Qual é o melhor PS4?

Conheça as características como design e potência dos

PS4 Pro

, Fat e Slim, para dar desempenho a quem deseja desfrutar de jogos imersivos.

rich-text-image

pessoas jogando videogame

No cenário dos videogames, a busca incessante por entretenimento imersivo e experiências de jogo excepcionais tem sido uma constante ao longo dos anos. Entre as opções que se destacam, o

PlayStation 4 (PS4)

emerge como uma das escolhas mais populares e influentes. Desde o seu lançamento, em 2013, o PS4 revolucionou a maneira como vivenciamos os jogos, oferecendo uma vasta biblioteca de títulos cativantes, recursos inovadores e desempenho de ponta. 

No entanto, à medida que o tempo avança e a tecnologia evolui, surge a pergunta: qual é o melhor

PS4

?

Neste texto, exploraremos as diversas variantes do

console

, analisaremos suas características distintas e discutiremos os critérios que podem ajudar os entusiastas de jogos a determinar qual iteração do PS4 melhor atende às suas necessidades e preferências.

Seja você um jogador ávido em busca da máxima qualidade gráfica, um admirador de recursos exclusivos ou alguém que busca o melhor custo-benefício, este texto tem como objetivo fornecer insights valiosos para auxiliar na decisão do melhor PS4 para você.

Confira!

Qual é o melhor PS4 Slim ou Pro?

O

PS4 Slim

e o

PS4 Pro

são duas versões distintas do console PlayStation, da Sony. Cada modelo é projetado para  diferentes públicos e isso se reflete também em seu custo e desempenho.

PS4 Slim

  • Visual: tem um design mais compacto e arredondado do que o PS4 original, com um acabamento fosco e um logotipo da PlayStation na parte superior.

  • Hardware e capacidade: tem as mesmas especificações internas do PS4 original, com uma CPU AMD Jaguar octa-core de 1,6 GHz, 8 GB de RAM GDDR5, uma GPU de 800 MHz e um desempenho gráfico de 1,84 Tflop/s. É capaz de rodar jogos e vídeos em até 1080p, reconhece discos Blu-ray de jogos e filmes, e vem com um HD de 500 GB ou 1 TB substituível. 

  • Medidas: tem as dimensões de 26,5 x 3,9 x 28,8 cm e pesa 2,1 kg. Consome menos energia do que o PS4 original, com uma potência máxima de 165 W.

PS4 Pro

  • Visual: tem um design mais robusto e angulado do que o PS4 Slim, com um acabamento brilhante e fosco e três camadas horizontais. Tem um logotipo da PlayStation na parte superior e uma faixa de LED na frente.

  • Hardware e capacidade: tem uma CPU AMD Jaguar octa-core de 2,1 GHz, 8 GB de RAM GDDR5, uma GPU de 911 MHz e um desempenho gráfico de 4,2 Tflop/s. É capaz de renderizar jogos em resoluções superiores, usando algoritmos que aproximam a resolução do 4K ou um modo que trava a qualidade em uma média resolução. Também conta com um recurso de supersampling, que melhora a qualidade dos jogos em TVs abaixo de 4K. Reconhece discos Blu-ray de jogos e filmes, executa vídeos em 4K e HDR10, e vem com um HD de 1 TB ou 2 TB substituível. 

  • Medidas: tem as dimensões de 29,5 x 5,5 x 32,7 cm e pesa 3,3 kg. Consome mais energia do que o PS4 Slim, com uma potência máxima de 310 W.

Os dois modelos de

PlayStation 4

rodam os mesmos tipos de jogos exclusivos. A diferença é que o PS4 Pro consegue rodar alguns títulos com recursos extras, como maior resolução ou uma taxa de quadros mais estável, devido ao seu Hardware. O PS4 Pro também é capaz de apresentar gráficos em 4K, uma tecnologia que oferece imagens mais realistas e detalhadas do que o Full HD.

Portanto, a escolha entre o

PS4 Slim

ou o PS4 Pro depende do seu perfil de jogador e do seu orçamento. Se você procura um console mais simples, mais econômico e que rode bem os jogos sem exigir muito da máquina, o PS4 Slim pode ser uma opção. Se você quer um console mais poderoso e que ofereça uma experiência mais imersiva nos jogos, o PS4 Pro pode ser uma opção.

Qual PS4 é melhor Fat ou Slim?

Ambos os modelos possuem especificações bem parecidas e rodam todos os jogos com a mesma capacidade gráfica. Existem, porém, algumas diferenças que podem ser fatores determinantes na sua escolha. Confira abaixo!

PS4 Slim

  • Visual: o

    PS4 Slim

    tem um design mais compacto e discreto, com bordas arredondadas e acabamento fosco e preto. Ele não possui a luz superior que atravessa o console, mas sim um LED no botão power. Os botões de liga/desliga e de ejetar são mecânicos.

