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Nossas outras vidas, de Levin, Eliezer. Editorial Editora Perspectiva Ltda., tapa mole en português, 1989

O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 1989
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Literatura e ficção.
  • Subgênero: Ficção.
  • Número de páginas: 164.
  • Dimensões: 140mm largura x 208mm altura.
  • Peso: 204g.
  • ISBN: 9788527305945.
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Características do produto

Características principais

Título do livro
Nossas outras vidas
Autor
Levin, Eliezer
Idioma
Português
Editora do livro
Editora Perspectiva Ltda.
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
1989

Outras características

Quantidade de páginas
164
Altura
208 mm
Largura
140 mm
Peso
204 g
Gênero do livro
Literatura e ficção
Subgêneros do livro
Ficção
ISBN
9788527305945

Descrição

Almas Mortas e O Inspetor Geral, de Gógol, constituíram dois marcos extraordinários na história da literatura russa. Ali, até o início do século XIX, as obras formadoras e dominantes da língua haviam sido as do poema e da épica, sobretudo as de Lomonossov e as de Púschkin. Com Gógol, a prosa adquiriu o status de arte e a realidade do país revelou-se, com o espanto de muitos, para além de sua aparente leveza de burla, um retrato amargo, impiedoso e grotesco da sociedade. Por isso mesmo, a idéia central do romance, sugerida por Púschkin após a leitura de uma nota jornalística, permitiu a Gógol pintar brilhantemente uma enorme variedade de personagens, cuja força reside em seu poder de caracterização do universal pelo específico, o que levou Púschkin a dizer, apesar de toda comicidade ali destilada: 'eu não ri, chorei, Deus, como é triste a nossa Rússia'. Assim, a denominação 'almas mortas' constitui não apenas a metáfora de um golpe ou de uma prática ardilosa no regime czarista, mas ainda uma expressão de até onde pode ir o decaimento do espírito humano, a contradição em que ele pode entrar com todo o padrão ético e fundamento religioso da existência. Este duplo retrato é o que certamente torna perene a obra, o riso 'gogoliano' que, até hoje, chega ao leitor, não só em sua textualidade autoral, como no rastro que deixou na literatura de Turguêniev, Dostoiévski, Bábel, na poesia e no teatro, o que representa, sem dúvida, o signo maior da visão e da força de linguagem deste escritor russo-ucraniano. N. Cunha e J. Guinsburg

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