Guia completo: saiba o que é bom para evitar a queda de cabelo

Seja por questões estéticas ou por motivos de saúde e bem-estar, a queda de cabelo afeta diversas pessoas e pode comprometer a autoestima de homens e mulheres que passam por esse problema. O cabelo, além de ser uma parte do corpo usada para marcar a identidade e o estilo de cada pessoa, é responsável por proteger a sensível região do couro cabeludo.

rich-text-image

Homem com queda de cabelo

A queda de cabelo é ocasionada por diferentes fatores, como falta de vitaminas, estresse e fatores genéticos, como a alopecia, que ocasiona calvície em muitos homens. Para ajudar no combate à queda, criamos esse guia completo com tudo que você precisa saber para resolver seu problema. Desde produtos até os alimentos que devemos ingerir, separamos tudo o que você precisa saber na sequência. 

Quais vitaminas são boas para prevenir a queda de cabelo?

Tudo aquilo que consumimos interfere no funcionamento geral do nosso corpo e mente. As vitaminas, minerais e outros compostos são absorvidos pelo nosso corpo e distribuídos para diferentes células, tecidos e órgãos, influenciando em cada detalhe. O mesmo ocorre com nossos cabelos, que serão mais saudáveis se consumirmos as vitaminas certas para isso. Elas estão presentes em diferentes alimentos e podem ser encontradas de forma concentrada em suplementos específicos também.

Abaixo, separamos 5 tipos de vitaminas que você deve consumir se busca a prevenção e ajuda no combate à queda capilar. Ainda assim, é recomendável que você procure um dermatologista ou profissional especializado para saber o motivo de sua queda de cabelo se a mesma persistir após tratamentos tópicos e com vitaminas. 

As principais vitaminas são:

  • Complexo B: vitaminas como a B1, B2, B5, B7, B6, B9 e B12 interferem na saúde do nosso intestino, pele, sistema nervoso e do nosso couro cabeludo. Dentre elas, a B12 é a principal para tratamento capilar, e é encontrada em ovos, lácteos, peixes como salmão e em frutos-do-mar. 

  • Vitamina A: se ingerida, auxilia no crescimento capilar (não traz resultados se for usada em shampoos e de forma tópica). Além disso, mantém a saúde da pele e dos olhos, além de fortalecer o sistema imunológico e ser uma vitamina para cabelo. É encontrada na manga, batata-doce, cenoura cozida ou crua, ovos, leite, ameixa, fígado e espinafre. 

  • Vitamina C: vitamina que auxilia e é importante para a produção de colágeno. Fortalece e mantém os fios de cabelo hidratados, e a melhor maneira de adquirir a vitamina é por meio de alimentos como limão, laranja, mandarina e outras frutas cítricas; morango, kiwi, mamão, pimentão, tomate, caju.

  • Zinco: interfere na produção de queratina e colágeno, além de auxiliar na reprodução celular. É encontrado em carnes de frango e bovina, camarões, ostras, castanhas e sementes de abóbora. 

  • Ferro: ajuda a oxigenar os folículos capilares, tornando os fios mais resistentes e fortes. Combate a anemia, doença que também causa queda de cabelo. O ferro é encontrado em diversos alimentos como feijão, fígado de boi, espinafre, couve-flor, beterraba, grão-de-bico, lentilha, nozes, castanhas e amêndoas. 

Quais são os melhores shampoos para queda de cabelo feminino?

Quando nos referimos a queda de cabelo, é importante saber que o problema pode atingir homens e mulheres de forma distinta. Além da falta de vitaminas ou alguma doença específica que causa a queda de cabelo, o couro cabeludo apresenta características distintas entre mulheres e homens, e por isso é importante buscar os produtos adequados para cada caso. Assim, é possível encontrar o

shampoo antiqueda

ideal para você. 

Porém, com muitas marcas e diferentes produtos para auxiliar no tratamento da queda de cabelo, é possível ter dúvidas no momento de escolher o produto ideal e que se encaixe no seu orçamento. Por isso, separamos alguns dos melhores shampoos para a queda de cabelo feminino que você pode adquirir para auxiliar no seu tratamento levando em conta diferentes aspectos que te apresentamos na sequência.

Dove controle de queda

Se considerarmos a facilidade de encontrar o produto e o preço em relação ao seu custo-benefício, podemos considerar o shampoo

Dove controle de queda

como uma das melhores opções disponíveis. Indicado para todo tipo de cabelo, ele auxilia no tratamento da queda de diversas formas, ajudando na hidratação do couro cabeludo e no fortalecimento dos fios. 

