Veja como escolher o conjunto de sala de jantar ideal para seu espaço

Seja para encontros com amigos e parentes, ou para refeições com a família e a sós, a sala de jantar é um local marcante em nossas casas. Para decorar e unir estilo e utilidade, o conjunto de sala de jantar ideal é a escolha certa para um cômodo versátil e estiloso.

rich-text-image

Conjunto com mesa quadrada.

A sala de jantar é um importante espaço na casa, com destaque graças à sua função de reunir a família e pessoas queridas em momentos de confraternização. Seja para um almoço com amigos ou no café da manhã de domingo com toda a família na

mesa

, o ambiente é conhecido por aproximar as pessoas em diferentes momentos especiais. Com isso, é importante que o cômodo seja funcional e visualmente equilibrado. 

Por isso, é fundamental saber como escolher o conjunto de sala de jantar que mais combina e se adapta ao espaço disponível e estilo de sua casa. Porém, é preciso saber os diferentes tipos de conjunto.

O ponto é que há variações em vários quesitos, e podemos ter algumas dúvidas no momento de escolher a melhor combinação de mesa e cadeiras para nossa sala de jantar. Para ajudar no momento da compra, separamos diferentes tipos de conjuntos de sala de jantar e destacamos suas características e melhores formas de uso. Então, se você busca o conjunto ideal, siga com a gente!

Qual é o tamanho ideal para a mesa de jantar?

Definir o tamanho ideal de uma

mesa de jantar

é uma tarefa importante, mas relativa, pois devemos considerar alguns pontos antes de definir o melhor modelo de acordo com suas medidas. Também é importante saber em que ocasiões a mesa será usada.

Assim, a mesa ideal deve ser escolhida de acordo com alguns critérios:

  • Espaço disponível na casa: a mesa correta deve ter espaço suficiente para acomodar a quantidade desejada de pessoas e, ao mesmo tempo, não ocupar espaço no cômodo que impeça ou dificulte a circulação dos que estão presentes.

  • Quantidade de pessoas: o tamanho ideal da mesa também está relacionado ao número de pessoas que poderão se sentar em volta dela, o que reflete a quantidade de cadeiras que podem ser usadas ao mesmo tempo. 

  • Formato: o design geral da mesa também influencia na escolha do melhor tamanho, já que mesas redondas, se muito grandes, deixam as pessoas mais afastadas. O contraponto positivo é que nesses modelos, a possibilidade de acomodar mais cadeiras é maior. Os modelos retangulares e quadrados se adaptam aos diferentes tamanhos que necessitamos. 

Qual é melhor: mesa de jantar retangular ou redonda?

Não há um modelo que seja melhor em relação ao outro, mas o tipo de mesa que melhor se adapta às suas necessidades e gosto pessoal, pois o formato determina o tamanho que o móvel pode ocupar, quais espaços serão mais úteis e para que tipo de encontros são mais recomendados. 

Assim, não há como definir o melhor tipo, e por isso é preciso saber com clareza as demandas de uso tanto da sala de jantar, quanto do conjunto que será colocado nela. Assim, além da quantidade de cadeiras, o modo como as pessoas vão se acomodar deve ser considerado antes da compra do conjunto com a mesa, seja ela retangular ou redonda.

Por fim, o acesso aos alimentos e bebidas é um ponto importante.

Conjuntos de acordo com o formato

Nessa categoria, separamos as características e melhores formas de uso dos conjuntos de sala de jantar de acordo com o formato de sua mesa. Esse fator é importante na composição estética do cômodo e da funcionalidade que o conjunto vai proporcionar, com equilíbrio entre funções de uso e espaço disponível. 

Conjunto com mesa quadrada

O

conjunto sala de jantar quadrado

traz a mesa com o formato destacado como principal característica. O conjunto com mesa quadrada permite a proximidade das pessoas presentes, e é uma escolha se você pretende ter uma mesa grande, para ambientes espaçosos, ou uma mesa compacta e mesmo dobrável, para ambientes menores e uso de poucas pessoas. 

Características:

  • Com formato quadrado, mesmo em dimensões maiores, a mesa permite a aproximação das pessoas em volta do móvel. 

  • O conjunto é versátil e apresenta diferente capacidade, assim, podemos encontrar conjuntos de mesa quadrada para 2, 4, 6 ou mais pessoas. 

