Qual vale mais a pena Xbox Series S ou PS5?

rich-text-image

Um homem e um garoto jogam video game

Se você ama videogames, certamente é um desafio escolher o

console

ideal. É preciso levar em conta uma série de fatores, que fazem a diferença na experiência gamer, como por exemplo performance, armazenamento, qualidade, preço e resolução

Atualmente, os consoles mais bem avaliados do mercado, são o Xbox Series (Microsoft) e o

PlayStation 5

(Sony). É claro que ambos possuem suas peculiaridades que podem ou não, ser uma vantagem, a depender do perfil do usuário.

Para escolher o melhor console é importante entender um pouco sobre as características de cada um, levando em consideração a era multimídia, na qual os dispositivos acessam, além dos jogos, a internet e serviços de streaming.

Qual é o melhor, Xbox ou PS5?

O Xbox Series e o PS5 estão no terceiro ano de vendas e ainda assim, continuam a ser referência em desempenho, apesar da competição com PCs gaming e da existência de menos jogos exclusivos.  Isso vale, principalmente, na comparação entre as duas versões mais recentes dos consoles, o PS5 com leitor de Blu-ray e o

Xbox Series X

.

No caso do Playstation 5, o console possui uma versão sem tocador de discos, embora mantendo todas as características técnicas da original. Já o

Xbox Series S

, possui diferenças técnicas importantes, como a taxa de atualização do SSD de armazenamento e da memória RAM mais baixos, o que reduz a velocidade dos jogos.

É preciso lembrar também, que uma avaliação criteriosa da aceitação de cada um no mercado, das suas características técnicas, diferenças na experiência de jogo e outros detalhes, podem ser decisivos para a escolha do console perfeito.

Quem está vendendo mais: PS5 ou Xbox Series X?

O

Playstation

5 é mais vendido que o Xbox Series, já que a linha da Sony leva uma vantagem de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Os números foram publicados pelo site VGChartz, que reúne as cifras dos fabricantes dos dois consoles desde que eles foram lançados, em novembro de 2020.

No ano passado, o PlayStation 5 vendeu 4,19 milhões de unidades a mais que o

Xbox

Series.  Os dados apresentados pelo VGChartz incluem também a versão do PS5 sem tocador de blu-ray e o Xbox Series S, menos equipada que o Xbox Series X.

Entre todos os consoles, o PS5 só é superado pelo

Nintendo Switch

, que faz parte de outra categoria. Em números totais, tanto o PS5 quanto o Xbox Series já superaram os seus antecessores, o PS4 e o Xbox One, lançados em novembro de 2013 e que continuam disponíveis.

Confira os números das vendas de cada marca no mundo:

  • 30,47 milhões de PS5.

  • 20,36 milhões de Xbox Series.

Qual é o melhor Hardware entre PS5 ou Xbox Series X?

Ao unir a ficha técnica dos fabricantes e as avaliações de sites especializados, como WhatHiFi e TechRadar é possível ver que os dois consoles trazem um conjunto bastante similar de hardware. A diferença é na sua operação. No caso do Xbox Series X, o primeiro destaque para os dois portais é o processador, que opera com frequência mais alta, acelerando a capacidade do console e elevando a performance.

O desempenho da placa de vídeo também é superior em UCs (unidades de computação). Isso quer dizer, que ela é capaz de processar mais rápido os dados, o que eleva a nitidez e a precisão do vídeo e torna o jogo mais envolvente. Vale ressaltar a presença de um SSD maior.

Já o Playstation 5 tem um disco com menos espaço, mas a sua capacidade de leitura máxima é de quase o dobro do concorrente da Microsoft. Ou seja, ele entrega mais rápido os dados, de modo que os jogos carregam e reagem mais rápido a quem está jogando.

Outra diferença que contribui para a melhora do desempenho é a velocidade da memória RAM, a mesma de 448 GB/s para os 16 GB do Playstation 5. Além da rapidez carregando os detalhes, tem uma performance linear ao não contar com dois níveis.

Veja: 

Xbox Series X

  • Xbox Series X

     possui processador AMD Zen2 de 8 núcleos, 16 subnúcleos, frequência máxima de 3,8 GHz.

  • Placa de vídeo AMD Radeon de 52 UCs a 1,825 GHz.

  • 16 GB de memória RAM GDDR6 (10 GB com velocidade de 560 GB/s e 6 GB com velocidade de 336 GB/s).

  • SSD de 1 TB, com velocidade de leitura de 2,4 GB/s (bruto) e 4,8 GB/s (compressão).

Playstation 5

  • Playstation 5

     possui Processador AMD Zen2 de 8 núcleos, 16 subnúcleos, frequência máxima de 3,5 GHz.

  • Placa de vídeo AMD Radeon de 36 UCs a 2,23 GHz.

  • 16 GB de memória RAM GDDR6 (com velocidade de 448 GB/s).

  • SSD de 825 GB, com velocidade de leitura de 5,5 GB/s (bruto) e 9 GB/s (compressão).

Quem tem o melhor Design?

Performance, memória e qualidade são importantes, mas é o design que dará mais conforto ao usuário. Nesse quesito, o Xbox Series X é uma caixa similar aos seus antecessores, que tem luzes e uma única ventoinha. Assim como um mini-PC, ele pode ser colocado em diferentes posições, combinando mais facilmente com outros componentes eletrônicos.

