Guia completo: saiba quanto uma geladeira gasta de energia por mês

Fundamental para o estilo e a qualidade de vida que temos hoje, a geladeira se mostra um eletrodoméstico essencial ao possibilitar a conservação adequada de diversos alimentos, como carnes, lácteos, ovos e vegetais, sem que eles estraguem ou fiquem impróprios para consumo. Ligada 24 horas por dia, todos os dias, a geladeira demanda energia elétrica.

rich-text-image

Homem lendo seu consumo de eletricidade

Porém, mesmo que esteja sempre ligado, o aparelho tem consumo de energia que varia conforme o modelo específico, a tecnologia utilizada e mesmo a idade do item (a tendência de consumo é maior em geladeiras com muitos anos de uso). Pensando nisso, separamos esse guia que explica tudo que você precisa saber sobre o assunto e entender qual é o gasto mensal de uma geladeira.

Qual é o consumo de uma geladeira por dia?

O consumo de uma

geladeira

por dia varia entre modelos específicos, pois diversos fatores influenciam no gasto total do aparelho em 24 horas. Assim, o consumo varia tendo em conta o tamanho do da geladeira (capacidade, dada em litros), a eficiência do eletrodoméstico, as condições no ambiente externo, a configurações do termostato (pois quando há necessidade de produzir mais frio, há mais gasto) e mesmo quantas vezes abrimos e mantemos abertas as portas.

Para ter uma ideia, o valor pode variar muito conforme o aparelho que se usa. Por exemplo, o consumo médio de uma

geladeira nova

, com capacidade de 280 litros, é de mais ou menos 25 kWh por mês. Esse valor muda drasticamente quando consideramos modelos maiores, como uma

geladeira duplex

com capacidade de 400 litros, em que o consumo médio chega na casa dos 60 kWh em um mês.

Com os valores de kWh (Quilowatt/hora), você pode fazer o cálculo multiplicando o valor em 24 vezes (número de horas de um dia) e ver quanta energia o aparelho consome. Também é possível encontrar esse valor pelo cálculo que envolve multiplicar a potência indicada da geladeira pelo número de horas que ela fica ligada (o resultado será em Watt/hora) e dividir por 1000 para descobrir o gasto em kWh.

rich-text-image

GELADEIRA ELECTROLUX DC35

Como saber se minha geladeira gasta muita energia?

Você deve conferir o valor de consumo de seu eletrodoméstico para constatar se ele gasta ou não muita energia. Porém, em modelos antigos, como uma

geladeira usada

, o consumo pode ser maior ou o produto pode não apresentar etiqueta indicando o gasto de energia. Para isso, você pode recorrer a diferentes métodos.

Se você desconfia que sua geladeira gasta muita energia, esteja atento a esses detalhes:

  • Etiqueta de eficiência: as etiquetas variam de A a G, em que A é a mais eficiente e G a que mais gasta. Assim, uma geladeira classificada como A+++ é a que tem melhor relação de consumo e rendimento de energia.

  • Verifique o consumo: verifique, se possível, o medidor de energia elétrica da sua casa. Registre o consumo diário ou semanal e compare com os valores médios estimados para geladeiras do mesmo tamanho e classe de eficiência. Se o consumo do seu eletrodoméstico for muito maior, a geladeira pode estar com problemas.

  • Aumento nas contas de energia: se suas contas de energia elétrica aumentaram de maneira significativa sem explicação aparente, fique atento, pois a geladeira pode estar consumindo mais energia que o normal e, possivelmente, está com problema.

  • Calor excessivo no exterior: se as laterais ou parte traseira estão muito quentes, o motor pode estar com trabalho excessivo e dificuldades para manter a temperatura interna. Isso indica problemas e se reflete em um maior consumo de energia elétrica.

  • Idade do eletrodoméstico: geladeiras mais antigas tendem a ser menos eficientes em termos de energia. Assim, se sua geladeira tiver muitos anos de uso, é provável que consuma mais energia que modelos recentes e novos.

  • Ciclo de funcionamento: se a geladeira liga e desliga com muita frequência, isso pode indicar trabalho excessivo do compressor para manter a temperatura interna adequada, o que leva a um consumo maior de energia. Isso não vale para os modelos de

    geladeira inverter

    , que tem tecnologia que mantém o aparelho ligado de forma ininterrupta. 

