Guia prático: qual GoPro escolher? Conheça suas principais características

As câmeras da GoPro são destinadas principalmente para quem busca modelos capazes de captar imagens de qualidade em movimento. Compare diferentes modelos disponíveis atualmente e veja de perto as especificações que fazem a fabricante ser tão conhecida.

rich-text-image

criança andando de bicicleta com GoPro

A

GoPro

é uma fabricante de câmeras focadas na captura de imagens de altíssima qualidade em situações em movimento. Isso porque a marca atinge um segmento do mercado onde as pessoas buscam por câmeras resistentes e que consigam gravar suas aventuras e esportes radicais.

Por ganhar bastante relevância nos últimos anos, a GoPro conseguiu expandir seu portfólio de produtos e hoje conta com uma grande diversidade de modelos à venda.

Para que você faça uma compra acertada de uma câmera que supre as suas necessidades, detalharemos nesse texto como esses equipamentos funcionam e compararemos alguns modelos para decidir qual o melhor para você. 

O que é uma GoPro?

Podemos dizer que uma

GoPro

é um modelo de câmera de ação pequena e resistente, focada em captar imagens em movimento de alta qualidade. Seu tamanho compacto é ideal para registrar viagens, esportes e momentos do cotidiano da vida. É possível encontrar vários modelos de GoPro, cada um indicado para diferentes situações. 

O que considerar ao escolher uma GoPro?

Por mais que quase todos os produtos que a GoPro fabrique tenham como objetivo a captura de imagens de alta qualidade em situações de movimento ou ação, é importante ter em mente quais pontos serão os mais importantes para o seu uso.

Por isso, listamos abaixo alguns dos principais fatores que estão disponíveis nas câmeras da GoPro, mas que podem variar de acordo com o modelo. Dessa forma, você pode comparar e definir quais elementos são prioridades para você. 

  • Resolução e Qualidade de Vídeo: um dos pontos de se considerar na hora de comprar uma câmera é a qualidade das imagens que ela pode capturar. A GoPro possui uma grande linha de modelos que vão desde a qualidade HD e alcançam até os 5k, com a taxa de quadros variando entre 24 FPS e 240 FPS.

  • Estabilização: as câmeras da GoPro vêm equipadas com o sistema chamado Hyper Smooth, que combina a estabilização eletrônica com a estabilização óptica, permitindo captar imagens mais fluidas e suaves, especialmente em situações com muito movimento. 

  • Tela Frontal: a tela frontal está disponível apenas em alguns modelos da GoPro, isso porque grande parte da linha de produtos da marca foca na durabilidade, aspecto que pode ser dificultado com a presença de uma tela.

  • Recursos de Fotografia: mesmo sendo uma câmera que tem como foco a gravação de vídeos em situações com movimento, as câmeras da GoPro também conseguem realizar capturas de fotos com uma grande riqueza de detalhes.  Isso é possível graças às resoluções dos sensores das câmeras, que variam de 10 MP a 23 MP, dependendo do modelo.

  • Durabilidade e Resistência à Água: uma das principais características das câmeras da GoPro é a alta resistência que esses equipamentos possuem a impactos, exposição à água, poeira e outros elementos. As câmeras conseguem funcionar em até 10 metros embaixo da água, mas é possível aumentar essa resistência para até 60 metros, adquirindo uma caixa protetora.

  • Vida Útil da Bateria: em média, as câmeras GoPro conseguem aguentar entre 1 e 2 horas de gravação contínua.  No entanto, é possível comprar, de forma separada, baterias extras e carregadores portáteis para expandir a capacidade.

  • Expansibilidade e Mods: outro ponto das câmeras da GoPro é o grande número de expansões que podem ser feitas no equipamento. Alguns exemplos são: mídia mod (que adiciona entradas para microfone, HDMI e entrada para áudio 3,5 mm), light mod (adiciona uma luz de led potente à prova d'água), display mod (adiciona uma tela frontal dobrável), dentre outros. 

  • Facilidade de Uso: o design da GoPro é intuitivo, já que a câmera tem apenas dois botões, um para ligar e o outro para alternar o modo de captura.

  • Preço: a grande diversidade de modelos da GoPro também faz com que os produtos contemplem diferentes faixas de custo, sendo compatíveis a vários orçamentos.

