Ranking de celulares com melhor bateria em 2024

rich-text-image

Telefone celular conectado e carregando em uma mesa

Hoje, o

celular

é mais do que necessário para ver os compromissos do dia, falar com a família e os amigos, resolver assuntos relacionados ao trabalho ou estudo e ainda, para o lazer - no acesso às redes sociais, aos jogos ou à internet. 

Para realizar tantas funções, o

smartphone

deve, portanto, ter uma boa bateria, para que não deixe o usuário na mão. É aí que começa o desafio, já que nem sempre os aparelhos mais badalados possuem capacidade de carga suficiente para terminar o dia.

Mas, com uma boa pesquisa é possível encontrar alguns modelos que resistem mais tempo longe do

carregador

. Antes de fazer a sua escolha, entenda como funciona uma bateria.

Como funciona a bateria do celular?

A bateria é medida em mAh (microampères por hora), representando a quantidade de energia que passa pelo condutor da bateria. Isso significa que, quanto maior a medida, maior o volume de corrente elétrica que vai, em um determinado período de tempo, da bateria para o aparelho.

No entanto, o rendimento de uma bateria depende também do quanto o aparelho consome, ou seja, se um

celular

tem uma quantidade muito grande de recursos ou menos eficiência em seu aproveitamento, o tempo de bateria pode ser menor. 

O mesmo vale para a eficiência dos componentes, que podem consumir menos. Por isso, alguns smartphones mais evoluídos podem ter desempenho similar a alguns mais antigos com baterias com menor quantidade de mAh. É o que se vê nesta seleção, já que os seis aparelhos foram escolhidos considerando as marcas mais vendidas no Brasil e os modelos disponíveis no país, com uma boa resposta de durabilidade.


Eles serão detalhados no perfil de cada aparelho, para você fazer a melhor escolha de acordo com o seu estilo de vida. Confira o comparativo e selecione o seu celular com uma bateria que dificilmente deixará você na mão.

rich-text-image

Iphone carregando

Qual o celular com a melhor bateria?

Asus ROG Phone 6 Pro

O

ASUS ROG Phone 6

Pro é o smartphone com a bateria mais duradoura disponível no Brasil, exceção feita aos rugged phones, preparados para condições extremas. Ele é o aparelho mais potente da Asus para gaming, como o nome sugere (ROG é a abreviatura de Republic of Games).

No teste do site Tom’s Review, ele entregou 15h30min de navegação web contínua com tecnologia 5G, quase duas horas a mais que o segundo colocado. Se ainda assim faltar carga, seu

carregador

de 65W é capaz de ir de 0% a 44% em 15 minutos.

A bateria de 6.000 mAh ajuda a promover uma elevada performance do processador Snapdragon 8 de 1ª Geração para os jogos mais exigentes. Ele ainda tem um armazenamento de 512 GB e 18 GB de RAM, memória superior à de muitos computadores gamers.

Ele tem uma tela de 6.8” com 165 Hz de taxa de atualização, criando uma experiência gaming extrema. Seu irmão menor, o Asus

ROG Phone 6

, não fica atrás: tem a sexta melhor bateria no ranking do site DxOMark. Mas esse desempenho, porém, custa mais caro.

Quais celulares têm 5.000 mAh?

Os smartphones das linhas intermediárias das grandes marcas têm baterias de 5.000 mAh, na maioria dos casos. Veja alguns exemplos abaixo:

Moto G62 5G

O

Moto G62 5G

é o smartphone Motorola com a melhor bateria nos testes da DxO Mark que está disponível no Brasil. O primeiro é o Motorola Edge 20 Pro, que já saiu de linha no país, sendo substituído pela linha Edge 30, que também é bem avaliada pelos sites.

O DxO Mark afirma que o Moto

G62

5G teve autonomia de 65 horas em uso moderado (4h por dia), com bom desempenho no uso de redes sociais e ligações. Também teve baixa perda durante uma noite de sono, comparando-se com os concorrentes. Ele vem no Brasil com um carregador TurboPower de 20 W, o que deve melhorar o desempenho.

Outro celular Motorola bem avaliado pelos sites é o

Motorola Edge 30

Ultra, topo de linha da marca. No teste do site Expert Review, a sua bateria durou 24h31min de reprodução de um vídeo em modo avião.

