Dicas de como hidratar o cabelo

rich-text-image

Mulher sorri em na frente de uma parede amarela

A correria do dia a dia faz muita gente esquecer de investir em cuidados para as madeixas. O resultado é um cabelo fraco, opaco e quebradiço, graças às variações de temperatura, processos químicos, raios solares e principalmente o calor de equipamentos, como secadores e chapinhas.

Por isso, é importante repor periodicamente água, nutrientes e sais minerais nos fios através de uma rotina de hidratação e autocuidado que pode ser feita em casa ou no salão de beleza. Isso vale para qualquer tipo de cabelo, a exemplo dos lisos, crespos, ondulados, cacheados, ressecados, com ou sem procedimentos químicos.

A hidratação consiste em um processo que vai desde a lavagem à finalização do cabelo com produtos especializados, feitos à base de pantenol, aloe vera,

glicerina

, e inúmeros outros elementos. O objetivo é repor a umidade nos fios promovendo brilho, saúde, maleabilidade e diminuindo o frizz e as pontas duplas.

Qual a melhor hidratação para fazer no cabelo?

A melhor hidratação vai depender do tipo de cabelo e da condição na qual ele se encontra. Para cada problema existem produtos especializados ricos em ativos hidratantes. 

O tratamento deve ser periódico e seguir um cronograma que contemple a hidratação, ao menos uma vez ao mês, para devolver a água e os nutrientes perdidos aos fios e diminuir a sensação de “cabelo sem vida”.

Uma boa hidratação é capaz de:

  • Prevenir pontas duplas

  • Evitar ressecamento

  • Fortalecer os fios

  • Dar brilho ao cabelo

  • Aumentar flexibilidade e evitar a quebra do fio

  • Aumenta a saúde das madeixas

Qual o jeito certo de fazer hidratação no cabelo?

Os principais produtos utilizados para promover um processo completo de  hidratação são o

shampoo

, a

máscara capilar

e o produto pós-lavagem, que pode ser um

leave-in

ou

óleo capilar

.

O

shampoo

tem a função que vai além de retirar a sujeira, mas também de remover resíduos de produtos do cabelo e couro cabeludo, preparando o cabelo para a hidratação. O indicado é que faça uma limpeza profunda sem agredir, o que só é possível em shampoos sem acréscimo de sal ou sulfatos.

A máscara deverá combinar agentes hidratantes e condicionantes, com proteínas e aminoácidos. O objetivo é nutrir e até reparar os fios com óleos essenciais e lipídios. 

Em alguns casos, existe a indicação do uso de

ampolas

que promovem uma hidratação mais profunda. A finalização com o óleo capilar dará um maior controle do frizz, mais maciez e intensidade no brilho, completando o ciclo de hidratação.

rich-text-image

Mulher com toalha na cabeça sorri ao segurar um pote de creme

Qual o melhor creme para fazer hidratação no cabelo?

Hoje existem inúmeras marcas e produtos que prometem hidratação ao cabelo e essa deve ser uma escolha muito pessoal. O segredo é eleger conforme o tipo do fio e a situação na qual ele se encontra. Veja o que fazer em cada situação para garantir a atuação completa do produto escolhido e consequentemente, um cabelo mais saudável:

Hidratação de cabelo cacheado

Para hidratar esse tipo de cabelo, lave os fios com água fria ou morna, para evitar que as cutículas se abram e o fio fique ressecado. Dê preferência para produtos sem sal e específicos para cabelo cacheado e não se esqueça de massagear bem o couro cabeludo. 

Use

máscara capilar para cabelo cacheado

depois da lavagem e deixe agir no tempo indicado pelo fabricante. Depois de sair do banho, com o cabelo bastante úmido, aplique o creme de pentear e o óleo capilar, para ajudar a uniformizar os cachos, diminuir o frizz e deixar as mechas mais suaves.

O ideal é deixar os fios secarem naturalmente ou com um difusor. Para potencializar a hidratação, invista em outros tratamentos no salão de beleza, como a reconstrução capilar ou nutrição dos fios.

Hidratação de cabelo ondulado

O ideal é fugir de água quente, que pode queimar o couro cabeludo ou até provocar ressecamento nos fios. Outra dica é escolher produtos indicados para fios ondulados, ou seja, não investir em máscaras para cabelos mistos, que deixam as mechas com uma textura mais pesada.

Cuidado para não exagerar na quantidade de produto e use o suficiente para o tamanho do seu cabelo. Além disso, se as ondas forem mais fechadas, separe cada mecha e espalhe o produto individualmente. Agora, se você tem ondas mais abertas, use menos creme e passe a máscara a partir da metade dos fios, em direção à ponta do cabelo.

Hidratação de cabelo crespo

Para quem tem cabelos crespos, o ideal é buscar produtos que tenham ingredientes que ajudam a hidratar esse tipo de cabelo, como óleos capilares, ceramida e glicerina, e protegem das agressões provocadas pelo excesso de calor, cloro ou poluição. 