  • É encontrado em uma variedade de materiais, com mesas de madeira, ferro, com tampa de vidro e diferentes estilos de cadeiras, que costumam ter estruturas com o mesmo material da mesa.

  • Medida ideal de 90 x 90 cm para 2 pessoas, 100 x 100 cm para 4 cadeiras, 140 x 140 cm para 6 pessoas e 150 x 150 para 8 pessoas. Para 10 pessoas, o ideal é, no mínimo, 200 x 200 cm.

Conjunto com mesa retangular

Ideal para ambientes com o mesmo formato ou cômodos e espaços estreitos, o

conjunto sala de jantar retangular

é uma opção clássica e conhecida, presente no uso das pessoas há séculos. Graças ao seu formato, pode ser usada em reuniões e celebrações com uma grande quantidade de convidados, além de acomodar comida, bebida, pratos, talheres e pessoas de forma eficaz. 

Características:

  • Seu formato prioriza o uso com diversas pessoas ou para poucas pessoas em ambientes estreitos.

  • Com variedade de design, os conjuntos com mesa retangular podem ser encontrados em versões com 2, 4 ou mais lugares.

  • Conjuntos com mesa retangular são feitos em madeira, metal, plástico e outros materiais, como vidro. Assim, você pode escolher o modelo que combina com sua sala de jantar e alinha utilidade ao aspecto visual. 

  • As medidas ideais são de 130 x 75 cm para 4 pessoas, 160 x 75 cm para 6 lugares e 200 x 110 cm para 8 lugares.

rich-text-image

Alt: mesa de sala de jantar marrom 

Conjunto com mesa redonda

Por fim, o

conjunto sala de jantar redondo

tem formato que prioriza o uso em espaços menores, e visa funcionalidade em diferentes momentos com menor número de pessoas. A mesa redonda permite o uso flexível do conjunto, já que é mais fácil acomodar pessoas se for necessário (mesmo que os modelos redondos fiquem melhores em locais de pouco espaço). 

Características:

  • Em pequenas dimensões é ideal para ambientes menores e uso de poucas pessoas. Já conjuntos com mesa redonda grande combinam com ambientes quadrados. 

  • É encontrada em versões para 4 ou mais lugares. 

  • Há variedade de materiais e de disposição de suporte (com pés nas extremidades ou suporte central, que maximiza ainda mais o espaço ocupado pelo conjunto.

  • Apresenta as seguintes medidas ideais: circunferência de 90 cm para 2 pessoas, 110 cm para 4 pessoas, 120 cm para 6 pessoas e 150 cm para 8 pessoas. 

Conjunto com mesa oval 

Com as mesmas características do conjunto retangular, o

conjunto sala de jantar oval

pode ser encontrado em diferentes tamanhos, sendo versátil para o uso em ocasiões com muitas pessoas e situações rotineiras, como refeições em família.

Características:

  • Pode ser usado em pequenos e grandes espaços, com uso semelhante aos conjuntos retangulares.

  • Costuma ser encontrado com versões de, ao menos, 2 lugares. 

  • A mesa e as cadeiras são confeccionadas em madeira, metal ou vidro, conforme a parte de cada móvel. 

  • A medida ideal de modelos ovais é de 130 x 90 cm para 4 pessoas, 198 x 122 cm para 6 pessoas e 217 x 117 cm para 8 pessoas.

Conjuntos conforme a capacidade

Nessa categoria, separamos as 3 principais variações de conjuntos e como você deve escolher conforme o uso pretendido e, com isso, a quantidade de pessoas que podem usar a mesa ao mesmo tempo.

Conjunto de 4 lugares

O

conjunto sala de estar 4 lugares

é o mais compacto dos tipos de conjunto que costumam ser encontrados. É versátil e pode acomodar de 2 a 4 pessoas com espaço suficiente para atividades diversas. Este modelo é ideal para famílias pequenas ou lares com 2 moradores, já que permite conforto em refeições e pode ser usada para apoiar outros objetos. 

Os conjuntos podem apresentar:

  • Mesas com todos os formatos.

  • Conjuntos com 4 ou 2 cadeiras (mesmo que a capacidade seja de 4 lugares).

