Cadeiras para restaurante: dicas para escolher conforto e durabilidade

Para além da comida, o restaurante deve proporcionar ao cliente conforto e uma boa experiência no momento da refeição. Assim, a cadeira para restaurante precisa ser confortável e esteticamente uniforme com o local. Confira as principais dicas e modelos.

rich-text-image

Cadeiras para restaurante.

Quem vai a um restaurante espera uma experiência gastronômica completa, independente da proposta do local. Assim, mesmo em estabelecimentos menores e com cardápio mais simples, a comida e o conforto no momento da refeição são dois pontos fundamentais que mantêm um negócio bem-sucedido. Com isso, temos nas cadeiras os móveis que determinam nossa comodidade no durante todo tempo no local.

Se você tem um negócio, é possível que já tenha se deparado com algumas dúvidas em relação a design, investimento necessário e conforto disponibilizado pelas cadeiras em seu restaurante. Além disso, também é comum pensar em como alinhar essas características em um modelo durável, com bom tempo para uso. Por isso, separamos modelos e mostramos dicas para escolher conforto e durabilidade em cadeiras para restaurante.

Na sequência, você confere pontos importantes que deve saber antes de escolher as cadeiras de seu estabelecimento, e, ao final, os principais tipos desse móvel tão importante para o conforto dos clientes. Os diferentes modelos estão agrupados por tipos, para facilitar a escolha e permitir a análise por tópicos. Por isso, siga com a gente e confira as melhores dicas de cadeiras para restaurantes.

Dentro do blog do Mercado Libre você poderá descobrir

cadeiras gamers baratas

. Você vai tirar suas dúvidas da melhor maneira.

Como escolher cadeiras para restaurante?

O primeiro passo para escolher as

cadeiras

é verificar o orçamento disponível para o investimento nesse móvel, além do cuidado estético para um bom jogo de mesas e cadeiras, confortáveis ao usuário e durável para seu restaurante. 

Assim, devemos escolher as cadeiras do nosso estabelecimento seguindo alguns critérios:

  • Conforto: o principal ponto é o conforto, afinal, todos querem comer de forma tranquila e cômoda, com o corpo relaxado e as costas e lombar bem apoiados. Por isso, você deve verificar o material do assento, a resistência do apoio para as costas, o revestimento geral da cadeira e qual a altura em relação às mesas. 

  • Design: o design, as cores e o estilo da cadeira são fatores importantes que possibilitam criar um ambiente temático, em que os elementos do restaurante combinam e ajudam a deixar ainda mais completa a experiência do cliente. Assim, se você tem um restaurante de estilo mais clássico, as cadeiras podem ter traços finos e detalhes. Ou, se o local for rústico, cadeiras de madeira combinam com a estética. 

  • Proposta do estabelecimento: cadeiras com grandes dimensões e modelos estofados costumam ser mais custosos, e devemos ter atenção ao nosso investimento em relação ao uso da cadeira. Por exemplo, se temos um estabelecimento de lanches rápidos e fluxo e rotatividade constante de clientes, cadeiras básicas e mais simples já suprem de forma geral as necessidades. Porém, se as pessoas passarem um tempo no local, o estofado e bons apoios são úteis. 

As melhores cadeiras para restaurante

Abaixo, selecionamos diferentes modelos de cadeiras para restaurante, separados por características que as agrupam em tipos, para facilitar a compreensão de cada característica que podemos ter em conta no momento de escolher o móvel certo para nosso restaurante. 

Confira na sequência.

Cadeiras por material

A escolha da matéria-prima da cadeira é fundamental para a decisão final, pois os diferentes materiais têm suas próprias características e aspectos visuais. Além disso, o material de confecção influencia no custo final do produto.

Cadeiras de madeira

Com diferentes modelos e estilos, a

cadeira de madeira

costuma ser usada em ambientes mais sérios ou em locais onde os clientes ficam um tempo sentados, desfrutando dos momentos que antecedem e sucedem à refeição. O material é usado para modelos luxuosos e cadeiras simples, como os modelos de

cadeira dobrável

que encontramos em madeira. 

