Celulares Android

Android é o nome do sistema operacional baseado em Linux que opera em celulares (smartphones), netbooks e tablets. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, uma aliança entre várias empresas, dentre elas a Google.

O Android é representado por um robozinho verde, nada mais é do que um sistema operacional, ou seja, aquilo que dá “cara” e torna a peça de hardware aproveitável pelo usuário, nesse caso o smartphone. O

Android

também possui várias APIs que oferecem suporte a serviços e, por ser do Google, também atende todos os serviços oferecidos pela empresa.

A principal função do Android é fornecer um ambiente operacional completo para dispositivos móveis. Ele gerencia o hardware do dispositivo, como processadores, memória, tela sensível ao toque, câmera, sensores, conectividade e muito mais.

No Android é possível vincular seus contatos do

smartphone

com os do Gmail, integrando as informações e criando uma lista mais completa e sem informações soltas ou repetidas. Além disso, todos os seus contatos ficam salvos na nuvem, caso aconteça de você perder seu celular tudo estará salvo automaticamente.

O sistema operacional não é engessado, isto é, é personalizável e permite que você mude a imagem de fundo, que pode ser salva no seu smartphone ou interativa, oculte alguns aplicativos da tela inicial, agrupe e etc. Além disso, a própria Google Play disponibiliza na sua biblioteca aplicativos que permitem criar customizações compatíveis com o Android.

rich-text-image

conheça o universo dos celulares android

Sistema operacional

Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux, projetado principalmente para dispositivos eletrônicos móveis (como smartphones e tablets) com tela sensível ao toque ou interface de usuário baseada na manipulação direta; desenvolvido por um consórcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset.

O Sistema operacional da Google para 2024 não tem alterações radicais, mas aposta em customização e mais segurança. Seguindo a tradição, o ano de 2023 foi palco de lançamento de uma nova versão do Android, o Android 14.

O sistema operacional do Android é baseado no kernel do Linux. Ele atende diferentes tipos de conectividade (GSM, CDMA, Wi-Fi, Bluetooth), assim como vários suportes de mídia (AVI, MKV, FLV, MPEG4 e etc) e formatos de imagem (JPEG, PNG, GIF, BMP, MP3 e etc).

Pilares Principais

O Android é um dos sistemas operacionais para

dispositivos móveis

mais populares do mundo. Desenvolvido dentro do núcleo Linux pela OpenHandset Alliance, liderado pelo Google, o Android é utilizado por milhões de pessoas, sendo que mais de 1 milhão de aparelhos com o sistema operacional são ativados diariamente.

  • Broadcast Receivers: Os Broadcast Receivers simplesmente respondem a mensagens de broadcast de outros aplicativos ou do sistema. Por exemplo, os aplicativos também podem permitir que outros aplicativos saibam que alguns dados foram baixados para o dispositivo e estão disponíveis para uso, portanto, esse é um receptor de transmissão que intercepta essa comunicação e iniciará a ação apropriada. Um Broadcast Receivers é implementado como uma subclasse da classe BroadcastReceiver e cada mensagem é transmitida como um objeto Intent.

  • Activity: Uma Activity representa uma única tela como uma interface de usuário. Por exemplo, um aplicativo de e-mail pode ter uma Activity que mostra uma lista de novos e-mails, outra para compor um e-mail e outra para ler e-mails. Se um aplicativo tiver mais de uma Activity, uma delas deverá ser marcada como principal quando o aplicativo for iniciado.

  • Services: Um Service é um componente que é executado em segundo plano para executar operações de longa duração. Por exemplo, um Service pode reproduzir música em segundo plano enquanto o usuário está em um aplicativo diferente ou pode buscar dados na rede sem bloquear a interação do usuário com uma Activity.

  • Content Providers: Um Content Provider fornece dados de um aplicativo para outros sob solicitação. Tais pedidos são tratados pelos métodos da classe ContentResolver. Os dados podem ser armazenados no sistema de arquivos, no banco de dados ou em qualquer outro lugar. Um Content Provider é implementado como uma subclasse da classe ContentProvider e deve implementar um conjunto padrão de APIs que permita que outros aplicativos executem transações.