Características:

  • Fortifica fios para evitar a queda e quebra dos mesmos.

  • Nutre desde a raiz para manter os cabelos hidratados e saudáveis. 

  • Pode ser usado diariamente.

  • Indicado para cabelos quebradiços e fracos de todos os tipos. 

  • Encontrado na versão de 200 ml, apresenta condicionador que completa o kit. 

rich-text-image

DOVE CONTROLE DE QUEDA

Salon Line

A marca é conhecida do público feminino por oferecer produtos específicos para diversos tratamentos capilares. Além disso, a Salon Line apresenta produtos para cada tipo de cabelo, como shampoos, condicionadores, cremes, máscaras, finalizadores e afins. E, para a queda de cabelo, um destaque é o

Salon Line S.O.S Bomba Antiqueda

, normalmente encontrado em kit que acompanha o condicionador da mesma linha. 

O S.O.S Bomba Antiqueda da

Salon Line

é um shampoo com preço acessível e que pode ser usado por todos os tipos de cabelo, sendo recomendado, como o nome nos indica, para quem sofre com queda de cabelo. 

O

Shampoo

tem como características:

  • Combate à quebra dos fios.

  • Cabelos mais saudáveis e fortes e crescimento em até 15 dias. 

  • Presença dos ativos naturais queratina vegetal, creatina e biotina. 

  • É um produto vegano e de uso diário.

Vichy Dercos

Com preço mais elevado que os outros modelos apresentados, o

Shampoo Dercos Antiqueda

, da Vichy, é um produto de alta tecnologia, com ativos que fortalecem o couro cabeludo e os fios de todos os tipos de cabelo. E um ponto positivo é que a Vichy é uma das marcas mais recomendadas por especialistas e dermatologistas para o tratamento de diversos problemas capilares. 

O shampoo pode ser usado de forma tradicional, e terá melhores efeitos se o condicionador da mesma linha acompanhar seu uso. Está disponível em versão de sachê com 200 ml ou frasco de 400 ml. 

Suas características são:

  • Exclusiva fórmula com Aminexil, que ajuda no combate ao envelhecimento prematuro das raízes.

  • Possui uma série de vitaminas que auxiliam no crescimento do cabelo e na força dos fios. 

  • Produtos não testados em animais. 

  • Deve ser aplicado diretamente na raiz e massageado pela extensão do couro cabeludo. 

Pielus Antiqueda

O

Shampoo Pielus Antiqueda

também aparece como boa opção para quem busca o tratamento da queda de cabelo. Com preço de mercado mais elevado que os modelos convencionais, ele age com eficiência no couro cabeludo e fios, proporcionando força e a hidratação necessária para os cabelos. Ele age no bulbo capilar, proporcionando o aumento de energia nessa região. 

O shampoo é aplicado de forma tradicional e deve agir ao menos por 1 minuto antes do enxágue. Você terá melhores resultados se utilizar o tônico que acompanha o produto. 

Características:

  • Estimula e aumenta a vascularização do couro cabeludo.

  • Pode ser usado em todos os tipos de cabelo.

  • Estimula o crescimento de novos e fortes fios.

  • Melhora a aparência de fios existentes e a densidade do cabelo em geral. 

Shampoo Antiqueda Bio Extratus

A Bio Extratus é conhecida por fornecer produtos com ingredientes naturais e que auxiliam no crescimento e combate à queda em todos os tipos de cabelo. Com óleo de Jaborandi, o

Shampoo Bio Extratus Antiqueda

pode ser usado diariamente e deve ser aplicado na raiz dos fios em todo o couro cabeludo. 

É um produto com preço acessível e ótimo resultado. Ajuda no combate à oleosidade e também dá vida ao couro cabeludo, o que proporciona cabelos mais fortes e naturalmente saudáveis. 

Tem como características:

  • Aceleração no crescimento dos fios.

  • Óleo de jaborandi para o crescimento capilar e combate à queda.

  • Quilalea para limpar o couro cabeludo e controlar a secreção natural da pele. 

  • Alecrim para uma sensação de refrescância e com ação antisséptica cicatrizante, que auxilia em alergias e dermatites.

Quais são os melhores tônicos para queda de cabelo?