  • Recursos Adicionais: as câmeras da GoPro também contam com alguns recursos adicionais que facilitam o uso da câmara em diferentes aspectos. Alguns exemplos são: GPS, conectividade Bluetooth e Wi-Fi, programação para captura, transmissões em tempo real nas redes sociais, entre outros. 

  • Compatibilidade com Acessórios: a GoPro fabrica seus produtos pensando justamente na alta compatibilidade com diferentes acessórios que podem ir desde suportes para câmeras até capacetes, pranchas de surf, guidão de bicicleta, entre outros. 

  • Armazenamento: os modelos utilizam cartões MicroSD para armazenar as fotos e vídeos. A recomendação da fabricante é que sejam usados cartões com pelo menos 32 GB de espaço.

  • Conectividade: os modelos da GoPro possuem conectividade Wi-Fi e Bluetooth, e também podem conter saídas para microfones, cabos HDMI e outros, a depender do modelo. 

Os 6 melhores modelos GoPro

A GoPro possui muitas linhas de câmeras, e dentro de cada uma existem diversos produtos diferentes. Essa grande diversidade pode ser relevante para que a comparação entre os modelos seja maior, porém pode dificultar a pesquisa por uma câmera ideal.

Para auxiliar nisso, listamos abaixo alguns modelos com propostas diferentes. Detalhamos algumas características de cada um para que, dessa forma, você avalie as especificações mais profundas das câmeras. 

GoPro HERO8 Black

  • Gravação de vídeo em 4K: a

    GoPro HERO8 Black

    tem a capacidade de filmar vídeos em resolução 4K.

  • Design modular para acessórios ("Mods"): a câmera foi fabricada com a intenção de ser usada com vários acessórios, que incluem flashes, microfones, telas LCD extras, entre outros.

  • Estabilização HyperSmooth 2.0: a gravação de vídeos em terrenos irregulares ou em cenas de ação com muito movimento não são um problema para a Hero 8, que conta com sistema de estabilização da GoPro.

  • Melhorias na qualidade de áudio: a fabricante informa que os microfones deste modelo sofreram aprimoramentos e que são capazes de reduzir ruídos de vento e captar o áudio de uma maneira mais limpa. 

  • Bateria: a bateria da câmera é de 1.220 mAh e suporta aproximadamente 1 hora de gravação, a depender do modo de uso.

GoPro HERO9 Black

  • Gravação de vídeo em 5K: as configurações da

    GoPro HERO9 Black

    fazem com que a câmera tenha a capacidade de gravar vídeos em resolução 5k, ou seja, 5 vezes mais bonitas do que a resolução Full HD.

  • Fotos de 20MP: a qualidade das fotos que a câmera é capaz de fazer também é alta, já que ela possui 20MP de resolução.

  • Tela frontal para enquadramento e vlogging: esse é um dos modelos da GoPro que conta com uma tela frontal de 1,4 polegadas, que exibe uma prévia do que está sendo filmado e algumas informações sobre a câmera.

  • Estabilização HyperSmooth 3.0: a tecnologia de estabilização da GoPro promove que os vídeos sejam gravados de forma suave e evitando tremores que podem afetar a qualidade

  • Bateria com maior capacidade: em comparação com o modelo anterior, a Hero 9 tem uma bateria removível e conta com aproximadamente 30% a mais de capacidade, segundo a fabricante. Com isso, o modelo conta com 1.720 mAh que resulta em até 1 hora e 45 minutos de gravações, dependendo da qualidade selecionada. 

rich-text-image

câmera gopro preta com tela

GoPro HERO7 Black

  • Gravação em 4K a 60fps: a

    GoPro Hero 7 Black

    pode gravar vídeos em 4K e com uma taxa de atualização de 60 quadros por segundo, entregando imagens com alta qualidade e fluidas.

  • Introduziu a estabilização HyperSmooth: foi esse modelo que introduziu a estabilização hiper Smooth, que oferece uma estabilização maior para as câmeras.

  • TimeWarp para vídeos em lapso de tempo estabilizados: um outro recurso adicional é a possibilidade de criar vídeos em lapsos de tempo, com a velocidade que pode ser até 30 vezes maior do que a de vídeos tradicionais.