  • Hardware e capacidade: o PS4 Slim tem as mesmas especificações técnicas do PS4 Fat, com uma CPU AMD custom “Jaguar” 1.6GHz 8-core e GPU AMD integrada. Ele também tem 8 GB de memória RAM e suporte ao HDR (High Dynamic Range). A diferença é que ele pode ser encontrado em opções com armazenamento de 500 GB ou 1 TB. Além disso, ele suporta Wi-Fi de 5GHz, que é mais rápido que o de 2.4 GHz do PS4 Fat.

  • Medidas: o PS4 Slim é 40% menor e mais silencioso. Suas dimensões são de 265 x 39 x 288 mm (largura x altura x comprimento) e ele pesa 2,1 kg.

PS4 Fat

  • Visual: o

    PS4 Fat

    foi o primeiro modelo lançado em 2013. Ele tem uma estrutura com duas camadas que parecem unidas, uma em cima da outra. Ele tem um visual moderno, com um acabamento brilhoso na parte superior. Os botões de Power e ejetar disco são sensíveis ao toque.

  • Hardware e capacidade: o PS4 Fat tem a mesma CPU e GPU do PS4 Slim, com 8 GB de memória RAM e suporte ao HDR. No entanto, ele só tem armazenamento de 500 GB e também só suporta Wi-Fi de 2.4 GHz. Ele ainda possui uma saída de áudio óptica na parte de trás, que era utilizada por alguns headsets de alta performance, mas que foi removida no PS4 Slim.

  • Medidas: o PS4 Fat é maior e mais pesado que o PS4 Slim. Suas dimensões são de 275 x 53 x 305 mm (largura x altura x comprimento) e ele pesa 2,8 kg.

As principais diferenças entre os dois modelos são o tamanho, o peso, o consumo de energia, o design, os botões, a luz de indicação, a saída de áudio óptica e a opção de armazenamento. Ambos rodam os mesmos jogos com a mesma qualidade gráfica. A escolha entre um ou outro depende das suas preferências pessoais e do seu orçamento.

Se você quer um console mais econômico, mais silencioso e mais fácil de transportar, o

PS4 Slim

pode ser uma opção para você. Se você quer um console com um visual mais moderno, mais opções de headsets e mais espaço para trocar o HD, o

PS4 Fat

pode ser uma opção.

rich-text-image

Playstation 4 Slim

Qual o PS4 mais forte?

Das três versões do PS4 lançadas pela Sony, o

PS4 Pro

é o mais forte, já que foi fabricado justamente com o propósito de rodar os jogos com mais desempenho. Veja abaixo alguns detalhes:

PS4 Pro

O PS4 Pro tem uma CPU AMD Jaguar octa-core com clock de 2,1 GHz, isso significa que pode processar mais dados e executar jogos mais rapidamente do que os outros modelos. 

  • Dimensões: 295mm x 55mm x 397mm. Isso significa que o PS4 Pro é um pouco maior e mais pesado do que o PS4 padrão, que tem, 265mm x 39mm x 288mm e pesa 2,1 kg. O PS4 Pro tem um design mais robusto e angular, com três camadas em vez de duas.

  • CPU: AMD Jaguar 64-bits octa-core com uma frequência mais alta de 2,1GHz. Isso significa que o PS4 Pro pode processar mais dados e instruções por segundo, melhorando o desempenho dos jogos.

  • GPU: 4.2 TFLOPS com um chip baseado nas AMD Radeon. A GPU é responsável pelos gráficos dos jogos, e quanto maior o número de TFLOPS, maior a capacidade de renderizar imagens complexas e detalhadas. O PS4 Pro tem uma GPU quase duas vezes mais potente do que o PS4 padrão, permitindo que ele suporte resolução 4K e HDR em alguns jogos.

  • Memória: 8 GB (GDDR5). Essa é a mesma quantidade de memória do PS4 padrão, mas com uma largura de banda maior de 218 GB/s, em vez de 176 GB/s. A memória é usada para armazenar dados temporários dos jogos, como texturas, modelos e sons.

  • Armazenamento: 1 TB (HDD). Essa é a capacidade máxima de armazenamento do PS4 Pro, que permite guardar mais jogos, aplicativos e mídias no console. O PS4 Pro permite trocar o HDD por um SSD se o usuário deseja melhorar o desempenho do console.

Qual o PS4 mais potente?

O mais potente é o

PS4 Pro

, que oferece uma série de vantagens. Algumas das principais diferenças são:

  • Um processador AMD Jaguar de 2,1 GHz, que é 30% mais rápido.

  • Placa de vídeo AMD Polaris com 36 unidades de processamento e 4,2 Teraflops de potência

  • Permite jogar os títulos mais recentes do PS4 e os exclusivos da PlayStation em resolução 4K, com cores mais vibrantes e detalhes mais realistas graças à tecnologia HDR.

  • Aumenta a taxa de quadros e a fluidez de alguns jogos melhorados para o PS4 Pro, proporcionando uma imersão maior e uma experiência mais suave.