Recursos exclusivos

O Android tem algumas vantagens que o diferenciam do iOS, o sistema operacional da Apple e seu principal concorrente. Separamos três pontos que o tornam um sistema ideal para aqueles que buscam desenvolver novos tipos de programas ou aplicativos.

  • Código aberto: Por ser baseado no código Linux, o Android possui licença aberta. Isso torna possível que novos aplicativos possam ser desenvolvidos de forma livre por programadores que buscam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do sistema. Empresas como a Intel já contribuíram no desenvolvimento do código do sistema, levando o Android a tirar melhor proveito de tecnologias inovadoras e ter acesso a uma série de recursos implementados na linguagem Linux.

  • Interface mutante: Outra grande vantagem no Android é a “interface mutante”, isto é, a adaptação da plataforma padrão do Android para cada fabricante de dispositivo móvel. Assim, a Samsung tem um “tipo” de Android, enquanto que a Philco tem outro. Com isso, o usuário pode tornar ainda mais personalizado o seu celular através de novos ícones, aplicativos, temas e outros recursos que customizam o aparelho.

  • Aplicativos e novidades: Uma coisa muito interessante nesses sistemas operacionais é o desenvolvimento de aplicativos que tornam o nosso cotidiano mais confortável. Com o Android, é a mesma coisa: existem inúmeros apps que ajudam a pagar contas, controlar os gastos e até mesmo a lembrar de reuniões ou fazer a lista do que falta no mercado. Além disso, coisas “básicas”, como câmeras, tocadores de música e apps de redes sociais, também estão presentes no SO.

O que diferencia o Android nesse quesito é a possibilidade de adaptar novos aplicativos para serem utilizados dentro do sistema operacional, justamente por ter uma plataforma de código aberto e essa interface que muda de um aparelho para o outro.

Modelo de Celulares

Atualmente existem inúmeras opções de celulares Android disponíveis no mercado. Há muitos modelos com variações de utilizações, preços, recursos e muito mais. Acompanhe as principais sugestões da atualidade e confira qual modelo atenderia de modo melhor as suas necessidades.

  • Samsung Galaxy A54: Com seu poderoso processador e memória RAM de 8 GB seu computador alcançará alto desempenho com alta velocidade de transmissão de conteúdos e executa vários aplicativos ao mesmo tempo, sem atrasos. Com o sensor de impressão digital, o acesso é seguro e você poderá desbloqueá-lo automaticamente com um toque. Desconecte-se! Com a super bateria de 5000 mAh você terá energia por muito mais tempo para jogar, assistir séries ou trabalhar sem recarregar.

  • Motorola G84: Com um poderoso processador Snapdragon 695 Octa-core, 8gb de RAM e um generoso armazenamento de 256GB, este dispositivo foi projetado para oferecer desempenho excepcional em cada tarefa que você realizar. Sua tela deslumbrante de 6,55 polegadas 120 Hz FHD+ com tecnologia pOLED, te envolverá em uma experiência visual de tirar o fôlego, perfeita para jogos, streaming de vídeos e muito mais. Além disso, sua conectividade 5G garante que você estará sempre à frente, desfrutando de velocidades de internet incrivelmente rápidas. Suas 2 câmeras traseiras de 50 Mpx/8 Mpx permitirão que você tire fotos mais detalhadas e obtenha efeitos únicos, como a famosa profundidade rasa do modo retrato de campo.

  • Samsung Galaxy S23 FE: Teste sua criatividade e jogue com iluminação, diferentes planos e efeitos para obter ótimos resultados. Perfeito para quem gosta de fotos detalhadas. Seu zoom óptico lhe dará a possibilidade de ampliar sem perder qualidade de suas capturas. Assista às suas séries e filmes favoritos com a melhor definição na sua tela Dynamic AMOLED 2X de 6.4". Desfrute de cores brilhantes e detalhes precisos em todo o seu conteúdo.

rich-text-image

Samsung Galaxy S23 FE

  • Motorola G54

    : Com seu poderoso processador e memória RAM de 8 GB seu computador alcançará alto desempenho com alta velocidade de transmissão de conteúdos e executa vários aplicativos ao mesmo tempo, sem atrasos. Com a super bateria de 5000 mAh você terá energia por muito mais tempo para jogar, assistir séries ou trabalhar sem recarregar. Com um design elegante e moderno, este aparelho é a combinação perfeita de estilo e funcionalidade. Com sua tela de alta definição, oferece uma experiência visual impressionante, enquanto sua bateria de 5000 mAh mantém você conectado o dia inteiro.