  • Desgaste e problemas: vazamentos de água, defeitos nas portas e borracha de vedação e componentes mal encaixados causam desperdício de energia, pois o motor precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna estável. Assim, o consumo de energia será maior e aparecerá na conta de luz no fim do mês.

Além disso, você pode desligar todos os

eletrodomésticos

da sua casa, menos a geladeira, e anotar o valor de consumo indicado no medidor de energia. Após algumas horas, veja qual o valor marcado e analise o consumo apenas da geladeira para ver se há gastos excessivos. 

rich-text-image

GELADEIRA INVERTER ELECTROLUX

Como calcular o consumo mensal de energia de uma geladeira?

O consumo mensal de energia da geladeira é feito a partir do cálculo que relaciona a potência do produto, o número de horas que ele fica ligado e quantos dias do mês ele funciona. 

Para saber o consumo exato, você deve:

  • Encontrar a potência do produto: presente na etiqueta ou no manual do usuário da geladeira. Assim, terá a potência nominal, medida em watts (W) ou quilowatts (kW). Se a potência estiver em watts, será preciso dividir o valor por 1000 para encontrar a relação em kW.

  • Calcular o consumo diário: multiplicar a potência da geladeira pela quantidade média de tempo que ela fica ligada. O resultado será em quilowatts/hora (kWh). Por exemplo, se a geladeira tem potência de 200 watts (0,20 kWh) e fica ligada 24 horas por dia, seu consumo é de 4,8 kWh (o consumo diário é igual a potência multiplicada pelo tempo de funcionamento em horas).

  • Calcular o consumo mensal: o consumo mensal é igual ao consumo diário (kWh) x número de dias no mês. 

  • Calcular os custos através da tabela de preços da sua região: tendo como base o valor exato do kWh. Para isso, basta multiplicar o consumo mensal em kWh pelo preço indicado. 

  • Lembre-se: o preço por kWh pode variar de acordo com a região e o provedor de energia local. Essas informações podem ser encontradas na sua conta de energia elétrica. Por exemplo, se o preço médio da eletricidade for de 0,15 centavos por kWh e sua geladeira consumir cerca de 45 kWh por mês, o custo aproximado será de 6,75 reais em 30 dias.

Quanto uma geladeira convencional gasta de energia por mês?

Os modelos convencionais tendem a consumir de  25 a 60 kWh por mês, dependendo do modelo. Além disso, é necessário analisar o tamanho da geladeira e a quantidade de compartimentos, pois uma

geladeira 1 porta

costuma consumir menos energia que uma

geladeira 2 portas

.

Para ter uma estimativa mais precisa do seu consumo mensal, você deve verificar a etiqueta de eficiência energética encontrada no próprio aparelho (ou no manual do produto). Essa etiqueta traz informações sobre o consumo de energia em condições normais e oferece outras informações relevantes sobre o eletrodoméstico. Também, é interessante saber a relação com o tamanho do produto:

  • Geladeira pequena (entre 100 e 200 litros) consome aproximadamente de 15 a 20 kWh por mês.

  • Geladeira média (entre 200 e 400 litros) tem consumo mensal de 20 a 40 kWh.

  • Geladeira grande (mais de 400 litros de capacidade) consome em média 40 a 60 kWh por mês.

Se você pensa em reduzir o consumo de energia, busque adotar práticas eficientes, como ajustar a temperatura de forma adequada e evitar a abertura frequente da porta. Além disso, verifique o motor e as partes da geladeira e procure manter as bobinas de condensação limpas.

Menos gastos e consumo consciente de energia com a geladeira

O consumo de energia da geladeira é variável, depende de diferentes fatores, desde o tamanho da geladeira e o modelo até a temperatura ambiente, e a disposição dos alimentos dentro dela. Também varia conforme informações próprias, fornecidas pelos fabricantes de cada produto.

Um aspecto importante a ser levado em conta são as

medidas de uma geladeira

. Se você quiser conhecê-las, pode fazê-lo na postagem que temos para você.

Com isso, podemos saber quanto de energia elétrica é destinada à nossa geladeira e fazer o cálculo em base ao valor do kWh cobrado em nossa cidade e bairro específico. Vale lembrar que modelos novos contam com padrões de consumo voltados à economia e sustentabilidade. Assim, se você busca gastar menos e ter mais eficiência, confira diversos modelos de geladeiras no Mercado Livre e economize a longo prazo.