Conecte-se com os smartphones Huawei!

Conecte-se com os

celulares

Huawei e liberte todo o seu potencial digital. Inspire-se com a tecnologia de ponta bem na palma da sua mão!

A

Huawei

é uma empresa chinesa de tecnologia que começou em 1987 como uma fornecedora de equipamentos de telecomunicações. Ao longo dos anos, ela expandiu seus negócios para o mercado de smartphones, se tornando uma das maiores fabricantes do mundo.

rich-text-image

tudo sobre celulares Huawei

História da marca

Desde seu ingresso no cenário de smartphones em 2004, a Huawei trilhou uma notável jornada tecnológica. A transição para

smartphones

Android, inovações em design e espessura, parcerias estratégicas, avanços em inteligência artificial e incursões no território dos smartphones dobráveis, posicionaram a Huawei como uma força inovadora na vanguarda da tecnologia móvel: 

  • Introdução no mercado de smartphones (2004-2008): Em 2004, a Huawei lançou o C300, marcando sua incursão no universo dos smartphones com o sistema operacional Brew. Em 2009, a transição para smartphones Android foi evidenciada pelo U8220 (Pulse), comercializado pela T-Mobile.

  • Inovação em design e espessura (2012-2013): o Ascend P1, lançado em 2012, conquistou destaque como o smartphone mais fino do mundo. Neste período, a Huawei também introduziu os phablets, exemplificado pelo Ascend Mate e sua tela de 6,1 polegadas em 2013.

  • Revolução nas câmeras e parceria com o Google (2014-2015): o Ascend P7, em 2014, se destacou como pioneiro na qualidade de selfies. A colaboração com o Google resultou no lançamento do Nexus 6P em 2015, apresentando corpo de metal e sensor de impressão digital.

  • Inteligência artificial e processador Kirin 960 (2016): o ano de 2016 testemunhou um avanço tecnológico significativo com o lançamento do Mate 9, o primeiro smartphone a incorporar o processador Kirin 960, equipado com uma unidade de processamento neural dedicada para inteligência artificial.

  • Câmeras duplas e parceria com Leica (2017): em 2017, a Huawei lançou o P10, marcando presença com uma câmera traseira dupla em colaboração com a renomada marca Leica.

  • Inovação com câmeras triplas e smartphones dobráveis (2018-2019): a apresentação do P20 Pro, em 2018, com uma câmera tripla de 40 megapixels, precedeu a entrada ousada no mundo dos smartphones dobráveis em 2019 com o Mate X, estabelecendo a Huawei como pioneira nessa categoria.

  • Consolidação como força inovadora (2019 em diante): O Mate X, com sua tela expansiva de 8 polegadas quando aberta e design dobrável, solidificou a Huawei como líder inovadora. A busca pela excelência e pioneirismo em tecnologia móvel continua moldando o caminho da Huawei nos anos subsequentes.

Linhas de smartphones da Huawei

As linhas de

smartphones

mais populares da Huawei são:

Série P

É focada em fotografia e design. Os modelos mais recentes são o P50 e o P50 Pro, que possuem câmeras traseiras com lentes da Leica, zoom óptico de até 5x, estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em 4K e modo noturno:

Eles também têm telas OLED de 6,5 e 6,6 polegadas, respectivamente, com taxa de atualização de 90 Hz, processadores

Snapdragon 888

ou Kirin 9000, baterias de 4100 e 4360 mAh, e carregamento rápido de 66 W. Eles não possuem os serviços do Google, mas usam o HarmonyOS, o sistema operacional próprio da Huawei:

Experiência visual aprimorada

  • Telas OLED de 6,5 e 6,6 polegadas: oferece cores vibrantes e detalhes nítidos.

  • Taxa de atualização de 90 Hz: garante animações e transições suaves, aprimorando a experiência visual.

Desempenho poderoso com processadores de ponta

  • Snapdragon 888 ou Kirin 9000: executa aplicativos e jogos de forma eficiente.

Autonomia e carregamento rápido

  • Bateria de 4100 e 4360 mAh: garantem longa duração para uso diário.

