Top 10 melhores celulares intermediários com custo-benefício em 2023

O atual contexto dos smartphones e o mundo de telefonia móvel apresenta diversas opções para quem busca aparelhos de qualidade e com custo acessível. Os celulares intermediários variam entre marcas e modelos, e podemos encontrar grande diferença de custos.

rich-text-image

Alt: Jovem usando celular

As principais marcas de smartphones, como Samsung, Xiaomi e

Motorola

, apresentam celulares de todas as gamas. O ponto é que modelos intermediários variam, também, nas qualidades e recursos, com celulares intermediários focados em recursos avançados de câmera e outros com desempenho de processador para gamers. Pensando nisso, separamos para você os 10 modelos de celulares intermediários com relação custo-benefício. 

Esses smartphones foram selecionados conforme suas características gerais, atualizações disponíveis e a relação de todos os dados técnicos com o preço de mercado (comparado com outros modelos semelhantes e seus respectivos preços). E, antes de seguir com o detalhe de cada um, precisamos saber alguns dados gerais, que fazem desses modelos intermediários.

Processador

Responsável pelo acesso dos dados presentes no HD, sendo o protagonista no funcionamento do celular. É como se fosse o cérebro do

smartphone

, responsável pelo desempenho de demais componentes, que também tem sua importância individual. Para 2023, celulares intermediários, e com bom custo-benefício, tem processadores de 4 ou 8 núcleos de processamento, com velocidade média geral de 2.2 GHz.

Essas características possibilitam ao

celular a

execução de múltiplas funções e o funcionamento com o máximo de desempenho em aplicativos, jogos e outras utilidades, como a câmera, redes sociais e inicialização de softwares pesados, como de edição de fotos e vídeos.

Memória RAM

Funciona como memória de acesso do sistema, que alivia a necessidade de uso dos núcleos e da energia do processador. É como o córtex cerebral, responsável pela memória necessária para a execução de tarefas rotineiras. Assim, quanto maior for o valor da memória RAM, mais rápido será o acesso a aplicativos e funções já acessadas no

celular

. Além disso, a memória RAM é responsável pelo bom desempenho de jogos e programas pesados.

Os celulares intermediários têm valores que variam de 4 GB a 8 GB. Quanto maior a memória RAM, mais avançado é o celular dentro da linha dos intermediários.

Espaço de armazenamento

É o espaço de armazenamento do próprio celular, que vem com o modelo de fábrica. O espaço interno é determinante para guardar arquivos e usar aplicativos, e os modelos intermediários costumam trazer boas especificações nesse sentido. Celulares com bom espaço interno apresentam, ao menos, 128 GB. Se o celular tem a opção de memória armazenamento expansível através de cartão de memória externo, melhor será nesse quesito. 

Tela

Celulares intermediários têm telas de boa resolução e com tamanho interessante. Como base, os celulares apresentam resolução HD, podendo chegar com facilidade às qualidades de imagem Full HD (alta resolução e qualidade de detalhes). O tamanho varia entre 6,5 polegadas e valores que beiram 7 polegadas.

A tecnologia da tela também é um fator importante. Os celulares da lista apresentam telas em LED, com suas variações para mais ou menos avançada tecnologia de funcionamento, como as telas AMOLED, com sistema de emissão de luz individual para cada LED, que proporciona tons de preto reais e imagens com melhor qualidade de luz e sombra.

Dentro da tela, outros fatores estão presentes nos modelos intermediários de bom custo benefício, como a taxa de atualização, responsável pela quantidade de imagens possíveis de serem processadas por segundo. Quanto maior o valor, melhor a fluidez e sensação de movimento das imagens. Os valores devem ser de, no mínimo, 60 Hz.

Sistema operacional

Responsável por tornar possível o manejo do smartphone. É o sentido dado a todos os comandos, aparecendo para o usuário como interface gráfica. Modelos de Android do 10 em diante estão presentes em bons smartphones. 

Câmera

Os celulares intermediários para 2023 (tanto os lançados neste ano como aqueles lançados em outros momentos que, pelo avanço, hoje são intermediários) apresentam set traseiro com 3 ou mais câmeras, com funções como ultra-wide e modo retrato, além de resolução para o sensor principal de 50 Mpx, que garantem fotos em alta resolução

A câmera frontal apresenta ao menos 12 Mpx. O modo de gravação registra filmes em Full HD ou, em modelos com melhores especificações, vídeos em 4K.

Bateria

Responsável pelo funcionamento do celular sem a necessidade de estar conectado a uma fonte de energia ou corrente elétrica. Valores como 5000 mAh estão presentes nos modelos intermediários e possibilitam até 24 horas de uso contínuo e moderado. A duração da bateria depende do tempo e da intensidade de uso do usuário. 

Esses são alguns pontos considerados para os 10 modelos de celulares que apresentamos na sequência.

Quais são os melhores celulares intermediários do momento? 

A seguir, você confere quais são os melhores celulares intermediários para o momento, escolhidos considerando os critérios como as especificações e a relação do rendimento geral do aparelho com seu preço.

