Elegância com mesas de ferro: descubra as possibilidades para sua casa

Para deixar salas e cozinhas com visual único ou ser um utilitário para jardins e ambientes externos, a mesa de ferro é um móvel com variação de modelos para todos os usos. Confira diferentes produtos e escolha de acordo com suas necessidades.

rich-text-image

Mesa industrial na cozinha.

Decoramos a casa de acordo com preferências próprias, o que determina o estilo e o visual de diferentes cômodos e áreas externas, como pátios e jardins. Assim, é importante lembrar do uso específico de cada móvel, para alinhar gosto pessoal a durabilidade. Com isso, podemos destacar alguns produtos, como as mesas de ferro, itens clássicos e muito usados em casas nas décadas de 60, 70 e 80.

Contudo, mesmo que tenhamos a certeza da compra de uma mesa de ferro, podemos ter dúvidas em relação a qual produto específico devemos adquirir. Afinal, há móveis dobráveis e fáceis de transportar, e aqueles que são mais pesados e usados de forma fixa (em um mesmo cômodo ou fora da casa). Por isso, separamos alguns modelos para te ajudar a escolher o produto que mais se encaixa em suas demandas. 

Siga com a gente e descubra as possibilidades com mesas de ferro para sua casa. Alinhe elegância, resistência e design. Confira!

Decore com mesa de ferro: por que escolher esse material?

O ferro é um material conhecido por sua resistência, durabilidade, e versatilidade, já que pode aparecer em diferentes formas e com designs específicos, graças à maleabilidade do material no momento da confecção das mesas. Por outro lado, é um material muito utilizado na confecção de mesas e diversos móveis em décadas passadas.

Assim, o ferro é usado para mesas retrô e modelos modernos, com design minimalista, por exemplo. Com diversidade de design e tamanhos, as

mesas de ferro

são encontradas com variações que nos permitem usar o item em locais abertos ou em ambientes fechados, seja para grandes reuniões ou uso doméstico e pessoal.

Podemos destacar:

  • Sua durabilidade

  • A presença de diferentes modelos para cada ocasião

  • Resistência do ferro para choques e quedas

  • Elegância em modelos clássicos e modernos

  • Versatilidade de uso em um mesmo modelo

Porém, devemos ter um cuidado especial com o material, especialmente se a mesa for usada em ambientes externos, em que o móvel terá exposição direta ao sol e as variações climáticas, como nível de umidade ou chuva. Então, se for usar a mesa em espaços abertos, confira se há oxidação, e, de ser necessário, use um

removedor de ferrugem

e pinte o item com

tinta para ferro

.

5 mesas de ferro que você pode ter em casa

Abaixo, separamos 5 modelos de mesas de ferro como opções para você ter em casa. Vale lembrar que os modelos selecionados seguem o critério de mostrar itens diversos, já que cada usuário ou ocasião têm sua própria exigência e necessidade. Com isso, você confere mesas de ferro que alinham estilo e custo acessível.

Mesa dobrável

A

mesa de ferro dobrável

é um dos tipos mais versáteis de mesa, pois pode ser carregada para diferentes lugares e usada de diversas maneiras, de forma doméstica e inclusive comercial. É comum encontrar o modelo em bares e outros estabelecimentos com pátio. O modelo também pode ser usado em pátios de casas, cozinhas, quartos e diferentes cômodos, seja para apoiar itens pessoais ou para reunir pessoas em volta.

Como há diferentes modelos e tamanhos, você pode encontrar todos os produtos em ferro e modelos com base feita deste material, mas com tampa de madeira ou plástico, por exemplo. Por isso, confira os detalhes do modelo específico com o fabricante. 

Características:

  • Ocupa pouco espaço quando dobrada.

  • Em modelos de chão, pode ser transportada para diversos locais.

  • É versátil em jardins, cozinhas, pátios, salas e outros cômodos.

  • Pode ser guardada com facilidade.

rich-text-image

mesa de ferro preta dobrável

Mesa industrial

Conhecida pelo seu visual minimalista, com linhas retas e sem detalhes, a

mesa de ferro industrial

traz ao ambiente um toque rústico que alinha sofisticação e simplicidade, em móveis que podem possuir tampa em madeira, metal e vidro. É comum encontrar modelos pensados para uso em locais abrigados do constante contato com sol e chuva, mas podemos encontrar o modelo em diferentes bares e locais a céu aberto. 

A mesa de ferro industrial pode ser quadrada ou redonda, ou seja, de centro. O que muda em cada caso é a forma de suporte e o uso, já que mesas redondas proporcionam melhor acesso de todos em momentos de refeição ou happy hour.

Características:

  • Design rústico e minimalista.

  • Versatilidade de adaptação para diferentes ambientes.

  • Combina com ambientes internos em todos os cômodos.

  • Há variação de modelos para cada ocasião.

