Comparação: Nintendo Switch vs Nintendo Switch Lite Qual a diferença?

Conheça neste artigo as diferenças entre o Nintendo Switch e o Nintendo Switch Lite e escolha o console ideal pra você.

Embora ambos os consoles de videogame sejam admiráveis, cada um possui características diferentes que podem influenciar sua escolha. Nesse artigo, convidamos você a explorar o design, os jogos e as funcionalidades dos dois aparelhos, para que possa descobrir qual deles é o mais adequado com seu estilo e sua forma de interagir com o incrível

mundo dos videogames

.

rich-text-image

SWITCH

Nintendo Switch

Desenvolvido pela Nintendo em 2017, o Nintendo Switch é um

console de videogame

que rapidamente se tornou um dos grandes sucessos da empresa japonesa, vendendo milhões de unidades. Sua proposta inovadora é baseada no conceito híbrido oferecido pelo dispositivo, que permite ser conectado à TV (modo dock) ou utilizado em

modo portátil

.

Modo Dock

Uma das funcionalidades distintivas do

Nintendo Switch original

é a capacidade de alternar entre o modo portátil e a TV. Para isso, basta conectar o console ao suporte e, por meio de um cabo HDMI, à TV. 

A tela da TV espelha o jogo, permitindo uma experiência muito mais imersiva, de maior resolução. 

Além disso, a transição entre o modo portátil e o modo dock é rápida e simples, oferecendo versatilidade e praticidade.

Design e dimensões

O Nintendo Switch

possui uma tela LCD

sensível ao toque de 6,2 polegadas, com resolução de 1280x720 e uma estrutura elegante com bordas finas na parte superior e inferior.

Na parte traseira, o

console

inclui um suporte dobrável que permite que seja posicionado verticalmente para jogar no modo mesa (desktop).

Quanto às dimensões, o console portátil, incluindo os Joy-Cons, mede 101,6 milímetros de altura, 238,7 milímetros de comprimento e 14 milímetros de espessura. Seu peso é de cerca de 398 gramas.

Joy-Cons

Esse dispositivo é equipado com dois controles removíveis, chamados Joy-Cons, que podem ser conectados ou desconectados das laterais do console a qualquer momento. Quando desacoplados, funcionam como controles de movimento.

Os Joy-Cons possuem sua própria bateria e se comunicam através de uma conexão Bluetooth.

Isso permite a cada jogador usar um Joy-Com por separado, tornando a experiência multiplayer do

Nintendo Switch

muito interessante e divertida.

HD Rumble e câmera IR

Uma inovação nos Joy-Cons do

Nintendo

Switch é o motor de vibração chamado HD Rumble, que oferece uma resposta tátil mais detalhada do que a vibração tradicional. Os tremores criam a sensação de pequenos itens no interior dos Joy-Cons, chegando ao ponto de ser possível contabilizar esses objetos.

Além disso, o Joy-Con esquerdo é equipado com uma câmera infravermelha que permite detectar a forma, o movimento e a distância de objetos próximos em determinados jogos.

Duração da bateria

O primeiro modelo Switch lançado em 2017 tinha uma bateria com uma duração muito fraca, que variava entre 2,5 e 6 horas. No entanto, em 2019, a Nintendo introduziu um modelo revisado do Nintendo Switch padrão, equipado com uma bateria maior que oferece entre 4 e 9 horas de jogabilidade offline.

Sendo assim, ao considerar a compra do aparelho, é importante verificar a data de fabricação do modelo para avaliar a vida útil da sua bateria.

Jogos

O Nintendo Switch possui uma extensa biblioteca de jogos que abrange diferentes gostos e estilos, incluindo gêneros como RPG, plataformas, ação, aventura e esportes, entre outros.

Algumas das franquias e títulos mais populares são Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda, Animal Crossing,

Mario Kart 8 Deluxe

, Pokémon Sword, Pokémon Shield e Luigi's Mansion 3.

Além disso, a

Nintendo eShop

também disponibiliza jogos independentes e de terceiros.

rich-text-image

SWITCH OLED

Nintendo Switch Lite

Em 2019, a renomada marca japonesa lançou uma nova versão do

console Nintendo

Switch, que levou o nome de Switch Lite. O propósito do aparelho era oferecer aos consumidores uma alternativa mais acessível e focada inteiramente no modo portátil.

É importante ressaltar que esse "novo Nintendo Switch" não é equipado com funções adicionais em relação ao Nintendo Switch original. Não se trata de uma atualização ou avanço do primeiro modelo, é simplesmente um novo console da empresa com algumas diferenças, sendo a mais evidente sua natureza portátil.

