De volta aos anos 80: veja as melhores ideias de fantasias

Do paetê ao brilho, os anos 80 foi um marco e até hoje encontramos referências dessa época, que para muitos só restam saudades das boas músicas e dos looks exagerados. As festas temáticas, como à fantasia, é um dos grandes momentos para vivenciar novamente o que a década de 80 proporcionou.

rich-text-image

homem segurando rádio

Vez ou outra, os anos 80 se fazem presente de novo, seja pelas tradicionais novelas de época ou pelas esperadas festas à fantasia: aniversário de um colega próximo ou qualquer festividade que traga este cenário para a atualidade. Conhecido por ser a época dos exageros, do brilho, da criatividade, do ousado e da calça de cintura alta, os anos 80 tem um alto potencial quando o assunto é se fantasiar. 

Em uma sensação de nostalgia, neste guia, selecionamos as melhores fantasias com referência aos anos 80, para você se inspirar e encontrar qual é a que mais se encaixa ao seu estilo e personalidade. 

Confira abaixo! 

O que se usava nos anos 80?

Os anos 80 é uma das épocas mais marcantes quando se pensa em moda, e isso acontece devido ao seu estilo único. Um exemplo são as

calças de cintura alta

, peça que se tornou atemporal. Além dela, existem outras peças e detalhes que marcaram a época, sendo: 

  • Brilho: peças com brilho e lantejoulas, como o paetê era muito comum na época, e fazia sucesso na noite nas discotecas. 

  • Cintura alta: os jeans de cintura alta foram peças indispensáveis nos 80, que além de sua estrutura mais alongada, também trazem bocas mais abertas, conhecidas como “Boca de Sino”.

  • Ombreiras: responsáveis por deixar os ombros mais acentuados e evidentes, as ombreiras eram peças-chave e elegantes. Normalmente, usadas por debaixo de casacos e blazers. 

  • Couro: item considerado ícone fashionista nos anos 80, podendo conter patches e bordados para dar um estilo rock, que na época fazia muito sucesso.

Melhores ideias para fantasias masculinas dos anos 80

É possível que você tenha no seu guarda-roupa algum item que representa a passagem dos anos 80, a calça de cintura alta, por exemplo, é um grande referencial disso e está presente no dia-a-dia. No entanto, para lhe ajudar a montar um look como pede a época, selecionamos alguns acessórios, disponíveis no site do Mercado Livre, que podem inspirar e te auxiliar na produção da fantasia perfeita dos anos 80. Veja abaixo: 

Bandana

  • A

    bandana

    é um tipo de lenço que pode ser utilizada de várias formas, na cabeça, na cintura, no pescoço e até como item para dar um up no look, amarrada na bolsa, por exemplo.

  • Disponível em diferentes cores, como preto, vermelho, rosa, azul, branca, cinza, verde, amarela e outras; além disso,  todas as opções possuem detalhes em formas geométricas na cor branca, ou de acordo com a cor de fundo. 

  • A depender da fabricação, a peça tem as seguintes dimensões: 55 cm x 55 cm e é confeccionada em poliéster.

  • É uma peça unissex.

Jaqueta de Couro

  • Não há dúvidas de que a

    jaqueta de couro

    é uma peça clássica dos anos 80, que, além disso, também pode ser usada para outras finalidades e ocasiões, justamente por ser moderna e atemporal.

  • A peça pode ser encontrada em distintos modelos: opções mais simples e outras mais trabalhadas com detalhes, como tachas e toucas. Apesar da jaqueta de couro na cor preta ser um grande destaque, a peça também está disponível em outras cores, como marrom. 

  • A peça é normalmente fabricada em couro bovino 100% poliéster, couro ecológico, couro Pu ou em couro sintético. Possui também revestimento em poliéster ou veludo, a depender do modelo. 

  • Zíperes, bolsos e gola são comuns nas jaquetas de couro, trazendo um toque a mais à peça.

  • A vestimenta está disponível nos seguintes tamanhos, a depender do modelo: P, M, G, GG e EGG, equivalentes a comprimentos de 64, 66, 68, 70 e 71 cm, respectivamente. 

