permite uma experiência mais interativa para jogos que ofereçam suporte ao uso da caneta. 

Conclusão

Agora ficou mais fácil encontrar um tablet versátil e poderoso, adequado tanto para o trabalho quanto para o entretenimento, especialmente para aqueles que valorizam uma experiência visual excepcional e recursos de produtividade avançados.

A melhor escolha vai depender das suas preferências pessoais, tratando-se de sistema operacional (iOS vs. Android) e outros recursos específicos para jogos. Mas, vale destacar que o iPad Pro e o Tab S8 Ultra são excelentes opções para quem busca um tablet potente e de alto desempenho para gamers.

Confira aqui os melhores tablets para jogar e trabalhar!