Qual é a diferença do PS4 Fat para o Slim?

Conheça os aspectos de dimensão, design e desempenho, que diferem o PS4 Fat de um

PS4 Slim

, para dar comodidade e jogabilidade a quem deseja desfrutar de jogos imersivos.

rich-text-image

videogame preto com controle

No mundo dos videogames, a constante evolução tecnológica tem proporcionado aos entusiastas uma infinidade de opções para explorar mundos virtuais e desfrutar de experiências imersivas. Nesse contexto, a linha PlayStation da Sony se destaca como uma das mais populares e influentes. No entanto, entre as várias iterações lançadas, dois modelos ganharam destaque: o

PlayStation 4

Fat e o PlayStation 4 Slim. 

O

PlayStation 4 Fat

, também conhecido como PS4 original, marcou o início da oitava geração de consoles da Sony e conquistou milhões de corações de jogadores em todo o mundo. Lançado inicialmente em 2013, o PS4 Fat apresentou um design icônico com ângulos definidos e uma superfície brilhante. Sob o capô, o console abrigava um poderoso processador e uma GPU que permitiam uma experiência de jogo de alta qualidade.

Além disso, oferecia uma ampla gama de recursos multimídia e a renomada biblioteca de jogos exclusivos da Sony. No entanto, com o avançar da tecnologia e a busca por otimização de espaço, a Sony introduziu uma versão mais elegante e compacta do console, conhecida como

PlayStation

4 Slim.

O PlayStation 4 Slim, lançado posteriormente como uma versão mais refinada do

PS4 Fat

, trouxe consigo algumas mudanças notáveis de design e funcionalidade. Com um perfil mais fino, linhas mais suaves e uma estrutura mais compacta, o PS4 Slim visava atender àqueles que desejavam uma estética mais moderna e uma presença menos dominante na sala de estar. 

Além disso, a nova versão também trouxe melhorias na eficiência energética, resultando em um

console

mais silencioso e com menor consumo de energia em comparação com seu antecessor. No entanto, essas mudanças estéticas e de eficiência não foram as únicas considerações feitas pela Sony ao desenvolver o PS4 Slim.

Conheça as principais diferenças entre os dois consoles!

Quais as características do PS4 FAT?

Na família

PlayStation 4

, o modelo PS4 Fat se destaca como um pioneiro da oitava geração de consoles, cativando jogadores com seu design e recursos inovadores. Nesta seção, veremos um pouco mais sobre as características distintivas do PS4 Fat, explorando desde seu visual singular até seu desempenho tecnológico. 

Modelo

O

PS4 FAT

é o modelo original do PlayStation 4, lançado pela Sony como a quarta geração de consoles de videogame. Ele foi o primeiro console da Sony a ter uma arquitetura x86, que facilita o desenvolvimento de jogos e a compatibilidade com outros dispositivos.

Design

O design do

PS4

FAT é composto por duas camadas principais, uma preta e outra prateada, que formam um paralelogramo. A camada superior tem um acabamento brilhoso e os botões de ligar e ejetar são sensíveis ao toque, enquanto a camada inferior tem um acabamento fosco e as entradas USB. O console também tem uma faixa de LED que muda de cor de acordo com o status do sistema.

Desempenho

O PS4 FAT utiliza uma CPU AMD custom “Jaguar” 1.6GHz 8-core e uma GPU AMD integrada com 18 unidades de computação que podem gerar até 1.84 teraflops de performance gráfica. Esses componentes permitem que o console rode jogos em alta definição com gráficos e efeitos visuais realistas.

Memória

O PS4 FAT tem memória RAM de 8 GB do tipo GDDR5, que é compartilhada entre a CPU e a GPU, permitindo uma comunicação rápida entre os dois. O armazenamento interno do console é de 500 GB, que pode ser expandido com um disco rígido externo ou substituído por um interno maior, ou mais rápido. O console também tem um leitor de Blu-ray que pode reproduzir filmes e jogos em discos ópticos.

Qual a diferença entre o PS4 Slim e o normal?

À medida que adentramos o universo dos consoles

PlayStation 4

, deparamo-nos com duas notáveis iterações: o emblemático PS4 Fat e a elegante alternativa

PS4 Slim

Cada uma dessas versões, embora compartilhando uma base técnica, traz consigo características distintas que se entrelaçam para oferecer experiências únicas aos entusiastas de jogos. Neste segmento, mergulharemos nas sutis, mas importantes, diferenças entre esses dois modelos, desvendando as nuances que influenciam as preferências e escolhas da comunidade de jogadores.

PS4 Fat

  • Dimensões e Peso: o PS4 Fat se apresenta com medidas de 275 x 53 x 305 mm (largura x altura x comprimento), ostentando um peso de 2,8 kg. Seu design de camadas entrelaçadas confere uma aparência única, onde uma camada se assenta elegantemente sobre a outra. 

  • Estética: o acabamento do PS4 Fat é dual, com uma superfície superior exibindo um brilho e a parte inferior adornada por um acabamento fosco. Os botões de liga/desliga e ejetar disco, sensíveis ao toque, encontram-se na parte frontal do console. Atravessando o console de ponta a ponta, uma luz LED emite sinais visuais do seu estado de operação. 

  • Consumo de energia: o PS4 Fat demanda aproximadamente 250 W de energia elétrica, traduzindo-se em uma potência térmica superior e, consequentemente, um ruído do ventilador mais audível. 

  • Conexões e Portas: o PS4 Fat apresenta duas portas USB 3.0, uma porta HDMI, uma porta LAN e uma porta AUX destinada à câmera do PlayStation. No verso, uma saída de áudio óptica e um leitor de Blu-ray. Com suporte ao Wi-Fi 2.4 GHz, ele se mantém conectado. 