  • Recarga rápida de 66 W: possibilita uma recuperação eficiente da bateria, minimizando o tempo de inatividade.

Sistema operacional HarmonyOS

  • Desempenho: oferece uma experiência suave, intuitiva e acesso a uma ampla gama de aplicativos e serviços através de sua própria plataforma.

rich-text-image

Huawei P50

Série Mate

Essa série é voltada para produtividade e desempenho. Os modelos mais recentes são o Mate 40 e o Mate 40 Pro, que possuem câmeras traseiras com lentes da Leica, zoom óptico de até 10x, estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em 8K e modo noturno:

Qualidade fotográfica premium

  • Zoom óptico de até 10x: estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em 8K e um modo noturno para fotos incríveis em ambientes com pouca luz.

Experiência visual imersiva

  • Telas OLED de 6,5 e 6,76 polegadas: proporcionam imagens vívidas e imersivas.

  • A taxa de atualização de 90 Hz garante transições suaves e uma experiência visual mais agradável.

Desempenho e autonomia avançados

  • Processadores Kirin 900: desempenho rápido e eficiente.

  • Baterias de 4200 e 4400 mAh: proporcionam longa duração, além de recargas rápidas quando necessário.

Sistema operacional e serviços

  • EMUI 11: é uma interface personalizada baseada no Android 10.

Série Nova

É destinada ao público jovem e antenado nas tendências. Os modelos mais recentes são o Nova 9 e o Nova 9 Pro, que possuem câmeras traseiras com lentes da Leica, zoom óptico de até 3x, estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em 4K e modo noturno.

Fotografia de alta qualidade

  • Fotos: oferecem zoom óptico de até 3x, estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em 4K e um modo noturno para fotos impressionantes mesmo em ambientes com pouca luz.

Experiência visual dinâmica

  • Telas OLED de 6,57 e 6,72 polegadas: melhor experiência visual.

  • Taxa de atualização rápida de 120 Hz: as transições na tela são suaves, garantindo uma experiência ágil.

Desempenho e energia eficientes

  • Processador Snapdragon 778G: desempenho eficiente e ágil.

  • Baterias de 4.300 e 4.000 mAh: bateria que dura um dia inteiro, além de recargas rápidas quando necessário.

  • HarmonyOS: sistema operacional próprio da Huawei, que garante uma experiência de software integrada e fluída.

Design e estilo

Os smartphones Huawei têm um design característico, que combina elegância, sofisticação e inovação. A empresa cria aparelhos para que eles se adaptem às necessidades e preferências dos seus clientes, oferecendo uma variedade de cores, materiais, formatos e tamanhos.

Alguns dos aspectos que caracterizam o design dos smartphones Huawei são:

Telas amplas e imersivas

A Huawei incorpora telas de alta qualidade e resolução em seus dispositivos, ocupando praticamente toda a frente dos aparelhos para oferecer uma experiência visual envolvente e confortável. Inovadora, a empresa também apresenta designs de telas curvas, dobráveis e com recortes mínimos para as câmeras frontais, otimizando efetivamente o espaço e conferindo um charme adicional aos dispositivos.

Câmeras discretas e poderosas

A Huawei é reconhecida por suas câmeras de alto desempenho, que incorporam lentes da Leica, uma renomada marca de fotografia. A integração das câmeras nos smartphones Huawei foi realizada para manter a harmonia no design dos dispositivos, evitando saliências ou interferências na estética. Além disso, a empresa introduziu arranjos distintos para as câmeras traseiras, como círculos, retângulos e hexágonos, conferindo características distintivas aos aparelhos.

Acabamento refinado e resistente

A Huawei utiliza materiais de qualidade e durabilidade, como vidro, metal e cerâmica, para criar aparelhos com um acabamento refinado e resistente. A empresa também aposta em cores variadas e efeitos de brilho e degradê, que criam um visual atraente e moderno. Além disso, a Huawei conta com a parceria da Porsche Design, uma marca de luxo, para criar edições especiais dos seus aparelhos, que possuem um design exclusivo e sofisticado.

