Como aumentar a memoria do xbox 360

Lançado em 2005, o Xbox 360 revolucionou o mundo dos videogames com seus gráficos avançados e disputas online. No entanto, com uma biblioteca de jogos cada vez maior, muitos jogadores descobrem que o espaço de armazenamento original pode se tornar rapidamente insuficiente

rich-text-image

amigos jogando videogame

A boa notícia é que a expansão do espaço de armazenamento do

console

não é apenas possível, como também uma tarefa relativamente simples. O segredo é entender as especificações do sistema e escolher o método que se adapte à sua configuração. 

Para te ajudar, criamos um passo a passo sobre como aumentar a capacidade de armazenamento do seu

Xbox 360

. Confira essas dicas e pare de se preocupar com a falta de espaço para a sua coleção de jogos. 

As diferenças entre as versões do Xbox 360

O

Xbox 360

representa a sétima geração de videogames produzidos pela Microsoft. E mesmo após tantos anos, a versatilidade e a performance do console continuam  tornando-o relevante para muitos jogadores em todo o mundo. 

O

Xbox

360 teve várias revisões e modelos diferentes, refletindo tanto as mudanças internas em hardware quanto as estéticas. As principais versões foram:


  • Xbox 360 Core: Primeira versão. Sem disco rígido e pouca memória.

  • Xbox 360 Arcade

    : Contava com 256 MB ou 512 MB de armazenamento.

  • Xbox 360 Premium / Pro: Possuía um disco rígido de 20 GB inicialmente, que depois foi aumentado em modelos subsequentes.

  • Xbox 360 Elite:

      Era equipado com um disco rígido de 120 GB.

  • Xbox 360 S (Slim)

    : Lançado em 2010, ostentava um design mais fino, melhor sistema de refrigeração e diferentes capacidades de armazenamento.

  • Xbox 360 E: Última revisão do console, lançada em 2013, tinha um design semelhante ao Xbox One e estava disponível em versões de 4 GB e 250 GB.

A Microsoft também lançou diversas edições especiais do Xbox 360 em colaboração com jogos específicos ou eventos, como edições

Halo

e Call of Duty, que podiam incluir designs personalizados, discos rígidos de diferentes tamanhos e acessórios exclusivos.

Como aumentar a capacidade de armazenamento do Xbox 360?

O Xbox 360 é uma escolha popular entre os entusiastas dos games,  mas muitos jogadores enfrentam o desafio de gerenciar o espaço de armazenamento limitado em seus consoles. A boa notícia é que há soluções acessíveis para contornar o problema. Uma das mais eficientes é transformar um

flash USB (pen drive)

em uma unidade de memória. Veja como: 

Escolha do pen drive

  • O pen drive precisa ser compatível com o Xbox 360. Ele deve ser USB 2.0 ou superior e ter pelo menos 1 GB de espaço.

  • Para uma melhor experiência, escolha um pen drive com boa velocidade de leitura e gravação.

Preparação do pen drive

  • Antes de inserir o pen drive, formate o dispositivo no seu computador no sistema de arquivos FAT32.

  • Faça um backup de todos os dados presentes no pen drive, pois o processo apagará tudo nele.

Configuração no Xbox 360

  • Insira o pen drive em uma das portas USB do Xbox 360.

  • Vá para a seção Configurações no painel e selecione a aba Sistema.

  • Clique na seção Armazenamento e, dentro dele, selecione Dispositivo USB.

  • Marque a opção Configurar agora e aguarde alguns minutos. 

  • O sistema do Xbox 360 vai fazer um teste para verificar se o pen drive atende aos padrões de desempenho. 

  • Se for aceito, vai aparecer a seguinte mensagem: "O dispositivo está pronto e atende às recomendações de desempenho do Xbox 360". 

  • Agora, é só mover ou copiar jogos, DLCs e salvamentos para o pen drive.

Vale aqui duas ressalvas importantes. A primeira é que para transformar o pen drive em uma expansão de memória, o Xbox 360 precisa ter recebido ao menos uma atualização após abril de 2010. A segunda é nunca remover o pen drive enquanto estiver jogando ou transferindo arquivos, pois pode corromper os dados.

rich-text-image

xbox 360

Qual a capacidade máxima do USB?

Quando se trata de expandir o armazenamento do Xbox 360 através de dispositivos USB, o console tem uma capacidade máxima de 32 GB por dispositivo. Se você planeja usar um pen drive para aumentar o espaço, ele precisa ser configurado para usar até 32 GB como uma unidade de memória específica para o Xbox 360.

Quantos gigas o Xbox 360 suporta?

