Diferença entre Xbox Series S e X

Seja para usuários padrão ou para os mais exigentes, o embate entre o

Xbox Series S e o Series X

da Microsoft acaba suscitando não só dúvidas, mas discussões acaloradas entre ambos tipos de jogadores.

Apesar de ambos consoles serem da Microsoft, cada um deles oferece determinadas características que podem ser consideradas cruciais para determinados tipos de jogadores.

Da velocidade relâmpago à fidelidade visual extraordinária, este confronto de gerações promete redefinir a maneira como jogamos e nos envolvemos com nossas aventuras digitais favoritas. Prepare-se para desvendar o que faz do

Xbox Series S

e do

Series X

as escolhas definitivas para os entusiastas dos jogos de hoje e amanhã.

Neste artigo, trouxemos uma análise que coloca à luz os benefícios e características de cada

console

, para que você possa decidir pelo que melhor responde às suas demandas e expectativas.

rich-text-image

Xbox Series S e o Series X

Desempenho

No épico embate entre o

Xbox Series S

e o Series X, ambos os consoles impressionam com desempenho fenomenal que redefine a experiência de jogo.

O

Xbox

Series S e o Series X são testemunhos do compromisso inabalável da Microsoft com o desempenho exemplar, garantindo que cada experiência de jogo seja um verdadeiro espetáculo tecnológico.

Xbox Series S

  • Processador: CPU AMD Zen 2 personalizado com 8 núcleos a 3,6 GHz (frequência variável)

  • GPU: Arquitetura RDNA 2 da AMD com 20 unidades de computação a 1,565 GHz

  • Memória RAM: 10 GB GDDR6 compartilhada entre o sistema e a GPU

  • Armazenamento: SSD NVMe personalizado de 512 GB

  • Resolução máxima: 1440p

  • Taxa de quadros: Até 120 FPS

  • Recursos: Suporte a Ray Tracing, HDR (High Dynamic Range), Compatível com HDMI 2.1, Áudio Espacial 3D

Xbox Series X

  • Processador: CPU AMD Zen 2 personalizado com 8 núcleos a 3,8 GHz (frequência variável)

  • GPU: Arquitetura RDNA 2 da AMD com 52 unidades de computação, 12 TFLOPS a 1,825 GHz

  • Memória RAM: 16 GB GDDR6 compartilhada entre o sistema e a GPU

  • Armazenamento: SSD NVMe personalizado de 1 TB

  • Resolução máxima: 4K nativo

  • Taxa de quadros: Até 120 FPS

  • Recursos: Suporte a Ray Tracing, HDR (High Dynamic Range), Compatível com HDMI 2.1, Áudio Espacial 3D, Blu-Ray 4K UHD

  • Placa-mãe dividida: mantém a temperatura dos componentes internos estável e uniforme

  • Dissipador de calor: resfria paralelamente, aumentando o desempenho

Ambos os consoles compartilham tecnologias avançadas, como o suporte ao Xbox

Game

Pass, retrocompatibilidade com jogos anteriores e integração com o ecossistema Xbox. 

Cada um oferece uma experiência única, permitindo que os jogadores escolham o modelo que melhor se adapte às suas preferências e necessidades de desempenho.

Armazenamento interno

Desempenhando um papel considerado como fundamental, o armazenamento interno impacta não somente na capacidade de armazenar e de acessar aos jogos, mas também na velocidade e eficiência no tempo de carregamento dos jogos, o que permite transições mais rápidas entre as telas e reduz o tempo de espera dos jogadores.

Xbox Series S

  • Tipo de armazenamento: SSD NVMe personalizado

  • Capacidade: 512 GB, expansível até 1 TB

  • Largura de banda de memória: 8GB a 224 GB/s, 2GB a 56 GB/s.

  • Taxa de transferência de dados: Até 2,4 GB/s (não comprimido) e 4,8 GB/s (comprimido)

  • Expansão de armazenamento: Porta de expansão dedicada para cartões de expansão SSD (vendidos separadamente)

Xbox Series X

  • Tipo de armazenamento: SSD NVMe personalizado

  • Capacidade:

    1 TB
  • Taxa de transferência de dados: Até 2,4 GB/s (não comprimido) e 4,8 GB/s (comprimido)

  • Largura de banda de memória: 10 GB a 560 GB/s, 6 GB a 336 GB/s

  • Expansão de armazenamento: Porta de expansão dedicada para cartões de expansão SSD (vendidos separadamente)

Ambos consoles utilizam unidades de estado sólido (SSD) de alta velocidade, que proporcionam tempos de carregamento ultra rápidos e experiências de jogo mais fluidas. 

Tanto o

Xbox Series X

quanto o S também oferecem a opção de expansão de armazenamento através de cartões de expansão SSD projetados especificamente para eles, garantindo que os jogadores tenham espaço suficiente para armazenar seus jogos e conteúdo digital.

rich-text-image

Xbox Series X

Design e construção

No quesito design e construção, fica evidente que a Microsoft não poupou esforços para garantir uma união entre design funcional e estética dos aparelhos, que atendem perfeitamente aos usuários que buscam incorporar os consoles aos ambientes.

Xbox Series S

O

Xbox Series S

adota uma abordagem mais compacta, que é adaptada para espaços menores e configurações de entretenimento mais discretas. Seu design minimalista e moderno não sacrifica a funcionalidade, já que o console possui entradas de ar estrategicamente posicionadas para garantir uma refrigeração eficiente.

Já o

controle

traz um design e aderência aprimorada, que garante conforto e ergonomia ao jogador que faz um uso mais extensivo. Com a inclusão do D-pad, a precisão e a resposta nos jogos foram aprimoradas, dando uma maior liberdade de movimentos.