Tecnologia

Os

smartphones

da Huawei incorporam diversas tecnologias inovadoras que os tornam competitivos e atraentes para os consumidores.

Algumas dessas tecnologias são:

Câmeras avançadas

A Huawei é reconhecida por suas câmeras de alta qualidade, que usam lentes da Leica, uma marca renomada de fotografia.

As câmeras dos smartphones da Huawei possuem recursos como zoom óptico, estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em alta resolução, modo noturno, modo retrato, modo macro, entre outros.

Além disso, as câmeras também contam com inteligência artificial, que reconhece cenas, objetos e rostos, e ajusta as configurações automaticamente para obter os melhores resultados. Alguns exemplos de modelos que possuem essas características são:

  • Huawei P30 Pro: proporciona imagens impressionantes e versatilidade fotográfica.

  • Huawei P30: oferece um processador potente, além de ser reconhecido como um dos melhores smartphones da Huawei para comprar, combinando desempenho sólido com um design elegante.

  • Huawei nova 5T: possui um conjunto quádruplo de câmeras, proporcionando opções versáteis para fotografias. É uma das melhores opções da Huawei em 2024, unindo funcionalidade fotográfica e um design moderno.

  • Huawei P40 Pro: é conhecido por abrigar as melhores câmeras do mundo, elevando o padrão da fotografia em smartphones.

  • Huawei Y9s: apresenta uma câmera retrátil, proporcionando uma abordagem única para a experiência fotográfica.

  • Huawei P9: combina uma tela de 5,2 polegadas com resolução em Full HD, além de ter um desempenho confiável, oferece uma experiência visual elegante em tela cheia.

rich-text-image

Huawei P30

Processadores poderosos

A Huawei é uma das poucas empresas que fabrica seus próprios processadores, chamados de Kirin.

Os processadores Kirin são baseados na arquitetura ARM, e possuem núcleos de alto desempenho e baixo consumo, além de unidades de processamento neural dedicadas à inteligência artificial.

Esses processadores são capazes de rodar aplicativos e jogos com fluidez, além de oferecer recursos como reconhecimento facial, tradução simultânea, assistente virtual, entre outros. Alguns modelos com essas características são:

  • Huawei P30 e P30 Pro: são alimentados pelo processador Kirin 980, que podem executar sem problemas qualquer aplicativo ou jogo popular.

  • Huawei nova 5T: utiliza o processador Kirin 980, desenvolvido pela própria Huawei. Esse processador é capaz de lidar eficientemente com uma variedade de tarefas e aplicativos.

  • Huawei Mate 40 Pro: é um dos melhores processadores da Huawei, oferecendo uma experiência veloz devido ao seu desempenho de ponta.

  • Huawei Y9: é uma ótima opção para quem busca um celular intermediário. Ele proporciona um desempenho sólido para atender às necessidades diárias, desde navegação na web até aplicativos de mídia social.

Phablets

Os phablets da Huawei são conhecidos por suas telas grandes e recursos avançados. Logo abaixo estão algumas características gerais desses dispositivos:

  • Tela grande: os phablets possuem temas acima de 5 polegadas.

  • Processador: Kirin, que é poderoso e eficiente.

  • Câmeras de alta qualidade: muitos phablets da Huawei possuem câmeras de alta qualidade com recursos avançados, como zoom óptico, estabilização óptica de imagem, gravação de vídeo em alta resolução, modo noturno, modo retrato e modo macro.

  • Inteligência artificial: pode reconhecer cenas, objetos, rostos e ajustar as configurações automaticamente para obter os melhores resultados.

  • Bateria de longa duração: permite o uso do dispositivo por um longo período de tempo sem precisar recarregar.

Recursos exclusivos

A Huawei também oferece recursos exclusivos em seus smartphones, que os diferenciam dos concorrentes.

Alguns desses recursos são:

HarmonyOS

O HarmonyOS é o sistema operacional próprio da Huawei, que foi desenvolvido para substituir o Android, após as sanções dos Estados Unidos que impediram a empresa de usar os serviços do Google.