Xiaomi Redmi Note 11S

O smartphone

Redmi Note 11S

apresenta câmera principal de 50 Mpx e conta com bateria de 5000 mAh. É um celular intermediário com relação ao custo-benefício, e conta com as seguintes especificações:

Dimensões: 159,9 mm de altura, 73,9 mm de largura e 8,1 mm de espessura.

Tela: AMOLED de 6,4 polegadas, resolução Full HD de 2400 x 1080 px e taxa de atualização de 90 Hz.

Processador: Octa Core com 2,0 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB.

Sistema Operacional:

Android 11

MIUI 13.

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo.

Câmera: traseira quádrupla com câmera principal de 108 Mpx e outros 3 sensores de 8 Mpx, 2 e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 16 Mpx. Grava em Full HD.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: Gorilla Glass 3, que proporciona resistência contra quedas e riscos.

Xiaomi Poco M4 Pro

O Xiaomi

Poco M4 Pro

é um smartphone com custo-benefício que oferece todos os recursos necessários para o uso constante de redes sociais e seu jogo de câmeras. É uma opção para quem busca qualidade com economia. Tem como características:

Dimensões: 159,8 mm de altura, 73,8 mm de largura e 8,1 mm de espessura.

Tela: AMOLED de 6,43 polegadas, com resolução Full HD de 2400 x 1080 px, com taxa de atualização de 90 Hz.

Processador: Octa Core com 2,0 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB.

Sistema Operacional: Android 12 Samsung One UI 4.0.

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo de até 1 TB.

Câmera: traseira tripla com opção de a principal de 64 Mpx e outros 2 sensores de 8 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 16 Mpx. Grava em Full HD.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: também possui proteção Gorilla Glass 3.

Xiaomi Redmi Note 9

Celular com rendimento que, devido ao avanço tecnológico, passou a ser um celular intermediário, porém surgiu no mercado como um dos modelos top de linha na época de seu lançamento. O

Xiaomi Redmi Note 9

conta com: 

rich-text-image

Alt: Mulher usando celular

Dimensões: tem 9,2 mm de espessura, com 162,3 mm de altura, 77,3 mm de largura.

Tela: LCD de 6,5 polegadas, com resolução Full HD de 2340 x 1080 px, com taxa de atualização de 60 Hz.

Processador: Octa Core com 2,1 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB.

Sistema Operacional: Android 10.

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo.

Câmera: traseira tripla com principal de 48 Mpx e outros 2 sensores de 8 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 13 Mpx. Grava em 4K.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: Gorilla Glass 5, oferece uma maior proteção do vidro contra riscos e quedas.

Samsung Galaxy A53

O

Samsung Galaxy A53

é um dos celulares intermediários, por ter configurações com  segurança e qualidade garantidas pela Samsung. Apresenta conexão 5G, com bom processador e carga de bateria. O celular apresenta as seguintes configurações:

Dimensões: 159,6 mm de altura, 74,8 mm de largura e 8,1 mm de espessura.

Tela: Super AMOLED de 6,5 polegadas, com resolução Full HD de 2400 x 1080 px, com taxa de atualização de 120 Hz.

Processador: Octa Core com 2,0 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB.

Sistema Operacional: Android 12 Samsung One UI 4.0.

Armazenamento interno: versões com máximo de 256 GB expansível com cartão de memória externo de até 1 TB.

Câmera: traseira quadrupla com opção de grande-angular, desfoque, macro. Conta com câmera principal de 64 Mpx e outros 3 sensores de 12 Mpx, 5 e 5 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 32 Mpx. Grava em 4K.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: também conta com proteção Gorilla Glass 5 em seu vidro.

Motorola Edge 20 Lite

O celular

Motorola Edge 20 Lite

conta com diversos recursos e entrega bom desempenho a um preço acessível para o celular de seu nível em 2023. O celular conta com:

Dimensões: 159,6 mm de altura, 74,8 mm de largura e 8,1 mm de espessura.

Tela: OLED de 6,67 polegadas, com resolução Full HD de 2400 x 1080 px, com taxa de atualização de 90 Hz.

Processador: Octa Core com 2,1 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB.

Sistema operacional: Android 11

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo de até 1 TB.

Câmera: traseira tripla com câmera principal de 108 Mpx e outros 2 sensores de 8 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 32 Mpx. Grava em 4K.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: Panda Glass, sendo uma capa que reveste o vidro e protege contra riscos e arranhões.

Motorola Moto G82

Celular intermediário-avançado, com configurações e bom custo benefício, dadas suas especificações. O

Moto G82

conta com:

Dimensões: 160,9 mm de altura, 74,46 mm de largura e 8 mm de espessura.

Tela: AMOLED de 6,6 polegadas, resolução Full HD de 2400 x 1080 px e taxa de atualização de 120 Hz.

Processador: Octa Core com 1,8 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB.

Sistema operacional: Android 12

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo de até 1 TB.