  • Motorola Edge 30: O Smartphone Motorola Edge 30 é perfeito para você que busca uma experiência incrível com um smartphone. Possuindo um conjunto duplo de câmera contando com 64MP e 13 MP, permitindo que você faça registros incríveis e obtenha efeitos únicos, como a famosa profundidade rasa do modo retrato de campo. A sua tela é POLED com 6.3", trazendo cores intensas e maior clareza em todo o seu conteúdo. Além disso, este aparelho te entrega máxima segurança, graças a sua função de desbloqueio com digital ou facial, permitindo desbloquear até 30% mais rápido.

rich-text-image

Motorola Edge 30

  • Honor Magic5 Lite: O dispositivo possui uma câmera frontal de 16 Mpx para que você possa tirar selfies divertidas ou fazer videochamadas. Assista às suas séries e filmes favoritos com a melhor definição na sua tela AMOLED de 6.67". Desfrute de cores brilhantes e detalhes precisos em todo o seu conteúdo. Com seu poderoso processador e memória RAM de 8 GB seu computador alcançará alto desempenho com alta velocidade de transmissão de conteúdos e executa vários aplicativos ao mesmo tempo, sem atrasos. Máxima segurança para que apenas você possa acessar a sua equipe. Você pode escolher entre o sensor de impressão digital para ativar seu telefone com um toque, ou o reconhecimento facial que permite desbloquear até 30% mais rápido. 

Evolução do Android

Em 2003, Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, empresários do ramo da tecnologia, fundaram a Android Inc., originalmente como um sistema inteligente pensado para inovar o mercado de câmeras digitais. Porém, devido à amplitude do mercado, que não era favorável na época, o foco se voltou para o mobile.

Nessa época, quem dominava o mercado de celulares era o sistema operacional Symbian, da

Nokia

. O grande problema para os fundadores do Android continuarem competindo foi a falta de investidores para levantar dinheiro e seguir sua expansão.

Dois anos depois, em 2005, a Android Inc. foi comprada pela gigante de tecnologia Google, que estava adquirindo pequenas startups e marcas em destaque – como o Youtube – e junto dessa aquisição, nasceu a Google Mobile Division, departamento voltado exclusivamente para pesquisa em tecnologia móvel.

Após a aquisição pela Google, o sistema Android passou por desenvolvimento interno, e, em conjunto com várias marcas conhecidas como a Samsung, LG e

Motorola

, foi lançada uma plataforma mobile única e open source (com código aberto para o público, ou seja, todas as pessoas podem vê-lo, modificá-lo e alterá-lo para melhorias).

O primeiro celular com o sistema operacional Android foi lançado oficialmente em 22 de outubro de 2008 pela fabricante HTC Dream e o seu modelo foi chamado de T-Mobile G1. Ele foi lançado para competir diretamente com o Symbian,

BlackBerry

, Windows Mobile e com os novos celulares da Apple, que na época estava na segunda geração do iOS.

A produção do

celular

G1 foi interrompida em 2010 pela HTC, mas o legado do sistema operacional Android segue até hoje nas maiores marcas de smartphones globais.

Aplicativos exclusivos dos Celulares Android

Os celulares Android possuem grandes benefícios em comparação a outros sistemas operacionais e aplicativos exclusivos para eles são um dentre tantos. Confira a seguir algumas opções muito interessantes de aplicativos.

  • Wally: O Wally exibe fotos e permite que elas sejam usadas como wallpaper no smartphone ou no tablet. O usuário pode buscar imagens usando palavras chave, como paisagem. Também é possível refinar as buscas para que apareçam somente imagens com uma resolução mínima. Isso permite que a imagem não fique esticada no fundo da tela.