Enquanto isso, a Sony apostou num design mais futurista para o Playstation 5, que chama a atenção, até mesmo no escuro. É que suas laterais são iluminadas por LED azul e concentram as entradas principais, as ventoinhas e a entrada de blu-ray. Embora possa ficar de pé, tem um comprimento maior, o que pode dificultar sua localização em locais mais apertados. 

Dimensões

  • PS5: 39 x 10,4 x 26 cm; 4,5 kg.

  • Xbox Series X: 15,1 x 15,1 x 30,1 cm; 4,45 kg.

rich-text-image

Um controle de ps5

Qual modelo tem o melhor controle?

No Playstation o

controle

é novo, o DualSense, que amplia o uso de vibrações e outras sensações, para aumentar a imersão no jogo. Segundo o site TechRadar, o destaque vai para essa experiência sensorial dos jogadores, que conseguem perceber até mesmo sensações mais suaves, como a chuva ou a areia da praia, o que é possível também, graças à regulagem de resistência dos gatilhos

O WhatHiFi realça a ergonomia e a empunhadura do controle e a presença de uma entrada de áudio, capaz de transportar para o fone de ouvido as vantagens do som 3D bespoke, se compatível com o acessório.

No caso do Xbox Series X, ambos os sites afirmam que é o melhor controle desenvolvido para o console da Microsoft e valorizam a sua adaptabilidade com modelos anteriores. neste caso, além da retrocompatibilidade com o

Xbox One

, o joystick tem mais elegância no D-Pad, além de outras facilidades, como a textura que destaca os gatilhos. 

Confira:

  • Xbox Series X: nova versão, melhor e compatível com outras edições.

  • PS5: completamente novo, com um nível mais profundo de imersão.

Quem tem a melhor imagem e som: PS5 ou Xbox Series X?

Tanto o Xbox Series X quanto o Playstation 5 são equipados com som multidimensional e a imagem pode chegar de forma estável a 4K e 120 quadros por segundo, aumentando a precisão, o contraste e a nitidez - lembrando que as suas melhores especificações são tiradas em TVs LED 4K com entrada HDMI 2.1, que ainda são poucas no mercado. As propriedades do som também devem ser testadas em TVs e fones compatíveis com som 3D bespoke (PS5) ou Dolby Atom (Xbox).

A experiência de vídeo de ambos foi considerada similar pelos sites especializados WhatHiFi e TechRadar, com um deles se saindo melhor dependendo do meio. O Playstation 5 tem melhor desempenho que o Xbox Series X usando o blu-ray, disco, no qual é gravado a maioria dos jogos exclusivos. 

o console da Microsoft supera o da Sony no streaming. Enquanto a maioria dos jogos da plataforma on-line roda a 4K e 120 quadros por segundo no primeiro com especificações completas e internet excelente, no segundo os mais antigos são convertidos só para HDR.

Quanto ao som, o Playstation 5 não possui o Dolby Atmos para os jogos em blu-ray como o Xbox Series X. Por outro lado, o WhatHiFi destaca a possibilidade de conectar um fone de ouvido compatível ao controle DualSense, elevando a experiência auditiva dos jogos. De acordo com o site, “o chamado Tempest Engine [tecnologia auditiva da Sony no controle DualSense] entrega um som aberto, amplo e atmosférico, com boa localização dos efeitos e um senso de tridimensionalidade convincente.”

No caso do console da Microsoft, a característica destacada pelo site foi a limpeza ao usar jogos com Dolby Atmos, como o Gears 5: “O console traz uma grande sensação de espaço e enche a sala com efeitos que revezam entre o sistema de som de acordo com a ação”, explicam os especialistas da publicação.

  • Xbox Series X: som Dolby Atom em jogos, imagem 4K no streaming.

  • PS5: som 3D em fone de ouvido, excelência de vídeo em blu-ray.

Quem tem os melhores jogos: PS5 ou Xbox Series X

Nesta categoria, os sites especializados WhatHiFi e TechRadar usaram três critérios: a experiência em blu-ray, a experiência em streaming e os jogos exclusivos. Enquanto os primeiros são mais técnicos, a última é subjetiva, já que a escolha do console pode depender de um título específico.

Nas categorias técnicas, cada um leva uma vantagem diferente. O Xbox Series X é compatível com todos os jogos de Xbox lançados para versões anteriores e partidas feitas em consoles mais antigos podem ser retomadas se estiverem salvos na biblioteca do Xbox One.

No PlayStation 5, esse processo é mais complicado: há suporte completo dos jogos do PS4, mas o de anteriores é mais restrito. Importante lembrar que ambos otimizam vídeo e áudio dos

jogos antigos

, mas o console da Sony se limita ao HDR e o da Microsoft tem 4K.

Com o uso de discos e na quantidade de títulos exclusivos, porém, a vantagem fica com o PlayStation 5. Dentre os que rodam apenas em consoles da Sony, estão God of War (2018),

Ratchet and Clank

: Rift Apart, Marvel's Spider-Man: Miles Morales e Gran Turismo 7.

No caso do Xbox Series X, há os Halo Infinite,

Assassin's Creed Valhalla

, Doom Eternal e Forza Horizon 5. Por sua ligação com a Microsoft, no entanto, mais títulos têm chegado aos PCs, o que pode diminuir a necessidade do console para quem joga.

  • PS5: mais jogos exclusivos e em blu-ray.

  • Xbox Series X: experiência elevada em jogos em streaming.


Essas são as variáveis a se levar em consideração na hora de escolher qual é o melhor entre o

PS5

e o Xbox Series X. É sempre bom ficar de olho nas ofertas e nas condições de cada console.