Câmera: traseira tripla com câmera principal de 50 Mpx e outros 2 sensores de 8 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 16 Mpx. Grava em Full HD.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: não possui.

Motorola Moto G50

A linha Moto G apresenta diversos modelos acessíveis e com configurações variando entre modelos intermediários básicos e os avançados que beiram o premium. O

Moto G50

é um intermediário médio, com custo-benefício que apresenta as seguintes funções:

Dimensões: 164,9 mm de altura, 74,9 mm de largura e 8,95 mm de espessura.

Tela: LCD de 6,5 polegadas, com resolução HD de 1600 x 720px, com taxa de atualização de 90 Hz.

Processador: Octa Core com 1,9 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 4 GB.

Sistema operacional: Android 11

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo.

Câmera: traseira tripla com câmera principal de 48 Mpx e outros 2 sensores de 5 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 13 Mpx. Grava em Full HD.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: não conta com Gorilla ou Panda Glass.

Samsung Galaxy M23

O smartphone Samsung Galaxy

M23

conta com espaço de armazenamento e memória RAM que possibilita o uso fluido de redes sociais e outros aplicativos básicos em simultâneo. É um celular com custo-benefício, sendo indicado para quem busca o uso moderado e funções cotidianas como câmera de qualidade e acesso às redes sociais. Suas especificações são:

Dimensões: 165 mm de altura, 77 mm de largura e 8,4 mm de espessura.

Tela: LCD de 6,6 polegadas, com resolução Full HD de 2480 x 1080 px, com taxa de atualização de 120 Hz.

Processador: Octa Core com 1,9 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 6 GB

Sistema operacional: Android 12

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo de até 1 TB.

Câmera: traseira tripla com opção com câmera principal de 50 Mpx e outros 2 sensores de 8 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 8 Mpx. Grava em 4K.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: não conta com Gorilla ou Panda Glass.

Samsung Galaxy A22

Esse smartphone fica entre um básico avançado e um intermediário moderado. Com preço acessível, possibilita o uso de redes sociais com velocidade e boa resposta. As especificações do Samsung Galaxy

A22

são: 

Dimensões: 159,9 mm de altura, 73,6 mm de largura e 8,4 mm de espessura.

Tela: Super AMOLED (tecnologia específica da Samsung, que proporciona imagem com cores vivas e contraste definido) de 6,4 polegadas, com resolução HD de 1600 x 720 px, com taxa de atualização de 120 Hz.

Processador: Octa Core com 1,9 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 4 GB

Sistema operacional: Android 11 Samsung One UI 3.1

Armazenamento interno: versões com máximo de 128 GB expansível com cartão de memória externo de até 1 TB.

Câmera: traseira quádrupla com câmera principal de 48 Mpx e outros 3 sensores de 8 Mpx 2 Mpx e 2 Mpx. Câmera frontal com sensor simples de 13 Mpx. Grava em Full HD.

Bateria: 5000 mAh.

Proteção: não conta com Gorilla ou Panda Glass.

Huawei P40 Pro

A empresa chinesa Huawei também apresenta telefones intermediários. O

Huawei P40 Pro

é um celular com custo benefício e com diversos requisitos da marca lançados em 2020. Seu único ponto é não possuir compatibilidade com funções do Google Play, como YouTube, Gmail e a própria Play Store. As especificações do celular são:

rich-text-image

Alt: jovens usando celular

Dimensões: 159,9 mm de altura, 73,6 mm de largura e 8,4 mm de espessura.

Tela: AMOLED de 6,58 polegadas com resolução Full HD+ de 2640 x 1200 px, com taxa de atualização de 90 Hz.

Processador: Octa Core com 2,3 GHz de velocidade de processamento média.

Memória RAM: 8 GB.

Sistema operacional: Android 10 EMUI 10, que possibilita o uso de aplicativos atuais e jogos do momento.

Armazenamento interno: versões com máximo de 256 GB expansível com cartão de memória externo de até 256 GB.

Câmera: traseira quadrícula com câmera principal de 50 Mpx, com sensores de ultra-wide, modo retrato e macro de 40 Mpx, 12 Mpx e 2 Mpx, respectivamente. Câmera frontal com sensor simples de 32 Mpx. Grava em Full HD.

Bateria: 4200 mAh.

Proteção: não conta com Gorilla ou Panda Glass.

Qual é a melhor marca de celular intermediário?

A melhor marca pode variar segundo as necessidades de cada usuário, mas as marcas dos  aparelhos intermediários mais vendidos em Mercado Livre incluem

Samsung

,

Xiaomi

,

Motorola

e

Huawei

Conclusão

É possível encontrar smartphones intermediários com bom custo-benefício. Desde modelos mais simples, voltados para redes sociais e atividades básicas cotidianas (chamadas, conversas e registros em fotos) até celulares mais avançados (com câmeras de alta qualidade e recursos avançados), os celulares intermediários agradam o mais diverso público e oferecem o que cada comprador deseja.