Review Câmera Blackmagic 6K: qualidade profissional para suas fotos

A Blackmagic 6K é um equipamento para quem busca o que há de melhor no segmento de câmeras atualmente. Seu conjunto técnico faz com que a captura de imagens seja feita com uma alta qualidade e riqueza de detalhes. Conheça a fundo as especificações, compare os diferentes modelos e veja qual é o melhor para você.

rich-text-image

mão segurando câmera

Ter uma câmera de qualidade pode ser a diferença entre capturar imagens e capturar imagens com alto padrão. Com a

Blackmagic 6K

, o processo de fotografia e filmagem são elevados a outro nível de qualidade graças a um conjunto de especificações técnicas, que entregam detalhes e uma alta qualidade gráfica.

Mas para realizar um investimento em um equipamento como esse, é importante conhecer até mesmo os mínimos detalhes técnicos para entender como eles contribuem na prática para uma melhor captura de imagens. Por isso, nesse texto, vamos nos aprofundar nos aspectos que fazem a BlackMagic 6k estar entre as melhores câmeras do mercado.

Também listamos algumas variantes da câmera, para que você possa comparar e definir qual é a melhor para as suas necessidades.

Confira abaixo. 

O que é uma câmera 6K?

As

câmeras 6K

são dispositivos fotográficos que podem capturar imagens e vídeos em uma resolução de 6.000 pixels horizontais, podendo também gravar em formatos menores como 4K, Full HD ou HD.

A maior diferença de uma câmera 6k para uma câmera 4K, por exemplo, é a maior nitidez e quantidade de detalhes capturados pela lente. Essa diferença de 2.000 pixels é suficiente para que profissionais da fotografia e da cinematografia utilizem esse tipo de equipamento em produções que exigem uma alta qualidade.

No entanto, essas câmeras não se reservam apenas a esse tipo de profissional, já que elas podem ser adquiridas e usadas por entusiastas ou amadores. Veja abaixo alguns pontos que fazem das câmeras 6K ótimos equipamentos.

  • Esses modelos possuem uma reprodução maior de cores, o que aumenta a fidelidade com objeto ou cena que está sendo capturado.

  • As câmeras 6K também facilitam a edição das imagens, já que a melhor qualidade da imagem facilita correções de cores ou uso de efeitos especiais.

  • As imagens capturadas por esse tipo de equipamento também podem ser ampliadas ou recortadas com facilidade e sem perda na qualidade. 

Que tipos de lentes são compatíveis com a Blackmagic 6K?

A

BlackMagic 6K

é uma câmera digital digna de cinema, já que possui um Sensor Super 35 6144 x 3456, combinado com um encaixe de lente EF ativo. Mas o que esses termos técnicos significam na prática?

O Sensor Super 35 6144 x 3456 funciona como o olho da câmera, já que consegue capturar com muita nitidez e clareza vídeos e imagens em alta definição. Já o encaixe de lente EF funciona como uma espécie de “boca” para o equipamento, onde podem ser inseridas diferentes lentes. A nomenclatura “ativa” indica que o modelo é compatível com lentes feitas por diferentes fabricantes. 

Veja abaixo alguns exemplos de lentes compatíveis com a Blackmagic 6K.

  • Lente Sigma 150-600mm f/5-6.3 DG OS HSM Contemporary Canon EF: fabricada pela Canon, é ideal para a captura de imagens esportivas, retratos da vida selvagem e outros aspectos da natureza.

  • Lente Canon EF 100-400mm f4.5-5.6L IS II USM: outra opção de lente da Canon, esse modelo é indicado para filmar cenas de ação com movimento.

  • Lente Tokina AT-X 17-35mm f/4 Pro FX para Canon EF: já esse modelo possui alta performance em ambientes com pouca luz, sendo indicado para a captura de imagens de interiores.

  • Lente Sirui 35mm f/1.8 Anamorphic 1.33x MFT M4/3: é uma lente recomendada para gravação de videoclipes e publicidade, onde a variação de luz acontece com uma maior frequência. 

Quais são as opções de conectividade da Blackmagic 6K?

Um ponto que não foi esquecido na BlackMagic 6k é a conectividade, já que o equipamento conta com diversas entradas e saídas para que diferentes propósitos sejam atendidos durante as sessões de fotos ou vídeos.

Confira abaixo uma lista com as principais opções de conectividade da câmera. 

  • Porta HDMI completa

  • Porta USB Type-C

  • Entrada de alimentação de 12V

  • Entrada estéreo de 3,5 mm (para microfones ou fones de ouvido)

  • Entrada mini-XLR (para conectar microfones profissionais)

  • Saída para fone de ouvido

rich-text-image

portas de conexões da câmera

Qual é o tempo de gravação contínua permitido pela Blackmagic 6K?