Samsung Galaxy A13 5G

O

Galaxy A13 5G

é um smartphone Samsung com uma bateria de longa duração, tentando manter a tradição de liderança da marca nos testes de sites especializados. O DxO Mark detectou uma perda de apenas 1% da carga durante uma noite de sono de 8 horas.

O site afirma que a autonomia do

Galaxy

A13 5G chega a 100 horas com uso baixo (2h30 por dia) e 40h com uso intenso (7h diárias), uma das melhores na linha intermediária. 

O resultado foi alcançado com uma bateria de 5.000 mAh, mesmo tamanho das que equipam toda a linha intermediária da Samsung no mercado brasileiro. 

Qual iPhone tem a melhor bateria?

Apple iPhone 14 Pro Max

O

iPhone 14 Pro Max

é um smartphone da Apple com uma bateria duradoura, a despeito da reputação da linha de ser uma companheira dos carregadores. Na avaliação do Tom’s Guide, ele aguentou 13h39min de navegação contínua usando a tecnologia 5G.

Enquanto isso, o site DxO Mark fez três experimentos de acordo com o perfil de uso. A bateria de 4323 mAh do iPhone 14 Pro Max durou quase 4 dias inteiros com pouca atividade, menos de 3h diárias, e 40 horas com alguém que o usaria por ao menos 7h diárias. Ele perde apenas para o seu antecessor, o

iPhone 13 Pro

Max, que saiu de linha.

Qual o melhor celular que não descarrega rápido?

As chinesas

Xiaomi

e Realme estão entre as principais empresas do ranking de bateria da DxOMark. Elas aparecem com aparelhos da linha intermediária e com alguns de entrada que entregam muita bateria a um custo-benefício mais baixo.

Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G

O

Redmi Note 11 Pro 5G

é o smartphone Xiaomi com a bateria de melhor desempenho na avaliação do site DxO Mark e que está disponível oficialmente no Brasil. É o segundo de nove aparelhos da marca chinesa que aparecem no Top 50 do ranking especializado.

O Dxo Mark elogia a autonomia, de 62 horas em uso moderado e de mais de 18 horas em acesso contínuo às redes sociais. Outro ponto destacado é o carregador de 65 W, capaz de levar a bateria de 0% a 100% em 59 minutos, e de 0% a 80% em 38 minutos.

Outro resultado do carregador é que, ao conectá-lo na tomada por cinco minutos, é capaz de render mais de 6 horas de bateria. Ele aparece em 18º lugar no ranking de bateria da DxO Mark, sendo superado em casa só pelo Xiaomi 11T, não disponível oficialmente no Brasil. Ele empata com o Redmi Note 10 e é seguido por Redmi Note 11S (24º) e o

Redmi Note 10 Pro

(32º).

Realme 9

O

Realme 9

 aguentou 6 dias e 12 horas no teste de bateria do site GSM Arena, que avalia os aparelhos com 1 hora de uso diário, com ligações, vídeos e navegação. Só foi superado por dois aparelhos não vendidos no Brasil, um deles da própria marca chinesa.

O celular também foi bem no teste da Expert Reviews, conquistando o quarto lugar no ranking, com 28h17min de duração de bateria, reproduzindo um vídeo ininterruptamente com o modo avião ativado.

Além do desempenho de bateria, este

smartphone

vem com tela AMOLED de 6,4”, superior à maioria dos aparelhos de linha intermediária, e uma câmera traseira tripla com 108 MP de resolução no sensor principal, fazendo fotos de boa qualidade para a sua categoria.

Por outro lado, não traz a tecnologia 5G nem NFC, sistema usado para pagamentos por aproximação. Outros celulares da marca, como o

Realme 8

, aparecem nos rankings, mas padecem com a falta de mecanismos disponíveis em celulares de entrada.

Desde os celulares mais avançados aos modelos de entrada, os fabricantes aplicam tecnologia para reduzir o gasto de bateria. Esta lista é um exemplo de que é possível ter um aparelho que não deixe ninguém na mão em nenhuma atividade. Qual deles é a melhor opção? Agora é escolher.