Veja diferentes tipos de mesa para restaurante para cada necessidade

Conforto e um bom ambiente são fundamentais em qualquer estabelecimento do ramo alimentício. Assim, se você tem um restaurante que visa a presença e permanência do cliente por mais tempo, é importante conhecer os diferentes modelos e tamanhos das mesas.

rich-text-image

Mesas de madeira para restaurante.

Restaurantes são conhecidos pela qualidade, praticidade e experiência que proporcionam em um momento tão apreciado (necessário e universal) como quando fazemos refeições. Seja para um almoço no intervalo do trabalho, ou para reunir a família e amigos e celebrar uma data ou feito especial, o conforto é característica necessária para uma boa experiência em qualquer ocasião quando vamos comer em um estabelecimento.

Por isso, se você possui um restaurante que busca a permanência do cliente por algum tempo (em um local que não apenas entrega ou faz comidas rápidas), é preciso pensar na proposta, temática e tipo de comida que será servido. Com isso, os itens confortáveis devem ser escolhidos com atenção. Para te ajudar, criamos este guia de mesa para restaurante: estilos e tamanhos para atender diferentes necessidades.

Afinal, a mesa é o suporte principal para pratos, talheres, copos e tudo que está relacionado ao momento da refeição. Além disso, é o diferencial de locais que visam a experiência completa, com cadeiras e a mesa para o momento do almoço, de um lanche ou do jantar, com a presença dos mais variados pratos e cardápios. Por isso, se você quer saber que tipo de mesa escolher para seu restaurante, siga com a gente. 

Como escolher uma mesa para restaurante?

Você deve considerar alguns pontos antes de escolher a mesa ideal para seu restaurante, pois há variedade de modelos, materiais em que a mesa é feita e sofisticação ou praticidade em produtos distintos. 

Assim, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:

  • Temática do local: se o seu restaurante é informal, mesas simples de madeira e modelos dobráveis ou tipo bistrô podem combinar mais que móveis sofisticados. Porém, se o seu restaurante se caracteriza por um ambiente refinado, mesas com detalhes, feitas em madeiras nobres e com design arrojado são mais indicadas.

  • Espaço e proposta do ambiente: o tamanho do ambiente influência na quantidade e capacidade das mesas que seu restaurante terá. Se o local é pequeno, você pode optar por mesas de 2 lugares que, em alguns casos, podem ser alinhadas (formando uma mesa maior de 4 lugares).

  • Material: o material de que a mesa é feita deve ser escolhido com atenção, pois denota a proposta do local e também mostra a durabilidade que o móvel tem. Podemos encontrar mesas de plástico, mesa de madeira para restaurante, mesas de compensado, metal e vidro (tampo).

  • Orçamento: devemos considerar tudo o que podemos gastar e saber distribuir esse valor nas diferentes partes do restaurante. Se a proposta do local é algo mais informal, as mesas acompanham esse padrão e não necessitam ser detalhadas, pesadas e custosas. Claro, o investimento em móveis custosos e exclusivos se destaca em propostas de locais sofisticados, em que as mesas influenciam na experiência toda. 

As melhores mesas para restaurante

Abaixo, listamos diferentes modelos de mesas, separados por grupos que destacam um ponto do móvel (como material ou quantidade de lugares). Vale lembrar que destacamos modelos gerais, para que você possa escolher entre o produto que mais se adequa ao seu orçamento e às necessidades e características próprias do seu restaurante. Confira!

De acordo com o material

O material é uma das características que destacamos como ponto importante que devemos considerar antes de comprar uma mesa para nosso estabelecimento. Assim, separamos mesas feitas em 3 materiais distintos, que podem ser usadas de forma versátil ou específica, conforme o design de cada modelo. Com isso vale conhecer um pouco sobre cada material.

Madeira

A

mesa de madeira

é um clássico em diferentes tipos de restaurantes, desde os casuais até os mais luxuosos. A versatilidade aparece como uma grande vantagem do material, que oferece modelos que podem ser usados em locais abertos e fechados, em bistrôs, restaurantes familiares e em diversas situações. Vale lembrar que modelos de mesa de jantar pensados para casas também funcionam em grandes locais. 

Características:

  • Variedade de tipos de madeiras.