  • Além das jaquetas de couro, outros modelos também fizeram muito sucesso nos anos 80 e podem ser peças para completar a fantasia, como a

    jaqueta jeans

    ,

    bomber jackets

    e

    jaqueta college

Camisetas Estampadas de Bandas

  • As

    camisetas estampadas

    são a cara dos anos 80, sobretudo aquelas que fazem referência a alguma banda, como Ramones e Nirvana, por exemplo.

  • Em uma vibe rock’n roll, você pode investir em peças coloridas e com estampas autênticas e modernas. 

  • As principais referências dos anos 80 para as camisetas são as bandas Iron Maiden, AC/DC, Bon Jovi, Queen, Van Halen, Kiss, Metallica, entre outras. 

  • As peças são fabricadas, normalmente, em materiais 100% algodão, que não pinica, além de ser leve. Pode ser encontrada principalmente na cor preta, mas também está disponível nas demais cores, como branco e cinza.

  • Os tamanhos disponíveis são variados, sendo eles: P, M, G, GG, G1 e G2, que correspondem as seguintes numerações 36/38, 40, 42, 44, 46, 50/52 e 54/56. 

Coturno de Cano Alto

  • Os

    coturnos de cano alto

    eram febre nos anos 80 e até hoje influencia na montagem de looks.

  • O produto pode ser encontrado em distintas cores e numerações, do 34 ao 43, que equivalem aos seguintes comprimentos: 22.80, 23.2, 23.80, 24.5, 25.10, 25.7, 26.3, 27, 27.7 e 28.3 cm. Tais especificações podem variar de acordo com o modelo e marca. 

  • O tênis é, normalmente, confeccionado em tecido lona, couro legítimo camurça com sola de borracha antiderrapante para melhor confortabilidade, assim como a parte interna que é acolchoada. Seu fechamento clássico é em cadarço, mas existem modelos com zíper na lateral. 

Pulseiras de Couro

  • Item atemporal, as

    pulseiras de couro

    são acessórios que dão um toque especial ao look. E podem ser utilizadas por todos os gêneros.

  • As peças são diversas e trazem opções detalhadas e/ou mais básicas, a depender do gosto de cada um.

  • Dentre as opções, há modelos com tira única e lisa, e também com tiras triplas trançadas, por exemplo, com ícones como bússola, âncoras e outros. 

  • O acessório pode ser encontrado em diferentes comprimentos, o mínimo é 19 cm e o máximo é 30 cm com peso médio entre 40 e 50 gramas, além de ser ajustável.

  •  São normalmente fabricadas em couro sintético. 

Como escolher a melhor fantasia anos 80?

Escolher a fantasia ideal para aquela festa dos anos 80 pode parecer uma tarefa desafiadora, mas não é um bicho de sete cabeças. Para facilitar sua busca, selecionamos algumas dicas que podem auxiliar na hora de escolher a fantasia perfeita, levando em consideração gostos, numeração e materiais de fabricação. Veja abaixo: 

  • Escolha a peça que melhor te define: a moda dos anos 80 é diversa e traz variadas opções. Ou seja, não será difícil optar pela peça que melhor lhe representa. 

  • Esteja atento ao material de fabricação: quando o assunto é festa, ainda mais a fantasia, a principal demanda é se sentir confortável. Então, a dica é: verifique o material antes da compra. Peças confeccionadas em algodão são mais leves e confortáveis. 

  • Veja a numeração: assim como é fundamental se atentar ao material de fabricação para um maior conforto, a numeração da peça também é um ponto a ser levado em consideração. Em caso de dúvidas, compre um tamanho maior, pois é mais fácil de ajustar. 

  • Invista em acessórios: as vestimentas dos anos 80 também contam com muitos acessórios, seja pulseiras, óculos de sol, faixas e bandanas. Para complementar o look, invista nessas peças. 

Conclusão

Neste artigo, fizemos uma volta no tempo e vimos um pouco da essência e referência dos anos 80, que se faz presente em distintas formas nos dias de hoje, como nas festas temáticas e à fantasia. 

Couro, paetês, peças metalizadas e muito brilho são algumas das características que você pode e deve deixar no seu radar para quando aquela festa tão esperada acontecer. 

Se quiser se fantasiar com os amigos, confira as

melhores fantasias para grupos

em nosso blog. 

Para montar sua fantasia dos anos 80, acesse ao site do Mercado Livre e encontre as diferentes opções de fantasias, acessórios e produtos que podem completar ainda mais a sua produção.