Como aumentar a memória do Xbox One?

Quem joga videogame com frequência já sabe: o espaço de armazenamento é um recurso cada vez mais precioso nos dias de hoje. À medida que a biblioteca de games cresce, surge também o dilema sobre qual jogo desinstalar ou como gerenciar os arquivos. E mesmo os consoles Xbox One e Series X|S, populares pela potência e capacidade gráfica, não escapam

Mas, para a felicidade geral dos jogadores, a gestão do armazenamento no

Xbox One

e Series X|S é uma tarefa que pode ser feita com facilidade e eficiência quando se sabe como. E se ainda não sabe, está aqui um passo a passo que vai te mostrar tudo. Seja você um veterano ou um novato na plataforma Xbox, as dicas valiosas a seguir vão salvar suas coleções de jogos.  

A capacidade de armazenar dos consoles Xbox

Os consoles

Xbox

têm uma capacidade de armazenamento interno que varia entre 500 gigabytes (GB) e 1 terabyte (TB). O espaço é predominantemente destinado para a instalação de jogos e aplicativos, mas uma parte é separada e usada para salvar progressos nos jogos, executar o software e operações sistêmicas. 

No geral, os modelos Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S suportam uma vasta biblioteca de jogos e aplicativos, mas há diferenças significativas quando falamos sobre a capacidade de armazenamento e outras funcionalidades. Confira:

Xbox One

  • Ano: 2013. Faz parte da oitava geração de consoles da Microsoft

  • Desempenho gráfico: Suporta resolução de até 1080p e 60 FPS

  • Armazenamento: HDD de 500 GB

  • Sistema: Possui unidade de disco Blu-ray, permitindo o uso de mídia física

  • RAM: 8 GB de DDR3

  • Processador: CPU personalizada AMD Jaguar com 8 núcleos a 1.75 GHz

  • Tamanho e design: Design horizontal e robusto

Xbox Series X

  • Ano: 2020. É o console principal da nona geração da Microsoft

  • Desempenho gráfico: Suporta resolução de até 4K e 120 FPS

  • Armazenamento: SSD de 1TB

  • Sistema: Tem uma unidade de disco Blu-ray, permitindo o uso de mídia física

  • RAM: 16 GB de GDDR6

  • Processador: CPU personalizada baseada em AMD Zen 2 com 8 núcleos

  • Tamanho e design: Maior e mais pesado, com design em forma de torre

Xbox Series S

  • Ano: 2020. É uma versão mais acessível do Series X 

  • Desempenho gráfico: Voltado para 1440p em até 120 FPS, mas pode ser aumentado para 4K para mídia

  • Armazenamento: SSD de 512 GB

  • Sistema: Não possui unidade de disco, sendo totalmente digital.

  • RAM: 10 GB de GDDR6

  • Processador: CPU personalizada baseada em AMD Zen 2 com 8 núcleos

  • Tamanho e design: Menor e mais leve, com design mais compacto

Apesar das diferenças em termos de poder gráfico, capacidade de armazenamento e design, todos os três modelos compartilham a mesma base arquitetônica e a capacidade de executar uma ampla gama de jogos e aplicativos dentro do ecossistema Xbox.

Como o armazenamento do Xbox é ocupado

É bem verdade que os novos jogos são notórios por seus tamanhos gigantes de arquivo. Com gráficos de alta resolução, áudio multicanal e conteúdo adicional, um único jogo pode facilmente ocupar dezenas de gigabytes. Mas há outros fatores que comprometem a memória do Xbox e que talvez passem despercebidos. Vejamos: 

Atualizações e patches

É comum que um jogo receba a inclusão de novas missões, mapas ou personagens ao longo do tempo, como também que o

console

passe por atualizações para garantir que o game funcione bem com novos sistemas operacionais ou hardware. Mas esses updates regulares de conteúdos e patches de correção, embora essenciais para a performance e a segurança dos jogos, ocupam espaço.

Dados Salvos

Muitos jogadores gostam de deixar armazenado o seu progresso em um determinado jogo, assim como as conquistas, o inventário e as estatísticas. Essas configurações personalizadas são vitais para uma experiência personalizada, mas também contribui para deixar a memória cheia. 

Capturas e Vídeos

Vídeos de alta resolução das suas partidas, que podem ser usados para análise ou compartilhamento online, assim como imagens estáticas dos momentos memoráveis nos jogos, podem se acumular rapidamente. 

Aplicativos de streaming e mídias

Outro aspecto que contribui para o preenchimento do armazenamento é a instalação de aplicativos e mídia, como filmes e músicas, no console. A conveniência de ter tudo em um só lugar pode levar a uma falta de espaço sem o gerenciamento adequado. E quando se trata de baixar filmes, séries de TV e músicas para o console, o espaço é ocupado mais rápido ainda. 

Como liberar espaço no Xbox One ou Series X|S

O uso consciente do armazenamento do  Xbox One e Series X|S não é apenas uma questão de conveniência; é uma questão prática que afeta o desempenho do console. A falta de espaço provoca carregamentos mais lentos dos games, falhas e pode até impedir que novos jogos sejam instalados. 

Mas você tem ideia de como liberar espaço no seu aparelho Xbox? Felizmente, existem algumas estratégias, desde a exclusão de jogos não utilizados até a transferência de arquivos para um dispositivo externo. Confira a seguir mais detalhes. 