Características:

  • A madeira é resistente ao uso contínuo e ações de desgaste com o tempo.

  • Com variação de modelos, há cadeiras casuais e aquelas formais e com detalhes luxuosos. 

  • Modelos que usam madeiras nobres e maciças são usados em estabelecimentos refinados onde os clientes ficam por um tempo maior. 

rich-text-image

cadeira de madeira com estofado cinza

Cadeira de plástico

A

cadeira de plástico

é a opção mais simples e econômica entre os modelos, ideal para ser utilizada em locais especializados em lanches e petiscos, por exemplo. Com toque informal, o modelo de plástico é acessível e está disponível em uma grande variação de modelos e cores. Há opções com apoio para os braços e modelos sem, que podem se adaptar ao espaço disponível e proposta de seu estabelecimento. 

Características:

  • O plástico é fácil de ser limpo e resistente de forma geral à água e à unidade. 

  • As cadeiras têm formato que nos permite empilhar os itens, o que economiza espaço quando não são usadas. 

  • O plástico pode ressecar e, com isso, quebrar. Assim, é um material com menor resistência que ferro e madeira. 

Cadeiras de metal

Com modelos dobráveis e fixos, a

cadeira de metal

pode ser usada em locais de proposta mais casual, de petiscos e lanches, ou em locais mais refinados, dependendo do acabamento e design geral do modelo. Os metais, como ferro e alumínio, são resistentes e podem suportar o uso por bastante tempo. 

Características:

  • Variação entre modelos simples, com mesmo formato que algumas cadeiras de plástico, e modelos sofisticados, de estilo industrial e de estilo formal. 

  • Estão disponíveis em diferentes cores, e o material é usado em cadeiras para todos os locais. 

  • Os modelos dobráveis existentes permitem mais mobilidade e um clima informal no estabelecimento. Comum de serem usadas em lancherias e locais de petiscos. 

Estilo

Abaixo, separamos 3 estilos de cadeiras para diferentes propostas de ambientes. Vale lembrar, há uma variedade grande de cadeiras, com modelos únicos e uma série de possibilidades para diferentes estabelecimentos e ocasiões. 

Rústica

A

cadeira rústica

é ideal para ambientes de madeira com ar aconchegante e sério, ou para bares e petiscarias que apostam em um visual minimalista. Os modelos rústicos costumam ser feitos em madeira ou madeira e metal, e podem apresentar estofado em sua construção. 

Características:

  • Estilo simples com madeira como matéria-prima. 

  • Com variação de modelo para restaurantes de diferentes propostas. 

  • A cadeira rústica traz um toque informal e aconchegante ao local, independentemente de sua proposta geral. 

rich-text-image

quatro cadeiras rústicas marrom e preto

Industrial

Com traços retos e a presença de algum metal na maioria dos modelos, a

cadeira industrial

dá um toque moderno e, ao mesmo tempo, sóbrio ao local. É claro, como há variação de modelos, é possível encontrar cadeiras distintas, semelhantes aos modelos de plástico, mas feitas em metal, consideradas industriais. Assim, o toque urbano e despojado faz parte do estilo.

Características:

  • Traços retos e poucos detalhes.

  • Design moderno em modelos simples e estofados.

  • Combina com diferentes restaurantes, dependendo do modelo da cadeira e da proposta do local. 

Dobrável

A

cadeira dobrável para restaurante

é a opção para quem busca um clima informal em seu estabelecimento, ou mesmo um toque mais clássico em modelos minimalistas feitos em madeira. Assim, a cadeira dobrável é uma opção versátil que pode ser facilmente transportada, ideal para locais que necessitam liberar espaço e guardar as cadeiras em outro ambiente. 

Características:

  • Modelos para restaurante costumam ser feitos em madeira ou metal, o que nos permite variar a escolha.

  • São adaptáveis a muitos estabelecimentos e podem ser usadas em locais externos e ambientes fechados. 

  • Combinam com diferentes tipos de mesa e podem ser encontradas em diversas cores, como preto, vermelho, amarelo e a cor que o estabelecimento desejar. 