O tempo de gravação contínua da BlackMagic 6k varia devido a alguns fatores. Por ser uma câmera profissional, ela possui a capacidade de capturar vídeos em diferentes definições e quadros; por isso, é seguro dizer que a capacidade varia entre 33 minutos (com as configurações de captura mais altas) até cerca de 250 minutos (com as definições de captura de vídeo mais modestas). 

Qual é a diferença entre o Blackmagic 6K e o Blackmagic 4K?

Tanto a BlackMagic 6k quanto a BlackMagic 4K são câmeras com qualidade de cinema, que oferecem ao cinegrafista um equipamento de ponta na hora de capturar suas imagens. E mesmo que elas tenham algumas características em comum (tela sensível ao toque,  opções de conectividade e configurações para captar imagens no formato RAW), os modelos possuem suas diferenças.

Vamos conferir abaixo um comparativo entre as duas câmeras em alguns dos pontos mais importantes a se considerar.

  • Taxa de captura de quadros: por mais que ambas as câmeras permitam gravações em até 120 FPS, a BlackMagic 6k oferece resoluções altas nas mesmas taxas de quadro. Na prática, isso significa que as imagens possuem a fluidez que uma alta taxa de quadros proporciona e um alto nível de detalhamento.

  • Resolução: a diferença principal entre os dois modelos é o tamanho do quadro para gravação. Enquanto o modelo anterior pode capturar imagens em até 4K, a nova BlackMagic tem a capacidade de capturar em até 6k. Essa diferença de 2.000 pixels faz diferença na nitidez, cores e nível de detalhes das imagens.

  • Lentes: ambas as câmeras podem ser equipadas com lentes de diferentes fabricantes, porém a BlackMagic 6k possui um encaixe de lente EF ativo, o que abre a possibilidade de um número ainda maior de lentes fabricadas por terceiros serem compatíveis com equipamento. 

rich-text-image

frontal de câmera profissional preta

Top Câmeras BlackMagic 6k

A linha BlackMagic 6K foi pensada para agradar às necessidades de quem busca um equipamento robusto e que entregue uma qualidade de fotos e vídeos que pode ser comparada a de cinema. Atualmente é possível encontrar alguns modelos distintos da câmera no mercado.

Confira abaixo 2 modelos com suas principais características e encontre qual se encaixa melhor às suas necessidades.

Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro

  • A

    Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro

    pode gravar vídeos em até 6k e com 60 FPS. A taxa de quadros por segundo pode ser aumentada para até 120 FPS se a gravação for realizada em até 3K.

  • A câmera conta com slots para cartões SD para facilitar o armazenamento. Também é possível conectar unidades de armazenamento externas via USB-C.

  • Conta com um visor OLED para um melhor acompanhamento das gravações.

  • A bateria da câmera tem duração de cerca de 1 hora, porém um acessório fabricado pela própria BlackMagic e que pode ser adquirido separadamente armazena até 2 baterias a mais, aumentando o tempo de gravação para até 3 horas. A câmera também pode ser ligada em uma bateria externa através de um cabo. 

Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2

  • A

    Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2

    conta com um sensor super 35 com resolução de 6144 x 3456 pixels, o que entrega uma alta qualidade de captura de imagens que valoriza os detalhes e as cores.

  • A câmera possui um ISO duplo que pode variar de 400 a 3.200. Na prática, isso significa que a câmera consegue se adaptar com certa facilidade a diferentes tipos de iluminação.

  • A bateria do modelo pode durar até 1 hora e 30 minutos, dependendo das configurações usadas para gravação (quanto mais exigentes, maior gasto de energia da bateria).

  • A câmera também vem acompanhada do software de edição DaVince Resolve Studio, que pode ser utilizado para editar, colorir, e realizar outros tipos de edições em vídeos. 

Conclusão

Para quem está em busca de uma câmera robusta para a captura de fotos e vídeos, a BlackMagic 6k pode ser uma das melhores opções disponíveis no mercado atualmente. Com um sensor que captura até os mínimos detalhes, uma adaptabilidade à diferentes tipos de lentes e outros aspectos técnicos que contribuem para o uso profissional, o equipamento entrega uma alta performance que pode ser comparada à equipamentos de cinema.

Descubra quais são as

melhores câmeras fotográficas

do mercado no blog do Mercado Livre.

Se você que está buscando um lugar para adquirir uma câmera dessa qualidade, confira o site Mercado Livre, que oferece opções, preços e condições especiais para você comprar com segurança.