  • Desempenho: dotado de uma CPU AMD custom "Jaguar" de 1.6 GHz com oito núcleos e uma GPU AMD integrada com potência de 1.84 teraflops, o PS4 Fat ostenta 8 GB de memória RAM GDDR5 e capacidades de armazenamento interno de 500 GB ou 1 TB. Ele opera jogos em alta qualidade gráfica e oferece suporte ao HDR (High Dynamic Range), aprimorando os contrastes e as cores das imagens.

PS4 Slim

  • Dimensões e Peso: compacto e leve, o

    PS4 Slim

    apresenta dimensões de 265 x 39 x 288 mm (largura x altura x comprimento), pesando 2,1 kg. Comparado ao PS4 Fat, ele é 40% menor e mais ágil. Seu design incorpora bordas arredondadas, adotando uma estética simplificada. 

  • Design: com um acabamento fosco e um tom preto elegante, o PS4 Slim distingue-se por botões de liga/desliga e ejetar disco de natureza mecânica, posicionados na frente do console. A luz LED agora se manifesta discretamente no botão de ligar. 

  • Eficiência energética: consumindo cerca de 165 W de energia elétrica, o PS4 Slim traduz uma economia de 34%. Sua operação mais silenciosa e menor propensão ao superaquecimento agregam confiabilidade. 

  • Conexões e portas: o PS4 Slim mantém duas portas USB 3.0 à frente, além de portas HDMI, LAN e AUX para a câmera do PlayStation no verso. Entretanto, carece de saída de áudio óptica, o que pode restringir opções de headsets de alto desempenho. Ele se conecta via Wi-Fi 2.4 GHz ou 5 GHz, conferindo velocidades superiores. 

  • Desempenho: equipado com as mesmas especificações técnicas do PS4 Fat, incluindo uma CPU AMD custom "Jaguar" de 1.6 GHz com oito núcleos e uma GPU AMD integrada com potência de 1.84 teraflops, o PS4 Slim compartilha dos 8 GB de memória RAM GDDR5 e opções de armazenamento interno de 500 GB ou 1 TB. Sua capacidade de reproduzir jogos e suportar o HDR (High Dynamic Range) iguala-se à do PS4 Fat.

Qual é o melhor: PS4 normal ou Slim?

O

PS4 normal

e o

PS4 Slim

são duas versões do mesmo console da Sony, lançadas em 2013 e 2016, respectivamente. Eles têm muitas semelhanças, mas também algumas diferenças que podem influenciar na sua escolha. Vejamos quais são elas:

Tamanho e peso

O PS4 Slim é mais compacto e leve do que o

PS4 original

, ocupando menos espaço na sua estante ou mesa. O PS4 Slim mede 265 x 39 x 288 mm e pesa 2,1 kg, enquanto o PS4 mede 275 x 53 x 305 mm e pesa 2,8 kg.

Consumo de energia

O PS4 Slim pode ser mais econômico do que o PS4, consumindo cerca de 34% a menos de energia elétrica. O PS4 Slim consome 165 W, enquanto o PS4 consome 250 W.

Saída de áudio óptica

O PS4 Slim não tem a saída de áudio óptica que o PS4 tem na parte de trás, ao lado da HDMI e da LAN. Essa saída é usada por alguns headsets de alta performance.

Portas USB

Os dois consoles têm duas portas USB na frente, mas no PS4 Slim elas são mais espaçadas, facilitando a conexão de dispositivos. No PS4, elas são mais próximas uma da outra.

Luz de indicação

O PS4 tem uma luz superior que atravessa o console de uma ponta a outra, mudando de cor de acordo com o status de funcionamento. No PS4 Slim, essa luz foi removida, ficando apenas no botão power.

Botões sensíveis ao toque

O PS4 tem botões sensíveis ao toque para ligar/desligar e ejetar o disco. No

PS4 Slim

, esses botões são mecânicos.

Acesso ao HD

Os dois consoles permitem a troca do HD interno, mas a localização dele é diferente. No PS4, o HD fica na parte superior, sob uma tampa removível. No PS4 Slim, o HD fica na parte traseira, em uma gaveta deslizante.

Essas são as principais diferenças entre o PS4 e o PS4 Slim em termos de design e funcionalidades. 

Mas qual deles é melhor? Isso depende do que você procura em um console.

Se você quer um console mais econômico, compacto e que rode os mesmos jogos do PS4 original, o

PS4 Slim

pode ser uma opção. Ele tem opções de armazenamento interno de 500 GB, 1 TB ou 2 TB.

Se você quer um console mais potente, que tenha uma saída de áudio óptica, que tenha uma luz indicativa mais visível e que não se importe com o tamanho ou o consumo de energia, o PS4 pode ser uma opção para você.

Conclusão

Ao analisarmos as diferenças entre o PS4 Fat e o Slim, fica evidente que ambas as versões oferecem vantagens que atendem a diferentes necessidades dos jogadores. Enquanto o PS4 Fat se destaca pelo design robusto, o Slim conquista com sua forma mais compacta. 

A escolha entre essas duas variantes dependerá das prioridades individuais de cada usuário, seja a busca por maior espaço de armazenamento e desempenho, ou a preferência por um dispositivo mais elegante e econômico. Independentemente da opção escolhida, ambas as versões continuarão a proporcionar altas experiências de jogo e a conectar os jogadores a diferentes mundos virtuais. 

Portanto, a resposta para a pergunta sobre a diferença entre o PS4 Fat e o Slim reside na consideração cuidadosa das necessidades e preferências pessoais de cada jogador.

Independente da opção, você pode encontrar ambos os modelos no Mercado Livre e desfrutar de uma experiência imersiva.