Esse sistema operacional, que é multiplataforma, pode ser usado em smartphones, tablets,

smartwatches

, smart TVs, entre outros dispositivos. O HarmonyOS promete ser mais rápido, seguro e integrado do que o Android, além de oferecer uma interface personalizável e compatível com diversos aplicativos.

SuperCharge

O SuperCharge é a tecnologia de carregamento rápido da Huawei, que permite recarregar as

baterias dos smartphones

em poucos minutos.

Esse recurso usa uma voltagem mais alta e uma corrente mais baixa, o que reduz o aquecimento e aumenta a eficiência. O SuperCharge pode alcançar até 66 W de potência, o que significa que pode recarregar uma bateria de 4000 mAh em cerca de 40 minutos.

EMUI

O EMUI é a interface de usuário da Huawei, que é baseada no Android, mas possui modificações e personalizações.

Com ele, você tem acesso a temas, gestos, modo escuro, modo de economia de energia, modo de jogo, entre outros. O EMUI também possui aplicativos próprios da Huawei, como o AppGallery, que é a loja de aplicativos alternativa ao Google Play, o Petal Search, que é o buscador próprio da Huawei, o Petal Maps, que é o serviço de mapas e navegação da Huawei, entre outros.

Essas são algumas das tecnologias inovadoras incorporadas nos smartphones da Huawei, que demonstram o compromisso da empresa com a qualidade e a satisfação dos seus clientes.

Ecossistema Huawei

O ecossistema Huawei é um conjunto de dispositivos, serviços e plataformas que se conectam entre si para oferecer uma experiência integrada e inteligente aos seus usuários.

Os dispositivos Huawei, como smartphones, tablets e smartwatches, são compatíveis com o HarmonyOS, o sistema operacional próprio da Huawei, que permite uma comunicação segura e rápida entre eles.

Alguns dos benefícios do ecossistema Huawei são:

Transferência de arquivos

Os usuários podem efetuar transferências rápidas e descomplicadas de arquivos entre seus dispositivos Huawei por meio do Huawei Share. Essa funcionalidade utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication) para estabelecer uma conexão sem fio. Dessa forma, é possível enviar fotos do

smartphone

para o tablet ou documentos do tablet para o PC com apenas um toque.

Espelhamento de tela

A Huawei oferece o espelhamento de tela de seus dispositivos em outros aparelhos compatíveis através do Huawei Cast+. Essa funcionalidade utiliza a tecnologia Wi-Fi Direct para transmitir o conteúdo. Desse modo, você consegue assistir a um vídeo do smartphone na smart TV ou jogar um game do tablet no monitor, eliminando a necessidade de cabos ou aplicativos adicionais.

Controle remoto

Com o controle remoto, você pode controlar seus dispositivos Huawei a distância, usando o Huawei OneHop, que usa a tecnologia Bluetooth para sincronizar os dispositivos. Por exemplo, você pode usar o smartphone como um controle remoto para a smart TV, ou o

smartwatch

como um disparador para a câmera do smartphone.

Backup e sincronização

Se você precisar fazer backup e sincronizar seus dados e configurações entre seus dispositivos Huawei, você pode usar o Huawei Cloud, que usa a tecnologia de computação em nuvem para armazenar e gerenciar os dados. Com ele, é possível acessar as fotos, contatos, mensagens, notas, entre outros, de qualquer dispositivo Huawei, desde que estejam conectados à internet.

Impacto global

A Huawei é uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, tendo alcançado a liderança do mercado global pela primeira vez no segundo trimestre de 2020, superando a Samsung e a Apple.

Essa posição foi temporária, já que a empresa enfrentou diversos desafios e restrições impostas pelos Estados Unidos, que afetaram sua capacidade de competir fora da China.

A Huawei tem uma forte presença no mercado chinês, onde vende mais de 70% de seus smartphones. Ela se beneficiou da recuperação econômica da China após a pandemia de COVID-19, e aumentou seus envios em 8% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Nessa guinada, a Huawei também recuperou a segunda posição no segmento premium, com uma participação de mercado de 18,4% nos smartphones acima de 600 dólares.