  • Modelos de mesas com suporte central ou em quinas e extremidades. Cada uma harmoniza melhor com um tipo de ambiente e a escolha depende do gosto pessoal e utilidade buscada com o móvel. 

Conjunto de 6 lugares

Ideal para famílias maiores, de 4 a 6 pessoas, o

conjunto sala de jantar 6 lugares

é pensado para ambientes maiores, que permitam acomodar os móveis e as pessoas de forma confortável. Os conjuntos de 6 lugares variam em formato e estilo, mas trazem como característica dimensões maiores.

Têm como característica:

  • Variedade de modelos de mesas, que podem ser retangulares, quadradas, ovais ou redondas. 

  • Necessidade de mais espaço para acomodar a mesa, as 6 cadeiras e permitir a circulação dos presentes. 

  • Possibilidade de modelos com suporte central ou em extremidades da mesa. 

Conjunto de 8 lugares

Feito para estar em locais espaçosos, o conjunto

sala de jantar 8 lugares

é ideal para grandes jantares domésticos e reuniões com vários amigos. Esse tipo de conjunto é específico, pois é preciso de espaço suficiente para acomodar uma mesa grande, 8 cadeiras e permitir o movimento entre as pessoas. 

Características:

  • É comum que modelos de 8 lugares sejam retangulares (e ovais).

  • Seu uso é específico para grandes encontros.

  • Pode ser usado por poucas pessoas para funções diversas, como estudos, para acomodar materiais e cada presente.

Conjuntos de acordo com o material

Abaixo, você confere diferentes materiais usados na confecção de mesas e cadeiras dos conjuntos para sala de jantar. 

Conjunto com mesa de vidro

O

conjunto sala de jantar vidro

é um item versátil e pode combinar com qualquer ambiente, já que o material permite a harmonização com locais industriais, aconchegantes ou rústicos. As cadeiras e a base da mesa podem ser de madeira ou metal, mas o ponto visual mais marcante é o tampo da mesa em vidro. 

Características:

  • Pode ser usada em qualquer ambiente.

  • O vidro é fácil de limpar e não sofre com ações do tempo ou uso constante. 

rich-text-image

conjunto com mesa de vidro e cadeira preta

Conjunto com mesa de madeira

Com base, cadeiras e mesa feitos inteiramente deste material, o

conjunto sala de jantar madeira

tem aspecto aconchegante e pode ser usado em casas e apartamentos de diferentes estilos. A madeira é resistente e elegante, além de combinar com locais rústicos. 

Características:

  • Visual clássico e ampla variedade de modelos, estilos de mesa e capacidade do conjunto. 

  • É possível encontrar diferentes madeiras e materiais derivados (como MDF ou compensados), o que influencia na variação de preço entre os produtos. 

Conjunto de metal

O

conjunto sala de jantar metal

é resistente ao tempo e costuma ter visual elegante e sóbrio, ferro, aço ou alumínio usados nas bases e assento de cadeira, ou na base na mesa em geral. Assim, é possível encontrar conjuntos com partes em metal, e aqueles que são inteiramente feitos com esse tipo de material. 

Características:

  • Cadeiras resistentes a maiores pesos.

  • Resistente a diferentes condições climáticas, o que permite seu uso em ambientes externos. 

Quais cadeiras são mais confortáveis ​​para a sala de jantar?

As cadeiras mais confortáveis para sua sala de jantar são aquelas que possuem assento estofado, geralmente com algum tipo de espuma e com revestimento macio. Com isso, você terá um móvel em que poderá ficar sentado por mais tempo e em postura correta, já que a espuma macia permite conforto ao sentar. 

Outro fator que ajuda no conforto é a presença de apoio para braços, que nos permite descansar ao usar o conjunto. 

Conclusão

Seja com mesa redonda, oval, quadrada ou retangular e com capacidade para muitas ou poucas pessoas, o

conjunto de sala de jantar

traz a combinação ideal entre mesa e cadeiras e nos permite ter encontros especiais e momentos rotineiros de qualidade com amigos e família.

Sinta-se à vontade para aprender tudo sobre os

tipos de panela

no blog do Mercado Livre. Toda a informação está aqui. 

Não perca mais tempo. Acesse o Mercado Livre e confira centenas de conjuntos para sua casa.