Guia completo: como saber se o termostato da geladeira está com defeito

A geladeira é um dos mais importantes eletrodomésticos da casa, pois é a responsável por armazenar e conservar nossos alimentos por mais tempo e de forma adequada para o consumo. Sem ela, seria impossível manter lácteos, vegetais e carnes em estado de refrigeração e mesmo congelados em nossas casas. Mas, para que seu desempenho seja o ideal, é necessário que os componentes estejam em boas condições, como termostato funcionando.

rich-text-image

Termostato de geladeira regulado

Responsável por definir qual será a temperatura interna no refrigerador e no freezer, o

termostato geladeira

é parte fundamental e deve estar regulado de forma correta em relação ao ambiente externo, a quantidade de comida e o número de vezes que a geladeira é aberta. Mas, e se o termostato está com defeito? Neste guia, ensinamos você a identificar problemas na peça e mostramos o que você deve fazer se o item apresenta problemas.

Se você ainda não sabe

como funciona uma geladeira

, pode descobrir em nosso post. Apresentamos todos os recursos que você precisa saber sobre esse eletrodoméstico.

Em qual número deve ficar o termostato da geladeira?

O termostato pode estar com defeito e não permitir a refrigeração adequada, já que controla o nível de temperatura do ar que circula no interior da

geladeira

. Um termostato defeituoso em uma pode causar problemas como temperaturas inconsistentes, alimentos que congelam ou estragam rapidamente. Porém, os mesmos problemas podem ser encontrados se o termostato não está regulado da forma correta, de acordo com o indicado pelo fabricante.

Assim, é de muita importância que você saiba qual a temperatura que o

termostato

deve ficar. O número exato dependerá do modelo da geladeira e da indicação do fabricante, mas a maioria dos modelos com ajuste analógico possui uma escala numérica de controle que varia de 1 a 7. A melhor configuração depende de fatores como a temperatura ambiente, a quantidade de alimentos e a vedação da porta.

De forma geral, é possível considerar para as partes:

  • Refrigerador: a configuração média para o refrigerador varia entre 2 e 5. Isso geralmente mantém a temperatura interna da geladeira em torno de 2 °C a 5 °C, pois o valor varia entre parte inferior e superior. Se você nota problemas em manter os alimentos frios o suficiente, pode aumentar a configuração, aumentando o frio.

  • Congelador/freezer: para o freezer, a configuração ideal fica entre 4 e 6, em modelos com controle separado para o compartimento. Isso mantém a temperatura interna do entre −18 °C e −15 °C. Se você estiver armazenando mais alimentos no freezer ou notar que os alimentos estão congelando demais, pode mudar a configuração. Isso vale para modelos de

    geladeira duplex

    .

rich-text-image

Geladeira Consul Frost Free Duplex

Como saber se o termostato da geladeira está com defeito?

Você irá notar alterações na temperatura e na conservação dos alimentos. Vale lembrar que o termostato é composto por sensores e reguladores de temperatura. Os sensores são responsáveis por captar a amplitude térmica, ou seja, quanto a temperatura varia do mínimo para o máximo dentro do compartimento. Já os reguladores controlam essa variação de temperatura e permitem o clima ideal para conservar os alimentos. 

Somente com a avaliação de alguém com conhecimento específico sobre refrigeradores poderá determinar se o termostato da geladeira está estragado ou não. Porém, existem sinais que indicam problemas no eletrodoméstico e podem dar bons indícios que o termostato não está funcionando.

Fique atento aos seguintes itens:

  • Temperatura irregular: o refrigerador pode estar muito frio ou quente, apesar das configurações adequadas, o que indica problemas com a peça. Você pode realizar um teste, ao girar o termostato até o máximo e notar se o compressor é acionado ou não. Se ele não for iniciado, o problema deve ser o termostato. O mesmo vale se você colocar a temperatura mínima e o compressor não desligar.

  • Alimentos congelados: se os alimentos dentro da geladeira estão congelados, o termostato pode estar com defeito. Isso vale para todos os modelos, mas é mais comum em produtos antigos, como uma

    geladeira usada

    .

