De camisa xadrez à vestido de chita: as melhores fantasias de festa junina

Arraiá, quermesse ou barraquinha, a festa junina tem um canto especial no coração de todo o brasileiro. Com música animada e comidas típicas, se vestir como a festividade pede é uma das tradições mais emblemáticas e que engaja todas as idades.

rich-text-image

grupo de amigos com trajes de festa junina

Seja no Dia de São João ou no Dia de São Pedro, a festa junina é uma das principais tradições brasileiras, esbanjando cultura e musicalidade em cada região do país, demarcando a diversidade cultural que há por aqui. Para além da música animada, das boas comidas típicas, das brincadeiras atemporais, como o bingo, as vestimentas de festas juninas são a cereja do bolo e sempre geram muitas expectativas e diversão. 

Da tradicional camisa xadrez ao famoso vestido de chita, essas peças são símbolos emblemáticos das festas populares, oferecendo cor e vivacidade, sendo, inclusive, uma clássica opção de

fantasia

Pensando nisso, neste texto você também fica por dentro de tudo que está em alta, neste universo junino, com as melhores fantasias de festa junina para diferentes preferências. Confira!

Quais são as fantasias de festa junina?

As vestimentas de festa junina são peças fáceis de serem encontradas e é possível que todos tenham essas peças no próprio guarda-roupa. As fantasias mais comum são:

  • Caipira:

     camisa xadrez e calça com diferentes retalhos de estampas diferentes, podendo ser floridos e coloridos, e o tradicional vestido de chita, também com estampas florais. Nos pés, é muito comum usar botas e botinas, ou tênis. Como acessório complementar, o chapéu de palha, responsável por dar ainda mais identidade à fantasia.

  • Padre:

    à frente do casamento religioso caipira, o padre é fundamental nas festas juninas e na hora da tradicional da quadrilha. Sua vestimenta, normalmente, é composta por túnica com capuz, que pode variar de acordo com o modelo, estola com imagens de cruz estampadas e o crucifixo. 

  • Espantalho:

    a fantasia de espantalho nada mais é do que uma vestimenta caipira: calça com retalhos, blusa xadrez e chapéu de palha. Alguns modelos ao invés de possuir calça e blusa, tem como peça principal a famosa jardineira, conhecida também como macacão jeans. 

Melhores fantasias de festa junina

Fantasia de Noiva feminina

  • A

    fantasia de noivinha

    é uma das mais disputadas, dentre todas as opções.

  • Ela é composta, normalmente, por vestido branco, que pode ser longo ou curto, a depender do modelo, assim como também pode conter detalhes, como fitas coloridas e/ou retalhos. Além disso, a peça pode ser acompanhada pelo arco com véu e buquê de flores. Outras opções incluem saia de tule, luva branca e presilha com véu.

  • É normalmente produzido em cetim e tecido 100% poliéster.

  • A fantasia está disponível em tamanho infantil, do P ao G, focada em crianças entre 2 e 12 anos; e também no adulto, nos tamanhos P, M e G, que corresponde a numeração 36/38, 40/42 e 44 respectivamente.

Fantasia de Cowboy masculina

  • Moderna, a

    fantasia de cowboy

    é uma das fantasias com alta procura em época de festa junina.

  • A vestimenta completa, normalmente, possui camisa de manga longa lisa branca ou xadrez e colete de couro sintético com estrelas de metal estampadas. É, na grande maioria, acompanhada por chapéu e cinto com fivela.

  • As peças são normalmente produzidas em tecido 100% poliéster e antialérgico.

  • Pode ser encontrada no tamanho infantil, do PP ao GG, equivalentes às numerações 2, 4, 6, 8 e 10 para as seguintes idades, respectivamente: 1,5/ 2, 3/4, 5/6, 7/8 e 9/10. 

  • Está disponível também no tamanho adulto, do P ao G, correspondendo às numerações 38/40, 42/44 e 46/48. O peso médio de cada pessoa, de acordo com o tamanho, é de 55 a 65 kg para o P; do 65 ao 75 kg para o M e do 75 ao 85 para o G. 

Fantasia caipira feminina

  • Uma das vestimentas mais tradicionais e a mais conhecida dos arraiás, a

    fantasia caipira

    é composta por vestido florido rodada com mangas curtas e detalhes em babados, retalhos de tecido ou laço, a depender do modelo.

  • A peça pode ser acompanhada por chapéu de palha e está disponível em diferentes cores.

  • Pode ser encontrada tanto para o público infantil, quanto para o adulto, com tamanhos que variam entre o P e GG, de acordo com o modelo. As especificações infantis são equivalentes às seguintes numerações 2, 4, 6, 8 e 10, já as adultas 38/40, 42/44, 46/48 e 50/52. 

  • A fantasia é produzida em tecido 100% poliéster e deve ser lavada à mão e separada de outras peças. 

Fantasia caipira masculina

  • Ao lado do vestido de chita, a

    vestimenta caipira

    masculina é um dos elementos mais clássicos da festividade.