Mesa bistrô

Com origens inspiradas em bares franceses, a

mesa de ferro bistrô

é usada para momentos de boas conversas e descontração entre amigos. O modelo pode ser mesa de centro no encontro entre poucas pessoas. Ela serve para apoiar bebidas, comida, e ser um acessório na casa para apoiar diferentes itens. 

Como é de ferro, pode ser usada em ambientes externos e internos. A mesa bistrô tem um charme proveniente de sua origem e design, e é a opção perfeita se você busca um móvel compacto e elegante, marcante em momentos especiais e descontraídos. 

Características:

  • Estilo clássico e elegante.

  • Variação de modelos com tampo redondo ou quadrado.

  • Ideal para pequenos encontros.

  • Costuma ser alta e usada com banquetas altas.

  • Pode ser usada como mesa de ferro para festa, para apoiar itens e bebidas. 

Mesa para jardim

A

mesa de ferro para jardim

é um item com ampla variação de produtos, afinal, itens feitos deste material costumam ser usados em áreas externas. Assim, você pode ter diferentes modelos de mesas de ferro para jardim, como itens que acompanham cadeiras espreguiçadeiras ou um kit de jardim francês.

Vale lembrar que modelos pensados para ambientes externos são feitos com materiais resistentes às mudanças climáticas, como tramas de material sintético. Além disso, também podem ser encontrados com grandes dimensões, para uso de muitas pessoas.

Características:

  • Resistente à variação climática.

  • Com variação de modelos quadrados e redondos.

  • Pode acompanhar kits inteiros para jardim.

  • Modelos dobráveis e compactos também se enquadram na categoria de mesas de ferro para jardim. 

Mesa com madeira ou vidro

A

mesa de ferro e madeira

é um móvel versátil, que costuma trazer modelos tanto de uso interno quanto de uso externo, como ocorre com diferentes mesas industriais, com base em ferro e tampa em madeira. Este material, quando envernizado e tratado, é resistente às condições climáticas e traz um toque elegante ao item.

rich-text-image

mesa de centro industrial com ferro e madeira

Já a

mesa de ferro e vidro

é usada em ambientes internos, em móveis de centro e mesas para jantar, por exemplo. Dada a delicadeza e sutileza do vidro, deve-se ter cuidado para evitar problemas em esbarrões e quedas. 

Características:

  • Modelos com madeira tem toque rústico e elegante.

  • Mesas com ferro e madeira podem ser usadas em todo ambiente.

  • Mesas de vidro devem ser usadas em locais fechados.

  • O vidro é resistente ao tempo e fácil de limpar.

Qual tamanho de mesa de ferro escolher?

O tamanho ideal da mesa de ferro depende da sua necessidade e de qual será o uso exato do móvel. Assim, o tamanho ideal é relativo, e a escolha deve seguir condições como espaço em que será usada e em que contexto a mesa é fundamental. 

Por exemplo, para reuniões com mais pessoas ou modelos para jardim, é interessante a escolha por mesas maiores, de no mínimo quatro lugares, para que todos possam se sentar em algum momento. Porém, se a mesa será usada em encontros de até 3 pessoas, modelos redondos e pequenos podem ser a solução, como ocorre com as mesas bistrô. 

Ainda assim, se você busca uma mesa de ferro para jantar versátil, seja para uso pessoal ou compartilhado, uma mesa de 4 lugares é mais interessante que pequenas mesas de 2 lugares. Enfim, tudo depende da sua necessidade. 

Qual é melhor: mesas de ferro com madeira ou vidro?

Não existe um modelo que seja melhor que o outro, e temos que saber isso no momento de escolher nossa mesa. Os móveis com ferro e vidro são mais delicados e sensíveis a quedas, mas são sofisticados e fáceis de limpar, pois o vidro é um material impermeável. Por outro lado, as mesas de ferro com madeira podem ser usadas tanto em locais externos quanto internos, e são encontradas na maioria dos estilos.

Se a busca é por uma mesa de jantar elegante, o vidro aparece como uma destacada opção, mas requer seus cuidados com possíveis quedas. Porém, se a busca é por versatilidade, mesas de ferro e madeira podem ser usadas para jantar, reuniões com amigos, na cozinha da casa, no pátio ou no jardim. 

Cada modelo tem sua característica e utilidade. Agora que você sabe, pode escolher de acordo com sua busca.

Conclusão

Para uso em jardins, pátios ou cômodos internos de casas e apartamentos, a mesa de ferro é móvel presente nos lares e estabelecimentos de diversas pessoas. São resistentes, variadas e duráveis, com modelos que se adaptam a todas as necessidades e usos.

Dentro do blog do Mercado Livre você poderá saber tudo sobre

tamanhos de camas

. Você vai tirar suas dúvidas da melhor maneira.

Então, fica ligado! Acesse agora mesmo o Mercado Livre e fique por dentro de promoções e descontos únicos em

mesas de ferro

para equipar ainda mais sua casa.