Qual é melhor: PS4 ou Xbox Series S?

Conheça e compare especificações como design, desempenho e funcionalidades do PS4 e do

Xbox Series S

, videogames que proporcionam horas de lazer.

rich-text-image

Mulher jogando videogame

Nos últimos anos, a indústria de jogos eletrônicos tem testemunhado avanços tecnológicos significativos que revolucionaram a forma como os jogadores se envolvem com seus títulos favoritos. Nesse cenário, existem dois gigantes: o

PlayStation 4

(PS4) e o Xbox Series S. 

Cada plataforma traz consigo uma gama de recursos, desempenho e ecossistemas exclusivos, criando um dilema para os jogadores quando se trata de escolher a melhor opção. Neste debate, exploraremos as características distintas de ambas as plataformas, analisando fatores como potência, biblioteca de jogos, serviços online e experiência geral do usuário, a fim de determinar qual dos dois pode se encaixar mais as suas expectativas e necessidades.

Qual a vantagem de ter um Xbox Series S?

  • Custo: o

    Xbox Series S

    tem um custo acessível, sendo uma opção para quem quer entrar na nova geração de consoles sem gastar muito. 

  • Game Pass: o Xbox Series S tem acesso ao serviço de assinatura Game Pass, que oferece uma biblioteca enorme de jogos, incluindo lançamentos, por um valor mensal. O Game Pass é considerado uma das vantagens dos consoles da Microsoft, pois permite que o usuário jogue diversos títulos sem precisar comprá-los separadamente.

  • Retrocompatibilidade: o Xbox Series S é compatível com jogos de Xbox One e Xbox 360, ampliando as opções de entretenimento para os fãs de games. Além disso, alguns jogos antigos recebem melhorias gráficas e de desempenho no Series S, tornando a experiência mais agradável.

  • Biblioteca digital: o Xbox Series S não possui leitor de discos, o que significa que todos os jogos são baixados e armazenados na memória interna do console. Isso pode ser uma vantagem para quem prefere a praticidade e a segurança de ter os jogos sempre disponíveis, sem precisar se preocupar com mídias físicas que podem se danificar ou se perder.

  • Design compacto: o

    Xbox Series S

    é o menor console da nova geração, tendo um design discreto e elegante. Ele ocupa pouco espaço e pode ser facilmente transportado para outros lugares. Além disso, ele tem um sistema de refrigeração silencioso, que evita ruídos indesejados durante os jogos.

Qual a vantagem de ter um PS4?

  • Custo: o

    PS4

    tem um custo mais baixo do que o PS5, sendo uma opção mais acessível para quem quer jogar os games da Sony. 

  • Biblioteca incrível: o PS4 tem uma biblioteca de jogos, com mais de dois mil títulos lançados, incluindo exclusivos como God of War, Spider-Man, Horizon Zero Dawn, The Last of Us Part II, entre outros. Além disso, o PS4 é compatível com alguns jogos do PS5, como Assassin’s Creed Valhalla e Spider-Man: Miles Morales.

  • Acessórios variados: o PS4 conta com diversos acessórios que podem aumentar a diversão e a imersão dos jogos, como o PS VR, o headset de realidade virtual da Sony, os controles PS Move, que permitem interagir com os games por meio de movimentos, e o DualShock 4 Back Button Attachment, que adiciona botões traseiros no controle do PS4.

  • Remote Play: o

    PS4

    possui a função de Remote Play, que possibilita jogar seus games do console em um PS Vita, PS TV ou PC. Isso é útil para quem quer continuar jogando mesmo longe do console ou da TV, ou para quem quer aproveitar os jogos do PS4 em uma tela maior ou menor.

Qual é o melhor: Xbox Series S ou Xbox One S?

Ambos consoles têm as suas características, dependendo do que o usuário procura em termos de desempenho, design, custo e funcionalidades. Aqui estão alguns pontos principais que a considerar:

Desempenho

O

Xbox Series S

pode ser mais potente, pois tem um CPU mais rápido, mais memória RAM, uma GPU mais forte e suporte para traçado de raios. O Xbox Series S pode reproduzir jogos a 120 fps a 1440p, enquanto que o

Xbox One S

produz 1080p. O Xbox Series S também tem um SSD de 512 GB que possibilita tempos de carregamento mais rápidos e uma experiência de jogo mais suave.

Design

O

Xbox Series S

é o menor Xbox já feito, com um design elegante e compacto que cabe facilmente em qualquer espaço. O

Xbox One S

também é pequeno, mas tem uma unidade de disco óptico que ocupa espaço extra. Ambos consoles têm uma cor branca, mas o Xbox Series S tem uma grelha preta para ventilação que se destaca na parte frontal.

Custo

O

Xbox Series S

pode ser mais custoso do que o

Xbox One S

, mas também oferece uma relação custo-benefício. No entanto, o Xbox Series S dá acesso à geração seguinte de jogos, com altos gráficos e desempenho. 

Funcionalidades

O

Xbox Series S

e o

Xbox One S

partilham algumas funcionalidades comuns, como o suporte para HDR, Dolby Atmos e Dolby Vision. No entanto, o Xbox Series S tem algumas características exclusivas, como o Quick Resume, que lhe permite alternar entre vários jogos sem perder o seu progresso, e o Smart Delivery, que lhe permite obter a melhor versão de um jogo para o seu console sem custos adicionais. Por outro lado, o Xbox One S tem uma unidade de disco óptico que lhe permite reproduzir discos Blu-ray e jogos físicos, enquanto que a Xbox Series S é apenas digital.