  • Modelos com designs adaptáveis e versáteis para diferentes ocasiões.

  • Madeiras nobres são indicadas para restaurantes sofisticados.

  • A madeira é um material durável, que pode ser usado por décadas no seu estabelecimento. 

Plástico

Com visual informal e descontraído, a

mesa de plástico

é indicada para restaurantes casuais que buscam uma estética mais simples. Há clássicos e quadrados, com capacidade para 4 pessoas, e modelos maiores ou redondos, que dispõem os integrantes de forma mais próxima. Os modelos de plástico são usados em botequins, bares de praia e de beira de calçada, além de serem usados em áreas externas de forma geral. 

Características:

  • O plástico é impermeável e pode durar muito tempo se exposto ao sol de forma indicada. 

  • As mesas de plástico são mais baratas e informais, características destacáveis se você quer começar um estabelecimento casual. 

  • Há variedade entre modelos redondos, quadrados e retangulares. Também há jogos com mesa e cadeira para restaurantes feitos em plástico. 

  • O modelo casual se adequa a restaurantes simples e locais exclusivos com tema que remete a botequins e barezinhos.

rich-text-image

mesa preta de plástico desmontável

Metal

A

mesa de metal

é resistente, firme e pode ser usada em locais internos e ambientes externos. Podemos usar modelos casuais, como os dobráveis ou aqueles que se assemelham às mesas de plástico, e outros modelos sofisticados, feitos em ferro ou aço. Além disso, a mesa para restaurante pode ter apenas a base e estrutura principal em metal, com o tampo em vidro ou madeira. Assim, há modelos rústicos, sofisticados e informais. 

Características:

  • Resiste às variações climáticas e choques físicos.

  • Com metais inoxidáveis, as mesas podem ser usadas em ambientes externos sem serem danificadas por chuva, vento ou a incidência contínua de luz solar. 

  • O ferro e outros metais são utilizados em modelos industriais, versáteis e modernos, que podem se adaptar a diferentes propostas temáticas gerais.

  • Há variação de custo entre os modelos, assim, podemos encontrar mesas de metal que se encaixem em nosso orçamento destinado à compra desses móveis.

rich-text-image

mesa amarela dobrável

De acordo com o uso

Nessa categoria, explicamos sobre modelos usados de forma fixada ou que podem ser facilmente transportados, ajudando a compor a estética e a organização do espaço em diferentes estabelecimentos. 

Fixa

A

mesa fixa

é o tipo de móvel mais usado em locais com grande espaço interno, como restaurantes, buffet para muitas pessoas e centros de alimentação. As mesas fixas são mais pesadas e inteiriças, assim, costumam ficar no mesmo local, e são acompanhadas de cadeiras feitas em material similar ou igual. 

Características:

  • Podem ter tampo de vidro, assim são usadas em locais mais formais ou grandes restaurantes que visam a uniformidade do móvel com a facilidade de limpeza do material.

  • Há variedade de modelos informais e sofisticados, feitos dos mais diversos materiais. 

  • Mesas fixas podem ter diferente capacidade, mas tamanhos de ao menos 4 lugares possibilitam uso mais versátil.

  • Há modelos quadrados, retangulares e redondos. 

Dobrável

A

mesa dobrável para restaurante

é prática, versátil e pode ser guardada ou montada com facilidade, o que a torna um móvel útil para estabelecimentos com espaço reduzido. Além disso, os modelos dobráveis podem se adaptar a locais mais sérios ou descontraídos, mas que, de forma geral, mantêm a temática casual, moderna ou informal do restaurante. 

Características:

  • Não há modelos com tampo de vidro dado o cuidado necessário para desmontar e a não praticidade do móvel. 

  • As mesas dobráveis podem ser encontradas em plástico, madeira e diferentes metais (como ferro). 

  • Como são versáteis, as mesas dobráveis costumam ter capacidade de 2 a 4 pessoas. 

  • As mesas dobráveis apresentam tampo quadrado ou retangular na maioria dos casos. Ainda assim, há modelos com tampo redondo. 