  • A fantasia completa, normalmente, inclui blusa xadrez de manga longa, calça remendada com retalhos coloridos e chapéu de palha. 

  • O item é voltado tanto para o público infantil, quanto para o adulto, com tamanhos que vão do P ao GG, equivalente à numeração de roupa 2 a 4, 5 a 8, 9 a 10 e 11 a 12; e 36/38, 4o/42, 44/46, 48/50 e 52. 

  • As peças são produzidas em tecido 100% algodão e poliéster, com rápida secagem.

Fantasia de padre festa junina

  • Responsável pelo casamento religioso da quadrilha, a

    figura do padre

    é super importante para as festas juninas.

  • Sua vestimenta completa inclui túnica, podendo ser nas cores preta, branco e marrom, na grande maioria, com a imagem de cruz estampada, acompanhada por crucifixo e estola.

  • A peça possui o poliéster 100% como material principal, possui secagem rápida além de não pinicar e nem esquentar;

  • Está disponível em tamanho único e nas seguintes numerações: P, M, G, GG e XGG, que equivale ao 32/34, 36/38, 40/42/, 44/46, 46/48 e 48/50. 

Como ir numa festa junina no frio?

A noite de São João, uma das principais datas em que a festividade acontece, costuma ser muito fria. Mas, apesar disso, sua magia não se perde. Para se proteger do frio e ainda assim manter a sua fantasia intacta, sem perder a originalidade ou a personalidade, alguns acessórios dialogam com a vestimenta. Veja quais são:

  • Meia calça:

    a meia calça é ideal para distintas finalidades, inclusive, como uma das peças de uniforme. Neste caso, ela pode ser usada para proteger suas pernas do frio e combina tanto com calças, como saias e vestidos. Além disso,  pode ser encontradas em diferentes cores, modelos, com detalhes, mais finas e/ou mais grossas.

  • Blusa Cacharrel:

    assim como a meia calça, a blusa cacharrel pode ser usada como uma segunda pele e é usual no frio, já que possui mangas longas. É ideal para  todos os gêneros, nas mais diversas cores e modelos, como em gola v, gola redonda ou gola alta. Neste caso, a peça pode ser usada por baixo da blusa xadrez ou do vestido.

  • Cachecol:

    é uma peça própria de inverno e sua principal característica é manter a região do pescoço protegida do frio. Pode ser encontrada em diferentes tamanhos, materiais, como a lã e cores, inclusive, estampados, como o próprio xadrez. 

Como escolher a fantasia de festa junina perfeita?

Adiantando possíveis dúvidas, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a fantasia perfeita, considerando pontos básicos, como numeração, gosto e material de fabricação. Veja abaixo: 

  • Esteja atento às cores: verifique quais cores realçam mais o seu tom de pele. A cor vibrante e forte é uma das principais características da vestimenta, use ao seu favor. A regra se aplica não só aos vestidos, como também às camisas xadrez.

  • Entre na brincadeira: as fantasias de festa junina muitas vezes podem ser vistas como bregas, devido à combinação de estampas diferentes. Não se apegue a isso e entre no personagem, escolha peças que, de fato, trazem a proposta da tradição.

  • Não deixe de verificar a numeração: em momentos de dúvida, para facilitar, compre sempre um tamanho maior do que o seu habitual, assim poderá ajustá-lo, caso seja necessário.

  • Verifique o material de fabricação: se sentir confortável ao se fantasiar é um dos pontos mais importantes, então, para que sua experiência seja a melhor possível, verifique o material de fabricação. Tecidos como o

    Chita

    , que é fabricado em 100% algodão, o tecido oxford e o

    tecido tricoline

    são opções leves e que proporcionam bem-estar. 

  • Use o que te faça bem: há pessoas que se sentem mais à vontade usando a camisa xadrez ou vestido. Não se acanhe, escolha a vestimenta que te faça se sentir bem.

Conclusão

A tradicional festa junina faz parte do DNA e da cultura popular brasileira, sendo uma das festividades mais esperadas do ano. As vestimentas, por sua vez, são capazes de contar histórias que perpassam gerações, do mais velho ao mais novo. São coloridas, vivas e dinâmicas, marcando o regionalismo e a diversidade multicultural de cada território. 

Neste texto, podemos explorar um pouco do universo junino e mostrar as diferentes opções de fantasias para comemorar esta data. Por isso, considere as informações como tamanho, material, estilo e preferências antes de selecionar a sua roupa ideal. Certamente, com as nossas dicas e modelos, você encontrará o mais adequado às suas necessidades.

Se você quer saber quais são as

melhores fantasias para festa

, você tem o que precisa dentro do blog do Mercado Libre. A melhor informação de todas está esperando por você.

Para encontrar essas e outras opções de

fantasias de festa junina

, acesse ao site do Mercado Livre e explore essa pluralidade cultural com custo-benefício, sem precisar sair de casa!