Conforto

Nessa categoria, mostramos modelos confortáveis, com aspectos que garantem uma boa experiência gastronômica ao cliente. 

Cadeira estofada 

A

cadeira estofada para restaurante

é a classificação que engloba todos os produtos que apresentam algum assento estofado, o que garante maior conforto ao usuário. Modelos estofados podem variar de estilo, material de construção e mesmo temática, mesmo que sejam mais utilizados em locais formais ou com estética um pouco mais sofisticada.

Características:

  • Assento estofado e, em alguns modelos, apoio para as costas também.

  • Permite mais tempo sentado em uma postura correta. 

Cadeira com apoio

Para descansar ainda mais o corpo, a

cadeira com apoio para restaurante

permite que o cliente apoie e descanse seus braços, em uma postura ainda mais relaxada e cômoda no momento da refeição (e nos momentos anterior e posterior). Porém, vale lembrar que para estabelecimento com proposta formal, como locais por quilo, como há presença de mesas e conjuntos, as cadeiras não necessitam ter apoios para os braços. 

Características:

  • Modelos feitos em madeira, metal e plástico, com estilos diferentes que se adaptam a diversos estabelecimentos.

  • Possibilita maior descanso e conforto ao cliente. 

Cadeira leve

O peso é um fator que faz diferença, tanto no momento em que o cliente senta para comer, quanto na hora de limpar o chão do estabelecimento. Por isso, uma

cadeira leve para restaurante

permite praticidade para quem entra e sai do local e para os funcionários que devem cuidar da manutenção no fim do expediente.

Características:

  • Permitem fácil manuseio por funcionários e clientes.

  • Podem ser feitas em madeira, metal ou plástico, com estofado e apoios, o que mostra a possibilidade de encontrar modelos leves para todos os estilos. 

Existem cadeiras diferenciadas para ocasiões específicas?

Sim, existem

cadeiras luxuosas

, com alto nível de detalhe ou feitas com materiais custosos, como madeiras nobres, pesadas e maciças. O ponto a ser considerado é que cada um tem seu próprio gosto e preferências, o que também se reflete na escolha de modelos para ocasiões específicas. 

Assim, há cadeiras para banquetes, cadeiras para área externa, cadeiras luxuosas,

cadeiras de metal

ou plástico informais, entre tantos outros tipos. Tudo depende da forma que quer usar a cadeira e da ocasião em si. 

Existem cadeiras resistentes a condições climáticas para áreas externas?

Sim, existem

cadeiras para área externa

, usadas em pátios e locais abertos, que são resistentes às intempéries e presença direta da luz solar. De forma geral, os modelos são feitos em metal com material sintético, ou em madeiras maciças completamente impermeabilizadas. Assim, se você busca um móvel para locais externos, pode buscar por modelos específicos que terão maior tempo de vida útil. 

Cadeiras coloridas podem impactar o ambiente em um restaurante?

Sim, as cores impactam na nossa experiência de forma geral, assim, influenciam no ambiente e na nossa percepção quando estamos em um restaurante. Por isso, é importante harmonizar as cores do ambiente, teto, piso, mesas e paredes com as cores das cadeiras, para que haja uniformidade e uma aparência agradável para quem come. 

Como em outros casos, a escolha da cor ideal varia conforme as preferências de cada pessoa, da temática geral do restaurante e da proposta visual que você deseja. 

Conclusão

Quem busca uma cadeira para seu restaurante se depara com uma série de opções, sejam elas feitas em plástico ou nobres madeiras, em modelos simples, formais e mesmo luxuosos. A questão é que podemos encontrar

cadeiras para restaurante

com as características ideais para o estabelecimento. 

Neste texto, listamos alguns estilos de cadeiras e características específicas de cada material, para que você possa fazer uma escolha mais acertada quanto as suas necessidades e estilo de estabelecimento.

Não perca tempo. Acesse agora mesmo o Mercado Livre e encontre o modelo de cadeira perfeito para seu restaurante.