De acordo com a capacidade

A quantidade de lugares que a mesa oferece deve ser considerada no momento da escolha do móvel para o restaurante. Assim, o conjunto de cadeira e mesa de restaurante deverá ocupar espaço suficiente para que as pessoas sentadas possam comer de forma confortável, e que as demais pessoas que trabalham no local possam caminhar pelo ambiente. Com isso, separamos os tipos mais usuais de mesas para restaurantes. 

Mesa com 2 lugares

Ideal para estabelecimentos com pouco espaço, a

mesa de jantar 2 lugares

é um móvel versátil, que acomoda 2 pessoas de forma que cada uma possa se servir e mover com espaço. Os modelos podem ser pequenos se a quantidade de pratos e bebidas for grande, o que deve ser considerado. O ponto positivo é que modelos iguais podem ser alinhados, formando mesas de 4, 6 ou mais lugares.

Características:

  • Encontramos mesas de 2 lugares de plástico, madeira e metal.

  • Há modelos redondos e quadrados. Os últimos são mais indicados pela versatilidade e possibilidade de alinhamento. 

  • O modelo é ideal para ambientes acolhedores como bistrôs e restaurantes com cafeteria. 

Mesa com 4 lugares

A

mesa de jantar 4 lugares

deve ser usada em ambientes maiores, como zonas externas ou locais de buffet que recebem grande quantidade de pessoas e famílias. 

Características:

  • Mesas de 4 lugares são feitas em todas as variações de material e podem apresentar tampo em vidro (usado em diversos locais pela sua durabilidade, versatilidade e facilidade de limpeza). 

  • A maioria dos modelos de 4 pessoas para restaurantes é quadrada ou retangular.

  • As mesas de 4 lugares ocupam mais espaço, mas ainda são versáteis, pois permitem que 2 pessoas comam com comodidade. 

Mesa com 6 lugares

De uso específico e mais exclusivo, a

mesa de jantar 6 lugares

deve ser usada em locais espaçosos de forma a acomodar muitas pessoas. Como é um modelo maior, costuma ter tampo retangular, o que permite melhor espaço entre os integrantes e os diferentes pratos para compartilhar que podem estar na mesa. 

Características:

  • São exclusivas e usadas em ocasiões de encontros entre amigos ou família. Podemos utilizar mesas de diferentes capacidades em nosso estabelecimento, para cada ocasião que receberemos clientes. 

  • As mesas de 6 lugares costumam ser feitas de metal ou madeira, com tampo que pode ser de vidro (além dos materiais citados). 

  • Como ocorre com a mesa de 4 lugares, os modelos de 6 cadeiras podem acomodar com espaço 4 pessoas e diferentes opções do menu. 

Quais características são essenciais para mesas de ambientes externos?

As mesas de ambientes externos devem ser resistentes, portanto, é importante que elas:

  • Sejam feitas de madeira tratada, plástico ou metal inoxidável.

  • Estrutura resistente e robusta para aguentar ventos e possíveis chuvas. 

  • É interessante que sejam fáceis de transportar para as diferentes necessidades que pode ter em locais abertos. 

Qual é o material mais resistente para mesas de restaurante?

As mesas de madeira e metal são as mais resistentes, dado que esses materiais podem resistir a diferentes situações, com mudança de umidade, incidência de luz solar e contato com vento e água. De forma geral, a madeira impermeabilizada pode durar décadas. 

Existe uma altura padrão para mesas de restaurante?

Não existe uma altura padrão para todos os estabelecimentos. Ainda assim, devemos considerar que o tampo (bancada) deve estar entre 90 e 105 cm do chão, o que proporciona a postura correta para o maior número de pessoas. 

Conclusão

Bem, se você sabe a proposta de seu estabelecimento, a temática do local e o espaço disponível para acomodar e receber seus clientes, basta conferir o orçamento e escolher entre os diversos modelos de mesa para restaurante aquele que mais se adequa a sua necessidade. 

Neste artigo, listamos algumas dicas de mesa para restaurante de acordo com o material, uso e capacidade de maneira geral, assim você consegue alinhar os seus objetivos com a proposta do restaurante.

O Mercado Livre e seu blog têm tudo sobre

mesas de som baratas

. O que você estava procurando está a apenas um clique de distância.

Seja com modelos de madeira, metal, de muitos ou poucos lugares, basta acessar o site do Mercado Livre para encontrar a

mesa de restaurante

perfeita para seu estabelecimento.