Excluir jogos e apps com pouco uso

Para começar a liberar espaço, que tal deletar os jogos e os aplicativos que não são usados com frequência? Para fazer isso, vá até a biblioteca do seu console, identifique os jogos e aplicativos que não são usados há bom tempo e simplesmente selecione a opção de desinstalar. Se você comprou digitalmente o

game

, é possível baixá-lo novamente no futuro sem prejuízo. 

Mover jogos para a unidade externa

Ao investir em uma unidade externa compatível com o console, você pode transferir jogos que raramente joga, sem perder o acesso a eles. É só ir no painel "Meus jogos e aplicativos" e seguir as etapas indicadas pelo sistema. 

A vantagem dessa estratégia é poder acessar os  arquivos a qualquer momento apenas reconectando o console com a unidade externa.  É uma medida que oferece flexibilidade sem comprometer o armazenamento. 

rich-text-image

xbox S

Remover jogos do Xbox 360

Se você mantém jogos mais antigos do

Xbox 360

em seus sistemas, talvez seja a hora de reavaliar a necessidade desses títulos. A remoção de títulos obsoletos ou raramente jogados da geração anterior pode abrir espaço valioso para novos conteúdos e atualizações.

Como colocar mais espaço no Xbox One?

Existem algumas alternativas para aumentar o espaço de armazenamento disponível no

Xbox One

, permitindo que você continue a desfrutar de novos títulos e aplicativos sem ter que sacrificar seus jogos e dados existentes. Confira as vantagens de cada uma delas: 

Armazenamento externo

  • Compatibilidade: O Xbox One suporta unidades externas USB 3.0 com 256 GB ou mais de armazenamento.

  • Instalação: Basta conectar a unidade externa na porta USB do console que o Xbox irá guiá-lo através do processo de configuração.

  • Vantagens: Manter os jogos e aplicativos acessíveis, apenas movendo-os para a unidade externa.

Nuvem para dados salvos

  • Serviço: Ao assinar o Xbox Live Gold, você pode salvar seus dados de jogo na nuvem, liberando espaço no armazenamento local.

  • Acesso: Os dados salvos na nuvem podem ser acessados de qualquer console Xbox One, desde que você esteja conectado à sua conta.

Jogo direto na nuvem

  • Streaming: Em 2022, a Microsoft lançou o Xbox Cloud, que permite jogar na nuvem, sem precisar armazenar o game no console. 

  • Preço: No momento, o serviço está disponível para quem assina o pacote mensal Xbox Game Pass Ultimate.

  • Benefício: Sem precisar armazenar os jogos, você pode organizar melhor a sua biblioteca, deixando apenas os títulos que mais gosta. 

A aquisição de uma unidade externa ou de um dos serviços de assinatura da Microsoft são alternativas mais acessíveis e menos invasivas, pois é possível ter capacidade adicionais sem a necessidade de modificar o hardware. 

Como expandir o HD no Xbox?

Há duas maneiras bastante comuns de expandir o espaço de armazenamento do disco rígido (HD) no Xbox, seja no Xbox One,

Series X

, ou

Series S

. Cada uma com suas próprias vantagens e complexidades.

Como já mostramos, o uso de uma unidade externa de armazenamento costuma ser uma alternativa acessível e menos arriscada. Esta opção permite armazenar jogos, aplicativos e outros conteúdos sem a necessidade de abrir o console.

Mas se a intenção for trocar o disco rígido (HD) interno por um de maior capacidade, é preciso estar ciente de que esta ação requer habilidades técnicas e compromete a garantia do fabricante se ela ainda estiver vigente no período. 

rich-text-image

xbox one

O processo de substituição do HD envolve abrir o console, remover o disco rígido existente e instalar o novo. Caso a troca não seja feita de maneira correta, o desempenho do console ficará comprometido. 

Como descobrir o espaço disponível no Xbox?

É relativamente simples checar quanto há de espaço disponível nos consoles Xbox One e Series X|S. Basta seguir esses passos: 

  • Pressione o botão Xbox no controle para abrir o guia

  • Selecione "Perfil e Sistema" e depois "Configurações"

  • Em seguida, vá para "Sistema" e depois "Dispositivos de armazenamento"

  • Escolha a unidade que deseja examinar (se houver mais de uma).

Será exibido o espaço de armazenamento usado e do espaço livre restante. Se você estiver usando uma unidade de armazenamento externa, ela também aparecerá na lista, e você poderá verificar o espaço disponível da mesma maneira.

Qual é a memória RAM do Xbox One?

O Xbox One é equipado com 8 GB de memória RAM DDR3, que é usada para gerenciar os recursos do sistema, permitindo multitarefa eficiente e processamento rápido, essencial para os gráficos e desempenho em tempo real exigidos pelos jogos atuais. 

A largura de banda da memória no Xbox One é de 68,3 GB/s, e adicionalmente, ele inclui 32 MB de SRAM incorporada diretamente no chip, o que ajuda a acelerar o acesso a dados frequentemente usados. Isso colabora para um desempenho mais suave e uma experiência de jogo mais satisfatória.

CONCLUSÃO

É possível ter uma coleção incrível de jogos sem comprometer o armazenamento, não importa se busca o desempenho de ponta do Series X, a acessibilidade do Series S, ou a familiaridade do Xbox One. Com as estratégias certas, você terá sempre espaço para os novos conteúdos, além de manter a coleção de games organizada. 

E se você está em busca dos consoles da Microsoft, de uma memória externa compatível ou jogos incríveis para esse aparelho, clique aqui e garanta ainda hoje os melhores preços em todos os produtos da linha Xbox.