Qual é melhor: PS3 ou PS4?

Quem aí já teve aquela discussão sobre qual é a melhor geração de consoles

PlayStation

: a saudosa era do PS3 ou o supermoderno PS4? 

rich-text-image

Duas pessoas jogando PS4

Bem, se você já se encontrou nesse dilema ou apenas gosta de relembrar as glórias dos clássicos ou se maravilhar com os visuais de última geração, este é o lugar certo. 

Vamos dar uma olhada nessa batalha épica entre os velhos tempos e a nova guarda, e tentar jogar a questão do "melhor" na arena dos jogos. Prepare seus controles, porque a competição está prestes a começar!

Quais são as diferenças entre o PS3 e o PS4 em termos de tecnologia e recursos?

PS3

  ou PS4, qual escolher? Vamos analisar cada um em relação à tecnologia, os recursos que oferecem, e qual é o resultado em termos de experiência do usuário.  Vale destacar, antes de começar a análise, que cada versão trouxe avanços significativos e particularidades, ganhando adeptos entre os usuários do mundo inteiro.

Hardware e desempenho

CPU (Central Processing Unit):

  • PS3: tem um processador Cell Broadband Engine, uma arquitetura complexa que foi  inovadora na época. Ela apresenta um núcleo principal e sete núcleos auxiliares.

  • PS4: apresenta uma CPU AMD Jaguar octa-core, muito moderna e eficiente.

GPU (Graphics Processing Unit):

  • PS3: equipado com uma GPU RSX baseada na arquitetura NVIDIA GeForce 7.

  • PS4: inclui uma GPU AMD baseada na arquitetura GCN.

Armazenamento

  • PS3: Dependendo do modelo, pode ter de 20 GB a 500 GB. 

  • PS4: Apresenta discos rígidos de 500 GB a 2 TB. Também tem uma versão do console com armazenamento SSD (Solid State Drive). Este tipo de console proporciona rapidez no descarregamento dos jogos e um desempenho muito bom na hora de jogar.

Recursos e conectividade

Resolução:

  • PS3: é bom para reproduzir jogos em resolução de até 1080p, todavia muitos dos jogos para PS3 operam em resoluções inferiores.

  • PS4: pode suportar jogos em resoluções diversas, desde 1080p até 4K.

  • PS3: O controle remoto da PS3 é o DualShock 3, ele apresenta conectividade Bluetooth e sensores de movimento.

  • PS4: PS4 utiliza o controle DualShock 4, que vem com touchpad sensível ao toque. Ele também possui barra de luz para feedback visual e uma entrada de áudio de 3,5 mm.

Conectividade:

  • PS3: possui conectividade Wi-Fi, Ethernet e Bluetooth.

  • PS4: manteve essas opções, mas com melhorias e uma ênfase maior na conectividade online, permitindo o compartilhamento de capturas de tela e vídeos.

Jogos e experiência de usuário

Compatibilidade de jogos:

  • PS3: inicialmente, a compatibilidade com jogos de versões anteriores do PS2 era possível, mas essa capacidade foi removida em versões posteriores. Alguns modelos mais antigos eram retrocompatíveis com jogos de PS1.

  • PS4: não tinha compatibilidade nativa com jogos de versões anteriores, mas foi posteriormente introduzida a compatibilidade com uma seleção de títulos do PS2 e PS3 no PS4.

Interface de usuário:

  • PS3: tem uma interface de usuário baseada em XMB (Cross Media Bar).

  • PS4: apresenta uma interface mais moderna e fluida, focada em oferecer acesso rápido a conteúdos e recursos online.

Recursos de rede:

  • PS3: oferece conectividade online através da PlayStation Network (PSN), permitindo jogos online, download de conteúdo e acesso a serviços como o PlayStation Plus.

  • PS4: expandiu as capacidades online com uma PSN mais robusta, foco em jogos em nuvem, streaming e socialização por meio de recursos como o Share Play.

Top 3 melhores PS3

A escolha entre os modelos de

PS3

depende das prioridades de cada jogador, mas segue os 3 principais consoles da série.

PlayStation 3 Original (PS3 Fat)

O pioneiro que deu início a tudo, o PlayStation 3 Original, também conhecido como

PS3 Fat

, trouxe inovações que definiriam os padrões futuros. Três características marcantes definem esse modelo:

  • Blu-ray player: o PS3 Fat foi um dos primeiros consoles a incorporar um leitor de Blu-ray, permitindo aos jogadores experimentar jogos e filmes em alta definição, uma novidade na época.

  • PlayStation Network (PSN): introduziu a plataforma de jogos online da Sony, a PSN, permitindo aos jogadores acessar jogos, serviços e conteúdos digitais, além de jogar online com amigos de todo o mundo.

  • Processamento poderoso: o PS3 Fat apresentou uma arquitetura avançada, incluindo o processador Cell Broadband Engine e a GPU RSX, que permitiam gráficos e desempenho impressionantes.

PlayStation 3 Slim

O segundo na linha de sucessão, o

PlayStation 3

Slim, conquistou os corações dos jogadores com seu design refinado e melhorias significativas:

  • Design compacto: com um tamanho menor e um perfil mais fino, o

    PS3 Slim

    economizou espaço e tornou-se uma opção esteticamente agradável.

  • Eficiência energética: com consumo de energia reduzido em comparação com o modelo original, o Slim se destacou por ser mais amigo do ambiente e econômico a longo prazo.

  • Confiabilidade: o Slim melhorou a durabilidade e a confiabilidade, superando algumas das preocupações que os primeiros modelos enfrentaram.