Além dos shampoos, o uso de tônicos capilares aumenta consideravelmente o resultado de tratamentos para a queda de cabelo. Os tônicos agem ao longo do dia e podem aparecer de diferentes formas. E, como ocorre com os shampoos, há diferentes produtos e marcas para

tônico capilar

antiqueda.

Separamos alguns produtos que vão te ajudar a combater a queda capilar e dar mais saúde e vida para seus cabelos. Confira na sequência.

Tônico Gota Dourada

A

Gota Dourada

é uma conhecida marca nacional que oferece produtos feitos à base de ingredientes naturais para limpeza e cuidado dos cabelos e do couro cabeludo. Assim, são indicados para todos os tipos de cabelo, masculinos e femininos. 

A marca oferece diversos tônicos capilares que auxiliam no fortalecimento e crescimento de cabelo. Entre eles, destacamos um pelo seu baixo preço e eficiência, o

tônico Gota Dourada Alho

.

Tem as seguintes características:

  • Uso 3x por semana.

  • Deve ser enxaguado.

  • Pode ser deixado por, no máximo, 12h no cabelo.

  • Tem cheiro forte e é natural. 

  • Fortalece os fios. 

rich-text-image

TONICO GOTA DOURADA

Tônico Salon Line

A Salon Line oferece produtos complementares para diferentes tipos de cabelos. Seu foco está direcionado ao público feminino, assim, os produtos são direcionados para cabelos e tipo de couro cabeludo das mulheres. 

Entre os diversos modelos, o tônico

Salon Line S.O.S Bomba Antiqueda

faz parte do kit que acompanha o shampoo já apresentado anteriormente, da linha específica que busca o combate à queda de cabelos.

Características:

  • Tem fórmula com broto de bambu, aminoácidos e creatina.

  • Apto para todos os tipos de cabelo.

  • É liberado.

  • Não possui álcool.

  • Não necessita de enxágue após sua aplicação.

Tônico Bio Extratus

Com compostos naturais, os produtos da

Bio Extratus

são recomendados para todos os tipos de cabelos e oferecem ótimos resultados. Além de shampoos e condicionadores, é possível encontrar cremes e tônicos para o crescimento e auxílio na saúde dos cabelos. 

Assim, o tônico

Bio Extratus Jaborandi

é um grande aliado à queda de cabelos e proporciona fios cada vez mais fortes e um couro cabeludo saudável e devidamente hidratado. 

Suas características são:

  • Uso com enxágue.

  • Presença de extrato natural de Jaborandi.

  • Alecrim na fórmula, com ação refrescante, antisséptica e cicatrizante. 

  • Deve agir por 15 minutos antes do enxágue.

  • Pode ser aplicado a shampoos, condicionadores e cremes.

  • Reduz a oleosidade e limpa o couro cabeludo. 

É possível encontrar diversos tônicos que auxiliam na queda capilar e mesmo produtos que agem indiretamente nesse problema, como os cosméticos e medicamentos indicados para o tratamento da caspa, por exemplo. Porém, elencamos 3 tônicos acessíveis e compostos por ingredientes naturais, que te ajudarão a combater a queda e fortalecer o cabelo sem danos ou efeitos colaterais. 

Massageadores capilares são bons para queda de cabelo?

Sim, a massagem do couro cabelo ativa a vascularização da região e a oxigenação dos folículos, o que proporciona o crescimento de cabelos mais fortes. Com cabelos mais fortes e a região mais vascularizada, a queda de cabelo diminui e os fios ganham mais saúde, brilho e movimento. 

Assim, você pode fazer massagens enquanto aplica shampoos e outros produtos que devem ser utilizados na raiz e couro cabeludo, como tônicos capilares. E, se quiser melhores resultados, pode usar um

massageador capilar

que aumentará a circulação de sangue na região.

Queda capilar: um problema que se combate

A queda capilar pode ser ocasionada pela falta de vitaminas e do cuidado necessário com o couro cabeludo e os fios de cabelo. Assim, é possível combater a queda com uma alimentação correta e saudável, abundante em frutas, verduras, legumes e carnes não processadas. Além disso, o uso de tônicos e shampoos específicos pode solucionar seu problema.

Se você também está interessado em

como cachear o cabelo

, precisa saber como fazer isso em nosso post. Não perca.

Se você busca bons resultados, pode conferir os melhores produtos para combater a queda de cabelo no

Mercado Livre

, e escolher entre diferentes shampoos, condicionadores, tônicos e produtos para a saúde capilar.