Quais são os melhores PS4 em 2023?

As três versões do

PS4

agradam a diferentes públicos, já que suprem necessidades distintas dos gamers. Por isso é importante levar vários critérios em consideração na hora de escolher. 

Mesmo com essas três versões, existem algumas edições especiais do PS4 que trazem mudanças no visual, normalmente com temas de jogos ou campanhas promovidas pela marca.

Listamos algumas das que mais mudam o visual do PS4 abaixo para você escolher qual é a sua preferida.

  • Spider-Man PS4 Pro Bundle: uma edição limitada do PS4 Pro na cor vermelha, com o símbolo do Homem-Aranha em branco, um controle da mesma cor e o jogo Marvel’s Spider-Man.

  • PlayStation 4 Edição Limitada Days of Play: uma série de edições especiais do PS4 lançadas entre 2017 e 2019, durante o evento Days of Play da Sony. Cada uma delas tinha uma cor diferente (dourada, azul ou cinza) e um design exclusivo com os ícones dos botões do controle.

  • PlayStation 4 Pro 500 Million Limited Edition: uma edição comemorativa do PS4 Pro que celebra a marca de 500 milhões de unidades vendidas da família PlayStation. O console tem uma cor azul translúcida, que permite ver o interior do aparelho, e um número de série único. O pacote também inclui um controle, uma câmera, um headset e um suporte vertical.

  • Taco Bell - Limited Edition Gold PlayStation 4: uma edição rara do PS4 na cor dourada, sorteada entre os clientes da rede de fast-food Taco Bell nos Estados Unidos. Para participar, era preciso comprar um Big Box e inserir um código no site da promoção. A cada 10 minutos, um PS4 era entregue a um sortudo.

  • Monster Hunter: World PS4 Pro: uma edição especial do PS4 Pro inspirada no jogo Monster Hunter: World, lançado em 2018. O console tem uma cor preta com detalhes em dourado, e uma ilustração de um dragão na parte superior. O controle também segue o mesmo padrão, com o símbolo do jogo no touchpad.

  • The Last of Us Part II PS4 Pro Bundle: uma edição especial do PS4 Pro lançada em 2020, junto com o jogo The Last of Us Part II. O console tem uma cor cinza-fosco, com o desenho de uma tatuagem da personagem Ellie na parte superior. O controle tem uma cor preta fosca, com o logo do jogo e a inscrição “Endure and Survive” no touchpad.

  • God of War PS4 Pro Bundle: uma edição especial do PS4 Pro lançada em 2018, junto com o jogo God of War. O console tem uma cor cinza-escuro, com detalhes em dourado e prata, e um desenho da runa Leviatã na parte superior. O controle tem uma cor cinza-claro, com os mesmos detalhes e o logo do jogo no touchpad.

  • PlayStation 20th Anniversary Edition: uma edição comemorativa do PS4 que celebra os 20 anos do lançamento do primeiro PlayStation, em 1994. O console tem uma cor cinza clássica, que remete ao modelo original, e um número de série único. O pacote também inclui um controle, uma câmera e um suporte vertical.

  • PlayStation 4 Hitman - Agent 47 briefcase: uma edição extremamente rara do PS4 que foi criada para promover o jogo Hitman, em 2016. O console vem dentro de uma maleta de metal, que imita a usada pelo protagonista do jogo, o agente 47. Apenas quatro unidades foram produzidas e distribuídas para alguns influenciadores digitais.

rich-text-image

Playstation 4 Pro

Conclusão

A jornada através das diferentes variantes do PlayStation 4 nos revela um panorama diversificado de opções, cada uma com seus próprios atrativos e características marcantes. Desde o lançamento do

PS4 original

até as iterações mais refinadas, como o PS4 Slim e o PS4 Pro, a evolução tecnológica foi notável, proporcionando melhorias visuais, desempenho aprimorado e recursos inovadores.

A escolha do melhor PS4 dependerá, em última instância, das suas preferências pessoais e das prioridades de jogo. Se você busca a mais alta fidelidade gráfica e está disposto a investir em um hardware mais robusto, o PS4 Pro pode ser uma opção. Por outro lado, se a portabilidade e a economia de espaço são primordiais, o

PS4 Slim

oferece uma alternativa compacta e acessível.

Independentemente da escolha, uma coisa é certa: o

PlayStation

4 deixou uma marca na indústria de jogos, enriquecendo a vida dos jogadores com experiências inesquecíveis. À medida que olhamos para o horizonte dos consoles de próxima geração, podemos refletir com gratidão sobre a jornada extraordinária que o PS4 nos proporcionou. Que essa reflexão possa orientar sua decisão e permitir que você desfrute ao máximo do mundo diversificado e envolvente dos jogos eletrônicos.

Encontre o seu PS4 no Mercado Livre e desfrute de uma aventura imersiva com os jogos exclusivos da Sony.