  • Dimensões: Aproximadamente 27,5 cm x 15,1 cm x 6,35 cm (A x L x P)

  • Peso: Aproximadamente 1,93kg

Xbox Series X

O

Xbox Series X

possui formato de torre, que oferece eficiência térmica avançada, permitindo um desempenho mais estável mesmo durante sessões de jogo intensas. Sua construção sólida do Series X traz uma presença imponente, adicionando uma dimensão futurista a qualquer ambiente.

O controle do Xbox Series X mantém a icônica ergonomia da série, com pequenas melhorias no design, proporcionando uma aderência aprimorada e conforto durante longas sessões de jogo. A textura nos gatilhos e botões oferece feedback tátil mais preciso, aprimorando a jogabilidade.

  • Dimensões 15,1cm x 15,1cm x 30,1cm (L x P x A)

  • Peso: aproximadamente 4,5kg

Tanto o Xbox Series X quanto o Series S mantêm a excelência dos controles da linha Xbox, proporcionando uma experiência de jogo envolvente e intuitiva, independentemente do modelo escolhido.

Retrocompatibilidade e biblioteca de jogos

Sem dúvida nenhuma, a grande característica dos Xbox é a retrocompatibilidade. Esse recurso oferece aos jogadores a possibilidade de acessarem títulos clássicos, das gerações anteriores, sem perder qualidade de imagem.

Além disso,

inúmeros títulos

foram otimizados para a nova geração, dando acesso aos jogadores a uma vasta seleção de jogos de alta qualidade por meio do Xbox Game Pass, um serviço que redefine a maneira como experimentamos jogos.

Desde aventuras épicas até jogos independentes aclamados pela crítica, a

variedade é vasta

e satisfaz tanto os apetites dos jogadores mais ávidos quanto daqueles que estão começando sua jornada no mundo dos jogos.

  • Ação e aventura: Grand Theft Auto V, The Lord of the Rings: Gollum, Marvel’s Avengers, Watch Dogs: Legion, A Plague Tale: Requiem, Elden Ring, Scarlet Nexus, Gotham Knights

  • Corrida: Forza Horizon 4, Forza Motorsport, Dirt 5, Forza Horizon 5, Need for Speed Heat, Wreckfest, F1 2022

  • Esporte: Fifa 21, 22, 2; Madden NFL 21, NBA 2K21, Ultimate Fishing Simulator 2, Football Manager 2023, WWE 2K22

  • RPG: Werewolf: The Apocalypse – Earthblood, Dying Light 2, Elden Ring, Tales of Arise, Cyberpunk 2077, Disco Elysium, Assassin’s Creed Valhalla

  • Terror psicológico: The Medium, Crossfire X, Desteny 2, Halo Infinite, Scorn, Little Nightmares 2, Resident Evil: Village, Simulacra, Maid of Sker

  • Tiro em terceira pessoa: Gears 5, Warframe, Scorn, Halo Infinite, Fortnite, Gears of War: Ultimate Edition, Bayonetta, Hitman: Contracts, Resident Evil 3

A retrocompatibilidade com a biblioteca abrangente de jogos garante uma experiência única. Os jogadores podem não apenas desfrutar de títulos mais recentes, mas também mergulhar em um catálogo diversificado que une o legado dos jogos anteriores.

Essa facilidade de escolha proporciona uma experiência de jogo verdadeiramente única, onde passado e presente se unem, trazendo à tona uma imensidão de títulos para todos os gostos e públicos.

rich-text-image

Xbox Series S

Qual a diferença entre o Xbox série X e S?

É possível dizer que a diferença entre ambos consoles reside somente na variedade de opções de jogos disponíveis que cada aparelho oferece. O Xbox Series S, que possui um design mais compacto, é um modelo que proporciona uma entrada acessível à próxima geração de jogos, ainda oferecendo qualidade de resolução e taxas de quadros compatíveis com a maioria dos títulos atuais.

Já o Xbox Series X conta com uma resolução de 4K, processador e GPU que garantem uma jogabilidade suave, trazendo comodidade ao usuário que faz um uso mais extensivo do aparelho, sem perder qualidade de imagem.

Independente do console, ambos oferecem uma biblioteca de jogos bastante rica e completa, com a possibilidade de poder acessar o Xbox Game Pass, que oferece ainda mais opções de entretenimento.

Conclusão

No final, a decisão pelo investimento em um Xbox Series S ou X dependerá muito da escolha pessoal, também como o orçamento disponível. Ambos consoles oferecem retrocompatibilidade de títulos, o que garante aos aparelhos uma vasta biblioteca de jogos disponíveis. Com o Xbox Game Pass, o usuário ainda pode ter acesso a títulos do momento, sem perder nenhuma novidade!

Se você busca uma entrada acessível no futuro dos jogos, o Xbox Series S se destaca como a opção perfeita, oferecendo visuais deslumbrantes, taxas de quadros rápidas e a conveniência de um design compacto.

Por outro lado, se a busca é por uma experiência de jogo verdadeiramente de última geração, o Xbox Series X eleva as expectativas, entregando visuais deslumbrantes em 4K nativo, um desempenho incrível e um catálogo de jogos que celebra tanto o passado quanto o presente.

Seja qual for sua decisão, tanto o Xbox Series S quanto o Series X prometem experiências de jogo incomparáveis, que redefinirão, com certeza, sua maneira de jogar e até mesmo de se relacionar com o entretenimento a nível digital.

Escolha agora seu console e se prepare para sua próxima aventura aqui no Mercado Livre!