Switch sem 'switch'

A verdade é que o Switch Nintendo foi anunciado como um console que permite jogar de várias formas: no modo portátil, na mesa (com os controles destacados e a tela em posição vertical), ou na TV, conectando o aparelho ao dock e jogando com os controles desconectados.

Nesse contexto, o nome não faz muito sentido no Switch Lite, que suporta apenas o modo de jogo portátil. O “Switch”, ou seja, a capacidade de ‘alternar’ entre ser um console de mesa (desktop) ou um portátil não existe na versão Lite.

Embora seja possível conectar Joy-Cons, o jogo adere unicamente ao modo portátil e à tela de 5,5 polegadas.

Design e dimensões

O

Nintendo Switch Lite

possui uma tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, e uma estrutura feita 100% em plástico. O aparelho está disponível nas cores cinza, azul, turquesa, fúcsia e amarelo.

Quanto às dimensões, mede 91,4 milímetros de altura, 208,3 milímetros de comprimento e 14 milímetros de espessura. O peso é de cerca de 276 gramas.

Isso o torna mais compacto e leve que o Switch original e, como consequência, proporciona maior facilidade de transporte e conforto para usar durante várias horas no modo portátil.

Controles integrados

Diferentemente do Nintendo Switch, que é equipado com os Joy-Cons destacáveis, o Nintendo Switch Lite possui os controles embutidos no console.

Essa configuração impede separar os controles para jogar no modo cooperativo ou multiplayer com amigos. Em jogos que exigem o uso dos Joy Cons para movimentos específicos, é necessário conectar um

controle

externo ao console portátil.

Uma possível solução seria investir em um controle adicional como o Controle Joystick sem fio Nintendo

Switch Pro Controller

black que se encaixa perfeitamente com o Switch Lite e permite uma experiência de jogo aperfeiçoada.

HD Rumble e câmera IR

O Switch Lite não incorpora as tecnologias HD Rumble e câmera infravermelha presentes no Nintendo Switch original. Como resultado, alguns jogos que fazem uso do efeito rumble receberam atualizações para preservar suas funcionalidades no console portátil e outros, como o Nintendo Labo, não rodam nesse console. 

Duração da bateria

A bateria do Switch Lite está em uma posição intermediária, pois sua autonomia é superior ao Switch original e inferior à versão Switch revisada. Garante uma duração entre 3 e 7 horas em modo offline, o que é considerado muito bom. 

Jogos

O Nintendo Switch Lite é compatível com a grande maioria dos jogos do Nintendo Switch, sendo que a verdadeira diferença está no estilo e no local de jogo.

No entanto, existe uma limitação em relação a jogos que foram projetados especificamente para os Joy-Cons, os quais não podem ser rodados no Switch Lite sem o uso de controles externos, como o caso de O 1.2 Switch, O Just Dance,

Super Mario Party

.

Normalmente, essas situações são detalhadas na descrição dos jogos disponíveis na Nintendo eShop.

É possível jogar online no Nintendo Switch Lite?

Tal como ocorre no Nintendo Switch original, é possível

jogar online

no Nintendo Switch  Lite, sendo necessário apenas uma assinatura do serviço Nintendo Switch Online para acessar aos diversos recursos online e à possibilidade de jogar com outros jogadores.

Preço

O Nintendo Switch Lite é mais acessível do que o Nintendo Switch original devido ao seu design mais simples e aos recursos limitados do dispositivo.

rich-text-image

NINTENDO

Então, qual comprar?

Essa é uma pergunta que não possui uma resposta definitiva. Tanto o Nintendo Switch quanto o Nintendo Switch Lite são excelentes consoles de videogame que oferecem uma vasta biblioteca de jogos únicos e populares, cada um com suas próprias características e abordagens distintas.

O Nintendo Switch Lite foi desenvolvido para fornecer uma experiência de jogo exclusivamente portátil, sendo mais compacto, leve e com os controles embutidos no console.

Por outro lado, o Nintendo Switch original é mais versátil e permite jogar no modo portátil ou

conectado à TV

. Além disso, é equipado com funcionalidades interessantes como HD Rumble e câmera infravermelha no Joy-Con.

Conclusão

Em síntese, a escolha entre os dois consoles dependerá das suas preferências e do estilo de jogo que procura.

Se prioriza versatilidade e a capacidade de jogar de diferentes maneiras, o Nintendo Switch original é a escolha ideal. No entanto, se preferir um console mais portátil e econômico, o Nintendo Switch Lite é uma ótima alternativa.

Agora que conhece as diferenças entre ambos os dispositivos, chegou a hora de adquirir seu próprio console e mergulhar em uma experiência de jogo excepcional. Entre no Mercado Livre e escolha o modelo da sua preferência para começar a aproveitar de toda a diversão o antes possível. Afinal, o entretenimento é garantido com qualquer um desses consoles da Nintendo!