Apesar dos inúmeros esforços, a Huawei teve uma queda significativa em seus envios internacionais, que caíram 27% no segundo trimestre de 2020, em relação ao ano anterior.

A empresa perdeu participação de mercado em regiões como Europa, América Latina, Oriente Médio e África, onde enfrentou a concorrência de outras marcas, como

Xiaomi

, Oppo, Vivo e Samsung. A Huawei também enfrentou uma série de problemas: sofreu com a falta de acesso aos serviços do Google e aos componentes 5G e aos processadores de ponta, devido às sanções dos Estados Unidos, que limitaram sua capacidade de inovação e atração dos consumidores.

Atualmente a empresa está tentando reverter essa situação, apostando em seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS, que é uma alternativa ao Android, e que pode ser usado em diversos dispositivos, como smartphones, tablets, smartwatches e smart TVs.

A gigante chinesa também está investindo em sua própria loja de aplicativos, a AppGallery, e em seus próprios serviços, como o Petal Search, o Petal Maps e o Huawei Mobile Services. Além disso, a Huawei está focada em reerguer sua presença no mercado de smartphones premium, lançando modelos como o P50 e o P50 Pro, que se destacam por suas

câmeras

avançadas com lentes da Leica.

A Huawei demonstrou ser uma empresa que demonstra resiliência e ambição, e que busca se adaptar às mudanças e desafios do mercado global de smartphones. A empresa tem uma forte influência na China, mas ainda precisa reconquistar a confiança e a preferência dos consumidores em outras regiões, onde enfrenta uma forte concorrência e restrições políticas.

Principais modelos de smartphones Huawei

Há diversos modelos de smartphones Huawei disponíveis no mercado. Entre eles, se destaca os da linha Nova.

Huawei Nova 11 Pro

Ideal para usuários que desejam um equilíbrio entre desempenho e preço.

  • Tela: OLED.

  • Tamanho: 6,78 polegadas.

  • Resolução: 1200 x 2652 pixels.

  • Processador: Snapdragon 778G.

  • RAM: 8 GB.

Huawei Nova 12

Ideal para usuários que desejam um equilíbrio entre desempenho e preço.

  • Tela: OLED.

  • Tamanho: 6,7 polegadas.

  • Resolução: 1084 x 2412 pixels.

  • Processador: Kirin 830.

  • RAM: 8 GB.

Huawei Nova Y91

É um smartphone de entrada que é ideal para usuários com orçamento limitado ou que precisam de um dispositivo para tarefas básicas.

  • Tela: IPS LCD.

  • Tamanho: 6,95 polegadas.

  • Resolução: 1080 x 2376 pixels.

  • Processador: Snapdragon 680.

  • RAM: 6 a 8 GB.

Características compartilhadas entre os modelos

Os modelos apresentados possuem características bem distintas, mas tem alguns atributos em comum:

  • Tela: os três modelos possuem telas de alta resolução. Os modelos Nova 11 Pro e Nova 12 possuem telas OLED, enquanto o Nova Y91 possui uma tela IPS LCD.

  • RAM: possuem uma quantidade significativa de RAM, variando de 6 a 8 GB, o que permite um bom desempenho em multitarefas.

Conclusão

Os smartphones Huawei demonstraram grande crescimento e expansão nos últimos anos, consolidando-se como uma das principais marcas de dispositivos móveis do mundo.

Apesar das recentes sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos, a Huawei continua apostando em inovação tecnológica e design, lançando aparelhos com excelente custo-benefício.

Sua popularidade continua aumentando em diversos mercados devido à qualidade geral de seus produtos. Resta ver se futuras restrições afetarão os negócios e a participação de mercado da gigante chinesa, mas, por enquanto, ela continua oferecendo smartphones atraentes que atraem cada vez mais consumidores.

Apesar do futuro da empresa ser incerto devido a possíveis novas restrições, no presente eles seguem competindo com rivais de peso no disputado mercado global de smartphones.