O

Xbox

Series S pode ser uma escolha para quem quer desfrutar da geração seguinte de jogos com alto desempenho e gráficos. A escolha entre os modelos dependerá dos objetivos e necessidades individuais.

Qual é o melhor Playstation 4 ou Xbox One S?

O

Playstation 4

e o

Xbox One S

são dois consoles de videogame, sendo um da Sony e outro da Microsoft, respectivamente. Eles têm algumas semelhanças e diferenças em termos de design, desempenho, recursos e jogos. Vamos ver alguns pontos principais:

Design

  • PS4: um console de forma paralelogramo, com metade superior brilhante e metade inferior fosca, que mede 275 mm x 53 mm x 305 mm e pesa 2,8 kg, disponível na cor preta.

  • Xbox One S: console de forma retangular, com metade superior perfurada e metade inferior lisa, que mede 295 mm x 64 mm x 230 mm e pesa 2,9 kg, disponível em várias cores.

Desempenho

  • PS4: console que oferece uma experiência de jogo em alta definição, com gráficos de alta qualidade, som imersivo e recursos online. O PS4 possui um processador AMD Jaguar de oito núcleos, uma GPU AMD Radeon de 1,84 TFLOPS, 8 GB de memória GDDR5 e um disco rígido de 500 GB ou 1 TB. O PS4 pode rodar jogos em até 1080p e 60 fps, dependendo do título e da configuração. Alguns jogos também suportam o HDR, que melhora o contraste e as cores da imagem.

  • Xbox One S: o console que oferece uma experiência de jogo em alta definição, com gráficos nítidos, som envolvente e recursos online. O Xbox One S possui um processador AMD Jaguar de oito núcleos, com clock de 1,75 GHz, uma GPU com frequência de 914 MHz, 8 GB de memória DDR3 e um disco rígido de 500 GB, 1 TB ou 2 TB.

Recursos

  • PS4:

    o Playstation 4 Slim não tem esses recursos, mas tem compatibilidade com controles de detecção de movimento, como o PlayStation Move e o PlayStation VR, que permitem uma experiência mais imersiva em alguns jogos.

  • Xbox One S

    : o console se destaca por ter compatibilidade com versões anteriores, ou seja, pode rodar jogos do Xbox 360 e do Xbox original, além de ter suporte a resolução 4K para vídeos e alguns jogos.

Jogos

  • The Last of Us Part II: um jogo de ação, sobrevivência e terror em um mundo pós-apocalíptico; 

  • Ratchet & Clank: um jogo de aventura intergaláctica, onde você usa armas e habilidades criativas para explorar diversos planetas e combater inimigos; 

  • God of War: um jogo de aventura baseado na mitologia nórdica, onde você acompanha a jornada de Kratos, o Deus da guerra, e seu filho Atreus; 

  • Ghost of Tsushima: um jogo de aventura em mundo aberto, onde você assume o papel de Jin Sakai, um samurai que precisa defender a ilha de Tsushima da invasão mongol no século XIII.

  • Gears 5: um jogo de ação e tiro em terceira pessoa, onde você controla Kait Diaz, uma soldada que precisa descobrir sua origem e enfrentar uma nova ameaça chamada Swarm; 

  • Sea of Thieves: um jogo de aventura e pirataria em um mundo aberto, onde você pode navegar pelos mares, explorar ilhas, saquear tesouros e combater outros jogadores ou criaturas fantásticas; 

  • Ori and the Will of the Wisps: um jogo de plataforma e metroidvania, onde você acompanha a jornada de Ori, um espírito guardião, que precisa restaurar a harmonia de uma floresta mágica e salvar seu amigo Ku; 

  • Forza Horizon 4: um jogo de corrida e mundo aberto, onde você pode dirigir mais de 450 carros em diferentes estações do ano e participar de diversos eventos e desafios na Grã-Bretanha.

Conclusão

Ao final dessa análise, fica evidente que a escolha entre o

PlayStation

4 e o Xbox Series S não é uma decisão trivial. Ambas as plataformas oferecem características únicas que podem agradar a diferentes tipos de jogadores. 

A decisão final dependerá, portanto, das preferências individuais e das prioridades de cada jogador. Aqueles que buscam uma variedade de títulos de alta qualidade e estão dispostos a investir em uma experiência premium podem encontrar no PS4 como uma opção. Por outro lado, os jogadores que buscam uma entrada acessível no mundo dos jogos de próxima geração, com um enfoque na relação custo-benefício, o Xbox Series S pode ser uma opção.

Independentemente da escolha feita, é inegável que tanto o PS4 quanto o Xbox Series S contribuíram para o enriquecimento do cenário de jogos eletrônicos. À medida que a indústria continua a evoluir, é provável que ambas as plataformas continuem a oferecer experiências empolgantes e inovadoras para jogadores de todo o mundo. Portanto, que venham os jogos, e que cada jogador possa aproveitar ao máximo a plataforma que melhor se alinha aos seus gostos e estilo de jogo.

E para conferir as melhores ofertas dos dois consoles, seus jogos e acessórios, acesse o Mercado Livre e encontre várias versões do PS4 e do Xbox One S!