  • Hello: Uma das suas

    vantagens

    é identificar quem está ligando mesmo que o usuário não tenha aquele número registrado. Essa identificação é feita desde que aquele número esteja registrado em algum perfil do Facebook. Outra função bacana é silenciar o toque do telefone automaticamente caso aquele número seja cadastrado como não desejado por muitos usuários do Hello.

  • Pixel OFF: Uma das peculiaridades dessa tela é que cada pixel é independente e pode ficar aceso ou apagado. Por conta disso, smartphones com essa tecnologia costumam ter pretos bem profundos. Outro benefício é a economia de bateria. Mas o Pixel OFF ainda vai além. Ele permite que alguns pixels fiquem desligados para que a tela consuma menos energia. É possível programar o app para funcionar automaticamente assim que o percentual da bateria atingir um valor pré-definido.

  • Drupe: Ele permite que o usuário faça ligações, mande mensagens via SMS e WhatsApp, além de outras ações, apenas com o deslizar dos dedos. O app é simples e prático. Ao deslizar um dedo pela tela, os principais contatos são exibidos, de forma parecida com as cabecinhas do Messenger, do Facebook. Depois disso, basta clicar e arrastar o contato desejado até o app no qual o usuário deseja usar. É possível escolher os apps que serão exibidos.

  • Unclouded: Esse é um bom app para quem quer deixar a nuvem pessoal em ordem. Ele é compatível com os serviços Box, OneDrive (da Microsoft), Dropbox e Google Drive O único problema é que com uma conta grátis o usuário pode se conectar a somente dois serviços. O app  tem visual elegante e segue os padrões do Material Design, presente no Android 5.0 Lollipop.

  • Appeer: Ele analisa os apps que o usuário tem instalados e sugere outros aplicativos de acordo com usuários que tenham um perfil similar. Ele pode ser configurado para exibir majoritariamente aplicativos, games ou uma combinação dos dois. Dentro do app também é possível seguir outros usuários e ser seguido pela comunidade.

  • CaastMe: Este é o

    aplicativo

    com o qual muitos usuários de smartphone sonham. Por incrível que pareça, compartilhar um link do smartphone para um computador ou notebook ainda não é uma tarefa tão simples. O CaastMe faz com que essa tarefa seja extremamente fácil. Ao navegar no Google Chrome no smartphone, por exemplo, basta clicar em compartilhar e selecionar o CaastMe. Ele irá abrir um leitor de QR Code. Depois, basta entrar no site do app no computador e ler o código que estiver na tela. No mesmo momento, a aba do PC é redirecionada para o endereço que estava no app do smartphone.

  • Lazy Swipe: A proposta do Lazy Swipe é ajudar o usuário a operar o smartphone com uma mão só. Isso pode ser difícil em modelos com tela muito grande. Neles, às vezes é preciso deslocar a mão para alcançar um botão ou ícone. E, nesse momento, há o risco de derrubar o aparelho. Com o Lazy Swipe esse problema é parcialmente resolvido. Ao deslizar o dedo num dos cantos inferiores da tela, um pequeno menu é aberto. Ali estão os apps e contatos preferidos do usuário.

Conclusão

Em suma, é fácil compreender todos os benefícios e vantagens de possuir um celular com sistema operacional Android. O Android permite uma interação mais amigável com as contas do Google (Gmail, Google Fotos, Street View, Google Drive, Google Now, Google Chrome, Google Maps, etc.). Isso faz com que essas ferramentas “rodem” com muito mais facilidade, garantindo um desempenho perfeito e às vezes até funcionalidades exclusivas.

Além disso, os smartphones Android já vêm configurados para fazer backup automático das suas fotos, vídeos e arquivos no Google Drive. Ou seja, quando você passa a usar o sistema, uma conta no Google Drive é criada automaticamente e tudo o que você salvar no seu celular será guardado lá. Seguro, simples e fácil de acessar quando, onde e de qual dispositivo você quiser.