  • Capacidade de transmissão ao vivo: a câmera pode se conectar na internet e fazer transmissões ao vivo para o Facebook, YouTube e Twitch. 

  • Bateria: o modelo conta com uma bateria de 1.220 mAh, o que proporciona até 80 minutos de gravação ininterrupta aproximadamente, dependendo da qualidade do vídeo.

rich-text-image

camera gopro hero 7

GoPro HERO6 Black

  • Gravação em 4K a 60fps: a

    GoPro Hero 6 Black

    também tem a capacidade de gravar vídeos em qualidade 4K a 60 FPS.

  • Melhoria na estabilização de imagem em relação ao HERO 5: o modelo conta com um sistema de estabilização óptica que facilita a captura de imagens mais estáveis.

  • Melhor desempenho em baixa luz: o sensor de 12 MP da câmera faz com que ela seja ideal para captar imagens em ambientes com pouca luz. 

  • Bateria: o modelo possui uma bateria com a capacidade de 1.220 mAh, o que resulta em um tempo de gravação que varia entre 1 hora e 1 hora e 20  minutos, a depender das configurações aplicadas ao vídeo.

GoPro HERO5 Black

  • Gravação em 4K a 30fps: o conjunto técnico da

    HERO5 Black

    permite com que ela grave vídeos na resolução 4K e com uma taxa de quadros de 30 FPS.

  • À prova d'água sem caixa até 10 metros: a câmera aguenta gravações submersas em até 10 metros sem a necessidade de nenhum acessório extra.

  • Controle por voz: também existem 12 comandos de voz diferentes que facilitam o uso do equipamento. 

  • Bateria: a bateria da HERO5 conta com 1.220 mAh, que neste modelo especificamente consegue render entre 50 minutos até 2 horas de gravação. A variação de tempo depende da qualidade do vídeo, que quanto mais alta mais bateria consome.

GoPro MAX

  • Câmera 360º: a

    GoPro Max

    é uma câmera 360 graus que pode capturar imagens em todas as direções ao mesmo tempo.

  • Gravação em 5.6K a 30fps no modo 360º: além de captar imagens em 360 graus, a câmera também tem a capacidade de gravar em 5.6K, uma qualidade que é cinco vezes maior do que a resolução full HD de câmeras tradicionais.

  • Estabilização Max HyperSmooth: a câmera vem equipada com um sistema de estabilização de imagem avançado.

  • Áudio esférico para capturar som de todas as direções: o modelo também conta com seis microfones que captam o áudio vindo de todas as direções.

  • Bateria: o modelo conta com uma bateria de 1.600 mAh, que resultam em até 2 horas de gravações ininterruptas.

Acessórios para GoPro

Como é possível perceber, os modelos da GoPro podem ser equipados com diversos acessórios que potencializam o uso dos equipamentos.  Vamos ver alguns exemplos deles abaixo.

  • Suporte flexível: suporte versátil que permite com que você fixe sua câmera GoPro em praticamente qualquer superfície, como galhos de árvore, pedras, cercas, entre outros.

  • Módulo de lente: é um acessório voltado para quem gosta da estética “olho de peixe” em suas gravações.

  • Caixa estanque: é a proteção máxima que você pode adquirir para sua GoPro, tornando possível capturar imagens submersas em até 60 metros de profundidade na água, sem que a câmera sofra nenhum dano.

  • Controle remoto: acessório clássico que permite o controle da câmera à distância e que pode facilitar o uso no dia a dia. 

Conclusão

As câmeras da GoPro são ideais para quem é fã de aventuras e esportes radicais. A maioria dos modelos são capazes de gravar vídeos em altíssima definição e contam com uma série de acessórios que deixam o seu uso mais customizável.

Comparamos alguns modelos que suprem diferentes necessidades audiovisuais e detalhamos as características de cada um para que você faça uma escolha mais acertada.

Se quiser saber qual é uma

câmera profissional barata

, não hesite em entrar agora no blog do Mercado Livre.

Se você precisa saber quais são as

melhores filmadoras sony

do mercado, dê uma olhada no blog do Mercado Livre!

E para você que busca o melhor lugar para comprar sua próxima

câmera GoPro

, não deixe de conferir as ofertas e condições especiais do Mercado Livre, que possui uma grande variedade de produtos e acessórios da marca.