A capacidade interna do Xbox 360 varia conforme a versão, com opções que vão desde os modestos 4 GB em alguns modelos de entrada até 250 GB ou mais nos modelos mais avançados e edições especiais. 

No entanto, é possível expandir o armazenamento interno do seu Xbox 360 usando discos rígidos oficiais da Microsoft, que são feitos para se encaixar perfeitamente no hardware do console. Como são produtos da mesma empresa, eles têm a garantia de compatibilidade com o Xbox 360.

Os discos rígidos oficiais da Microsoft estão disponíveis em várias capacidades, geralmente variando de 20 GB a 320 GB. Com eles, você pode armazenar uma quantidade significativa de jogos, atualizações, conteúdo para download e arquivos de mídia.

Qual é o melhor: pen drive ou disco rígido oficial?

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha ideal pode variar de acordo com as preferências do jogador. Confira as principais características de cada um: 

Pen drive 

  • Capacidade: Até 2 Terabyte (TB)

  • Velocidade: Varia significativamente entre as diferentes marcas e modelos. Priorize o USB 3.0 e versões superiores.

  • Portabilidade: Fáceis de transportar e trocar entre diferentes consoles.

  • Compatibilidade: Nem todas funcionarão com o Xbox 360.

  • Custo: São mais acessíveis e oferecem uma excelente relação custo-benefício.

  • Flexibilidade: São úteis para armazenamento temporário ou para transportar dados entre consoles.

Disco rígido oficial da Microsoft

  • Capacidade: Disponíveis em capacidades de 20 GB a 320 GB.

  • Velocidade: Oferecem velocidades de leitura e gravação mais rápidas.

  • Portabilidade: Menos portáteis e mais focados em instalação fixa no console.

  • Compatibilidade: Totalmente compatíveis 

  • Custo: São mais caros por causa do desempenho otimizado com o Xbox 360.

  • Flexibilidade: Ideais para armazenamento de longo prazo e para usuários que desejam uma solução permanente e integrada.

Resumindo, se a portabilidade e o custo forem fatores principais, um pen drive pode ser a escolha ideal. Já para aqueles que buscam desempenho, integração completa e uma solução de armazenamento mais robusta, um disco rígido oficial da Microsoft pode ser o caminho a seguir.

rich-text-image

xbox 360 slim

Opções para aumentar o espaço do Xbox

Além do uso de pen drive e do disco rígido oficial da Microsoft, há outras duas boas alternativas para aumentar a capacidade de armazenamento do Xbox 360. São elas:

Armazenamento em nuvem

Os jogadores que assinam o serviço

Xbox Live Gold

têm acesso a uma série de recursos premium, incluindo jogos multiplayer online, descontos exclusivos e jogos gratuitos mensais. Mas um dos benefícios mais significativos certamente é o acesso ao armazenamento em nuvem.

Pela nuvem, é possível salvar jogos e dados diretamente em servidores online. Ou seja, as informações não estão vinculadas a um console e podem ser acessadas de qualquer Xbox 360, desde que esteja conectado à sua conta Xbox Live Gold. Esta opção é útil para aqueles que jogam em vários consoles ou que desejam garantir que seus dados estejam seguros em caso de falha do hardware local. 

Transferência entre consoles

Migrar os dados que estão no Xbox 360 para consoles mais recentes, como

Xbox One

ou

Xbox Series X/S

, pode ser uma boa saída para quem sofre com a falta de espaço. Os jogadores podem transferir jogos salvos, conteúdo adicional comprado, perfis e conquistas. A compatibilidade retroativa ainda possibilita que alguns títulos do Xbox 360 sejam jogados nos novos sistemas. 

Vale destacar que estas alternativas não são excludentes, ou seja, não é preciso escolher apenas uma. Aliás, a combinação de todas as estratégias vai maximizar significativamente o espaço de armazenamento disponível no seu Xbox 360, permitindo mais flexibilidade na gestão de sua biblioteca de jogos.

Quantos pen drives o Xbox 360 suporta?

É possível usar dois dispositivos USB simultaneamente no Xbox 360.

Conclusão

Ao longo dos anos, o Xbox 360 provou ser um console versátil e adaptável. E, para a felicidade dos fãs de videogame, a Microsoft não parou no tempo e continuou a inovar e expandir as opções de armazenamento, refletindo as demandas crescentes de uma geração de jogos em constante evolução.

Se você está em busca de produtos do universo Xbox 360, como jogos, disco rígido oficial e pen drive, clique aqui e confira os melhores preços. Potencialize a memória do seu console e se divirta com todos os games incríveis do universo Xbox.