  • Comida estragando: com temperaturas inadequadas, os alimentos estragam mais rapidamente. Isso pode significar um problema no termostato de sua geladeira.

  • Compressor sempre ligado: se você notar que o compressor da geladeira está sempre ligado, mesmo quando se muda a configuração do termostato, você pode estar com problema nessa parte do equipamento. Isso vale se o produto não for uma

    geladeira inverter

    , pois nesses modelos a tecnologia mantém o funcionamento contínuo do eletrodoméstico.

  • Compressor não liga: se o compressor não ligar, mesmo se a geladeira aquece, você tem um sinal de que o termostato tem problemas.

  • Não há variação na configuração: se você ajustar o termostato em diferentes números e configurações, mas não houver alteração na temperatura interna da geladeira ou do freezer, essa parte pode estar com defeito. 

  • Gelo excessivo: é possível encontrar acúmulo de gelo no compartimento evaporador, que entope as saídas de ar e ocasiona problemas na circulação de frio.

  • Teste com multímetro: isso vale se você tem algum conhecimento técnico e, claro, esse equipamento. Assim, se não houver alteração na continuidade quando o termostato é ajustado, você pode ter um problema com essa peça.

O que acontece quando estraga o termostato da geladeira?

Quando o termostato da geladeira estraga, você nota certo descontrole no aparelho, que pode congelar alimentos ou simplesmente não produzir o frio necessário para o funcionamento correto do

refrigerador

e do freezer. 

Alguns itens mostrados no tópico anterior indicam algumas consequências de um termostato estragado, como a temperatura irregular, excesso de frio ou calor nas partes, alimentos congelados ou estragados, formação de gelo em excesso e problemas com o compressor.

Além disso, é possível notar aumento na conta de luz. Isso se deve ao fato de que, sem o controle e regulagem corretos, o compressor da geladeira funciona de forma desregulada e pode consumir muito mais energia do que o normal, o que reflete na conta de luz no final de cada mês. 

Por outro lado, você também pode ter problemas maiores, como a paralisação completa do sistema de resfriamento da geladeira, o que faz com que ela não produza frio e fique inutilizada. Sem a circulação de ar e o frio devido, o motor pode funcionar com sobrecarga e também estragar. Em casos muito severos, pode ser preciso a troca do produto todo e a compra de uma

geladeira nova

.

rich-text-image

GELADEIRA INVERTER AUTO DEFROST LG

O que fazer quando o termostato da geladeira quebra?

Se o termostato está danificado, mas não gera problemas maiores, será necessário trocar apenas essa peça para poder usar novamente sua geladeira. Se você notar que há problemas na geladeira e esforço grande para que ela mantenha a temperatura na parte interior, desligue o eletrodoméstico da tomada, para evitar desgaste em outras peças. 

Com isso, você deve chamar um profissional especializado em conserto de geladeiras, que trará um diagnóstico preciso do problema para determinar a troca do termostato. É o profissional técnico especializado que deve indicar ou providenciar a peça de reposição adequada para o modelo da sua geladeira. 

O técnico, enfim, fará o reparo, removendo a peça antiga e instalando a nova. Após a troca do dispositivo, a geladeira será ligada para verificar se a temperatura é controlada da forma correta e se o termostato funciona adequadamente. Você deve manter a manutenção da peça e estar atento a qualquer sinal de alteração de temperatura e mau funcionamento da geladeira. 

Termostato funcionando: resfriamento eficaz e adequado

O termostato é peça fundamental para o funcionamento correto da geladeira, pois proporciona o controle e regulagem da temperatura ideal para conservar alimentos, seja por meio da refrigeração ou do congelamento. Assim, é fundamental estar em dia com a manutenção do dispositivo e, em qualquer sinal de problema, buscar assistência técnica qualificada. 

Se o termostato está com defeito, realizar a troca garantirá um ambiente de armazenamento confiável, adequado e eficiente, que mantém a qualidade dos alimentos e prolonga a vida útil da geladeira. Se você busca um novo eletrodoméstico, com termostato resistente e digital, pode encontrar os melhores e mais tecnológicos modelos no Mercado Livre. Acesse e confira no site.