PlayStation 3 Super Slim

O último capítulo desta trilogia, o

PlayStation 3 Super Slim

, trouxe uma abordagem ainda mais compacta e econômica:

  • Design leve: o Super Slim inovou com um design deslizante, que facilitou a troca de discos e economizou espaço de armazenamento.

  • Preço acessível: com um preço mais competitivo, tornou-se uma opção atraente para jogadores que buscavam uma experiência de jogo de qualidade sem quebrar o banco.

  • Portabilidade: a leveza e o tamanho compacto fizeram do Super Slim uma escolha popular para quem desejava levar o console facilmente para diferentes locais.

rich-text-image

PS3 SLIM COR CLASSIC WHITE

Top 3 melhores PS4

Com a diversidade de modelos disponíveis, três se destacaram: o PlayStation 4 Slim, o PlayStation 4 Pro e as edições limitadas/especiais do

PS4

. Vamos explorar essas joias da era PS4 e descobrir as características que as transformaram em queridinhas:

PlayStation 4 Slim (PS4 Slim)

O

PlayStation 4 Slim

, uma versão refinada e compacta do console original, conquistou os jogadores com sua eficiência e elegância:

  • Design compacto: com uma estética mais fina e moderna, o PS4 Slim economiza espaço e se encaixa perfeitamente em ambientes diversos.

  • Economia de energia: este modelo foi projetado para ser mais sustentável e ideal para quem se preocupa com o meio-ambiente. Ele consome menos energia se comparado com sua versão original.

  • Acessibilidade: o PS4 Slim manteve toda a funcionalidade do modelo original, istó é, ele oferece uma opção acessível, habilitando a experiência do PS4 sem recursos extras.

PlayStation 4 Pro (PS4 Pro)

Para os jogadores que buscam desempenho e visuais avançados, o

PlayStation 4 Pro

é a escolha ideal:

  • Gráficos aprimorados: o PS4 Pro apresentava suporte para resolução 4K e tecnologia HDR, oferecendo visuais mais detalhados, cores vibrantes e alto contraste.

  • Desempenho aprimorado: com uma GPU mais potente, o PS4 Pro não apenas melhora os gráficos, mas também oferece uma jogabilidade mais suave e tempos de carregamento mais rápidos.

  • Compatibilidade: além de melhorar os jogos lançados para o PS4, o Pro também melhora a performance de títulos mais antigos, proporcionando uma experiência aprimorada.

Edições Limitadas/Especiais do PS4

A Sony cativou os fãs com

edições especiais do PS4

, cada uma delas incorporando uma temática única e emocionante:

  • Design personalizado: edições como o PS4 temático de jogos populares ou filmes apresentavam designs personalizados, inspirados nos universos dos próprios jogos ou franquias.

  • Colecionáveis: estas edições frequentemente incluíam itens colecionáveis, como controladores especiais, arte exclusiva e até mesmo trilhas sonoras, oferecendo aos fãs algo tangível para comemorar seu amor pelo jogo.

  • Exclusividade: algumas edições limitadas eram lançadas em quantidades limitadas, conferindo aos jogadores uma sensação de exclusividade ao possuírem um console que poucos têm.

rich-text-image

PS4 PRO COR PETRO ONYX

Qual PS é mais barato, o PS3 ou o PS4?

De maneira geral, o PS3 tende a ser mais barato do que o

PS4

. Isso ocorre por algumas razões:

  • Geração mais antiga: o PS3 é uma geração de console mais antiga em comparação com o PS4. Como os consoles mais antigos têm tecnologia mais datada, eles geralmente são mais acessíveis em termos de preço.

  • Hardware: o hardware do PS3, sendo um modelo mais antigo, apresenta um hardware mais simples.

  • Biblioteca de jogos mais antiga: como o PS3 é mais antigo, sua biblioteca de jogos também é mais antiga. Jogos antigos podem ter preços mais baixos em relação a lançamentos novos.

  • Ciclo de vida: quando uma nova versão de PlayStation é lançada, os modelos mais antigos costumam ter seus preços reduzidos para atrair outros consumidores que desejam ter um videogame.

No entanto, mesmo que o PS3 seja mais barato, esta diferença está relacionada com as possibilidades que oferece. Já o PS4  por ser uma geração mais nova oferece melhorias e novidades em termos de desempenho, gráficos e recursos, o que resulta num custo mais elevado. 

Se você deseja jogar os games mais recentes com a melhor qualidade disponível no mercado, ou se valoriza características como alta resolução, em 4K, desempenho e uma vasta opção de jogos modernos, pode ser que valha a pena investir no PS4, se estiver dentro do seu orçamento. Se você estiver querendo matar a saudades e aproveitar uns bons jogos clássicos de playstation,  sem se importar necessariamente com a novidade, pode poupar um pouco de dinheiro e ir por um PS3

Conclusão

Tanto o PS3 quanto o PS4 oferecem experiências de jogos emocionantes e únicas, cada uma com suas próprias vantagens. 

Independentemente da sua escolha, seja o PS3 ou o PS4, ambos proporcionam momentos de diversão inigualáveis e oportunidades de mergulhar em mundos virtuais repletos de aventura. Oferecendo aos jogadores desafios novos a cada hora e muito entretenimento. 

Cada uma das versões tem o seu lugar no coração dos fãs, permitindo que todos encontrem a opção que melhor se adapta às suas preferências e expectativas de jogo.

Confira os melhores consoles da PlayStation

!