O primeiro passo para hidratar o cabelo é aplicar

produtos para fios crespos

na hora de lavá-los, de preferência na água morna ou fria, para retirar as impurezas e ajudar na definição e nutrição dos fios, evitando a queda capilar, frizz e fios quebradiços.

Depois de limpos, ainda no banho, passe uma

máscara para fios crespos

, das pontas até a raiz, para penetrar nas fibras mais profundas do cabelo, nutrir e deixá-los mais brilhosos. Deixe o produto agir conforme o tempo indicado pelo fabricante da máscara, que pode variar entre 5 a 30 minutos e enxágue até remover toda a máscara. 

Finalize com um leave-in e agregue na rotina um

óleo capilar

, que auxilia no controle do frizz e na hidratação diária do cabelo. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos como o babyliss, embora ele finalize melhor as ondas, acaba expondo o cabelo a altas temperaturas.

Hidratação de cabelo liso

O cabelo liso também precisa de hidratação e cuidados diários para manter os fios alinhados. Assim como outros tipos de cabelo, é necessário investir em produtos específicos, para que as mechas não sejam danificadas ou você não obtenha o resultado esperado.

A hidratação é sem segredos: é necessário lavar o cabelo pelo menos 4 vezes por semana, com

shampoo e condicionador para lisos

e, ainda no banho, aplicar a máscara, já que o cabelo fica bem úmido depois de lavar. 

Lave em uma temperatura agradável para seu cabelo, água morna ou gelada, para que os poros do seu cabelo não percam água e prejudiquem a saúde dos fios. Aplique uma máscara para cabelo liso e deixe o produto agir pelo tempo indicado pelo fabricante, que varia conforme a marca e o produto. 

Na finalização, escolha um

óleo capilar

, que ajuda a repor a oleosidade natural do cabelo, desembaraçar e controlar o frizz. 

O que é bom para hidratar o cabelo ressecado?

Frios opacos e quebradiços, frizz e pontas secas são alguns sinais de que seu cabelo está ressecado, seja em consequência exposição ao calor, cloro ou até menopausa. Mas nem tudo está perdido: segundo cabeleireiros e dermatologistas, é possível recuperar o cabelo danificado investindo num cronograma mais intenso, com hidratação semanal

  • Lave o cabelo pelo menos pelo menos 4x por semana e evite lavar antes de dormir.

  • Use produtos com função hidratante e massageie suavemente os fios para não irritá-los. E não esqueça de enxaguar bem, para evitar o acúmulo de resíduos de produtos.

  • Aplique uma

    máscara de hidratação

    ideal para seu tipo de cabelo, ou seja, cabelos ressecados, e evite passar uma grande quantidade de produto próximo à raiz do cabelo. E espalhe suavemente pela extensão dos fios, para o produto penetrar melhor por todo o cabelo.

  • Deixe a máscara agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue bem — com água gelada ou morna, fuja de água quente, para não ressecar os fios ainda mais.

  • Use o óleo capilar para finalizar e deixe o cabelo secar naturalmente.

O que faz o cabelo ficar hidratado?

Cabeleireiros e dermatologistas recomendam uma rotina de cuidados capilares para manter o cabelo saudável, hidratado e com brilho, sem quedas, ressecamento ou coceira. O cronograma capilar diário inclui desde cuidados simples, como evitar água quente, até hidratação especializada com um profissional da beleza.

Veja abaixo a seleção de cuidados indicados por esses especialistas:

  • Prefira lavar o cabelo com água gelada, para evitar o ressecamento dos fios e a perda do brilho natural do cabelo.

  • Evite o uso excessivo de secador, chapinha ou babyliss, já que podem provocar a perda do viço e até alterar a estrutura do cabelo.

  • Use produtos com proteção UV, pois o sol também pode provocar ressecamento e quebra do fio.

  • Tenha uma alimentação balanceada e hidrate seu corpo, porque esses cuidados refletem na saúde do cabelo.

  • Cuidado com procedimentos químicos em excesso, já que tendem a provocar ressecamento e queda capilar.

  • Prefira produtos adequados ao seu tipo de cabelo.

  • Use máscara de hidratação semanalmente.

  • Utilize

    óleos capilares

    , que ajudam na proteção dos raios UV, controle de frizz e para dar mais brilho aos fios.

  • Evite o uso de bonés ou toucas quando o cabelo estiver úmido.

  • Tenha uma touca de cetim, que ajuda a hidratar o cabelo e não absorve totalmente os produtos aplicados, diferente de outros tecidos.

  • Hidrate seu cabelo com profissionais da beleza uma vez por mês.

Agora, com essas dicas, fica muito mais fácil iniciar uma rotina de cuidados capilares em casa, para que esse autocuidado diário reflita na nutrição e saúde dos seus fios, independente de qual seja seu tipo de cabelo. Mas, não se esqueça, que para potencializar os resultados, é interessante alinhar com outros tratamentos com profissionais da beleza.